sexta-feira, 12 de novembro de 2010

LIVRO NARRA A VIDA DO LÍDER CAMPONÊS MANOEL DA CONCEIÇÃO

Nonato Reis

A professora de Sociologia da UEMA e da Faculdade São Luís, Helciane de Fátima Abreu Araujo, estará lançando no próximo domingo, 14, o livro “Memória, mediação e campesinato: as representações de uma liderança sobre as lutas camponesas da Pré-Amazônia maranhense”.

O lançamento ocorrerá às 15 horas, na 4ª Feira do Livro de São Luís, na Praça Maria Aragão (Salão do Escritor) e contará com a participação da liderança camponesa Manoel da Conceição.

Lançado pela editora da Universidade Estadual do Amazonas, o livro é o primeiro da Coleção Memória e História dos Movimentos Sociais da Amazônia, organizada pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

Neste trabalho, a jornalista e socióloga Helciane Araujo apresenta o resultado de um estudo realizado no período de 1997 a 2000 para a dissertação do Mestrado em Políticas Públicas na UFMA.

A autora faz uso da técnica de pesquisa história de vida para uma análise sociológica das representações de uma liderança camponesa, Manoel da Conceição, sobre a sua trajetória de vida e a história política do Maranhão.

Manoel da Conceição tem 75 anos. Nos anos 1960 fundou o Sindicato dos Produtores Autônomos de Santa Inês-MA. Foi uma das vítimas das violências praticadas contra lideranças e ativistas políticos no regime militar.

Após sofrer várias prisões, foi exilado e, durante o exílio, ajudou a fundar o PT e a CUT. Com a anistia, retornou ao país, em 1979, retomou a militância no partido e fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (Centru), entidade que coordena e incentiva o associativismo e o cooperativismo no Sul do Maranhão.

Por sua luta em defesa dos cerrados e pela justiça social já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. No dia 24 de novembro receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário