segunda-feira, 4 de junho de 2012

NOVOS ARES NO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA UFMA

A Semana de Comunicação, nas duas edições recentes, 2011 e 2012, vem confirmando um novo perfil da comunidade do curso. Estudantes, técnicos administrativos e professores engajam-se tanto na organização do evento quanto na produção de conteúdo nas diversas atividades oferecidas durante os cinco dias: oficinas, apresentação de artigos e mostra de filmes.

Uma das singularidades da Semana de Comunicação é o engajamento dos estudantes na vida acadêmica. Eles estão em tudo: monitorias, registros fotográficos, reportagens, redes sociais, produção de artigos científicos, vídeos, filmes e ativa participação nas oficinas.

Há uma nova configuração estudantil no Curso de Comunicação, focada na vida acadêmica, nos grupos de pesquisa, extensão e nas práticas científicas em diversos projetos. Parte considerável do estudante contemporâneo é competitivo, eficaz, tecnicista e olha com desejo para o Currículo Lattes.

O engajamento na vida acadêmica é, portanto, uma ponte concretada para o mercado cada dia mais competitivo, onde os mais desenvoltos são rapidamente absorvidos, alguns ainda nos primeiros períodos.

No Curso de Comunicação/Jornalismo do campus de Imperatriz o Simpósio de Comunicação, realizado anualmente, é também um profícuo espaço de produção acadêmica, com semelhantes níveis de participação dos estudantes.

Esse perfil difere dos discentes nas décadas de 1980 e 90, quando predominava o engajamento nos movimentos cultural e estudantil. Pairava nos corredores do antigo prédio do “Pimentão” (hoje CCSo) o estudante irreverente, despojado, influenciado pelos resquícios ideológicos dos anos 60, de cabelos grandes, chinelo de couro, roupas alternativas e subjetividade aflorada.

O “Pimentão” transpirava contestação, arte e luta política. O horizonte era a revolução. E havia diversos matizes de revolucionários.

O tempo é outro, como outras são as pessoas e as coisas. E tudo muda como deve ser. A Semana de Comunicação ocupa o espaço do saudoso Comunicarte.

Agora há pouca irreverência e muita eficiência. No jargão da meninada são férteis as palavras: objeto, método, problema, justificativa, referencial teórico, projeto, análise, convergência, mediação, redes sociais e mundo digital.

Essa nova dimensão da vida, administrada pelas exigências da competitividade, quer profissionais bem preparados para a disputa do mercado. É a regra. E o Curso de Comunicação segue o caminho certo, sem perder a ternura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário