sábado, 11 de abril de 2009

CARNAÚBA NO QUINTAL DE CASTELO

Agressivas e exóticas, as carnaúbas encanteiradas nas avenidas de São Luís são a cara do prefeito João Castelo (PSDB). Trata-se de um paisagismo fora do tempo e estranho às marcas simbólicas de São Luís.

Coqueiros, ariris ou palmeiras de babaçu – estas últimas sacrificadas ao arrepio da legislação estadual, para atender a interesses imobiliários – caberiam melhor nas avenidas da cidade.

Apesar de o Maranhão ter uma parte do seu território no semi-árido, onde a carnaubeira predomina, este tipo de árvore é estranho ao paisagismo de uma cidade litorânea como São Luís.

A carnaúba tem muitas utilidades, medicinais inclusive, mas fica estranha, ridícula até, em um projeto de paisagismo para os ludovicences.

Ficaria bem se fosse plantada em larga escala na região do semi-arido maranhense, em um projeto de beneficiamento que gerasse emprego e renda à população pobre.

Aqui na ilha, com esse carnaubal exdrúxulo, Castelo só piora a poluição visual da cidade. Já dominada pelos incontáveis esgotos e buracos.

Desse jeito, São Luís agora vai... ficar mais feia.

15 comentários:

  1. eu sou da baixada e lá tem muitas carnaúbas. Desde quando babaçu serve para paisagismo? experimenta ficar embaixo de uma palmeira e te cai um coco na cabeça! e ariri uma frágil palmeira, não resistente a poluição, também devemos arrancar as palmeira imperiais, as rabos de peixe etc?

    ResponderExcluir
  2. CARNAÚBA É UM TIPO DISTOANTE À PAISAGEM URBANA DE SÃO LUÍS. NÃO TEM AFINIDADE COM AS MARCAS SIMBÓLICAS DA CIDADE.
    AQUI CABE ATÉ MANGUEIRA, COMO TEM ÀS CENTENAS EM BELÉM, E NEM POR ISSO AS PESSOAS MORREM COM MANGADA NA CABEÇA.
    NEM FALEI EM PALMEIRAS IMPERIAIS E RABOS DE PEIXE.
    ISSO É POR TUA CONTA.

    ED WILSON

    ResponderExcluir
  3. Agressiva??? Exótica???????
    No mínimo, um preconceito e para confundir opinião, o que não é desejável para um jornalista, ainda mais de escrita como a sua. Caraanaúba tem no litoral Nordestino,e litoral Norte; é nativa e não é agressiva. Exótica, é a mangueira a que você se refere na postagem, assim como é alface, cana-de-açúcar, beterraba, coentro, eucalipto, ... Será que devemos ir contra os oitizeiros também??? Pode ser uma visão estreita essa sua, talvez típica de um ilhéu, mas não faça campanha contra carnaubeiras

    ResponderExcluir
  4. marcas simbólicas???????????????

    ResponderExcluir
  5. Caro Ed, muito pertinente sua nota. Nada a ver carnaubeiras com São Luís. Apesar da beleza singular, a "árvores da providência" não vão vingar nos canteiros centrais das avenidas.
    E acho que aí cabe uma pergunta. Quem é o fornecedor das carnaubeiras? Um passarinho me soprou que é uma pessoa ligada aos Sarney.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sem votar em castelo, esperei que ele tivesse mais bom senso e fosse realizar alguma operação de impacto em relação a alguns problemas visíveis como o caso dos buracos que tomam conta da cidade ou mesmo da merenda escolar pois a qualidade da mesma está péssima e as vezes nem é oferecida ao aluno.Coisas mais urgentes que o paisagismo da cidade.
    É verdade, castelo é um político extemporaneo, atrasado e está demonstrado ser um péssimo administrador.

    ResponderExcluir
  7. MARCOS FRANCO,
    TEREI O MAIOR PRAZER EM DIVULGAR. TAMBÉM DESCONFIO QUE POR TRAS DESSSE CARNAUBAL TEM COISA. SE VOCÊ TIVER UMA PISTA, MANDE-ME.
    OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO,
    ED WILSON

    ResponderExcluir
  8. MARCIA,
    EU NÃO ESPERAVA QUASE NADA DE CASTELO. VAI SER ASSIM MESMO. AINDA BEM QUE AGORA ELE NÃO É GOVERNADOR, NÃO É O COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR. JÁ PENSOU?
    GRATO PELA PARTICIPAÇÃO.
    ED WILSON

    ResponderExcluir
  9. MARCIO,
    NA MINHA POSTAGEM RECONHECI VÁRIOS POTENCIAIS DA CARNAÚBA, ATÉ O MEDICINAL. DEFENDI O PLANTIO ORDENADO NO SEMI-ÁRIDO, EM PROJETOS DE GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
    ONDE ESTÁ O PRECONCEITO?
    ONDE ESTÁ A CAMPANHA CONTRA AS CARNAUBEIRAS?
    CONVERSO COM DEZENAS DE PESSOAS TODOS OS DIAS. NÃO ENCONTREI UM QUE ESTEJA ACHANDO INTERESSANTE ESSE CARNAUBAL EM SÃO LUÍS.
    QUANDO DIGO EXÓTICO E AGRESSIVO, REFIRO-ME A ESSE ESTRANHO VISUAL PROVOCADO PELAS CARNAUBEIRAS À PAISAGEM URBANA DA CIDADE.
    AGORA, SE VOCÊ DIZ QUE MANGUEIRA É EXÓTICA, EU NÃO SEI MAIS DE NADA.
    QUANTO AOS OITIS, JÁ É POR SUA CONTA.
    EU MESMO ACHARIA LINDO UM CANTEIRO LARGO COM PAUS D'ARCO FLORANDO EM SETEMBRO.
    ADORO A BAIXADA, O SERTÃO, O LITORAL, O SUL, O NORTE, O LESTE E O OESTE.
    EM TODO LUGAR TEM ALGO INTERESSANTE PARA VER E VIVER.
    GRATO PELAS CRÍTICAS,
    ED WILSON

    ResponderExcluir
  10. Ora, o Piauí é aqui. Ou será o Haiti?
    De qualquer forma, como há muito tempo disse o Barão de Itararé (não confundir com o Barão de Pindaré!), de onde menos se espera, daí é que não vem nada mesmo.
    Quem é que espera algo relevante do governo Castelo?

    ResponderExcluir
  11. A última 'grande obra' do governo Jackson Lago : a eleição 'comprada' de João Castelo ex-governador biônico indicado por Sarney !!!

    É o eterno retorno intra-oligárquico !!!

    As carnaubeiras são as grandes realizações dos cem dias de governo Castelo.

    Saudações !!!

    ResponderExcluir
  12. Tá ridículo essas carnaubeiras aqui em São Luís. Concordo com suas ponderações, já a minha é bem direta Ed, rsrrs. E tens razão, com quem converso as pessoas tão achando muito feia. No semi-árido Piauiense é cheio de carnaúba e grandes elas são mais feias ainda.

    ResponderExcluir
  13. Castelo não decepciona. Era isso mesmo que eu esperava.
    Ed

    ResponderExcluir
  14. Cristiano e Clarrisa,
    Grato pela participação.
    Um dia esse castelo se desfaz como brincadeira de praia.
    Ed

    ResponderExcluir
  15. São Luis precisa de arvores frondosas para aliviar o calor. A carnaúba é bonita, mas não combina e não faz sombra.

    ResponderExcluir