Doutorando em Comunicação pela PUC-RS, o professor Marcio
Leonardo Monteiro Costa (foto) acaba de lançar o livro "MP3 demo: a circulação da
música independente na internet", fruto da dissertação de mestrado na
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
No doutorado, Marcio Monteiro continua a pesquisar música,
mas com o foco na construção do sucesso. “Por que algumas músicas fazem tanto
sucesso e outras não? Meu objetivo é tentar entender o modo como as canções
populares são feitas, visando o amplo consumo, e de que maneira este objetivo
se concretiza”, explica.
A investigação busca também “entender o modo como as pessoas
se apropriam desses sucessos”, explica o pesquisador. Veja a entrevista.
Nome: Márcio Leonardo Monteiro Costa
Projeto de tese: A ascensão dos
hits: articulações entre produção, circulação e recepção/consumo das canções de
sucesso.
Atividade docente: Professor
Mestre do Departamento de Comunicação Social da UFMA.
Blogue – Qual a sua trajetória acadêmica até a chegada ao
doutorado?
Marcio Monteiro - Eu me formei na
UFMA, em Rádio e TV, no ano de 2006. Na época, eu era estagiário da Rádio
Universidade e repórter do Marrapá, um programa de rádio da Assessoria de
Comunicação do Governo do Estado. Nunca tinha pensado em seguir a vida
acadêmica até ler sobre a seleção para o Mestrado da Universidade Federal de
Pernambuco. Fiz a seleção e, em 2007, eu me mudei para Recife. Passei um ano
lá. Com o fim do primeiro ano, e de volta a São Luís, comecei a dar aula numa
faculdade particular, à noite. Foi quando eu entendi que aquilo era o que eu
gostaria de fazer para o resto da vida. Passei no concurso público da UFMA em
2009. Foi assim que eu me deparei com a possibilidade de fazer o doutorado. Resolvi
encarar o desafio.
Blogue – Como surgiu a ideia de desenvolver o tema de pesquisa no doutorado?
Marcio Monteiro - Tenho pensado a
música no contexto da Comunicação desde a monografia. Lá atrás, minha
preocupação era com as implicações do formato mp3 na indústria do disco.
Depois, no mestrado, estava tentando entender como as novas tecnologias
influenciavam aspectos da produção e circulação da música. Mas acabei
concentrando os esforços para entender como os artistas independentes do
Maranhão usavam as ferramentas que a internet disponibiliza para fazer a sua
música circular. Hoje me interesso pela construção do sucesso. Por que algumas
músicas fazem tanto sucesso e outras não? Meu objetivo é tentar entender o modo
como as canções populares são feitas, visando o amplo consumo, e de que maneira
este objetivo se concretiza. Também é caro para mim entender o modo como as
pessoas se apropriam desses sucessos.
Blogue – Qual a delimitação do seu objeto de pesquisa?
Marcio Monteiro - Acredito que a
grande questão do meu projeto é entender como o hit se faz. O hit é aquela
canção que gruda na cabeça da gente. A execução em programas de rádio e
televisão é exaustiva. Está no tema da novela e na trilha do filme. Nas redes
sociais, todo mundo comenta sobre. No YouTube, as visualizações do videoclipe
aumentam consideravelmente a cada hora. Como uma canção se transforma em algo
de tamanho sucesso? Bom, a minha suspeita é que há três fatores envolvidos:
aspectos formais, como letra e melodia, por exemplo; desempenho articulado dos
agentes, produtores, intérpretes e dos meios de comunicação; e a afetividade
que as pessoas estabelecem com as músicas. Acredito que o sucesso está na
combinação desses fatores, e pesquisar sobre isso tem exigido um fôlego bem
grande.
Blogue – Com quais autores e teorias você pretende abordar o
tema escolhido?
Marcio Monteiro - Não tem como
fazer uma pesquisa como essa sem pensar de maneira multidisciplinar. É uma
pesquisa sobre condições de produção, sobre música enquanto texto, sobre
condições de recepção e consumo, sobre práticas de escuta e sobre novas
tecnologias. Meu olhar para o objeto tem influência direta dos Estudos
Culturais. Os principais autores que me ajudam a pensar este tema são Richard
Johnson, Simon Frith, Richard Middleton e Antoine Hennion.
Blogue – Quais os objetivos da sua pesquisa?
Marcio Monteiro - Os objetivos da
pesquisa foram se alterando ao longo dos meses. Acho que consegui um pouco mais
de estabilidade agora, depois de algumas leituras mais específicas e de algumas
conversas com a minha orientadora. O objetivo central continua sendo o de
compreender o processo de ascensão do hit. Mas eu pretendo chegar nisso a
partir da compreensão do circuito da canção de sucesso como um todo, o que
inclui as condições de produção, o texto, as condições de recepção e como as
relações sociais cotidianas estão implicadas. Cada momento do circuito envolve
vários pequenos objetivos e várias técnicas de coleta e análise dos dados. É um
trabalho bastante audacioso, que eu espero conseguir concluir.
Blogue – Qual a relevância da sua pesquisa para o contexto
social?
Marcio Monteiro - Uma das
contribuições que uma pesquisa como essa pode trazer é uma compreensão mais
articulada sobre a relação entre as canções populares, os meios de comunicação
e as pessoas. Sempre vejo análises sobre o assunto, mas são perspectivas muito
compartimentalizadas. Também pode ser um teste interessante: pesquisas tão
abrangentes podem ser realizadas em um espaço de tempo tão curto? Mas, para
mim, a maior contribuição é a que esse trabalho pode deixar para os
intérpretes, músicos e produtores musicais. É, afinal, um projeto que aponta para
uma reflexão sobre a produção, a circulação e o consumo musical. Para mim, é
uma tese que vai redundar num título. Para esses caras, é uma trajetória de
vida. São anos e anos de investimento, suor, tentativas de contatos, shows, festivais,
algumas lágrimas e muitas caixas pesadas.
Um comentário:
Márcio como sempre genial... hehe =DD
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