Blog do Itevaldo
Pesquisa do Instituto Amostragem realizada nos dias 02, 03 e 04 de setembro revela que a gestão do prefeito João Castelo(PSDB) é reprovada por 65% dos eleitores de São Luís. Número próximo aos 68,17% da população que considera a cidade no rumo errado desde que o atual prefeito assumiu.
Um percentual também muito elevado – 60,67% – se declara com nenhuma chance de votar em João Castelo nas eleições do ano que vem; e 70,5% avaliam que o atual prefeito não merece ser reeleito.
“É o resultado da péssima administração que ele realiza, distante da população, sem nenhuma transparência, sem realização de obras, enfim, sem cumprir as promessas de campanha”, avalia a líder do PCdoB na Câmara Municipal, vereadora Rose Sales.
Apenas 4,17% dos ludovicenses classificam a gestão como ótima e 13,67% boa. No conceito regular aparecem 28,33%. Na ponta oposta estão 39,17% que acham a gestão péssima e 13,67% ruim.
No segmento do eleitorado com nível superior incompleto chega a 88,24% os que consideram que o prefeito não merece a reeleição. Já entre os analfabetos ouvidos é de 52,63% a tendência favorável a que ele seja reeleito.
A reprovação do prefeito aparece de forma homogênea em todas as 11 regiões da cidade. “Há diferenças mínimas entre uma região e outra, mas em todas é nítida hoje a péssima situação da imagem do prefeito João Castelo”, anota um trecho do relatório realizado a partir dos números coletados pelo Instituto.
Entre a pesquisa realizada pelo mesmo instituto nos dias 13, 14 e 15 de junho e a de agora, não há sequer sinais de recuperação da imagem do prefeito João Castelo, mesmo com o aumento da propaganda governamental e o início de operações de asfaltamento de avenidas da cidade. “Não é definitivo, mas há uma tendência de irreversibilidade da imagem do prefeito João Castelo em largos setores sociais e em todas as regiões da cidade, faixas etárias, nível de escolaridade e renda familiar”, informa.
Disputa – Enquanto João Castelo está às voltas com os baixos índices de intenção de voto e avaliação negativa da gestão, seu principal oponente Flávio Dino aparece com o nome consolidado como forte opção para o eleitorado. 49,9% dos entrevistados dizem acreditar que Dino vencerá as eleições.
Mesmo se não for candidato a prefeito, o presidente da Embratur aparecerá como o principal eleitor já que, segundo a pesquisa Amotragem, 39,33% dizem que votarão num candidato que “represente a renovação e seja ligado a Flávio Dino”.
4 comentários:
Caro ED,
Apesar de ser leigo em pesquisas...de tal complexidade... O que vi de imediato é que Castelo tem 46,17 % de aprovação. Regular...até onde me foi permitido estudar...entra com graus mínimo de aprovação. Se tem 46,17% depois de todos esse caos... Companha ONÇADA... o cara estará em um segundo turno tranquilamente...
Essa pesquisa é mais que encorajadora para Castelo...
Esse é nosso povo, essa é a nossa realidade..não é à toa que Silas Malafaia abalou essas bandas de cá!
Caro ED,
já que vc publicou no seu blog..como um leitor permanente do seu blog..Peço as seguintes perguntas:
1- "pelo mesmo instituto" . Qual instituto?
2- O Tamanho da amostra e a margem de erro?
Grato!
Caro Francisco,
Apenas repliquei a matéria do Itevaldo, que considero confiável. Não tive acesso ao relatório da pesquisa nem teria tempo de vê-la detalhadamente.
Grato pela participação.
Ed Wilson
Ed,
não considero o repórter citado não-confiável. Nada disso. Não é confiabilidade do repórter. Só fiquei curioso sobre o instituto.. e sobre o tamanho da amostra coisas que, em geral, fazem parte dessas enquetes de opinião... e deve ter sido registrada para ser publicada. O que vejo..em termos de Opinião política, partidarizada é: Essa informação é uma boa propaganda para Castelo. Pessoas confiáveis dizer que administração dele (horrorosa) soma 46,17% de aprovação entre os valores: ótimo, bom e regular... é muito encorajador para Castelo e seus seguidores. Com 46,17% aprovação... eleição sem grandes nomes para concorrer..tendo apenas um nome mais forte como oponente... mas ainda não definido... Isso foi um sopro de esperança para Castelo. Além disso..a intenção não é voto...
Postar um comentário