sábado, 30 de junho de 2012

PSL VETA CANDIDATURA DE WELLINGTON DO CURSO



Uma operação de especialistas na política rasteira, hoje pela manhã, na convenção do PSL (Partido Social Liberal), teve como um dos resultados o veto à candidatura do professor Carlos Wellington, proprietário do Curso Wellington e forte pré-candidato à Câmara Municipal.

Wellington tem potencial para conquistar uma vaga de vereador, mas está fora dos esquemas corporativos do partido. Durante a convenção de hoje, ele sequer teve o direito a voz.

Em 2010 o professor teve 23.623 suplente de deputado federal, sendo 16.140 em São Luís. A votação de Wellington na capital acendeu o sinal amarelo das corporações que controlam a Câmara.

Com potencial, mas sem os esquemas partidários, ficou fora da disputa.

ENCONTRO COM CINEMA EXIBE “OS NOIVOS SANGRENTOS”

Hoje (sábado), às 19h, no Chico Discos (rua dos Afogados esquina com a São João – Centro). A entrada é franca.


Direção: Terrence Malick

Sinopse: Estados Unidos, 1959. Kit (Martin Sheen) é um criminoso em fuga, procurado pelas mortes de várias pessoas. Acompanhado pela sua nova namorada Holly (Sissy Spacek), que presenciou os crimes, perde-se num mundo de fantasia em que a violência e o crime são as únicas constantes.

Os dois habitam um universo só seu, mas o rasto de balas e sangue que vão deixando enquanto fogem da lei, pelas paisagens desoladas do Dakota e Montana, é muito real.

Este é o primeiro de três inesquecíveis filmes do realizador / argumentista Terrence Malick (Dias do Paraíso e A Barreira Invisível constituem o resto da sua obra).

O argumento foi inspirado numa história verídica, passada nos anos 50, que Malick transforma num notável retrato de dois amantes alienados do mundo real, e que, ao mesmo tempo, é uma história fascinante.

Uma viagem turbulenta e inesquecível, Badlands é um marco incontornável nas carreiras de Malick, Sheen e Spacek e um filme notável na história do cinema.

PAPOÉTICO LANÇA CONCURSO DE FOTOPOESIA

O Projeto paPoÉtico, idealizado pelo poeta e jornalista Paulo Melo Sousa, realizará, no período de 29 de junho de 2012 a 29 de setembro de 2012, as inscrições para o I CONCURSO DE FOTOPOESIA DO PAPOÉTICO – 400 Eternidades (Prêmio MOBI), com a finalidade de estimular e socializar a atual produção fotográfica em São Luís.

Aos 20 anos o fotógrafo MOBI iniciou sua vida profissional como freelancer nos jornais maranhenses. Venceu vários concursos e realizou diversas exposições. Ambientalista recentemente falecido, Mobi articulou o Movimento Ecológico Regional de Saúde e Arte - MOVERSARTE, em São José dos Índios (São José do Ribamar), ao lado da sua esposa, a escritora Raimunda Frazão.

Fotografia pode ser poesia? Poesia pode ser fotografada? A poesia da imagem, o som da assinatura da luz, o sussurro da criatividade, a palavra que escapa da forma. Um desafio, uma provocação. FotoPoesia do Centro Histórico de São Luís, infinitos olhares sobre a cidade patrimônio da humanidade. 400 anos? Ou uma eternidade que se recusa ao silêncio? A proposta está lançada...

REGULAMENTO

O festival, que adota como patrono o fotógrafo maranhense “MOBI”, será regido pelo seguinte regulamento:

Artigo 1 – Poderá participar do Concurso qualquer pessoa que pratique a fotografia e que ainda não tenha sido premiada em concursos similares.
Artigo 2 – O I CONCURSO DE FOTOPOESIA DO PAPOÉTICO será realizado em São Luís, capital do estado do Maranhão. A  divulgação do resultado será feita no dia 4 de outubro de 2012, após a avaliação de todas as fotografias inscritas. A premiação acontecerá no dia 11 de outubro de 2012, em local a ser definido pela Comissão Organizadora do Concurso.
Artigo 3 – A Comissão Julgadora será composta por 3 (três) fotógrafos ou especialistas atuantes na área fotográfica local, a quem caberá a escolha da melhor fotografia concorrente.
Artigo 4 – Cada concorrente poderá inscrever apenas uma fotografia, inédita, adotando como tema os 400 anos de São Luís, e como foco o Centro Histórico da capital maranhense. A intenção é estimular um olhar diferenciado sobre a cidade patrimônio da humanidade.
Artigo 5 – As inscrições serão feitas pelo e-mail papoetico@gmail.com, via pela qual também poderão ser esclarecidas eventuais dúvidas. O(a) autor(a) deverá enviar:
a)      Preenchimento da ficha de inscrição com: Nome do (a) autor (a); Endereço; RG: CPF; Fone; E-mail; Título da fotografia; Pseudônimo;
b)      01 (uma) única fotografia em formato digital: JPG 300 dpi, a partir do tema proposto pelo regulamento deste concurso, não sendo permitido o uso de fotoshop;
c) Dados biográficos do (a) autor(a) em no máximo sete linhas.    
Artigo 6 – As fotografias serão entregues pela internet entre os dias  29 de junho de 2012 e 29 de setembro de 2012.
Artigo 7 – O I CONCURSO de FOTOPOESIA DO PAPOÉTICO – PRÊMIO MOBI oferecerá ao (à) vencedor(a) premiação em máquina fotográfica, conforme discriminação abaixo:
                  Melhor Fotografia:
                        1º Lugar: Uma máquina fotográfica Canon G12, no valor de R$ 1.500,00.
Artigo 8 – As 20 (vinte) fotografias finalistas serão publicadas no JP Turismo (Jornal Pequeno – São Luís / MA), que circula semanalmente às sextas-feiras. Além da premiação do (a) vencedor(a), as 20 (vinte) melhores fotografias selecionadas serão exibidas numa exposição que percorrerá vários lugares de São Luís até o final do ano (escolas, museus, centros culturais, etc).
Artigo 9 – No ato da inscrição da fotografia neste concurso, o autor da mesma cederá os direitos autorais da obra, a título gratuito, ao Papoético, que poderá utilizar, fruir e dispor da obra, seja como integrante de outra obra ou não, além  dos direitos de edição, de publicação, de reprodução por qualquer processo ou técnica (como reprodução gráfica, reprográfica, fotográfica), de comunicação direta e/ou indireta da obra ao público, assim como incluir a mesma em base de dados. A utilização da fotografia será destinada a futuros eventos do Papoético.
Artigo 10 – Não será permitida a participação, no Concurso, de familiares dos membros da Comissão Julgadora do evento.
Artigo 11 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso.
Artigo 12 – A inscrição implica na aceitação integral do presente regulamento.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

AGIOTAGEM PROLIFERA NO ESTADO AUSENTE

De todos os atos nocivos praticados pela oligarquia Sarney contra o povo maranhense, o sucateamento e a privatização do Banco do Estado do Maranhão (BEM) foi um dos mais cruéis.

O BEM poderia ter sido um dos principais indutores do desenvolvimento do Maranhão, financiando as atividades econômicas essenciais à geração de arranjos produtivos, emprego e renda.

Mas, sob o domínio dos Sarney, o BEM foi sugado até a morte e depois vendido ao Bradesco.

Na ausência do banco estadual para operar as linhas de financiamento aos empreendimentos e às prefeituras, os agiotas entram em ação.

Diante da inoperância do Governo do Estado no processo de articulação dos gestores municipais, o dinheiro ilícito estrangula as prefeituras.

Criou-se no Maranhão uma cultura política da corrupção, entranhada nos três poderes do Estado, alimentada pelo dinheiro ilegal da agiotagem.

As prefeituras reproduzem o status do Palácio dos Leões: são pequenas aristocracias parasitárias.

As populações dos pequenos e médios municípios maranhenses vivem à mercê de um patrão – o prefeito.

É o dinheiro da Prefeitura que movimenta o comércio nos dias de pagamento. E só!

Essa é a realidade do Maranhão sem indústrias, sem turismo, com a pequena e a média agricultura sufocadas pelo agronegócio.

Nesse cenário de vazio do Estado o terreno é fértil para o dinheiro ilegal da agiotagem financiar as campanhas.

Os candidatos às prefeituras já estão endividados com os agiotas mesmo antes de ganhar as eleições.

Quando ganham, o dinheiro dos municípios fica totalmente comprometido com o pagamento das dívidas de campanha.

O que sobra o prefeito embolsa, compra duas ou três caminhonetes hilux, dois apartamentos na Ponta d’Areia e o município fica abandonado.

Durante os quatro anos de mandato é isso. E assim sucessivamente.

Com o BEM morto, o Maranhão está nas mãos dos vivos, em todos os sentidos: agiotas e outros mais.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PROFESSOR ORIENTA CANDIDATOS AO ENEM SOBRE REDAÇÃO

Como parte da programação do 10º. Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), nesta sexta-feira, às 17h, na Arena Cultural, vai ser ministrada a palestra “A redação no ENEM: como fazer”, com o professor doutor Marcos Fábio Belo Matos, do curso de Jornalismo, no auditório da UFMA. 

A palestra é aberta a alunos de escolas públicas e privadas, de cursinhos e à comunidade em geral. Não há necessidade de inscrição prévia, a capacidade do local é de 300 pessoas.

Na palestra, os alunos terão oportunidade de analisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, que é exigido nas redações do Enem, além de exercitar a avaliação da qualidade de textos dissertativos a partir da leitura de modelos e antimodelos de textos. Ao final, os participantes podem tirar dúvidas por meio de perguntas.

“É uma forma de fazer o estudante compreender o percurso e a estrutura necessários para escrever uma boa redação”, afirma o palestrante.

UNIVERSIDADE – Este ano a UFMA marcou uma grande presença no Salimp. No Café Literário, houve apresentações de trabalhos científicos de vários cursos; às 18h, foram exibidas sessões de cinema do Cineclube Muiraquitã, com o Festival “Cinema e Literatura” e ainda foram ministradas palestras de professores.

PROGRAMA DO JÔ EXIBE HOJE ENTREVISTA COM PROFESSOR DA UFMA DE IMPERATRIZ

“Emocionante, indescritível!”. Assim definiu o Prof. Ph.D. Gilbert Angerami sobre sua participação no Programa do Jô Soares, que vai ao ar nesta quinta-feira, 28 de junho. Angerami é professor do curso de Comunicação/Jornalismo da UFMA, em Imperatriz, e recentemente conclui o pós-doutorado em Portugal.

Paralelo às atividades docentes, Gilbert Angerami interpreta a personagem drag queen Priscila Camburão. A entrevista foi gravada na última terça 19/06.

Entre outras finalidades, o professor Gilbert Angerami criou a personagem Priscilla Camburão para transformar suas aulas e palestras em eventos agradáveis e atrativos para seus alunos e ouvintes.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PT APLICA MORDAÇA NOS CANDIDATOS A VEREADOR, LIDERANÇAS E MILITANTES

Quem destoar da campanha do petista Washington Oliveira (WO) a prefeito de São Luís sofrerá sanções que vão da advertência até a expulsão.

É o que diz a "resolução política" aprovada no encontro do diretório municipal, dia 23 de junho, que homologou também a aliança com o PMDB, o vice Afonso Manoel e a coligação na proporcional com o PPL (Partido da Pátria Livre).

A resolução, batizada de “mordaça”, é uma tentativa de forçar todos os candidatos a vereador, lideranças e dirigentes a fazer campanha para o candidato a prefeito Washington Oliveira (WO), nome oficial da oligarquia Sarney.

O candidato sarneísta é rejeitado pela metade do partido. Vários candidatos a vereador temem o linchamento público caso posem em fotos ou apareçam na TV junto com WO. É derrota certa.

Com cinco parágrafos, a resolução começa a apertar no terceiro item, onde o partido reivindica fidelidade e outras bandeiras rasgadas pelo PT:

“...Diante deste quadro, em que a eleição de Washington Luiz para prefeito é uma prioridade nacional, estratégica para o crescimento do PT no Maranhão, alerta-se para o fiel cumprimento das disposições estatutárias quanto à fidelidade partidária, não havendo espaço para qualquer um de seus filiados e filiadas, lideranças, candidatos e candidatas à vereança, parlamentares em quaisquer esferas, flertar com candidaturas adversárias ao projeto petista de governar São Luís.”

As ameaças explícitas de expulsão vêm no quarto parágrafo:

“Desta forma, o Diretório Municipal de São Luís aplicará no que couber, através de sua Executiva Municipal, todas as sanções e penalidades previstas no Estatuto em caso de descumprimento e desrespeito de suas deliberações, que sabidamente de todos prevê advertências, suspensão e até mesmo expulsão dos quadros do partido.

A guilhotina petista chegou primeiro ao deputado estadual Bira do Pindaré, ameaçado de expulsão por discordar do atrelamento da candidatura de WO ao grupo Sarney.

Em nova investida, o politburo do PT ameaça expulsar qualquer filiado, menos Lula com a máscara de Maluf.
  
VEJA A ÍNTEGRA DA RESOLUÇÃO POLÍTICA (A MORDAÇA)

O Partido dos Trabalhadores comemora este ano seus 32 anos, vivendo um momento muito rico em São Luís, que por sua vez comemora 400 anos. Atualmente, temos o Vice-Governador do Estado, 3 Deputados Estados Estaduais, 1 Deputado Federal, sem falar em nossos Vereadores e Vereadoras, Prefeitos, Vice-Prefeitos em todo o Estado do Maranhão.

Pela primeira vez em sua história, o PT disputará a prefeitura da capital com reais chances de vitória, pois o nosso candidato Washington Luiz, além do apoio inconteste da Direção Nacional do PT, do Ex-Presidente Lula, da Presidenta Dilma, conta ainda com os movimentos sociais, populares e sindicais e com o apoio de 14 partidos da base aliada da Governadora Roseana, com possibilidades de ampliar até a convenção oficial, assegurando desta forma, um amplo apoio político e tempo de televisão e rádio necessários para potencializar nossas intenções de votos.

Neste cenário, cabe ao Diretório Municipal assegurar as condições políticas para que sejamos os grandes vitoriosos nas eleições de 7 de outubro, contra João Castelo (PSDB), que é o nosso maior adversário em São Luís, no Maranhão e na disputa do Projeto Nacional. Diante deste quadro, em que a eleição de Washington Luiz para prefeito é uma prioridade nacional, estratégica para o crescimento do PT no Maranhão, alerta-se para o fiel cumprimento das disposições estatutárias quanto à fidelidade partidária, não havendo espaço para qualquer um de seus filiados e filiadas, lideranças, candidatos e candidatas à vereança, parlamentares em quaisquer esferas, flertar com candidaturas adversárias ao projeto petista de governar São Luís.

Desta forma, o Diretório Municipal de São Luís aplicará no que couber, através de sua Executiva Municipal, todas as sanções e penalidades previstas no Estatuto em caso de descumprimento e desrespeito de suas deliberações, que sabidamente de todos prevê advertências, suspensão e até mesmo expulsão dos quadros do partido.

Certos de que todos e todas estamos conscientes da importância deste momento histórico para o PT de São Luís, o Diretório Municipal de São Luís conclama toda sua militância para a grande batalha política de 7 de outubro, em que elegeremos nossos vereadores e vereadoras e o Prefeito Washington Luiz para escrevermos uma outra história para a nossa linda São Luís.
São Luís, 23 de Junho de 2012

Luís Fernando Araújo da Silva
Presidente do Diretório Municipal do PT de São Luís.

terça-feira, 26 de junho de 2012

POLÍCIA FEDERAL PRECISA ASSUMIR O CASO DÉCIO SÁ

Os insultos desferidos hoje pelo deputado estadual Raimundo Cutrim (DEM) contra o secretário de Segurança Aluisio Mendes apontam uma situação de instabilidade nas investigações sobre o assassinato do jornalista Décio Sá.

Raimundo Cutrim pôs em cheque o depoimento do pistoleiro Jhonatan de Sousa Silva, que citou o parlamentar com um dos mandantes da execução do jornalista.

Veja AQUI  o pronunciamento do deputado.

Ex-secretário de Segurança do Maranhão por quase dez anos, Cutrim chamou de “moleque” o atual titular da pasta, Aluisio Mendes.

Segundo o parlamentar, o depoimento de Jhonatan foi forjado quando o nome dele – Cutrim – é citado como um dos mandantes do crime.

Trata-se de uma acusação gravíssima, que merece uma apuração independente, cabendo à Polícia Federal assumir a tarefa daqui por diante.

Só a Polícia Federal terá autonomia relativa para apurar a teia criminosa no Maranhão, envolvendo agiotagem, pistolagem, coronelismo e a suposta participação do deputado estadual no assassinato de Décio Sá.

As acusações desferidas hoje pelo deputado Cutrim colocam em confronto duas autoridades da área de Segurança, o ex e o atual secretário, em uma situação vexatória perante a opinião pública.

A exigência da Polícia Federal se dá, também, pela necessidade de uma apuração rigorosa sobre as eventuais ligações entre o assassinato de Décio Sá e o da modelo Fernanda Lages, no Piauí.

Na época, o jornalista Décio Sá denunciava o envolvimento de parlamentares do Maranhão em festas de luxo (orgias) nas quais estaria participando a modelo assassinada.

As investigações no Piauí já revelaram o assassinato do empresário Fábio Brasil pelo mesmo executor de Décio Sá.

Cabe também à Polícia Federal mergulhar fundo na rede de agiotagem que tomou conta das prefeituras e as conexões com quadrilhas organizadas institucionalmente no Maranhão.

Se as investigações ficarem somente na alçada estadual correm o risco de sofrer interferências políticas e desvio de finalidades.

O Ministério da Justiça precisa intervir urgente no Maranhão.

A FOZ DO AMAZONAS

A imensidão da foz do Amazonas, em Belém
publicado em 26 de junho de 2012 às 0:18

Foto: Luis Carlos Azenha

“A gente fica sem saber qual é exatamente o Amazonas, o Tocantins ou o Guamá. Mas, do avião, não há dúvida: é uma imensidão de água a perder de vista. Água barrenta, que fertiliza a foz e o oceano, atrai e multiplica os cardumes de peixes.” (foto LCA).

OPOSIÇÃO A CASTELO E SARNEY FAZ CONVENÇÃO

A convenção do movimento político de mudança em São Luís acontece nesta sexta (29). No ginásio do Colégio Dom Bosco (UNDB), no bairro Renascença, estarão reunidos todos os partidos de oposição ao prefeito João Castelo (PSDB) e Roseana Sarney (PMDB).

Com o lançamento oficial da candidatura do deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) à prefeitura de São Luís, o PCdoB, PSB e PDT marcarão a abertura oficial da campanha oposicionista na capital.

O evento acontece a partir das 15h e terá a participação dos candidatos a vereador dos partidos que comporão a chapa de apoio a Edivaldo Holanda Júnior para prefeito de São Luís e do presidente da Embratur, Flávio Dino.

PCdoB Assessoria de Imprensa 

FILME “MEUS 20 MELHORES AMIGOS” MARCA O RETORNO DO PAPOÉTICO

Papoético funcionará no restaurante “Cantinho da Estrela” (Praia Grande)

Nesta quinta-feira, 28 de junho, às 19 h, celebrando o retorno do Projeto paPoÉtico, será exibido o filme “MEUS 20 MELHORES AMIGOS” (duração de 8 minutos), com produção, roteiro e making off feito por alunos do Curso de Artes Visuais do IFMA (disciplina Vídeo Experimental).

O filme conta com a participação de Lauande Aires, Cris Campos e Letícia Lima. Direção de Ramúsyo Brasil, montagem de Carolina Libério, fotografia de Beto Pio e Edu Cordeiro. A película conta ainda com a Trilha Original "4 reais", de autoria de Sérgio Capirango.

A realização cabe ao Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem e Mídia Dois (NUPPI). A sinopse informa: José de Ribamar achou que fosse ter um bom dia... A Jornada de um homem e sua carteira de cigarros...

Além da apresentação do filme, acontecerá também a realização de um pequeno show de Glenda Raphaela e Raposão dos Teclados, interpretando a trilha original do filme, "4 reais", composição de Sérgio Capirango. Após essas atividades, acontecerá um bate-papo com os autores e atores do filme.

PAPOÉTICO EM NOVO LOCAL

O filme será exibido no restaurante e bufett Cantinho da Estrela (rua do Giz, n º 175, Praia Grande), local com ambiente climatizado, serviço à la carte e tira-gostos especiais. O restaurante fica em frente à praça Valdelino Cécio.

O paPoÉtico, em novo endereço, funcionará no Cantinho da Estrela, a princípio, até o final do mês de agosto. Em seguida, outro espaço deverá abrigar o projeto.

O Projeto paPoÉtico existe desde novembro de 2010. Articulado pelo poeta, jornalista e pesquisador de cultura popular Paulo Melo Sousa, o evento acontece semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 19 horas, reunindo um grupo seleto de convidados, que se encontram para debater arte e cultura, com leituras de poesia, contos e performances, exibição de filmes, apresentações musicais, lançamento de livros etc.

O projeto completou no dia 25 de maio de 2012 um ano e meio de atividades culturais (72 eventos ao todo).

A entrada é franca.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PT DE SÃO LUÍS COLIGARÁ NA PROPORCIONAL COM O PPL

O obtuso PPL (Partido da Pátria Livre) será o companheiro na chapa de vereador do PT na eleição de São Luís.

A coligação foi aprovada em reunião do diretório municipal, neste final de semana, no hotel Abeville.

O PPL terá sete candidatos a vereador na chapa. O PT tem até agora 50 nomes, sendo 37 homens e 13 mulheres. Votou contra a coligação com o PPL o grupo liderado pelo candidato a vereador Joab Jeremias.

Foi aprovada também a aliança com o PMDB e o vice Afonso Manoel na chapa com Washington Oliveira (WO), candidato oficial da oligarquia Sarney na capital.

No final do encontro, o presidente do diretório municipal Fernando Silva apresentou uma resolução política que ameaça os eventuais dissidentes da candidatura de WO a prefeito.

A resolução foi aprovada por 26 votos e 8 contra. Ocorre que vários candidatos a vereador do PT temem um desgaste eleitoral caso atrelem seus nomes ao de WO.

“O candidato a prefeito do PT tira é voto”, confessou um petista ao blogue. Os próprios aliados de WO, em privado, consideram a candidatura do PT sem rumo em São Luis.

ATÉ SÃO PEDRO AJUDA CASTELO

Nunca antes na História de São Luís houve um período de chuvas tão escasso. É regra, no primeiro semestre do ano, o aguaceiro desabar sobre a cidade, principalmente nos meses de março e abril.

O período chuvoso está acabando e só há precipitações esparsas.

Havia uma previsão de que, com as chuvas, a cidade estaria ainda mais destruída nas proximidades da eleição, sem tempo hábil para fazer as improvisadas operações tapa-buracos.

Com poucas precipitações, o tempo em 2012 tem sido generoso com o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição.

É São Pedro ajudando João, o primeiro nome de santo do prefeito.

Mas não é só o tempo que colabora com Castelo. A face da oposição liderada por Flavio Dino (PCdoB) e José Reinaldo Tavares (PSB) também faz movimentos que podem acabar ajudando o prefeito a conquistar mais um mandato.

Vejamos. Flavio Dino e José Reinaldo montaram um grupo de quatro pré-candidatos, sendo que o escolhido teria o apoio dos outros três.

Estava tudo combinado entre Tadeu Palácio (PP), Edivaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS) e Roberto Rocha (PSB).

Um dos critérios adotados para escolher o candidato foi o posicionamento nas pesquisas, lideradas por Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Junior, com pequena vantagem do ex-prefeito Palácio.

Na hora da escolha, Flavio Dino optou por Edivaldo Holanda Junior, provocando a dissidência de Palácio e a dissolução do acordo da unidade em torno do nome indicado por Dino.

Resultado: Tadeu será candidato independente do dinismo, Eliziane Gama perdeu as rédeas do PPS e Roberto Rocha continua sem votos na capital.

Concretamente, do ponto de vista eleitoral, Edivaldo Holanda Junior e Tadeu Palácio vão rachar os votos contra Castelo.

Outro movimento político de ajuda a Castelo foi a reviravolta do ex-governador José Reinaldo (PSB).

Organizador do quarteto anti-Castelo, juntamente com Flávio Dino, José Reinaldo abandonou o barco oposicionista e foi instalar-se no governo tucano.
De uma hora para outra José Reinaldo mudou de lado, passando a ser o homem mais poderoso abaixo do prefeito Castelo.

A atitude do ex-governador atropelou até mesmo o candidato do seu próprio partido, Roberto Rocha (PSB), ex-tucano recentemente convertido ao socialismo.

Como se pode observar, não só o tempo, mas parte da oposição também sopra ventos favoráveis à reeleição do pior prefeito de São Luís em todos os tempos: o tucano João Castelo.

domingo, 24 de junho de 2012

JORNALISTA AMEAÇADO DE MORTE EM CAROLINA

O jornalista Josivaldo Sales vem sofrendo uma série de represálias na cidade de Carolina, sul do Maranhão, por veicular denúncias sobre a administração pública na cidade.

Diretor da rádio comunitária Renascer, Sales já recebeu vários recados. A primeira ameaça veio em forma de atentado no prédio da rádio (foto). Agora foi no corpo a corpo com Sales.



A Secretaria de Segurança precisa ver com cuidado a situação de Carolina.

Veja a carta de Josivaldo Sales:


Amigos do face ,blogs, jornais,rádios e outros meios de comunicação publiquem esta informaçâo pois é unica defesa que temos!!

Ontem por volta de 23 horas eu estava chegando em casa e ao dar entrada pelo portão da minha residência dois elementos entram junto comigo, um com um revolver aparentemente 32 prateado, e me renderam entraram dentro de minha casa e passaram a me humilhar, dizendo nós viemos te trazer um recado,você fala de mais você é linguarudo.
 

Nos últimos dias eu tenho feito denuncias do desvio do dinheiro da merenda escolar, do dinheiro do transporte escolar e denunciando o sumiço das ambulâncias da cidade denunciei também que no ultimo dia 13 o hospital municipal amanheceu sem o café da manhã, sem produtos essenciais de limpeza para a higienização do mesmo, denunciei casos de infecção hospitalar registrados dentro do hospital.
 

E de sábado para domingo últimos um senhor de idade teve que esperar por mais de 24 horas por atendimento medico uma vez que ele estava com traumatismo craniano sendo levado depois de tanto tempo para imperatriz chegando lá em coma profundo!
 

Um outro senhor com problemas de diabetes que já teve uma perna amputada e com outra toda necrosada já esperando por ambulância a três dias,
 sem falar da falta de pagamento dos carros que trabalham no transporte escolar tem região aqui como a região da solta que já esta com 15 dias sem ter aulas para as crianças por falta do transporte escolar.

São muitos os assuntos que trato no meu programa de rádio,deixo pra falar deles todos numa outra oportunidade só quero te informar que esta é a segunda vez que eles tentam calar minha voz,ha um ano atrás eles mandaram queimar minha casa comigo dentro isso repercutiu bastantante, cobramos constantemente a recuperação da creche do canto grande, sem condições de atender as crianças que estão tendo de assistir aulas debaixo de um pé de manga, esta é a segunda vêz será que na terceira eu ainda ficarei de pé?
 

Temo sim por mim e por minha familia!!
 

Peço aos companheiros de imprensa que divulguem espalhem em blogs de outros companheiros,e jornais conhecidos esta é a unica arma que temos o jornalismo!!
 

Que deus nos proteja!
 

Josivaldo Salles - Jornalista.

Não é preciso falar mais nada. É o "Maranhão dos Sarneys" como dizem por todos, pelo país a fora!

GERALDO CASTRO É O MELHOR VICE PARA EDIVALDO HOLANDA JUNIOR

O vereador Geraldo Castro Sobrinho (PCdoB) reúne as melhores qualidades para compor a chapa com o candidato a prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

Geraldo Castro é antenado com as diretrizes do desenvolvimento sustentável, conhece a situação da cidade e, caso a chapa seja vitoriosa, deve assumir uma função de protagonista na gestão.

Fala-se muito em “renovação” da política no Maranhão, com o ingresso de novos nomes em cargos eletivos e nas administrações.

Ocorre que esta renovação não pode ser feita por pessoas jovens carregando velhas práticas políticas.

A oposição a Castelo não pode reduzir o debate eleitoral sobre as pequenas coisinhas miúdas da administração. Asfaltar ruas, tapar buracos e colher lixo são rotinas administrativas.

Caso ganhe a eleição, a oposição a Castelo  precisa mudar essa lenga lenga medíocre sobre a cidade e executar um programa de governo construído agora, durante a campanha.

São Luís precisa de uma transformação. Esse é o desafio. Geraldo Castro tem muito a contribuir no debate.

EXPULSÕES NO PT: POR ONDE COMEÇAR?

O PT de hoje não reúne condições morais e éticas para expulsar qualquer dos seus integrantes.

As ameaças de expurgo do deputado estadual Bira do Pindaré são incabíveis. Bira é fritado no PT por não apoiar a candidatura de Washington Oliveira (WO) a prefeito de São Luís.

WO é o candidato oficial da oligarquia Sarney. Bira é oposição ao governo Roseana Sarney (PMDB) e vem mantendo distanciamento do PT sarneísta.

O posicionamento do deputado é coerente com sua militância no campo democrático. Não há desvio ideológico nessa conduta.

Quem se desviou foram WO e seus aliados, que entregaram o PT a Sarney, sob as ordens de Lula e Zé Dirceu.

Se tiver de abrir processo com pedido de expulsão, o PT deve começar por seu mais ilustre filiado, Lula, que recentemente protagonizou um dos mais grotescos espetáculos da cena política brasileira – a aliança com Paulo Maluf (PP) para disputar a prefeitura de São Paulo.

sábado, 23 de junho de 2012

“SUMMERTIME” EM VÁRIAS VOZES FEMININAS


A primeira (acima) com Sarah Vaughan. Para assistir às outras interpretações, clique nos links abaixo.





O CRIME COMPENSA?

Eliane Cantanhêde
Folha de São Paulo

Há uma enorme perplexidade, sobretudo em Brasília, diante dos sucessivos erros de Lula depois de sair da Presidência e assistir, da planície, ao sucesso de Dilma no Planalto e nas pesquisas.

A aliança de Lula com Paulo Maluf, porém, tem uma lógica eleitoral (certa ou errada) e combina perfeitamente com todos os movimentos de Lula durante seus oito anos na Presidência, resumidos numa frase: vale tudo pelo poder.

Ao juntar-se a Maluf e anunciar a aliança no bunker malufista, diante de uma multidão de fotógrafos, Lula sobrepôs o que considera ganhos eleitorais (quantitativos) a inevitáveis perdas políticas (qualitativas).

Explico: ele vendeu o PT a Maluf por um minuto e meio e pelo ainda forte capital de votos de Maluf em setores conservadores e na periferia da capital paulista. E deu de ombros para a evidente reação de petistas, tucanos ou marcianos.

Fazendo o cálculo, Lula concluiu que valia a pena prestar-se ao que Luiza Erundina chamou ontem de "higienização" de Maluf. A imagem do PT? Já não anda lá essas coisas mesmo desde o mensalão...

Pragmatismo em puríssimo estado, tão ao gosto de quem se atirou com tanto prazer nos braços de Collor, de Sarney, de tantos outros inimigos históricos do PT. E, quando se fala de Maluf, a questão não é ideológica, programática, política. A questão é visceralmente ética.

Registre-se, de quebra, o protagonismo de Lula e a inexpressividade do próprio candidato Fernando Haddad. Em todos os episódios, com Marta, Kassab, Maluf, Erundina, ele parece um mero figurante, de cabelo novo, roupa nova, sorriso novo e completamente dispensável seria deselegante falar em marionete.

Um efeito prático no grave erro político do abraço a Maluf, portanto, é que Haddad vai aumentar e Lula vai reduzir a presença em cena. Nos bastidores, porém, continuará ensinando ao pupilo que o crime compensa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A CAMUFLAGEM PETISTA

Salvador Fernandes *

A notícia da visita do ex-presidente Lula à residência do deputado federal Paulo Maluf (PP/SP) corre o Brasil afora. Motivo do rasga seda: fechar um acordo político-eleitoral com vista a turbinar a cambaleante pré-candidatura do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura da cidade de São Paulo. Diferentes são as opiniões e atitudes relacionadas ao caso. No ato derradeiro, provocou, inclusive, a desistência da ex-prefeita Luiza Erundina de ocupar a vaga de vice na chapa petista. Se muitos brasileiros se sentem surpresos, indignados e traídos, o que dizer de nós, cidadãos maranhenses, que carregamos sobre os ombros as consequências da “moderna democracia” petista, simbolizada na máxima da eterna gratidão aos favores sarneístas. 

Repete-se a cantilena das lideranças hegemônicas nacionais petistas, agora com o reforço do pré-candidato Haddad: “estamos buscando alianças eleitorais com os partidos da base de apoio ao Governo Dilma. Nada de estranho, afinal o Partido Progressista (PP) faz parte da coalizão governista desde 2004”. Sob esta “inovadora” ótica política, uma parcela dos membros do PT - de alta e baixa patentes - vai firmando, nas grandes, médias e pequenas municipalidades acordos eleitorais esdrúxulos, à exemplo da capital maranhense, inclusive com as siglas notadamente oposicionistas - PSDB, PPS e DEM. Todos, em outras épocas, seriam tratados como heresias e não passariam pelo crivo de qualquer uma das instâncias partidárias petistas. 

Argumentam ainda que o País mudou, portanto o PT precisa ser renovado. Com isso, no arraial petista, vive-se o frisson do dividendo eleitoral. O programático deu lugar ao pragmático. Nessa nova quermesse estrelada, atraem-se “noviços empreendedores políticos”, alguns por aguçado senso de conveniência, outros, entre eles veteranos da militância política, por puro e rasteiro oportunismo. 
No Maranhão, como em outras praças, assiste-se, entre os petistas, a uma frenética busca de parceiros eleitorais. Deslizes relacionados à probidade administrativa, à sonegação e à responsabilidade fiscal, ao crime organizado, à agiotagem com dinheiro público, ao enriquecimento ilícito, entre outros tantos - mazelas comuns à boa parte dos grupos políticos locais - não são, na maioria das situações, impedimentos para um acordo eleitoral. 

Antes, nas formulações estruturais petistas, as sucessivas crises institucionais no Brasil teriam sido ocasionadas, em parte, pela ausência de partidos políticos nacionais consistentes. Nesses cenários - que persistem - diziam que as lideranças oligárquicas regionais, por terem o controle das siglas partidárias, transformavam-se nos principais interlocutores políticos junto aos Poderes da República. Assim, esses “monarcas dos sertões” priorizavam, e faziam valer os seus interesses escusos, tanto no tabuleiro político regional quanto no nacional. 

No governo petista, a força política dos senhores oligarcas não sofreu qualquer abalo. Porém, tentam, de forma desvelada, convencer a sociedade de que a construção das relações institucionais ocorre sob a supremacia das direções partidárias componentes da base aliada. Na verdade, tais tentativas camuflam as relações políticas personificadas - das quais são reféns. No caso, querem fazer acreditar que nomes conservadores e arcaicos da política brasileira, como José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Paulo Maluf, entre outros, seriam meros coadjuvantes na manutenção da governabilidade e na definição dos acordos políticos e eleitorais. Pior: sem titubear, vangloriam-se que governam com a maior “aliança partidária” da historia republicana brasileira. 

Isto posto, e sem a prometida reforma político-partidária, dá para acreditar nessa “reinvenção” petista da política nacional? 

* Salvador Fernandes  é economista , servidor público federal  e ex-Presidente Estadual do PT/MA

quarta-feira, 20 de junho de 2012

REITOR DA UFMA AGENDA REUNIÃO COM O COMANDO DE GREVE

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, receberá o comando de greve dos professores, formado pelo Andes e Apruma. A reunião será nesta quinta-feira, às 16 horas. Devido a reunião, a vigília convocada anteriormente pelo comando está suspensa. É o que informa a Apruma. Veja abaixo:

PROFESSORES EM GREVE VÃO FAZER VIGÍLIA NA UFMA

O comando de greve dos professores da UFMA vai realizar uma vigília amanhã, 21, na porta da reitoria da UFMA, a partir das 8 horas. Clique na imagem para ampliar o convite: 

CINECLUBE MUIRAQUITÃ NO 10º. SALIMP


Para homenagear o tema do salão, uma mostra de Cinema e Literatura.

Na sua 10ª. Versão, o Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP) abriu espaço para mais uma arte: agora é o cinema que marca presença na festa da literatura.
A convite da organização do evento, o Cineclube Muiraquitã, da UFMA, preparou a mostra “Cinema e Literatura”. São, ao todo, seis filmes (veja relação abaixo), que fazem um resgate de temas, autores, épocas e escolas literárias. De Guimarães Rosa a Machado de Assis, de Aluízio Azevedo a Jorge Amado, de Frei Beto a Chico Buarque, a literatura nacional ganha as telas.
“A intenção é fazer com que, por meio dos filmes, as pessoas possam se interessar pelas histórias e buscá-las no campo original, a literatura”, enfatiza o coordenador do Muiraquitã, professor Marcos Fábio Belo Matos.
As sessões vão acontecer no espaço “Café Literário” montado no Salimp, sempre às 18h. “É uma hora boa porque as pessoas estão saindo do trabalho e chegando à feira. E enquanto esperam uma palestra ou um show, veem os filmes”, ressalta Marcos Fábio. A única exceção é o último dia, que terá exibição às 16h.
As sessões começam no sábado e vão até o domingo, quando encerra o Salão.
Relação dos filmes: 
23.06 - sáb - 18h - Grande Sertão: Veredas; 
24.06 - dom - 18h - O Cortiço; 
25.06 - seg - 18h - A Cartomante; 
27.06 - qua - 18h - Batismo de Sangue; 
30.06 - sáb - 18h – Benjamin; 
01.07 - dom - 16h – A morte e a morte de Quincas Berro d´Água.

terça-feira, 19 de junho de 2012

COMEÇO DE QUARTA COM PAULO LEMINSKI

EU
eu
quando olho nos olhos
sei quando uma pessoa
está por dentro
ou está por fora
quem está por fora
não segura
um olhar que demora
de dentro de meu centro
este poema me olha

IMPERATRIZ SEDIARÁ MOSTRA CIENTÍFICA DO NORTE E NORDESTE

Encerram-se no próximo dia 30 as inscrições da III Mostra Científica do Norte e Nordeste (MOCINN/2012), que será realizada em Imperatriz, entre os dias 10 e 15 de setembro, com visitação pública gratuita nos dias 11, 12 e 13.

Sobre o MOCINN:

O  MOCINN é um evento itinerante e teve sua primeira edição em 2010, na cidade de Belém, em 2011 em Fortaleza e agendada para 2012 em Imperatriz. Em 2013 o evento ocorrerá em Recife. 

A III MOCINN será realizada em Imperatriz, no mês de setembro, com a participação de alunos de todas as redes e de outras cidades, bem como  projetos de outros países. Já estão confirmados projetos do México, Chile e Colômbia.

Mais informações através do link: mocinn2012itz.blogspot.com.br

Contato para entrevistas: Icléia Costa (coordenadora da Comissão de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação /SEMED): (99) 81669629.

Luana Barros
Assessoria de Imprensa/SEMED
(99) 91258363

PT E DEM JUNTOS EM SÃO LUÍS

Está tudo dominado. A Executiva Nacional do Democratas (DEM) autorizou a aliança com o PT em São Luís. O candidato petista a prefeito, Washington Oliveira (WO), declarou que "é uma honra" ter o DEM na sua coligação.

A ordem para a aliança entre o DEM e o PT veio do cacique demista José Agripino Maia.

O  PT do Maranhão tem aliança também com o PSDB, em Açailândia, onde o petista Antonio Erismar foi vice do prefeito Ildemar Gonçalves e integra a equipe do governo tucano.

Além das alianças com o DEM e assemelhados, o PT sarneísta vem operando uma série de intervenções em diretórios municipais para obrigar o partido a fazer aliança com o PMDB. Cada dia mais degenerado, o PT do Maranhão é um buraco sem fundo.

GOVERNO CANCELA NOVAMENTE REUNIÃO COM OS PROFESSORES FEDERAIS EM GREVE

Mesmo após ter se comprometido em apresentar nesta semana uma proposta para a reestruturação da carreira dos professores federais, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, entrou em contato, por telefone, com a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, na manhã de segunda-feira (18) para cancelar a reunião agendada para hoje, 19.

O encontro desta terça-feira (19) foi marcado durante a última reunião entre o ANDES-SN, representantes do governo e de demais setores da educação, ocorrida no dia 12.

O secretário da SRT/MP argumentou que não houve condições de organizar uma reunião com toda a equipe do governo para que fossem discutidas as propostas e seus impactos financeiros para 2013.

Ainda acrescentou que, em função da Rio+20, há dificuldade de reunir, nesta semana, os representantes de diferentes esferas do governo como, por exemplo, o Ministério da Fazenda.

Mendonça terminou dizendo que a reunião deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não era possível indicar uma data.

A presidente do ANDES-SN solicitou que a suspensão da reunião, determinada pelo governo, fosse oficializada ao Sindicato Nacional por escrito (veja aqui). Marina argumentou que tal atitude irá gerar uma reação na base porque “mais uma vez o governo não cumpre os prazos por ele mesmo anunciados”.

“A reunião do Comando Nacional de Greve irá avaliar o quadro e definir seus passos nacionais. Aguardamos agora a convocação para a próxima reunião. A responsabilidade está com o governo”, acrescentou.

O CNG realizará um ato amanhã, a partir das 9 horas, em frente ao anexo C do Ministério do Planejamento. As atividades de vigília, já indicadas pela base para acontecer amanhã, durante a reunião, por todo o país, serão transformadas em manifestações de protesto dos professores em greve, contra mais um descumprimento de prazo por parte do governo.
FonteSindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN