terça-feira, 8 de julho de 2014

HISTEDBR REALIZA EVENTOS ACADÊMICOS EM CAXIAS

A XII Jornada do HISTEDBR e o X Seminário de Dezembro do HISTEDBR-MA serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2014, no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão, focados em temáticas do ensino e pesquisa na área da História da Educação e no debate das políticas educacionais.

Com o tema, “A crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação pública brasileira”, os eventos ocorrerão na cidade de Caxias, na região leste do Maranhão.

Seminário de Dezembro é realizado todos os anos, no mês de dezembro, em São Luís, pelo GT (Grupo de Trabalho) do HISTEDBR (História, Sociedade e Educação no Brasil). O evento acadêmico científico marca sua XII edição em âmbito nacional e sua X edição dos Seminários de dezembro realizado pelo grupo local do Maranhão. 

O HISTEDBR-MA, responsável pela realização de evento anual, realizado no Maranhão, ao longo de nove anos, juntamente com o CEPP e o Instituto Formação, tem contribuído com a construção da história de participação da sociedade civil nos rumos da educação nacional, desde o final dos anos 1980, quando se organizou o primeiro Fórum em Defesa da Educação Pública no Maranhão.

O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - HISTEDBR (Rede nacional de grupos de pesquisadores coordenada pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi- UNICAMP/ Faculdade de Educação - Depto. de Filosofia e História da Educação) tem um de seus grupos de trabalho vinculado à Universidade Federal do Maranhão, HISTEDBR-MA, sob a coordenação colegiada da Profª. Drª Denise Bessa Leda, Profª. Msc. Izaura Silva, Jean Marie Van Damme, Profª. Drª. Maria de Fatima Felix Rosar, Profª. Drª. Maria Regina Martins Cabral e Profa. Msc. Miriam Santos de Sousa.

2 comentários:

  1. O Grupo HISTEDBR no Maranhão tem realizado um trabalho muito articulado junto aos movimentos sociais, seu objeto de pesquisa " a história da luta pela educação pública no maranhão" se confunde com a própria história de cada integrante do grupo. Muitos pesquisadores são integrantes de sindicatos, associações comunitárias, militantes de movimentos sociais e buscam articular a produção do conhecimento com produção da práxis. Apesar de ter projetos de pesquisa sequenciadamente reprovados pela FAPEMA, o grupo tem seus trabalhos reconhecidos fora do estado do Maranhão, em outras universidades e em outros espaços acadêmicos. Realizar pesquisa socialmente comprometida no Maranhão é travar uma batalha contra o capital! Por isso o debate " A crise do capital e os impactos sobre a educação pública" em tempos de greves, manifestações e em cenário de eleição para governo será rico para os educadores do Maranhão. Caxias sempre protagonista aguerrida na história do Maranhão, e certamente o evento contará com um dos maiores participantes deste Estado, os professores de Caxias. Lutadores!

    ResponderExcluir
  2. O Grupo HISTEDBR no Maranhão tem realizado um trabalho muito articulado junto aos movimentos sociais, seu objeto de pesquisa " a história da luta pela educação pública no maranhão" se confunde com a própria história de cada integrante do grupo. Muitos pesquisadores são integrantes de sindicatos, associações comunitárias, militantes de movimentos sociais e buscam articular a produção do conhecimento com produção da práxis. Apesar de ter projetos de pesquisa sequenciadamente reprovados pela FAPEMA, o grupo tem seus trabalhos reconhecidos fora do estado do Maranhão, em outras universidades e em outros espaços acadêmicos. Realizar pesquisa socialmente comprometida no Maranhão é travar uma batalha contra o capital! Por isso o debate " A crise do capital e os impactos sobre a educação pública" em tempos de greves, manifestações e em cenário de eleição para governo será rico para os educadores do Maranhão. Caxias sempre protagonista aguerrida na história do Maranhão, e certamente o evento contará com um dos maiores participantes deste Estado, os professores de Caxias. Lutadores!

    ResponderExcluir