Compartilhe

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

JOSÉ COSTA E A DÚVIDA SOBRE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Em uma longa e reservada conversa, o vice-governador eleito Washington Oliveira (PT) levou o convite da governadora Roseana Sarney (PMDB) para o reitor do IFMA, José Ferreira Costa, assumir a Secretaria de Educação (Seduc).

Com a gestão desastrosa de Anselmo Raposo, a Seduc virou alvo de muitas crises no governo Roseana, levando a um processo de fritura de Raposo dentro do próprio PT e nos blogues orientados pelo Palácio dos Leões.

Raposo está exonerado e José Costa pediu um tempo para analisar a oferta de Roseana apresentada por Washington.

Competente, ficha-limpa e com prestígio no Ministério da Educação, Costa administra o projeto de expansão do ensino tecnológico no Maranhão, com a meta de por em funcionamento 18 campi do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).

Trata-se de uma poderosa máquina educacional equiparada à UFMA, podendo até superar a estrutura universitária comandada pelo reitor Natalino Salgado.

Há tempos José Costa é cortejado também por várias lideranças políticas para ser candidato em 2012 a prefeito de Zé Doca, onde já funciona um dos campi do IFMA. Ele tem raízes familiares na cidade, é querido, reconhecido e pode ir para a disputa com boas chances de ser eleito.

O possível secretário de Educação está no segundo mandato à frente do IFMA, depois de enfrentar várias eleições para a diretoria do antigo CEFET contra o grupo temerário do ex-deputado ficha suja José Lima.

Derrotado Lima, Costa reconstrói o ensino tecnológico com seriedade, firmeza e princípios. Sonha em fazer o IFMA uma Universidade Tecnológica.

Mestre em Educação pela UFMA, excelente aluno na disciplina Filosofia, José Costa conhece bem o sentido da dúvida. O “ser ou não ser” secretário de Roseana vai consumir algumas horas de reflexão sobre esses abacaxis que querem colocar para ele descascar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Anselmo Raposo queimou todos os seus navios pra arrumar esse emprego e o que conseguiu?

Graves denúncias de corrupção;
Incompetência administrativa;
Denúcias de suborno a funcionários do órgão;
e, por fim, como a cereja do bolo, o abandono da educação índígena, provocando o conflito que foi notícia nacional.

Em sua rápida passagem pela seeduc ficou apenas lama e sujeira na sua biografia. Saiu com a imagem bastante desgastada.

Será um aviso do que vai acontecer com todos que cairam no canto da serei dos Sarneys? Quem viver verá.


Proº Wilson das Neve.

Marcos Franco Couto disse...

Camarada Ed, isso mais me parece um relise. Donde veio? Não tem assinatura. Boto minha mão no fogo como este texto não é seu.
Dizer que foi um "processo de fritura de Raposo dentro do próprio PT e nos blogues orientados pelo Palácio dos Leões" é rir da cara de todo nós.
Eu não sou e jamais serei orientado pelo palácio. A ONG da família macaxeira ganhou 8 milhões...

Jorge FURTADO disse...

Com a proposta de revitalizar os cursos profissionalizantes no ensino medio, para qualificar os nossos alunos. Acredito que o Prof. MsC Ze costa tem uma grande experiencia nesta seara e podera alavancar o ensino tecnico profissionalizante deste estado esafio.

Abs,

Jorge FURTADO.