Estão cada vez piores os escritos públicos da vice-governadoria do PT no governo Roseana Sarney (PMDB).
A última nota, escrita em primeira pessoa, longa e tosca, com erros de português, tenta responder a uma provocação do deputado federal Domingos Dutra (PT), que pediu para o PT abandonar o governo Roseana.
O vice-governador Washington Oliveira (PT) tentou responder, mas cada parágrafo é um barranco solto na ribanceira que desmorona sobre o outro. No final, não sobra nada.
Veja a nota da vice-governadoria e os comentários do blogue (em preto).
O PT QUE OLHA PARA FRENTE
1. Desde que o PT do Maranhão decidiu pela aliança com o PMDB, numa estratégia que contou o apoio da Direção Nacional do partido, do ex-presidente Lula e da atual presidenta Dilma Rousseff, temos vivido uma lamentável crise interna que é pública e notória.
Comentário: O PT decidiu pela aliança com o PC do B. Derrotado, Washington Oliveira (WO) articulou uma intervenção, fraudou o resultado do encontro e vestiu a camisa do PT em Roseana.
2. Fui eleito vice-governador, junto com a governadora Roseana Sarney, com o objetivo de colocar toda a minha experiência e prática de militante de esquerda à disposição de um governo eleito pelo voto popular.
Comentário: A expressão “governo eleito pelo voto popular” é um insulto não só à esquerda, mas a todo o povo do Maranhão.
3. Nunca tive e não tenho a intenção de trabalhar isoladamente, pelo contrário, tenho a consciência de que necessito do meu partido, o PT, assim como o apoio dos movimentos sociais para ajudar na superação das mazelas socioeconômicas do nosso estado que, diga-se de passagem, são mazelas historicamente enfrentadas por todos os estados do Nordeste.
Comentário: Aqui é caso de bajulação explícita para livrar a cara da oligarquia Sarney - responsável histórica pela miséria do Maranhão.
4. Não fui eleito vice-governador para conspirar contra a governadora Roseana Sarney ou contra o governo o qual o PT integra. Não é do meu perfil político montar estruturas paralelas de poder para constranger a chefe do poder executivo, como fez, por exemplo, o então vice-prefeito de São Luis, Domingos Dutra, que em menos de dois anos de aliança com o PDT, do saudoso Jackson Lago, iniciou uma jornada desesperada para inviabilizar politicamente o ex-prefeito da capital.
Comentário: Comentário: No PT tem todo tipo de gente, menos burro e doido. Ninguém em sã consciência acredita que a tropa liderada por WO tem expressão pública ou força política para conspirar contra Roseana Sarney.
5. Por falta de conhecimento ou má fé, o deputado afirma que o Governo do Maranhão não dialoga com os movimentos sociais, com a Igreja etc. Isso não é verdade!
Comentário: O diálogo com os quilombolas, por exemplo, é na base da chibata.
6. A governadora Roseana Sarney tem confiado a mim as principais agendas sociais do seu governo. Estamos trabalhando na implantação, por exemplo, do programa Maranhão Sem Miséria, do Água para Todos, das ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), sem falar nas constantes reuniões de trabalho com os quilombolas, indígenas, sindicalistas, sem-terras, Comissão de Erradicação ao Trabalho Escravo (Coetrae), entre muitos outros setores organizados da sociedade.
Comentário: Essa é risível. Roseana interessada em ODM! Essas agendas sociais são um fiasco no Maranhão. São Luís tem 1 milhão de habitantes e 1 só restaurante popular, na Areinha, que foi fechado pelo governo. A Secretaria de Desenvolvimento Social foi tomada do PT e entregue a Chico Gomes, do DEM. Nem a Política de Segurança Alimentar, vitrine dos governos Lula e Dilma, o PT consegue viabilizar no Maranhão.
O Maranhão vive na pré-história do abastecimento d'água e os esgotos proliferam a céu aberto em qualquer lugar de São Luís.
7. São várias entidades dos movimentos sociais e lideranças populares que procuram o governo através do Vice-Governadoria. Todos confiam na nossa relação histórica com os movimentos sociais e sabem que não medimos esforços para manter um relacionamento respeitoso com todas as organizações da sociedade civil que desejam interlocução com o governo Roseana Sarney. Foi assim durante a greve dos professores e mais recentemente na greve dos policiais e bombeiros militares.
Comentário: O PT de Roseana perdeu a credibilidade com os movimentos sociais e a esquerda. A vice-governadoria é bastante freqüentada por latifundiários, madeireiros e pastores de igrejas caça-níquel, todos recebidos com festa nas novas filiações do PT patrocinadas por WO.
Na ocupação do INCRA pelos quilombolas, três ministras do governo Dilma vieram ao Maranhão direto para o INCRA, sem falar com Roseana nem com WO. Para que serve um vice-governador do PT, se nem a agenda institucional das ministras ele conseguiu mediar?
8. Não vemos quaisquer motivos para o PT deixar o atual governo, até porque a governadora e seu grupo político têm sido aliados leais à presidenta Dilma, que tem avançado ainda mais nas políticas sociais do país iniciadas pelo presidente Lula.
Comentário: Deixar o governo e ir pra onde?
9. Os discursos incendiários do deputado Domingos Dutra não contribuem em nada para fazer as mudanças que o Maranhão precisa. Faz parte da história e do comportamento do parlamentar apostar no “quanto pior melhor”. Esse é o seu princípio político.
Comentário: Sem procuração para defender Dutra.
10. Ao contrário do pessimismo do deputado Domingos Dutra, estou trabalhando intensamente, enquanto vice-governador e dirigente do PT, para repactuar o partido no nosso estado.
Comentário: Com intervenção e pacto com o PMDB, que tipo de “repactuação” quer WO?
11. Tenho conversado com companheiros de todas as correntes políticas do PT. São petistas que não desejam mais viver no passado, que não querem ver o PT destruído pelo canibalismo interno, coisa que só interessa aos propósitos políticos e elteitorais do deputado Dutra.
Comentário: Quem destruiu e envergonhou o PT foi a aliança com Sarney.
12. Vamos seguir firme no nosso ideal de ajudar a transformar o Maranhão. Estamos num governo de coalizão e temos a consciência das contradições que existem nesse processo. Apostamos numa aliança que é chancelada, repito, pela Direção Nacional do PT, pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma, e continuaremos nela até onde percebermos que é possível continuar.
Comentário: “transformar o Maranhão”, “governo de coalizão”. Dá licença!
13. Finalmente, conclamo todos os petistas para unirmos força na necessária e urgente repactuação do PT no Maranhão. Repactuar o partido não é somente um desejo do vice-governador, mas de todos os companheiros que não agüentam mais ficar presos aos discursos raivosos, de ódio e de ressentimentos. É hora de olhar para frente.
Comentário: Foi conclamando, conclamando que WO...
Treze comentários perfeitos. Parabéns, Ed.
ResponderExcluirCaro Ed Wilson,
ResponderExcluirTua capacidade de análise, e de crítica fina, derrubam os fracos argumentos do vice-governador...tem uma outra coisa que me chamou a atenção. Até o Jackson Lago foi usado: de inimigo número 1 da oligarquia e dos seus aliados, virou "saudoso"...falta de respeito, no mínimo.
Parabéns pelo texto.
Os petistas são engraçados discordam de quem está com Roseana e não deixam de bajulá-los Lula e Dilma eles Apoiaram José Sarnei e Roseana, E, os petistas que não concordam con Roseana comportam-se como maridos traídos. Deixa de perturbar minha mulher, porque eu posse dar-te um tapa! Os petistas do maranhão bajulam Lula e Dilma, exatamente porque humilharam eles. Eu tenho piedade dessa conduta! Reinaldo Lima
ResponderExcluir