Pesquisadora da cultura
popular, a professora Letícia Cardoso investiga a repercussão da convergência na
produção/circulação/consumo do bumba-meu-boi no Maranhão.
O bumba-boi já era objeto de
curiosidade acadêmica desde o mestrado em Ciências Sociais (UFMA), quando
Cardoso desenvolveu a dissertação “O teatro do poder: cultura e política no
MA”, que será publicada pela EDUFMA em 2013.
No doutorado em Comunicação
pela PUCRS, Letícia dialoga com as formulações teóricas de Henry Jenkins sobre
convergência e com os estudos culturais latino-americanos.
Veja o perfil da pesquisadora
e a entrevista:
Nome completo:
Letícia Conceição Martins
Cardoso
Graduada em Letras e
Jornalismo, Mestre em Ciências Sociais (UFMA), professora do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo.
Projeto de tese:
Estratégias de comunicação do
bumba-meu-boi do Maranhão em tempos de convergência.
P – Qual a sua trajetória
acadêmica até a chegada ao doutorado?
Letícia Cardoso - Por
influências familiares, sempre tive contato com a cultura popular regional, o
que me levou a estudar na graduação os processos de esteticização nos
bumba-meu-bois em São Luís, formando-me
em 2004. No mesmo ano, na especialização em Jornalismo Cultural, dei
continuidade à pesquisa identificando a forte atuação da esfera política
(estatal) na cultura popular, o que chamei de “indústria política da cultura”.
De 2006 a
2008, no mestrado em Ciências Sociais, realizei um estudo antropológico das
relações de poder estabelecidas entre campo cultural e político no MA, nos
governos de Roseana Sarney (1999-2002). O trabalho, que se chama “O teatro do
poder: cultura e política no MA”, será publicado pela EDUFMA este ano.
Ingressei na docência no campus de Imperatriz em 2008, onde desenvolvi o
projeto de extensão Comcultura e o de pesquisa “Identidades e mediações:
interfaces entre mídia e cultura em Imperatriz”. Em 2011, vim para o campus de
São Luís, onde continuo desenvolvendo pesquisas na área.
P – Como surgiu a ideia de
desenvolver este tema?
Letícia Cardoso - A partir da
percepção de que a convergência cultural vem se inserindo em todos os campos da
sociabilidade e da cognição humana, nossos modos de pensar, de se comunicar, de
se relacionar com o mundo estão cada vez mais em convergência e se utilizando
de algum tipo de tecnologia digital. Fiquei instigada a pensar sobre a
repercussão da convergência na produção/circulação/consumo do bumba-meu-boi,
uma manifestação considerada tradicional, ligada à promessa religiosa e símbolo
de identidade maranhense. Algumas questões são: como ele se atualiza neste
cenário? Que estratégias vem desenvolvendo para se comunicar nesta sociedade
hipermediada? As novas tecnologias podem contribuir para maior autonomia dos
grupos de bumba-boi, na lógica da cultura participativa?
P –Qual a delimitação do seu
objeto de pesquisa?
Letícia Cardoso - Compreender
o bumba-meu-boi no Maranhão como fenômenos comunicacionais, ou seja, enquanto
processos de comunicação fundados sobre a produção /circulação /consumo de
sentido na cultura da convergência. Assim,
são objeto de estudo as estratégias de comunicação e ressignificações do
bumba-meu-boi, o que implica processos de mediação e hipermediação, no contexto
contemporâneo ambientado pelas tecnologias informacionais de comunicação. Nesse
contexto, interessam como objetos empíricos as toadas, os agenciadores no Boi,
a inserção das brincadeiras nas mídias sociais, a apropriação de formas
alternativas de visibilidade midiática...
P – Com quais autores e
teorias você pretende abordar o tema escolhido?
Letícia Cardoso - Sintonizo
minha problematização com os estudos culturais latino-americanos, tomando como
referência a perspectiva da cultura enquanto produção simbólica e comunicação
como mediação, tais como Nestor Garcia Canclini, Jesus Martin-Barbero, Ana
Carolina Escostesguy e Nilda Jacks. Também complementam a discussão teórica os
estudos brasileiros de Folkcomunicação de Oswaldo Trigueiro, Cristina Schmidt e Antonio Hohlfeldt. Para dialogar com a cultura da
convergência, tomarei os estudos de Jenkins.
E a investigação empírica será realizada por meio da
abordagem etnográfica.
P – Quais os objetivos da sua
pesquisa?
Letícia Cardoso - Compreender
as estratégias comunicacionais dos grupos de bumba-meu-boi no contexto da
cultura da convergência no Maranhão contemporâneo;
- Investigar espaços de
produção e instâncias midiáticas advindas dos grupos e/ou redes de
bumba-meu-boi;
- Entender o bumba-meu-boi, a
partir do convívio com outras cadeias comunicacionais (fluxos globais, mídia
convencional, redes digitais, mídias colaborativas, política, mercado).
P – Qual a relevância da sua
pesquisa para o contexto social?
Letícia Cardoso - O Maranhão
possui 25,7% dos seus 6,5 milhões de habitantes abaixo da linha da miséria, o
pior índice entre todos os estados brasileiros e a distribuição da internet
nesta região do país é insatisfatória. Aliado a isso, a organização da cultura
popular é confundida com a gestão estatal ou municipal, não há ainda políticas
públicas efetivas. A meu ver, esses fatores deixam as
culturas populares muito dependentes do campo político. Assim, penso que
ao estudar as relações do bumba-boi estabelecidas a partir das novas
tecnologias, posso identificar e até incentivar possíveis formas de articulação
política, visibilidade e emancipação para esses grupos que, geralmente, estão à margem dos processos
comunicativos hegemônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário