Compartilhe

quinta-feira, 31 de julho de 2014

JUIZ MÁRLON REIS SOFRE PRESSÕES AO DENUNCIAR A CORRUÇÃO ELEITORAL NO LIVRO “O NOBRE DEPUTADO”: PRESIDENTE DA CÂMARA REPRESENTA NO CNJ CONTRA O MAGISTRADO

Juiz Márlon Reis, motivado a divulgar o livro, vem recebendo apoio em todo o Brasil
A repercussão provocada pelo livro “O nobre deputado”, do juiz maranhense Márlon Reis, está provocando reações a ponto de o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o magistrado. A representação não intimida Reis, que segue disposto a divulgar o livro.
Capa do livro: repercussão nacional
Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o juiz revela na obra, fruto de sua tese de doutorado, os detalhes do esquema de corrupção eleitoral. Entre os casos mais graves, cita a agiotagem. “É algo brutal...Os agiotas são membros do crime organizado e estão dispostos a sequestrar e matar se necessário”, revelou.

Na entrevista ao Blogue do Ed Wilson, o magistrado falou ainda sobre o apoio e a solidariedade que vem recebendo em vários lugares do Brasil para seguir firme na luta contra a corrupção eleitoral e administrativa.

Blogue – A mobilização popular que resultou na Lei da Ficha Limpa gerou muita expectativa. Depois de aprovado o projeto, qual o balanço que você faz da aplicação da Lei? É frustrante ou animador?

Márlon Reis – É muito animador. Basta registrar que agora não é mais possível que um candidato renuncie para escapar de uma cassação e se mantenha elegível. Aquele senador por Goiás (Demóstenes Torres) foi o primeiro a enfrentar a Lei da Ficha Limpa, mesmo fora da eleição. Não podia renunciar ao mandato, pois isso o deixaria inelegível por quatorze anos. Ficou até o final e foi cassado. Essa é só uma mais muitas contribuições da Lei da Ficha Limpa para o Brasil.

Blogue – Há situações concretas em que a Lei da Ficha Limpa esteja dando resultados?

Márlon Reis - Na base de dados do Conselho Nacional de Justiça estão cadastradas mais de 14 mil pessoas tornadas inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa. A Procuradoria Geral Eleitoral, por seu turno, trabalha com dados que demonstram que esses números ultrapassam 300 mil pessoas. Desse total, apenas 600 pessoas pleitearam registro de candidato e sofreram impugnações agora em 2014. Isso num total de mais de 26 mil candidatos em todo o País. Isso mostra que a quase totalidade dos candidatos, um montante superior a 96%, não está submetida a nenhuma das hipóteses previstas na Lei da Ficha Limpa. Os demais ainda terão que ser julgados pela Justiça Eleitoral. Muitos desses 600 serão impedidos de participar. 

Blogue – Como foi elaborada a pesquisa para desembocar no livro “O nobre deputado”?

Márlon Reis - Ouvi diversos integrantes da vida política nacional. Dois deles são pessoas verdadeiramente muito influentes. Os demais são integrantes de grupos políticos ou estão diretamente ligados a mandatários. Todos fazem da política sua atividade principal. Um deles, por exemplo, trabalha organizando a realização de esquemas de compra de votos. É um operador profissional da política mercenária. Outro levava dinheiro em sacos para prefeitos que apoiariam um candidato a um cargo elevado. Acertei com eles que lhes asseguraria o absoluto anonimato em troca de que aceitassem falar com franqueza e profundidade sobre os bastidores da corrupção eleitoral no Brasil. 

Blogue – De tudo o que foi levantado na pesquisa, qual a situação mais grave, aquela que mais afeta a democracia?

Márlon Reis - Fiquei particularmente impressionado com a agiotagem política. É algo brutal e afeta principalmente candidatos a prefeito. Ansiosos pela vitória, aceitam empréstimos de grandes quantias de dinheiro, o que lhe assegura a vitória no pleito. Mas aí tem início o desvio de verbas públicas para fazer face aos pesados encargos cobrados pelos agiotas. As taxas de juros chegam a 20% ao mês. Isso inviabiliza a administração do Município. E não há a alternativa do calote. Os agiotas são membros do crime organizado e estão dispostos a sequestrar e matar se necessário. 

Blogue – A corporação parlamentar repudiou o seu livro, inclusive o presidente da Câmara dos Deputados. Como você avalia essa reação?

Márlon Reis - Foi uma reação corporativista. Não se levou em conta o interesse do Parlamento, mas de alguns deputados. Eles se sentiram ofendidos com uma verdade que não se pode esconder. Gostaria de haver sido convocado para falar sobre minha pesquisa e colaborar para a construção de alternativas que debelem a corrupção nas eleições. Faço parte de um imponente movimento social que tem diversas alternativas a apresentar ao Congresso a esse respeito. A reação desmedida e agressiva representa uma afronta ao direito constitucional à liberdade de expressão. Minha resposta a isso é difundir o meu livro e o meu pensamento por todo o Brasil. Farei isso mesmo que lancem meu livro num index de textos proibidos e o atirem à fogueira num auto de inquisição. 

Blogue – Você recebeu alguma ameaça por causa do livro?

Márlon Reis - O presidente da Câmara dos Deputados anunciou a decisão de representar contra mim junto ao Conselho Nacional de Justiça. Isso para mim nada representa, pois estou certo de que o Judiciário não irá me punir por expor meu pensamento em um livro. A Câmara deveria velar pela liberdade de expressão, não buscar meios de podá-la. Minha resposta consiste em dar sequência à divulgação do meu livro. (Nota do Blogue: O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), representou ontem ao CNJ contra o juiz Márlon Reis)

Blogue – Como está sendo a receptividade do livro fora do parlamento?

Márlon Reis - Excelente. Recebe todos os dias diversas mensagens de pessoas de todas partes do Brasil falando do estímulo que o livro proporciona para devotarem maior atenção à política. A superação de figuras como a do Cândido Peçanha depende de conhecermos os mecanismos pelos quais atuam. Mas também há deputados que me procuram para dizer que acertei ao publicar o livro e pedem que eu não desista. 

Blogue – Quais seriam as mudanças fundamentais para modificar o sistema eleitoral brasileiro?

Márlon Reis - Precisamos reduzir o custo das eleições. O primeiro passo é proibir a doação empresarial e limitar as doações individuais. Além disso é preciso agregar transparência extrema às movimentações financeiras dos partidos e candidatos. Por outro lado é preciso acabar o sistema eleitoral para a eleição de parlamentares vigente, que permite que se vote em um e se eleja outro. É um modelo que favorece as campanhas de caciques e enfraquece o debate ideológico e programático. 

Blogue – É possível realizar uma reforma política com o sistema eleitoral viciado que sempre mantém políticos corruptos com mandatos?

Márlon Reis - A Reforma Política dependerá do envolvimento de toda a sociedade. A maioria dos membros do Parlamento não deseja mudança alguma. Por isso é preciso que a mudança do sistema eleitoral se transforme num sentimento de toda a nação. 

Blogue – Qual é o mapa do Congresso Nacional hoje? Quais são as bancadas estratégicas e seus financiadores?

Márlon Reis - A maioria dos eleitos sustentou suas campanhas em dinheiro de grandes empreiteiras, bancos, mineradoras, além de hospitais e universidades privadas. Estão lá para defender os interesses desses segmentos, não os da sociedade.

Blogue – Como ocorre na prática o processo de corrupção eleitoral e o financiamento de campanhas? E depois, como o parlamentar retribui o esquema que o elegeu?

Márlon Reis - As doações privadas são apenas uma antecipação, um investimento. Nenhuma empresa retira dinheiro do seu capital sem demonstrar aos acionistas em que isso colaborará para o aumento dos lucros. Então se trata na verdade de um negócio muito lucrativo. A retribuição vem por meio da influência sobre a composição do orçamento da União. O parlamentar eleito por essa forma terá que atender aos interesses da empresa financiadora assegurando recursos que gerarão muitos lucros. 

Blogue – Quais os níveis de compra de voto nas escalas federal, estadual e municipal?

Márlon Reis - Não é possível calcular com exatidão. Ela acontece com muitos força em todos os Estados. Mas é possível afirmar que em alguns deles a maioria dos eleitos tem sua campanha baseadas em esquemas que envolvem a compra de apoio político. 

Blogue – Como é produzido um deputado corrupto?

Márlon Reis - O deputado corrupto é fruto do sistema eleitoral vigente, que é opaco, elitista, caro e injusto. Os candidatos não disputam em igualdade de condições. E os eleitorais não são capazes de compreender o sistema eleitoral vigente, cuja extrema complexidade é mantida de forma proposital. 

Blogue – Qual o nível de influência do dinheiro da agiotagem nas eleições?

Márlon Reis - Em alguns lugares, como no Maranhão, se observa uma presença gigantesca da agiotagem nas eleições municipais. Isso influenciará muito as demais eleições. Prefeitos eleitos e em dívida com agiotas tratarão de vender seu apoio para candidatos a deputado. É uma forma de se capitalizar e sair um pouco do flagelo do endividamento brutal. 

Blogue – Você se considera solitário nessa luta? Quais são seus aliados e adversários?

Márlon Reis - Nunca agi de forma solitária. Integro uma rede, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, composto por mais de 50 organizações sociais de grande prestígio em todo o Brasil. Meus adversários são poderosos, mas em regra não me atacam de frente. Não me impressiono com a força dos que gostariam que o mundo permanecesse como é. O que me anima é o crescimento do número de pessoas dispostas a mudá-lo.

terça-feira, 29 de julho de 2014

SAULO ARCANGELI PARTICIPA DE ENCONTRO NA COMUNIDADE GUERREIRO, EM PARNARAMA

O candidato do PSTU ao governo, Saulo Arcangeli, participou de um encontro realizado na comunidade Guerreiro, em Parnarama, que contou com 19 comunidades quilombolas dos municípios de Matões, Santa Helena, Bequimão, Peri Mirim, São Vicente Ferrer, Palmeirândia, Turiaçu, Turilândia, São Luiz Gonzaga, Parnarama, Pirapemas, Serrano do Maranhão, Codó, Mirinzal e Timbiras. Estavam presentes a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento Quilombola do Maranhão (Moquibom).

No encontro as comunidades discutiram e expuseram as lutas pela manutenção e titulação de suas terras e as ameaças que sofrem diariamente por parte de grileiros, madeireiros, do agronegócio e do latifúndio. Comunidades que há anos vivem nas terras e que resistem para permanecer mesmo com ameaças de morte, assassinatos, reintegrações de posse concedidas pelo poder judiciário e pressão das administrações municipais e do Governo do Estado.

O encontro também reforçou a luta da comunidade Guerreiro frente à tentativa da Suzano Papel e Celulose de retirar suas terras. A comunidade busca ser reconhecida como quilombola, cujo processo encontra-se, com muita lentidão, na fase de certificação pela Fundação Cultural Palmares.

A Suzano já ocupou mais de 19 mil hectares nas proximidades para plantação de eucaliptos, com o intuito de utilizar em sua fábrica localizada na região sul do estado, retirando várias famílias que produziam na área. Enquanto isso, na cidade de Parnarama, produtos para alimentação da população vem de Teresina e de outros estados.

“Em relação à empresa Suzano Papel e Celulose, afirmamos que o modelo atual de desenvolvimento do Estado visa o enriquecimento das empresas, enquanto os trabalhadores empobrecem e são retirados das suas terras. Já foram várias áreas devastadas na região sul/sudoeste do estado e agora ocupam a região dos cocais com suas florestas artificiais, agredindo o meio ambiente e suas fauna e flora. Caso continue, o Maranhão se tornará um imenso território de plantação de soja e eucalipto e não mais produziremos nada para garantir a segurança alimentar e a vida da população maranhense”, afirmou Saulo Arcangeli.

Outros problemas na comunidade Guerreiro são a falta de água e de energia elétrica. “Em relação ao fornecimento de energia elétrica, a Cemar afirma, segundo os moradores, que não tem nenhuma previsão e que sua prioridade é o atendimento às empresas, o que demonstra que a Luz não é para Todos. A energia não chega pela paralisia do programa “Luz para Todos” do governo federal e a falta de compromisso da Cemar com a população, pois a empresa está preocupada com seu lucro. Por isso defendemos a estatização da companhia para que atenda, com qualidade, aos que mais precisam de energia”, concluiu Saulo Arcangeli.

Durante a tarde foi realizada uma passeata pela cidade de Parnarama que passou por vários órgãos. No Fórum de Justiça foi feita uma exigência para que o Poder Judiciário não tome nenhuma atitude em relação à reintegração, antes que se conclua o processo de titulação da terra quilombola de Guerreiro. Na Cemar, que funciona apenas até meio-dia, foi feito um lacramento simbólico pela inoperância da companhia em resolver o problema de energia e na prefeitura municipal foi cobrada uma posição da administração sobre a falta de água na comunidade.

EBC ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETOS 2015

O Banco de Projetos é um sistema online para o cadastro de propostas de conteúdos audiovisuais, radiofônicos ou multimídia para as plataformas da EBC. Já estão abertas as inscrições para a edição 2014/2015. O prazo para envio é 31 de dezembro de 2014. 

Serão aceitas propostas para coprodução de obras audiovisuais, radiofônicas e/ou interativas digitais multimídia. O objetivo é investir na produção independente para a realização de conteúdos artísticos, educativos, culturais ou jornalísticos a serem vinculados na TV Brasil, da TV Brasil Internacional, TV Brasil Web, Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP, Portal EBC e Sistema Público de Rádios.

Veja mais informações AQUI

segunda-feira, 28 de julho de 2014

DEPUTADO ENVIA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A DEMOLIÇÃO DO GINÁSIO COSTA RODRIGUES

O blogue publica nota enviada pela assessoria do deputado federal Weverton Rocha (PDT) sobre a demolição do ginásio Costa Rodrigues.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Atendendo ao princípio da liberdade de expressão, que assegura direito de resposta gratuito e proporcional, venho legitimamente oferecer oportunos esclarecimentos acerca do conteúdo divulgado neste espaço:

       Desde que ingressei na vida política, ainda muito jovem quando me envolvi nas lutas estudantis, tenho trabalhado em prol do povo e do estado, atendendo sempre às necessidades estruturais, sociais, educacionais e, sobretudo, da juventude que vive sem oportunidades nos 217 municípios maranhenses. Tenho convicção da idoneidade do meu trabalho e não me calarei perante as inverdades que são alardeadas por uma ínfima parcela da imprensa que se torna prejudicial à população.

Não tenho nenhuma condenação judicial, prova disso é que o Tribunal Regional Eleitoral deferiu a minha candidatura, ressaltando que tenho todas as condições de elegibilidade e estou completamente apto para disputar as próximas eleições, onde tenho o desejo de reeleger-me deputado federal e continuar o trabalho que venho desempenhando desde 2013 na Câmara Federal.

Quando ocupei o cargo de secretário de Esporte e Juventude, no governo do saudoso Jackson Lago, iniciei a reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues, atendendo ao Decreto de Emergência baixado pelo Governo, que deixava eminente os riscos que o local representava para atletas e usuários, conforme laudo do CREA-MA. Obedecendo todos os parâmetros legais sobre dispensa de licitação devido ao estado de emergência, a empresa foi contratada e deu inicio às obras. A demolição se deu para que o local fosse reconstruído, uma vez que foi constatado que sua estrutura estava em precário estado. Com os recursos repassados, foram adquiridos os equipamentos para modernizar o novo Costa Rodrigues, tudo entregue ao Governo do Estado e atestado por meio de notas fiscais que constam no processo administrativo e judicial. Com a interrupção do governo ao qual fazíamos parte, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, tudo foi entregue à “nova” administração. A obra se encontrava em plena execução, quando foi estranhamente embargada por membros do atual Governo, fato que se deu sem qualquer motivação jurídica.

Minha aliança e a do partido que faço parte, ao candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, e ao projeto da frente da oposição no estado, vai muito além de interesses políticos, e demonstra a maturidade de nosso partido, que nem nas adversidades que enfrentou ao longo de sua história se rendeu ao poder instalado por décadas neste estado. Jamais agimos contra nossa história e do nosso líder maior, Jackson Lago, que foi injustiçado e perseguido por aqueles que se julgam donos desta terra. Sempre atuei na oposição a este grupo que impõe o atraso e a desumanidade a milhões de maranhenses, e é na oposição que permanecerei lutando, por um Maranhão mais justo e oportuno para cada cidadão deste estado.  

Weverton Rocha

Deputado Federal pelo PDT/MA

RECURSOS DO FUNDEMA DEVEM SER FISCALIZADOS


Todos os recursos transferidos aos municípios por meio do Fundema passarão a ser acompanhados pelos órgãos de fiscalização federais. A decisão do juiz da 5ª vara da Justiça Federal, José Carlos Madeira, determinou que o BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal repassem informações criteriosas a respeito das transferências realizadas pelo Fundema.

A decisão proferida na última sexta-feira (25) determina que as instituições financeiras envolvidas no repasse de verbas aos municípios através do Fundo de Desenvolvimento Municipal do Estado do Maranhão repassem à Justiça Federal todas as informações referentes a repasses que já tenham sido feitos realizados. Com a decisão, a fiscalização da aplicação das verbas ficará a cargo do Ministério Público Federal (MPF), da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF).

Com cerca de R$ 4,5 bilhões em empréstimos ao Governo do Maranhão feito pelo BNDES, o Fundema criado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) a toque de caixa seria responsável por pagar os convênios realizados entre o Governo Estadual e as prefeituras entre dezembro de 2013 e todo o ano de 2014. Para assegurar a realização das obras e que os recursos sejam aplicados, a Justiça Federal pediu toda a relação de “beneficiários, valores transferidos, datas das operações, conta – de órgãos municipais, pessoas físicas ou jurídicas – que sejam destinatárias dos referidos recursos”.

Não haverá transferência no período eleitoral

Em visita ao vice-presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), deputados maranhenses receberam a garantia de que os valores destinados a obras e erradicação da pobreza no Maranhão serão utilizados observando todas as determinações legais que impossibilitam transferências de recursos durante os 90 dias em que acontece o período eleitoral, que começou no dia 5 de julho.

A informação foi dada ainda no mês de junho pelo vice-presidente da instituição, Wagner Bittencourt de Oliveira, em encontro com deputados da bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ao todo, o empréstimo configura R$ 4,5 bilhões. Segundo o presidente do banco, a Advocacia Geral da União (AGU) tem entendimento que os desembolsos de empréstimo configuram repasse voluntário, o que é vedado em período eleitoral. Há um saldo de recursos depositado na conta do governo pelo BNDES, mas que está vinculado a obras já iniciadas.


O Fundema foi criado por determinação da governadora Roseana Sarney em junho deste ano, com extrema agilidade pela Assembleia Legislativa, que aprovou o projeto em 4 dias. A ideia era usar os repasses federais não para obras do Governo do Estado, mas para repasses direto às prefeituras. O caso lembra o processo eleitoral de 2010, no qual Roseana Sarney foi acusada pela Procuradoria Geral da República de ter comprado apoio político e eleitoral através de repasses em convênios. O Ministério Público viu na conduta da governadora motivo para cassação por abuso de poder político e econômico no processo eleitoral, realizando transferências que chegaram a valor próximo a R$ 1 bilhão.

domingo, 27 de julho de 2014

TRÊS SHOWS, VÁRIAS SONORIDADES

TRÊS SHOWS, VÁRIAS SONORIDADES

com Skaravelho, Didã, Erivaldo Gomes e Banda

dia 31 de julho, 21h

no Bar do Porto - Praia Grande

couvert artístico: R$ 5,00

mais informações
88052001/81412778

sábado, 26 de julho de 2014

MARCOS SILVA PROPÕE A FEDERALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E ESGOTO

Conheça a plataforma de campanha e as propostas do PSTU para o Senado

Marcos Silva

O PSTU fará uma campanha simples e humilde, dentro das condições do partido e dos apoiadores. Não usaremos carro de som permanente, a não ser nas caminhadas nos bairros e visita aos locais de trabalho.

Também não utilizaremos um grande volume de material gráfico, pois a campanha consistirá no uso das redes sociais, no pouco tempo de TV e rádio, que será em torno de 30 segundos duas vezes ao dia e três vezes por semana.

Realizaremos caminhadas, visitas, estudo, reuniões e plenárias construídas com as pessoas interessadas em discutir propostas e ação política. Queremos mostrar que é possível fazer uma campanha eleitoral com um baixo custo financeiro, dando oportunidade para que os eleitores possam escolher seus candidatos sem a influência do uso do poder econômico, mas por meio de uma escolha crítica e consciente do seu voto, pois só assim o eleitor também pode arcar com as consequências do resultado eleitoral.

Participe da campanha do PSTU

Como você pode fortalecer a nossa campanha? Conversando com os vizinhos, colegas de trabalho e de estudo. Caso queira marcar alguma reunião ou contribuir financeiramente, ligue para o telefone 88126280 e fale com Eloy Natan, responsável pelo comitê financeiro e presidente estadual do PSTU.

Caso queira, pode participar das plenárias e atividades do partido. Será a nossa grande vitória ganhar as pessoas para a luta em defesa de uma ordem societária sem explorados e nem oprimidos na construção do nosso partido.

De quem queremos o apoio? De todos e todas que vivem honestamente do seu próprio trabalho ou do resultado dele, assim como dos jovens que lutam contra as injustiças sociais na sociedade capitalista.

Nossa candidatura é de oposição à oligarquia Sarney e tem o compromisso com os interesses da classe trabalhadora, sejam os imediatos ou históricos. É uma candidatura de esquerda, classista e socialista.

Quem é Marcos Silva?

É trabalhador urbanitário do setor de saneamento ambiental. Tem quase 30 anos de luta social, bacharel em Serviço Social e está concluindo Licenciatura em História, com pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira. Atualmente também é pós-graduando em Política e Gestão em Serviço Social.

Pra mudar, mude de uma vez. Vote! Marcos Silva senador 163. Só a luta muda à vida! Passe em frente essa ideia, porque as eleições não estão definidas. Eles têm muito dinheiro para gastar na campanha, porém seu voto é livre e não pertence a eles. Só você pode mudar essa história elegendo pela primeira vez no Maranhão um senador trabalhador, simples e socialmente igual a você.

Vou continuar apresentado nossas propostas para serem analisadas por vocês. No ano de 2013, os banqueiros tiveram um lucro líquido de mais de 60 bilhões e os trabalhadores e trabalhadoras tiveram a precarização de seus empregos e os seus salários têm sido cada vez menores diante do poder de compra.

Todavia ainda existe um brutal assalto aos clientes através de grandes percentuais de juros no cheque especial e no cartão que chega a mais de 200% ao ano. Portanto, no Senado federal quero fortalecer a luta dos bancários por uma maior participação nos lucros estabelecidos em lei federal e, ao mesmo tempo, faremos o debate sobre a importância da nacionalização e estatização do sistema financeiro, pois parte deste lucro daria para resolver o problema da universalização do abastecimento de água no nordeste.

O Maranhão e a água

Segundo dados do Atlas do IBGE:

“A região Sudeste tem, em média, 48% de municípios que oferecem tratamento. O Estado de São Paulo registra 78%. No Nordeste, as disparidades são grandes: enquanto o Ceará tem 49% de cidades nesta situação e Pernambuco, 28%, o Piauí tem apenas 2% e o Maranhão, 1%”.

Nos 217 municípios do Maranhão, só dois (São Luís e Imperatriz) possuem coleta e tratamento de esgoto, porém ainda ineficiente do ponto de vista dos índices de oferta dos serviços. Estou pronto para lutar contra essas desigualdades no Senado federal. Proponho a federalização dos serviços de águas e esgoto como forma de fortalecer os investimentos na área, acabando com a fragmentação do setor e garantido uma menor tarifa para os usuários.

O fundamental é levar para o Senado a discussão sobre a pobreza no Brasil e as desigualdades sociais, bem como a questão da criminalidade e do meio ambiente, com uma uma preocupação especial voltada ao saneamento ambiental.

Não podemos também deixar de discutir o problema da globalização da economia, a soberania nacional e a independência do Brasil frente às multinacionais. Quero estar sempre a serviço de fortalecer as reivindicações dos movimentos sociais, tendo uma atuação crítica e uma postura na busca de ampliar as liberdades democráticas.

Vivemos na atualidade uma profunda crise econômica e ambiental; porém, para os capitalistas o que interessa é resolver a crise econômica na busca do crescimento não como forma de melhorar a vida da maioria do povo, mas com o objetivo de aumentar os lucros das grandes empresas. Todavia, para resolvermos a crise ambiental, precisamos controlar as profundas agressões à natureza feitas por meio do uso irracional dos recursos naturais.

Esse é um debate que quero fazer no Senado federal, propor uma mediação que proteja nossos recursos naturais da ganância das grandes empresas e, ao mesmo tempo, colaborar na construção de uma ordem societária sem explorados e nem oprimidos com respeito ao meio ambiente.

Pra mudar! Mude de uma vez. Vote! Marcos silva senador 163.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

DEPUTADO BLACK BLOC TENTA A REELEIÇÃO

Demolição do ginásio Costa Rodrigues custou R$ 5 milhões
Será lançada oficialmente neste sábado, 26, a campanha de Weverton Rocha (PDT) a deputado federal.

Rocha ficou famoso depois que o ex-governador Jackson Lago (PDT) disse no Maranhão inteiro: “Eis aqui o meu sucessor”

Quando fecharam o caixão de Jackson, o menino prodígio tomou conta do PDT e o seu primeiro ato foi alijar do partido as pessoas mais próximas do ex-governador: a esposa Clay Lago e o filho Igor Lago. Ambos foram buscar abrigo no PPS.

Mas o auge da fama de Weverton ocorreu quando ele era secretário estadual de Esportes e Juventude e mandou demolir o ginásio Costa Rodrigues (foto), um patrimônio dos maranhenses.

O secretário foi denunciado por ter pago antecipadamente R$ 5 milhões a uma empreiteira para reformar o ginásio, que estava em perfeitas condições de funcionamento.

Ato contínuo, ele candidatou-se a deputado federal e a obra nunca foi concluída.

A demolição do Costa Rodrigues foi um dos maiores atos de vandalismo já praticado por um político no Maranhão.

O ginásio, durante muitas décadas, foi palco dos Jogos Estudantis Maranhenses (JEMs), deu emprego a muitos profissionais de Educação Física e proporcionava um saudável ambiente de convivência à juventude ludovicense.

Nem todos os black blocs juntos, atirando pedras e coquetéis molotov, teriam força para dilapidar um patrimônio público com tanta rapidez.

Ainda bem jovem, Weverton fora denunciado também por desvio no dinheiro das carteiras de estudantes, quando mandava e desmandava na União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES).

Sábado, ele vai falar sobre a mudança no Maranhão. O acordo para elegê-lo novamente deputado federal já está armado. Ele não só vai renovar o mandato como será um dos políticos mais influentes em um eventual governo Flavio Dino (PCdoB).

E assim, quem sabe, ele até nomeia o secretário de Esportes e acerta com uma empreiteira para terminar a obra do Costa Rodrigues, pagando de novo com o dinheiro do povo.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

PRESIDENCIÁVEIS: FLAVIO DINO 3 x 0 EDINHO LOBÃO

A disputa eleitoral no Maranhão em 2014 já produziu o primeiro fato inusitado.

Na montagem dos palanques nacionais, o candidato do PCdoB, Flavio Dino, está oficialmente coligado ao PSDB, mas tem o apoio indireto e a simpatia dos presidenciáveis Dilma Roussef (PT) e Eduardo Campos (PSB).

Já o candidato da oligarquia Sarney, Edinho Lobão (PMDB), tenta desesperadamente associar-se a Dilma. Porém, não consegue.

A militância petista já montou até comitê Dilma/Dino, na Beira-Mar, tradicional reduto de agitações em campanhas na capital do Maranhão.

Sem coragem de ir à rua com Edinho Lobão, a base petista de Sarney no Maranhão tenta desautorizar o comitê Dilma/Dino, mas não teve sucesso.

Edinho tem o PT meramente ilustrativo, apenas para ceder o tempo de propaganda eleitoral ao PMDB. O voto petista, pra valer, é de Flavio Dino.

O próprio PT nacional proibiu o diretório maranhense de compor a chapa com Edinho, permitindo aos petistas apenas a suplência de senador do PMDB.

Enquanto Flavio Dino agrega três presidenciáveis - Aécio Neves, Dilma Roussef e Eduardo Campos - o candidato de Sarney não consegue sequer montar um palanque nacional no Maranhão.

Nenhum candidato a presidente quer associar a imagem a Sarney porque teme vaias e repercussão negativa nas pesquisas eleitorais.

Por enquanto, a campanha segue assim: Flavio Dino agrega três candidatos a presidente. Edinho Lobão, nenhum.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

BANDA SKARAVELHO TOCA NO BAR DO PORTO

A Banda SKARAVELHO é formada Isaías Alves (bateria), Rafael (baixo), Eduardo Menezes (guitarra), Bigorna (trompete), Beto Ehongue (vocal e guitarra) tocando autorais e versões inusitadas.
O grupo aposta no ritmo e na mensagem positiva do Ska.
As músicas autorais compõe a maior parte do repertório, mas inclui outros grandes artistas como Mano Chao, Lucas Santtana, Titãs.
Vale a pena conferir.
Couver R$ 5,00
DIA 24/07 À 21H
BAR DO PORTO - CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS
mais informações:
88052001/81412778
beto_ehongue@hotmail.com

terça-feira, 22 de julho de 2014

SARNEY DESPREZA A MEMÓRIA DE BANDEIRA TRIBUZZI

Na praia da Ponta d"Areia, as sobras do memorial Bandeira Tribuzzi
O jornalista, poeta e escritor Bandeira Tribuzzi, autor do hino de São Luís, fundador do jornal O Estado do Maranhão, tem um legado cultural a ser respeitado.

À memória de Tribuzzi foi erguido um memorial, localizado na praia da Ponta d"Areia, há tempos em completo estado de abandono.

O jornal criado por Bandeira deu origem ao império midiático de José Sarney - o Sistema Mirante de Comunicação. 

A situação do memorial é lastimável. Tomado pelo mato, o prédio está tão desprezado que não serve sequer para o abrigo de drogados, mendigos ou sem teto.

Vez por outra, Sarney escreve loas a Tribuzzi, mas não tem a consideração de mandar capinar o memorial erguido ao "amigo".

A filha do senador amapaense, Roseana Sarney (PMDB), é governadora do Maranhão pela enésima vez. Ela também nunca se importou com o memorial.

A ponta (e não península), onde foi erguido o memorial, é um cartão postal da cidade. Lá, estão concentrados os apartamentos proporcionalmente mais caros do mercado imobiliário brasileiro, na faixa de R$ 5 milhões.

Os apartamentos são adquiridos por prefeitos corruptos, agiotas, gente enriquecida com a política e profissionais liberais que trabalharam honestamente para comprar um imóvel com vista para o mar.

Em meio aos prédios luxuosos, as ruas esburacadas e sem calçada. Nas proximidades do memorial abandonado, empilharam um monte de pneus velhos para conter a erosão à beira-mar.

Esse é o retrato do Maranhão. Luxo e abandono misturados.

Os prédios caríssimos estavam ameaçados pelo movimento das marés. Rapidamente, a Vale construiu um quebra-mar para proteger o patrimônio da burguesia.

Foi a obra mais rápida construída em todos os tempos no Maranhão, visando também impedir o assoreamento no Porto do Itaqui e no Porto da Vale.

Em tempo recorde, centenas de caçambas foram mobilizadas, com dezenas de metros cúbicos de pedra, para construir o quebra-mar, impedindo a erosão na ponta.

Ali será erguida uma marina, bem próximo ao memorial Bandeira Tribuzzi, que segue abandonado.

Para a oligarquia, há 50 anos no poder, pouco importa se Bandeira Tribuzzi ajudou Sarney a criar um jornal que virou um império midiático, alimentado com as verbas publicitárias do governo.

A obra literária de Tribuzzi também é desprezada na imagem do memorial abandonado.

O poeta da louvação a São Luís é um ser sem memória.

Assim como Tribuzzi, milhões de maranhenses têm o mesmo tratamento - o abandono e o desprezo.

Para Sarney, só a multiplicação da fortuna e dos privilégios da sua família têm sentido e valor.

Todo o resto do Maranhão, é lixo!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

HAROLDO SABOIA DEFENDE A CRIAÇÃO DO MARANHÃO DO SUL

Questões trabalhistas e previdenciárias, mobilidade urbana, agricultura familiar e a criação do Maranhão do Sul estão entre os principais eixos programáticos do candidato ao Senado Haroldo Saboia (PSOL). Longe de ser uma divisão, a criação do novo estado, na visão de Saboia, significa a multiplicação de oportunidades para todos os maranhenses. Veja os eixos da plataforma eleitoral do candidato.

HAROLDO SABOIA: CINCO PONTOS DE LUTA EM DEFESA DO MARANHÃO E DO POVO BRASILEIRO!

 1) Lutar pela JORNADA DE 40 HORAS para trabalhadoras e trabalhadores. Esta já é uma conquista dos operários em um grande número de países.  Em 1988, conseguimos - com o meu voto na Assembleia Nacional Constituinte - reduzir a jornada de 48 para 44 horas, o que foi apenas uma vitória parcial. A jornada de 40 horas amplia a oferta de empregos e assegura aos trabalhadores maior tempo para a educação, o lazer e a família. 

2) Fim do Fator Previdenciário que retira a cada mês parcela ponderável dos benefícios dos aposentados. O Fator Previdenciário foi uma macabra criação dos governos tucanos, mantida pelos governos PT/PMDB;

3) Criação da Tarifa Zero nos transportes urbanos municipais nas Capitais e  em todas regiões metropolitanas do país, fazendo, assim,  eco às MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013; criação de uma Agencia Reguladora Nacional para as Tarifas de Transportes Urbanos Municipais  com o objetivo, entre outros, de obstaculizar e impedir qualquer conluio entre empresários e gestores (prefeitos, vices e/ou secretários) municipais corruptos;

4) Defesa da agricultura familiar contra a investida do agronegócio, das mineradoras e dos ruralistas. Apoio aos povos e às nações indígenas e defesa incondicional de suas terras e áreas, cada vez mais ameaçadas pelos grandes projetos. Apoio aos povos afrodescendentes legítimos detentores do direito, assegurado pela Constituição, às áreas remanescentes de quilombos; 

5) Defesa da criação do Estado do Maranhão do Sul. Hoje - ao contrário do que pensava por ocasião da elaboração da Constituição de 1988 - entendo que o Maranhão do Sul, longe de representar uma divisão, significa na verdade uma MULTIPLICAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA TODOS OS MARANHENSES, DE NORTE A SUL! 

Estes pontos não esgotam nossa pauta de compromissos. Muitas questões como, por exemplo, a garantia de 10 % do PIB para a Educação pública, equiparação dos salários dos professores com as carreiras de ensino superior; o fortalecimento do SUS e um rigoroso controle dos Planos de Saúde (que exploram os usuários e negam cobertura nos momentos mais difíceis); e a JORNADA DE 30 HORAS para os servidores públicos são reivindicações legítimas que apoiamos e defenderemos no Senado da República.

Mande suas sugestões, pois estes são apenas 5 PONTOS DE LUTA do CANDIDATO do PSOL A SENADOR DO POVO DO MARANHÃO!

#NemSeisnemMeiaduziaÉPedrosaGovernador50HaroldoSaboiaSenador500

sábado, 19 de julho de 2014

EDINHO LOBÃO SEM MÁSCARAS: UM MELANCÓLICO ENGODO

A mais recente pesquisa de intenção de votos para governador do Maranhão serviu para desmascarar de vez o candidato da oligarquia Sarney - Edinho Lobão (PMDB).

Com todo apoio da máquina do governo Roseana (PMDB), Edinho não consegue passar dos 25% das intenções de voto, reafirmando todos os prognósticos de que sua candidatura é um duplo fracasso: político e eleitoral.

Sem nunca ter disputado uma eleição, Edinho ganhou o mandato de senador apeado na suplência do pai, Edison Lobão (PMDB), ministro das Minas e Energia.

O candidato da oligarquia nunca foi votado e meteu-se a ser governador do Maranhão, como se aqui ainda fosse a cozinha de Sarney.

No primeiro ato de pré-campanha, foi às emissoras de rádio, falou meia dúzia de bobagens e apresentou-se como Lobão Filho, com uma foto arregaçando as mangas da camisa.

Retomou o nome para Edinho Lobão, fez uma convenção pirotécnica na UFMA, disse ter o apoio de Lula e nunca, jamais, apresentou uma proposta para o Maranhão.

Ao fracasso político seguiu-se o eleitoral. Nem com toda a empáfia de playboy, filho de ministro e empresário milionário Edinho conseguiu atrair a simpatia dos maranhenses.

O povo cansou dos Sarney. Não se elege mais um poste como antigamente. Esse tempo passou.

Edinho vai entrando para a História como um milionário fracassado na política e rejeitado pelo povo.

O primeiro colocado, Flavio Dino (PCdoB), tem uma vantagem de 30% sobre o candidato de Sarney.

Edinho sai da suplência de senador para uma até agora derrotada candidatura ao governo da pior maneira possível: é um melancólico engodo.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

MARCOS SILVA QUESTIONA CANDIDATOS AO SENADO

O candidato a senador pelo PSTU, Marcos Silva, levanta temas polêmicos com os outros candidatos. A cada um, dirige uma pergunta. Veja:

- Gastão Vieira (PMDB/PT), o que dizer sobre os indicadores sociais e econômicos do Maranhão com seu grupo (Sarney) à frente do governo há mais de 40 anos?

- Roberto Rocha PSB/PSDB, como se oferece para ser um senador de oposição se historicamente contribuiu com os desmandos da oligarquia Sarney, assim como contribui com a inoperância da administração de Edvaldo Holanda Junior (PTC) na Prefeitura de São Luís?

- Haroldo Saboia (PSOL), como pode dizer que realmente é uma alternativa de esquerda se em 2010, diante das candidaturas à Presidência da República de esquerda como o Plinio do PSOL, do Zé Maria do PSTU e a candidatura do PCB, você decidiu votar no Serra do PSDB?

Segundo Marcos Silva, o interesse com as perguntas é fazer as pessoas conhecerem melhor o perfil de cada candidato ao Senado. O candidato do PSTU diz ainda que está aberto a qualquer questionamento. 

“Não tenho dinheiro para gastar na campanha, mas tenho uma vida dedicada à luta social, sempre em defesa dos interesses dos trabalhadores e demais setores explorados e oprimidos, além de oferecer meus poucos conhecimentos adquiridos na vida acadêmica na graduação de bacharel em Serviço Social e na licenciatura de História, com pós-graduação em História e Cultura Afro-Brasileira. Se for para derrotar a oligarquia Sarney e colocar um trabalhador no Senado, estou pronto. PSTU neles”, destacou Silva.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

SÃO LUÍS E BARREIRINHAS SERÃO PALCO DO VI LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL

Lançada oficialmente terça-feira (15/07), a VI Edição Lençóis Jazz e Blues Festival vai ocorrer entre os dias 1º e 3 de agosto, na Avenida Beira-Rio, no município de Barreirinhas, e nos dias 8 e 9, na Praça Maria Aragão, em São Luís. A noite de lançamento ocorreu no Rock e Ribs Lounge Steakhouse São Luís, uma das parceiras culturais do evento.

Na ocasião, o responsável pelo projeto, o músico e produtor cultural, Tutuca Viana, agradeceu a presença de todos e destacou o a importância do projeto que é social. “A gente não quer proporcionar só shows. A gente quer que o festival fomente a economia por meio do incremento do turismo e, principalmente, contribua com o desenvolvimento social dos moradores de Barreirinhas e São Luís”, disse.

Em seguida, uma das produtoras executivas e assessora de comunicação do festival, a jornalista Patrícia Santiago, apresentou com detalhes a programação completa. Este ano, o evento contará com mais de 20 atrações, que reúne artistas locais, nacionais e internacionais. Entre eles, o pianista Andre Mhemari; o guitarrista e cantor Artur Menezes; o gaiteiro Renato Borgheti e quarteto; o violonista Manassés; o gaitista Jefferson Gonçalves; Carlos Pial; o duo Duofel; o trio MPB Trio; as Cluters Sisters; Tequila Blues; Loopcínico; Augusto Pelegrine; Fernando de Carvalho e Camila Bouere; Paula Santoro; Taryn Szpilman; Joyce Moreno; João Pedro Borges; Bossa Nossa; e a cubana Yilian Canizares.

Também fazem parte da programação, que mistura música e ecoturismo, as oficinas de canto e percussão para estudantes da rede pública de ensino de Barreirinhas que serão realizadas, no salão paroquial da igreja Nossa Senhora da Conceição, a doação de instrumentos musicais, shows instrumentais e bate-papo com músicos, além de uma programação infantil com shows de mímica e mágica que integram as ações de responsabilidade social que ganharam um novo gás nesta edição. Em São Luís, além dos shows na Praça Maria Aragão, o músico Jefferson Gonçalves ministrará uma oficina de gaita para estudantes de Música na Escola de Música Lilah Lisboa.

Durante o lançamento, também foi destacada a parceria com a TAM Linhas Aéreas pelo segundo ano consecutivo. A TAM é a Companhia Oficial do VI Lençóis Jazz e Blues Festival e como tal proporcionará descontos de até 18% nos valores das passagens aéreas para quem comprar os bilhetes por meio do site do festival (www.lencoisjazzeblues.com) e de até 25% de desconto para bilhetes adquiridos por meio da agência oficial do evento, a Taguatur Turismo Ltda, nos trechos Brasil/São Luís/Brasil no período de 01/08 a 03/08 de 2014 com embarque entre os dias 29/07 a 06/08 e no período de 05 a 12/08.

Em seguida, foram apresentados vídeos com clipes das atrações de 2014 e uma retrospectiva do festival em 2013 com os momentos mais marcantes e depoimentos de moradores, artistas, do patrocinador e dos apoiadores do evento.

Com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a realização da produção de Tutuca Viana, nesta edição, o evento conta com os apoios culturais das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís (FUNC e SETUR), Tam Linhas Aéreas, FIEMA/SESI, SESC, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, Quebrantar Music e Tv Mirante e as parcerias das Pousada Murici, Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho e Pousada Paraíso dos Guarás e do Hotel Grand São Luís, do restaurante Deck Bistrô, do Rock &Ribs Lounge Steakhouse São Luís, do Rossetti Buffet e do Sens Beauty Lounge.

O gerente de Marketing da CEMAR, Carlos Hubert Cardeal, reforçou o patrocínio da companhia, assim como a importância de eventos como este para colaborar com o incentivo sociocultural no Maranhão. "Para nós [da Companhia], é muito gratificante estar no calendário cultural do Estado. Afinal, estamos contribuindo para o turismo e para a música local. Queremos estar junto de ações que fomentem o lado social", revelou.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves, explicou o fortalecimento do eixo São Luís-Barreirinhas como um fator favorável para o desenvolvimento do turismo no Estado. "Essa rota é uma rota importante de turismo. Este festival, em sua sexta edição, só consolida esta tendência cultural", afirmou.

O prefeito da cidade de Barreirinhas, Léo Costa, reforçou a tendência turística, ao ponderar o sucesso das edições do Lençóis Jazz e Blues Festival. "É uma ação vitoriosa [o festival]. Ele é necessário para ampliar o cardápio cultural de todo o Estado, pois ajuda a compor o calendário anual de eventos do Maranhão", destacou.

O mesmo ponto foi analisado por Adriana Vieira, da Intermídia. Segundo a jornalista, o reforço do turismo é um ponto que reforça o intercâmbio de cultura e informação entre as cidades e todo o Estado. "É muito interessante ter um festival que leva a cultura de uma cidade à outra. Tanto as pessoas de São Luís levam cultura para outras cidades, quanto os turistas conhecem mais de São Luís. É uma via de mão dupla", revelou.

O produtor do evento, Tutuca Viana, reforçou a programação deste ano, que conta com uma base mais social. "Estamos com mais de 20 shows, com nomes nacionais, locais, internacionais, além das oficinas. Muita coisa bacana. É uma festa social: você insere a comunidade nele", comemorou.

A assessora de comunicação e uma das produtoras executivas do evento, Patrícia Santiago, destacou a natureza do projeto. “O festival é um projeto social. Toda a programação é gratuita e está à disposição de moradores e turistas de todas as classes sociais. É ao mesmo tempo uma porta aberta para o acesso de milhares de pessoas aos diversos bens culturais e uma vitrine das belezas e da cultura do Maranhão para o mundo, pois estamos enviando release em português e inglês para mais de sete países”, destacou.

E para evitar especulações e ruídos de comunicação, Patrícia Santiago, ressalta que o projeto é social e apartidário. “O evento é realizado pela equipe da Tutuca Produções para a comunidade sem sofrer nenhuma ingerência por parte de políticos. É importante que as pessoas entendam isso, principalmente, em um ano eleitoral”, ressaltou.

Parte da programação do festival, o músico Lobo Siribeira, vocalista do grupo maranhense Loopcínico, reforçou a participação local no evento. "É uma expectativa muito grande participar deste festival. Agora, temos que mandar ver, pois este evento é fundamental para mostrarmos nosso trabalho", afirmou o artista.

A apresentação da noite ficou por conta de Dário Ribeiro e banda que fizeram todos os presentes entrarem no clima do blues. O músico informou se sentir lisonjeado pelo convite de integrar o lançamento. "Fiquei feliz com esse convite. Isso só reforça que o Maranhão tem muito mais a oferecer musicalmente", disse.

Na saída, os convidados levaram de presente adesivos e gaitinhas com a logomarca do festival. Singelos mimos que demonstram o carinho e a gratidão da equipe do evento a todos aqueles que prestigiaram o lançamento de mais uma edição do Lençóis Jazz e Blues Festival.

Fonte: http://www.lencoisjazzeblues.com/