Caos no trânsito de São Luís precisa de um enfrentamento através do diálogo com a população |
A “gangorra” no preço da passagem de
ônibus em São Luís revela o desencontro entre a Prefeitura e a cidade.
Sem diálogo com a população, o
prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) já começa a ser criticado até pelos
aliados.
O aumento abusivo nos preços das
tarifas, para atender às chantagens dos empresários, ampliou a rejeição do
prefeito.
A reação imediata dos protestos
obrigou a Prefeitura a recuar, mediante a intervenção do Palácio dos Leões para
salvar o aliado no Palácio La Ravardière.
Atuando como bombeiro, o governador
Flávio Dino (PCdoB) entrou no circuito e desonerou o ICMS sobre o diesel para
baixar o reajuste.
Medida paliativa, a redução do
aumento de R$ 0,40 para R$ 0,20 não resolve o problema.
O aumento ficou menor, mas ainda é
alto para a grande massa trabalhadora que utiliza o transporte coletivo em São
Luís.
A compra de novos ônibus também é paliativa.
Funciona como remendo no tecido rasgado.
Para enfrentar o problema do transporte
público, a Prefeitura, o Parlamento Municipal, o Governo do Estado e o
Ministério Público precisam dialogar com a população.
É hora de construir um Fórum de
Mobilidade Urbana, reunindo usuários, a Promotoria de Defesa do Consumidor, a
Câmara de Vereadores, empresários e o poder executivo (estadual e municipal) na
construção de saídas para o caos de São Luís.
Uma das principais tarefas do Fórum
de Mobilidade Urbana é dar transparência às planilhas de custos dos empresários
e aos contratos de concessão das linhas.
É inadmissível o segredo sobre algo
tão importante na vida da população. Os moradores de São Luís têm o direito de
saber como e quanto é investido no setor de transporte.
Ato contínuo, a Prefeitura deve convocar
os usuários para discutir os parâmetros da licitação do transporte.
Trata-se de concessão pública;
portanto, de amplo interesse da cidade.
A licitação tem de ser participativa,
transparente e sob controle social, amplamente debatida com todos os envolvidos.
Os governos estadual e municipal, em
diálogo com a população, precisam construir uma plataforma de mobilidade urbana
para São Luís pautada no diálogo e na transparência.
Medidas paliativas só adiam o
problema, que uma hora pode estourar e ter consequências piores para todos.
O prefeito Edivaldo Holanda Jr
parece confiar sua reeleição na velha política das obras de última hora, maquiando
a cidade com as repetidas operações tapa-buracos.
Pode ser que esta prática do passado ainda
funcione em 2016, mas ela será atravessada por fatos novos e modificadores no
comportamento dos usuários, a exemplo dos protestos.
Operações tapa-buracos sempre foram
solução mágica na re(eleição) de prefeitos em São Luís. Mas, até quando?
Na hora de pagar a passagem, o
eleitor vai sentir outro buraco - no orçamento familiar. Esse, o prefeito não
pode tapar.
Olá Amigo, Ed Wilson!?
ResponderExcluirParabéns pelo belo texto. Foi no âmago do realidade.
Parceiro, vejo que o meu link (na sua Lista de Blogs) não tá atualizando ....e tenho certeza que é por conta do novo DNS que foi propagado.
Favor deletar aquele lin na sua lista e colocar este novo (www.blogdoraymundojose.com.br) atualizado.
Ficarei agradecido
Acho que vais sim surtir um efeito positivo tirar os velhos empresários do sistema. Mas a população tbm tem que mostra interesse por que o povo sabe reclamar da boca pra fora, mas na hora de ir na audiência nada
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