domingo, 31 de maio de 2015

O BLÁ, BLÁ, BLÁ SUICIDA DE LOBÃO

por Samuel Carvalho Marinho, contador e estudante de Psicologia

Dez anos já se passaram sem que o cantor e compositor Lobão tenha efetuado um registro musical digno de sua trajetória marcante na música brasileira.

Pelo contrário, sua carreira já se configura como um caso ímpar de desconstrução na história da nossa música popular, daquilo que antes era um incontestável caminho de subversão, pautado na mais clássica atitude rock´n´roll.

Se em outros tempos a posição política foi o trampolim da carreira de muitos artistas brasileiros, no caso de Lobão hoje parece ser o peso do guindaste que o faz descer ladeira abaixo.  

E à decadência do lobo falta uma certa dose de elegância.  Ninguém parece mais levar a sério seus os uivos e grunhidos, cheios de devaneios e contradições.

Sofrendo de uma espécie de síndrome tardia do “rock errou”, ele parece muito tranqüilo e consciente do suicídio que comete ao vestir a ridícula carapuça de pastiche do rock e se aliar a uma corrente ultraconservadora, daquelas de ir pra rua defender a volta do regime militar.

Pra quem compôs “Vida Bandida”, um brado vibrante e muito consciente sobre o cerceamento da própria liberdade, elogiar a ditadura e soltar ataques pessoais a Chico Buarque é jogar na lata de lixo o pouco de brilhantismo que conseguiu propagar.

Do mágico e pertubador universo paralelo criado em 1999 com a “Vida é Doce”, marco na produção independente da música brasileira, Lobão segue muito longe do rastro daquela originalidade musical e da poética conturbada que exalava a um só brado anarquia e independência, com todos os adjetivos pueris que isso pode nos inspirar.

É dele também a incursão mais surpreendente pelo mundo do samba, com uma visão ultra-particular regada a overdoses de filosofia contemporânea, registrado no pouco conhecido, mas não menos genial, “Nostalgia da Modernidade”.

Tivesse o fim trágico dos seus ilustres pares dos anos 80, o compositor de “Vida Louca Vida” talvez ocupasse hoje confortavelmente o trono da realeza do BRock, na prateleira daqueles rebeldes aparentemente sem causa que morreram cedo demais.

Mas quem sabe esse ideal iconoclasta realmente nem seja interesse de quem carrega nas veias uma subversão acima de qualquer suspeita, e eu possa estar completamente enganado. Afinal o homem é lobo do próprio homem, e Lobão, há muito se sabe, é também um artista de adjetivos múltiplos e fortes para a vida: breve, louca, bandida, doce.

Que venha então o seu réquiem uivado e o retire de vez desse inferno astral, sob a forma de canção, como há de ser...  Que de blá, blá, blá radiofônico em tempos de twitter a gente já tá cheio.

RESÍDUOS SÓLIDOS: AGENDA IMPORTANTE PARA O MARANHÃO

Prefeitura de São Luis anunciou o fim do Aterro da Ribeira, em 27 de julho
A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) realizaram sexta-feira (29), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, um workshop para debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Nº 12.305/2010.

O tema vem sendo apresentado em 12 capitais brasileiras, com o objetivo de divulgar a legislação pertinente aos resíduos sólidos e a sua aplicação nos estados e municípios.

Em grande parte, a inciativa de colocar este problema em pauta deve-se ao promotor Fernando Barreto, recém-eleito presidente da Abrampa.

A tarefa não é fácil, mas Barreto é persistente, capaz e sensível às boas causas do Ministério Público.

Quando foi instituída, em 2010, a Lei Nº 12.305 estabeleceu prazo para que as prefeituras extinguissem os lixões a céu aberto e elaborassem os planos municipais de resíduos sólidos. A mesma recomendação foi dada aos estados.

Resultados:

1) a maioria das prefeituras manteve os lixões ou fez maquiagens, transformando-os em aterros controlados;

2) os planos foram elaborados a toque de caixa, com suspeitas de que empresas de consultoria ganharam muito dinheiro fazendo peças de ficção, à base do “control c / control v”, sob encomenda dos prefeitos.

LIXÕES PREDOMINAM
Promotor Fernando Barreto apresentou dados sobre os lixões no Maranhão. Foto: Carolina Prazeres
Em sua exposição sobre a Lei Nº 12.305/2010, o promotor Fernando Barreto apresentou dados preocupantes sobre o Maranhão. Vejamos:

83,97% dos municípios têm lixões a céu aberto;

13,74% das cidades possuem aterros controlados, maquiagem para o lixão;

1,53% fizeram aterro sanitário;

0,76% queimam o lixo;

Na síntese de Barreto, o panorama do Maranhão é de 90% a 95% dos municípios com lixões ou aterros controlados.

O prazo mais recente para a extinção dos lixões foi agosto de 2014. Na Marcha dos Municípios de 2015, os prefeitos atrasados reivindicaram novos adiamentos.

Vigilante, o MP cobra as prefeituras e tenta sensibilizar os gestores. Estes, por sua vez, reclamam que tratar lixo é oneroso.

Participante do workshop, o deputado federal Vitor Mendes (PV), ex-secretário de Meio Ambiente no governo Roseana Sarney (PMDB), fez o coro dos prefeitos.

Segundo o parlamentar, os municípios não têm recursos para manter os aterros sanitários. “É um problema quase sem solução. Aterro é caro para construir e manter”, frisou.

Em geral, no Maranhão, os prefeitos costumam aplicar os recursos públicos em apartamentos de R$ 4 milhões e carros luxuosos de R$ 300 mil, ostentando o dinheiro público.

Esse lixo da política está se lixando para os resíduos sólidos.

A curto prazo, a solução de Mendes para gerenciar o lixo é a instituição de PPP (Parceria Público Privada), através do governo federal.

Porém, a proposição do deputado foi contestada pelo promotor Raimundo Moraes, do Ministério Público do Pará. Para Moraes, entregar a gestão do lixo ao mercado não é a única nem a saída mais acertada para os resíduos sólidos.

LOGÍSTICA REVERSA
Lixão em Paço do Lumiar é realidade em quase 95% dos municípios do Maranhão
Um dos desdobramentos do workshop é a popularização do conceito de logística reversa: 

“instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Traduzida, a legislação visa evitar a geração e reduzir a quantidade dos resíduos (reutilizar, reciclar, tratar) e dar a devida disposição final aos rejeitos – tipo de lixo que não admite reaproveitamento, tratamento e recuperação.

Nessa perspectiva, três medidas seriam fundamentais: adotar tecnologias limpas de tratamento, incentivar a reciclagem e integrar os catadores, com dignidade, à cadeia produtiva do lixo.

Em outras palavras, significa transformar os resíduos em matéria-prima.

A iniciativa da Abrampa visa educar os gestores naquilo que já é de amplo conhecimento: a logística reversa limpa as cidades, gera empregos, economiza energia, estimula arranjos produtivos e humaniza os catadores.

Na logística reversa, economia de energia é tudo. Segundo a presidente da Abividro, Ana Paula Bernardes, um terço do preço do vidro corresponde a consumo de energia para aquecer forno e fundir o produto final.

CARITAS E ASCAMAR
Esforço da Ascamar retira lixo das ruas, mas falta apoio para os catadores

Em São Luís, a Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascamar), criada há 11 anos, congrega 17 trabalhadores na coleta e seleção de resíduos sólidos. Funcionando aos trancos e barrancos, trata-se de uma experiência que precisa ser observada e valorizada pelos gestores públicos.

A Caritas Brasileira, regional Maranhão, é uma das poucas entidades antenadas ao tema. Através do projeto “Reciclando Vidas”, a Caritas vem sensibilizando e cobrando as autoridades sobre as dimensões da cadeia produtiva dos resíduos sólidos.

Implantado em Imperatriz, Buriticupu e Balsas, o projeto “Reciclando Vidas” é desenvolvido em parceria de Caritas Brasileira, Caritas Espanhola e Comunidade Europeia. 

“A ideia do projeto é despertar os(as) catadores(as) para os direitos que têm, despertar o Estado e a sociedade para o reconhecimento e responsabilidades não só para com os resíduos sólidos, mas sobretudo para com os trabalhadores, no contexto dos direitos humanos e da garantia de políticas públicas para o segmento”, explicou Ricarte Almeida Santos, diretor executivo da Caritas Maranhão.

Em sintonia com a Caritas, a presidente da Abividro, Ana Paula Bernardes, defendeu a humanização dos trabalhadores do lixo. “O catador tem de ser um agente ambiental, com carteira assinada”, sugeriu.

OUTROS RESÍDUOS

Cantado pelos prefeitos, o mantra da falta de recursos para tratar os resíduos sólidos é facilmente silenciado.

Desvio de dinheiro público e coleta de lixo é uma experiência concreta de logística reversa, ou melhor, logística perversa.

Em São Luís, basta recordar que a antiga Companhia de Limpeza e Serviços Urbanos (Coliseu) foi sangrada até a morte. O ex-prefeito João Castelo (PSDB) encarregou-se de fazer a liquidação da empresa.

Depois da Coliseu, vieram os contratos de emergência, sem licitação, com a Limpel/Limpfort e a Vital Engenharia.

A dispensa de licitação continua. Nas eleições para a Prefeitura, o dinheiro gasto com a coleta de lixo sempre volta ao noticiário. Deve ser assim em 2016.

Em meio a um desafio tão grande para instituir uma política de resíduos sólidos, a boa notícia é que a Prefeitura de São Luís vai fechar o Aterro da Ribeira, dia 27 de julho.

O anúncio veio do secretário de governo, Lula Fylho, representando o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC), que não compareceu ao workshop.

A má notícia foi a fotografia das cidades maranhenses, revelada pelo deputado Vitor Mendes. A frase merece destaque:

“A primeira coisa que a gente vê na entrada nos municípios do Maranhão é a placa do armazém Paraíba. E, ao lado, o lixão. É o cartão de visita em quase todas as cidades”

Falou e disse!

sábado, 30 de maio de 2015

COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM PAUTA NO PROGRAMA "TIMBIRA DEBATE"

O programa "Timbira Debate", com apresentação de Marcos Saldanha, recebeu convidados para um diálogo produtivo sobre comunicação pública.

Ouça aí:

APRUMA CONVOCA ASSEMBLEIA PARA DECIDIR SOBRE GREVE

Veja o edital:

EDITAL 05 / 2015

Assembleia Geral Extraordinária

A Diretoria da APRUMA - Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão – Seção Sindical do ANDES - SN, nos termos do artigo 13 de seu Regimento Interno, convoca os seus associados para Assembleia Geral Extraordinária, no dia 02 de junho de 2015 (terça-feira), às 17h00, no auditório Ribamar Carvalho – Área de Vivência / Campus Bacanga – UFMA.

Pauta:
1. Informes;

2. Discussão e votação sobre início da greve na UFMA – adesão à greve das IFES.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

CORRUPÇÃO, CARRÕES & MILHÕES EM SÃO LUÍS

Garimpo São Luís: carro de alto valor no meio da lama
Olhando o noticiário policial e as ruas de São Luís, é possível encontrar alguma explicação para os contrastes da cidade.

Entre os piores indicadores sociais do Brasil, temos também o maior desfile de carros de luxo e condomínios com preços na estratosfera do mercado imobiliário.

Em qualquer rua da cidade, é muito comum assistir ao trânsito de centenas de caminhonetes SW4 e veículos esportivos com valores acima da média nacional.

A pergunta é: quem compra tantos veículos na faixa de R$ 200 mil e apartamentos de até R$ 5 milhões?

Além dos prefeitos, clientes preferenciais desses mimos, a ostentação é feita também por operadores da corrupção em todas as dimensões, fartamente noticiados nas operações policiais.

AGIOTAGEM E OUTRAS MÁFIAS
Mansão de um dos suspeitos presos no esquema de fraude na Univima
Quando “Pacovan” foi preso por suspeita de agiotagem, entre os objetos recolhidos para investigação havia uma grande quantidade de chaves de veículos de luxo.

Na operação ‘Cayenne’, que constatou desvio de R$ 34 milhões da Univima, a polícia apreendeu carros de luxo, joias estimadas em mais de meio milhão de reais, relógios de marca, com unidades que superam R$ 20 mil e outros objetos de ostentação dos suspeitos.

Com um dos presos, Paulo Giovanni, a polícia encontrou um Corolla e um Fusion, mas a investigação constatou que ele já possuiu vários carros caros, como SW4, Hillux e até um Porsche Cayenne, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil.

A casa de Giovanni, no Araçagi, está avaliada em R$ 2,2 milhões.

Os quatro suspeitos presos até agora são os peixes pequenos do esquema fraudulento da Univima. Imagine você o que a Polícia pode encontrar em poder dos peixes grandes, se forem presos.

ETNOGRAFIA DAS RUAS
Caminhonetes forrozeiras: exibicionismo e poluição sonora na moda de São Luís
A cidade rodeada de pobreza é palco da maior ostentação de carros de luxo, apartamentos de 5 R$ milhões e mansões cinematográficas.

Em certos momentos, São Luís parece com os monstrengos construídos à beira de garimpos, feitas de improviso.

Nas ruas esburacadas e cheias de lama, o desfile de carros de luxo agride a degradação urbana.

A ostentação está no preço e nas toneladas de som automotivo agregadas aos veículos, tocando sempre o mesmo forró, atravessando os sinais vermelhos e fazendo manobras imprudentes sobre os meios-fios e calçadas.

Esses possantes forrozeiros são o luxo preferido de quem curte “rapariga & paredão”, dupla fonte de inspiração dos estribados no desvio de dinheiro público que curtem a vida em São Luís.

Democracia é assim. A Athenas Brasileira é também prostíbulo e lavanderia dos milhões da corrupção.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

GOLPE DE EDUARDO CUNHA: SAIBA O QUE ACONTECEU

DIA DE LUTO PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA!Na noite desta quarta-feira (27), Eduardo Cunha manobrou, desrespeitou o acordo de líderes e deu um golpe contra a democracia brasileira. Com isso, foi aprovado por 330 votos favoráveis a emenda que constitucionaliza a doação empresarial de campanha eleitoral para partidos políticos no Brasil. Esta alteração constitucional precisa ser votada em segundo turno na Câmara e ser aprovada pelo Senado. A sociedade brasileira precisa repudiar este golpe, exigindo que o Senado rejeite a legalização da corrupção eleitoral. A "reforma política" de Cunha é uma desmoralização para o parlamento, já que seu único objetivo, que motivou inclusive a manobra do presidente da Câmara, era incluir o financiamento empresarial na Constituição Federal, para driblar o julgamento do STF em que a maioria dos ministros do Supremo já haviam se manifestado pelo fim deste tipo de financiamento que, comprovadamente, está na raiz da corrupção política no país.O PSOL entrou em obstrução no plenário da Câmara no momento da votação, por considerarmos a votação ilegítima, já que a matéria já tinha sido derrotada no dia anterior e deveria ter sido dado como matéria vencida. Agora, vamos canalizar nossas energias para fortalecer a mobilização popular contra este retrocesso e pela rejeição da PEC da Corrupção.Mandato Ivan Valente - PSOL/SP

Posted by Ivan Valente on Quinta, 28 de maio de 2015
Deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) explica a manobra do presidente da Câmara

Na noite desta quarta-feira (27), Eduardo Cunha (PMDB) manobrou, desrespeitou o acordo de líderes e deu um golpe contra a democracia brasileira. Com isso, foi aprovado por 330 votos favoráveis a emenda que constitucionaliza a doação empresarial de campanha eleitoral para partidos políticos no Brasil.

Esta alteração constitucional precisa ser votada em segundo turno na Câmara e ser aprovada pelo Senado.

A sociedade brasileira precisa repudiar este golpe, exigindo que o Senado rejeite a legalização da corrupção eleitoral. A "reforma política" de Cunha é uma desmoralização para o parlamento, já que seu único objetivo, que motivou inclusive a manobra do presidente da Câmara, era incluir o financiamento empresarial na Constituição Federal, para driblar o julgamento do STF em que a maioria dos ministros do Supremo já haviam se manifestado pelo fim deste tipo de financiamento que, comprovadamente, está na raiz da corrupção política no país.

O PSOL entrou em obstrução no plenário da Câmara no momento da votação, por considerarmos a votação ilegítima, já que a matéria já tinha sido derrotada no dia anterior e deveria ter sido dado como matéria vencida. Agora, vamos canalizar nossas energias para fortalecer a mobilização popular contra este retrocesso e pela rejeição da PEC da Corrupção.

Deputado Federal Ivan Valente – PSOL(SP)

Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 27 de maio de 2015

POLÍCIA NA UNIVIMA: OPERAÇÃO ‘CAYENNE’ PRENDE SUSPEITOS DE DESVIAR QUASE R$ 34 MILHÕES DA EDUCAÇÃO

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira, 27, a Operação "Cayenne", que prendeu quatro suspeitos de integrarem uma quadrilha acusada de desviarR$ 33, 78 milhões na Universidade Virtual do Maranhão (Univima), entre 2010 e 2013. 

As investigações começaram a partir do resultado de auditorias realizadas pela Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), que revelaram desvio de verbas públicas, no governo passado. Os presos na operação "Cayenne" foram apresentados pela Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A Operação 'Cayenne’ envolveu diversos entes do Estado.

Entre os presos estão:

Paulo Giovanni Aires Lima, 

José de Ribamar Santos Soares, 

Inaldo Damasceno Correa e 

Valmir Neves Filho. 

Eles são suspeitos de desviar aproximadamente R$ 34 milhões da Univima. Na ação, foram apreendidos carros de luxo; joias, estimadas em mais de meio milhão de reais; e relógios de luxo, alguns deles superando R$ 20 mil. As buscas e apreensões foram realizadas em mansões na cidade de São Luís.

Auditores do Estado realizaram serviços de auditoria na Univima e desvendaram um esquema de desvio de recursos públicos do órgão através de fraude no sistema financeiro do Estado, o Siafem.

ENTENDA O ESQUEMA

O esquema fraudulento funcionava da seguinte forma: os ordenadores de despesa do órgão realizavam pagamentos normais aos credores do órgão, que tinham contratos em vigor e que apresentaram faturas a serem pagas. Depois da emissão das ordens bancárias e de confirmar o pagamento pelo banco, o responsável pelo setor financeiro cancelava o pagamento no sistema Siafem e lançava novo pagamento, dessa vez, para empresas fantasmas, usadas apenas para desviar os recursos públicos. A fraude foi realizada durante três anos. Nesse período, os órgãos foram comandados pelos ex-secretários Olga Simão e José Costa.

“Ao receber o relatório de auditoria apontando a fraude, instauramos um procedimento na Corregedoria Geral do Estado para investigar os fatos e depois compartilhamos as provas e relatórios com a Polícia Civil. Ainda não é possível afirmar o envolvimento de servidores de alto escalão, mas a Corregedoria Geral do Estado, vinculada à Secretaria de Transparência, aprofundará as investigações”, destacou o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, ressaltando que um dos compromissos da atual gestão é a transparência e o combate à corrupção.

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, destacou o trabalho sério e imparcial realizado pelo governo Flávio Dino no combate ao desvio de recursos financeiros no estado. “A operação visa o combate à corrupção em todas as suas formas. Esses desvios não atingem apenas o patrimônio de forma individual, mas lesa a coletividade. O sistema penal não deve olhar nomes, sobrenomes e cargos. Foi o que foi feito”, pontuou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros, destaca que a operação deflagrada nesta manhã é o cartão de apresentação da nova superintendência. “A operação visa investigar desvios na monta de R$ 34 milhões da Univima, a partir de ordens de pagamentos bancários feitos de forma fraudulenta e com vistas à simulação de pagamento de fornecedores”, destacou. 

O delegado acrescentou a importância da parceria existente entre a Polícia Civil e o Ministério Público, que tem promovido resultados expressivos nas ações desencadeadas no combate ao desvio de verbas. “A partir dessa colaboração, foi viável essa ação. É importante salientar que a operação está apenas em sua 1ª etapa, e ainda não podemos dimensioná-la. Mas, é certo que as investigações vão prosseguir, e em breve, provavelmente, teremos fatos novos” explicou.

PARCERIA

O promotor de justiça José Osmar Alves frisou o trabalho em parceria desenvolvido pelas instituições. “A parceria entre o Ministério Público e a Polícia Civil está dando certo e vai continuar dando muitos resultados em curto espaço de tempo. Estamos cumprindo a lei. O poder judiciário com apoio do aparato policial vai responsabilizar quem estiver envolvido em esquemas fraudulentos, independente de quem seja”, pontuou.

O delegado Ricardo Moura, que preside o inquérito, informou que os desvios investigados na Univima ocorreram entre 2010 e 2012. “Com a operação deflagrada nesta quarta-feira (27), conseguimos obter várias provas. Os funcionários presos na ação apresentavam patrimônio incompatível com a s rendas declaradas por eles”, afirmou.

O balanço da ação foi apresentado na tarde desta quarta-feira (27), em uma coletiva de imprensa, realizada no auditório da Secretaria de Segurança Pública. Estiveram presentes, o secretário de segurança pública, Jefferson Portela; o secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Lago; o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o delegado Ricardo Moura, da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção; e o promotor de justiça José Osmar Alves.

COMBATE À CORRUPÇÃO

Tratadas como prioridade pela gestão Flávio Dino, as ações de combate à corrupção já apresentaram diversos resultados nestes cinco primeiros meses de gestão. Em apenas cinco meses, a Comissão de Investigação de Agiotagem e a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) em ações conjuntas com o Ministério Público Estadual já deflagraram operações como a ‘Imperador’, ‘Mahajara’, ‘El Berite’ e ‘Morta Viva’, que revelaram desvios na ordem de R$ 100 milhões.

As ações integram o plano de metas estabelecido pelo governador Flávio Dino para garantir o combate à corrupção e controle social das contas públicas no Estado. Também com este intuito, o atual governo criou a Secretaria de Transparência e Controle (STC), com a missão de assistir direta e imediatamente no âmbito da defesa do patrimônio público. 

“O objetivo primordial é o combate à corrupção, narcotráfico e homicídio, haja vista que este tripé, de forma direta, infelizmente, é responsável por grande parte da violência do estado”, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portella.

Agência Secom

VEJA AS OPORTUNIDADES DE EMPREGO NO SINE

RELAÇÃO DE VAGAS – 28/05/2015

Açougueiro

Auxiliar de cozinha

Auxiliar mecânico de refrigeração

Bombeiro hidráulico

Chefe de seção de serviços gerais

Chefe de serviço de limpeza

Empregado doméstico nos serviços gerais

Mecânico de refrigeração

Motorista carreteiro

Nutricionista

Repositor de mercadoria

Serralheiro de alumínio

Técnico de enfermagem

Vendedor interno

RELAÇÃO DE VAGAS – PCD 28/05/2015

Assistente administrativo

Atendente de telemarketing

Auxiliar administrativo

Auxiliar de crédito

Auxiliar de escritório

Auxiliar de lavanderia

Auxiliar de limpeza

Empacotador, a mão

Técnico de enfermagem

CADASTRO NO SINE

Para candidatos em busca de emprego e qualificação profissional que desejamos cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE), o mesmo pode ser feito presencialmente, em um dos postos do SINE ou via internet, por meio do Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.

CADASTRO PRESENCIAL

Para o cadastro presencial, basta comparecer a um dos Postos de Atendimento do Sine-MA - Casa do Trabalhador, instalados em 15 municípios do Estado com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho; Cartão ou Número do PIS; Identidade; CPF; Comprovante de Residência; e Comprovante de Escolaridade.

CADASTRO PELA INTERNET

O trabalhador também pode se cadastrar no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, para verificar vagas de emprego sem sair de casa, e ainda se candidatar para a vaga que aparecer no seu perfil, tendo somente que comparecer a um posto do Sine-MA mais próximo de sua residência para pegar a Carta de Encaminhamento. Lembrando que o cadastro no Sine-MA oportuniza ao trabalhador maranhense a concorrer a vagas de emprego em qualquer lugar do Brasil, sendo que Empregadores de todo o Brasil também poderão ter acesso ao cadastro destes trabalhadores.

FORRÓ PÉ-DE-SERRA: DÁRIO RUBENS LANÇA CD COM SHOW DO TRIO NORDESTINO

Com presença confirmada do Trio Nordestino, um dos maiores grupos de forró verdadeiro do Brasil, o cantor maranhense Dário Rubens vai lançar o 2º CD da sua carreira, neste dia 29 de maio (sexta-feira), às 21 horas, na Associação do Pessoal da Sucam, na rua Boa Esperança - Turu. 

Quem comprar o ingresso com antecedência ganha o CD de Dário Ruben (veja abaixo os pontos de venda).

O Trio Nordestino é um grupo de forró autêntico que já completou 57 anos divulgando o maior ritmo da região. Com mais de duas horas de show, o grupo vai reviver os antigos sucessos e sacudir o terreiro com as músicas recentes.

Haverá participações especiais do grupo Pé no Chão e Seu Raimundinho do Forró, Cícero do Acordeon e o Trio Forró Pegado.

ONDE COMPRAR INGRESSOS 

Vendas de ingressos: Matuttu's (Cohama), Mandacaru (Araçagy), Panela de Minas (Turu), Lanchonete do Patrício (Centro), Clínica dos Óculos (praça Deodoro), Galeria de Santaninha (rua de Santaninha), na mercearia do João no (cruzamento da Fonte do Ribeirão com rua do Machado) e na autoescola Camilo (Vila Palmeira).

Mais informações nos fones: (98) 9 8121 0150 e 9 9972 7051

terça-feira, 26 de maio de 2015

APOIO DO PT DE SARNEY INCOMODA E PREOCUPA A CANDIDATURA DE NAIR PORTELA À REITORIA DA UFMA

O reitor Natalino Salgado demonstrou preocupação com o atrelamento da sua candidata a reitora, Nair Portela, ao grupo do PT liderado por José Sarney, através do conselheiro do TCE Washington Oliveira (WO).
No jornal O Estado do Maranhão, o presidente do PT, Raimundo Monteiro (camisa azul),
exalta as qualidades de Nair Portela e  abraça o reitor Natalino Salgado
Na edição de hoje do Jornal Pequeno (JP), o reitor amenizou o apoio, desqualificando seus interlocutores no PT. "A pecha de sarneizista não cola na professora Nair”, atenuou Salgado na manchete do JP.

Ontem, no jornal O Estado do Maranhão (imagem acima), os sarnopetistas eram celebrados pelo reitor.

A mudança de posição de um dia para o outro ocorreu após a péssima repercussão das fotos do PT de Sarney com o reitor e sua candidata Nair Portela.

COMPANHEIROS

Oficialmente, o PT de Sarney realizou um café da manhã na casa do vereador Honorato Fernandes para declarar apoio e engajamento na campanha de Nair Portela.

A organização do evento fez ampla distribuição das fotos nas redes sociais, onde o reitor Natalino Salgado e Nair Portela abraçam o presidente do PT Raimundo Monteiro, o vereador Honorato Fernandes, o dirigente Joab Jeremias e vários militantes do sarnopetismo.
Companheiros: presidente do PT, Raimundo Monteiro,
candidata a reitora Nair Portela e o vereador Honorado Feraandnes
Raimundo Monteiro é o principal operador de WO, braço direito de José Dirceu e Lula no Maranhão.

Incomodado com o desgaste na imagem da sua candidata após a divulgação das fotos, o reitor Natalino Salgado tentou disfarçar o atrelamento ao PT de Sarney.

Salgado também procurou descartar o convite do PT sarneísta para ingressar na legenda e ser candidato a prefeito de São Luís, em 2016.

Porém, o convite existe e já vem sendo veiculado há mais de um mês em vários blogs e jornais, sem que o reitor negasse a pretensão dos sarnopetistas em torná-lo candidato à Prefeitura da capital.
A assessoria de Nair Portela divulgou nas redes sociais
as fotos do apoio do PT de Sarney
Não foi à toa, portanto, o café da manhã oferecido pelo vereador Honorato Fernandes, principal interessado na filiação de Natalino Salgado ao PT.

A própria assessoria de Nair Portela divulgou o evento no jornal O Estado do Maranhão, destacando inclusive que o café-da-manhã foi realizado na casa da saudosa militante e professora da UFMA, Ieda Batista, mãe do vereador Honorato Fernandes.

DUAS FACES

O encontro com os sarnopetistas foi festejado no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da oligarquia Sarney. Contraditoriamente, o mesmo café-da-manhã foi amenizado no Jornal Pequeno.

Somente agora o reitor relaxou as relações com o PT sarneísta, devido à péssima repercussão das imagens distribuídas pela assessoria de Nair Portela nas redes sociais.

Mas, agora parece ser tarde demais para rejeitar os abraços do sarnopetismo. O estrago está feito.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROPÕE AÇÃO CONTRA A UFMA POR COBRANÇA INDEVIDA DE TAXAS

A universidade está cobrando taxas de inscrição e mensalidade para realização de cursos de pós-graduação
Ação contra a UFMA questiona a cobrança de taxas e mensalidade
em convênio com a Fundação Sousândrade
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) em razão das cobranças de taxas para inscrição e mensalidade em cursos de pós-graduação.

De acordo com o Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), em 2013 foi instaurado um inquérito civil para apurar a cobrança de mensalidades dos alunos matriculados em curso de pós-graduação na área de Hematologia Clínica e Citologia, oferecido pela Ufma em convênio com a Fundação Sousândrade.

Comprovada a cobrança indevida, o MPF/MA recomendou à Universidade que suspendesse a cobrança de taxas, desse publicidade à medida e o ressarcimento dos alunos nos últimos cinco anos. Porém, a recomendação não foi acatada.

Na ação, o MPF/MA requer a suspensão das cobranças de taxa de matrícula e mensalidades pelos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento), fixando-se multa diária por descumprimento da ordem judicial, por aluno lesado; além de dar publicidade ao cumprimento da ordem judicial no portal eletrônico ou nos sites onde são oferecidos os cursos, deixando clara a gratuidade do ensino, sob pena de multa diária por descumprimento.

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Maranhão

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VIOLÊNCIA CONTRA OS BRASILEIROS: CÂMARA QUER CONSTRUIR SHOPPING DE R$ 1 BILHÃO

Merece total repúdio a proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), de torrar R$ 1 bilhão para construir um shopping de luxo, no Congresso Nacional.

No momento em que o governo corta direitos trabalhistas, reduz investimentos e aumenta os impostos, a pretexto de economizar R$ 70 bilhões, é inadmissível que os parlamentares gastem R$ 1 bilhão em um shopping.

O shopping é uma ostentação com o dinheiro público, uma agressão aos trabalhadores sacrificados e um deboche do Congresso Nacional.

Mais que isso, é uma violência contra todos os brasileiros, os cidadãos tributados duplamente, pais e mães de família que vivem aos trancos e barrancos, em meio a tantas dificuldades.

A presidente Dilma Roussef, o PT e os parlamentares com o mínimo de dignidade devem BOICOTAR esse empreendimento.

É um abuso inadmissível se esse projeto for adiante, em uma época de descrédito na política viciada, marcada por corrupção em todas as instâncias e na maioria dos partidos.

Chega de sangrar o povo para bancar o luxo, a ostentação e os privilégios de uma casta corrupta que a cada dia ignora o sofrimento e a dor dos brasileiros.

R$ 1 bilhão ameniza a dor de milhares de pessoas que estão morrendo nas portas dos hospitais públicos.

R$ 1 bilhão pode tirar milhares de crianças e adolescentes das ruas, construindo escolas.

R$ 1 bilhão ajuda a conter o déficit da Previdência.

R$ 1 bilhão compra centenas de ambulâncias e medicamentos.

R$ 1 bilhão para um empreendimento que vai alimentar o luxo de uma maioria parasita é um abuso, uma imoralidade, um acinte, uma falta de respeito contra as mulheres e homens deste país.

O povo brasileiro não merece mais essa violência. Basta!

MÚSICA: LARISSA BAQ DE VOLTA A SÃO LUÍS

Compositora, cantora e multi-instrumentista, a paulista Larissa Baq é uma voz entre a força e a doçura com o baque de sua música na guitarra. Larissa Baq tem ritmo forte e um swing que mexe com o público.

Do interior do Maranhão à Europa, ela já circulou um bocado.

Dia 28 de maio, no Amsterdam Music Pub, Larissa apresenta o Sarau Vai Voa, recebendo convidados, em uma noite que vai ao encontro da música autoral da cidade.

São convidados: Hermes Castro, Beto Ehongue, Marcos Lamy, Milla Camões, Angela Gullar.

No dia 29 de maio, Larissa traz ao palco do restaurante Cantinho da Estrela o repertório do seu próximo disco, “vaivoa", que está em processo de pré produção, momento de grande alegria.

Empunhando uma guitarra de cores percussivas, no repertório autoral, se destacam "Pausa" e "Quiçá", duas de suas belas composições já conhecidas por seu público crescente.

Produção e divulgação: Satchmo Produções

Foto: Renan Alcântara

ELMO RENATO EXPÕE ARTESANATO EM TELHA

A Galeria Trapiche abre dia 27 de maio a exposição “Deu na telha”, do artista Elmo Renato.

O projeto "Deu Na Telha" vem sendo elaborado e desenvolvido há anos através de diversas experiências e técnicas de escultura que utiliza desde massa sintética (durepox), cimento e argamassa (matéria prima de minhas peças) como de pintura com variados pigmentosos a base d'água que tem como suporte uma telha de construção (canal e colonial).

“Meu trabalho é uma soma de tudo que já produzi como artesão durante mais de duas décadas, buscando inspiração principalmente na arte indígena e outras culturas orientais, a criação da obra é um misto de prazer e intuição que faço naturalmente fluir as idéias e materializar no primeiro momento a forma, em seguida e como complemento vem a pintura singular tanto nas peças figurativas quanto nas abstratas”, explicou Renato.

Além de artesão, Elmo é um militante político de esquerda e ativista das boas causas.

Veja mais no perfil de Elmo Artesanato no Facebook: https://www.facebook.com/elmoartesanato?ref=hl

domingo, 24 de maio de 2015

PT DE SARNEY CERCA NAIR PORTELA, CANDIDATA DO REITOR NATALINO SALGADO

Apoio visa também filiar o reitor ao PT, para disputar a Prefeitura de São Luís, em 2016
O chefe-maior Washington Oliveira comanda o PT de Sarney através de Raimundo Monteiro
A meteorologia política prevê nuvens carregadas sobre a eleição para a Reitoria da UFMA.

De uma só vez, o PT liderado por José Sarney faz dois negócios: 

1) fechou apoio à candidata Nair Portela; 

2) articula a filiação do reitor Natalino Salgado, com o objetivo de candidatá-lo à Prefeitura de São Luís em 2016.

O sarnopetismo misturado ao natalinismo é obra do vereador Honorato Fernandes, petista engajado na campanha de Edinho Lobão (PMDB) ao governo, em 2014.
Raimundo Monteiro, Nair Portela e o vereador Honorato: sarnopetismo na UFMA
Fernandes promoveu um café-da-manhã para recepcionar o reitor e a sua candidata, Nair Portela, com a participação do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, e vários militantes do sarnopetismo.

No pacote de apoio a Nair Portela, essa banda do PT embutiu a filiação do reitor Natalino Salgado, mas seu ingresso no partido encontra resistência de outros segmentos que preferem a aliança para reeleger o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC).
Dirigentes e militantes petistas com o reitor Natalino Salgado, Nair Portela e o
candidato a vice-reitor Fernando Carvalho
CHEFE-MAIOR, SARNEY & JOSÉ DIRCEU

O chefe-maior e operador dos interesses do PT na UFMA é o ex-vice-governador Washington Oliveira (WO), líder do submundo petista, agente de José Sarney e braço direito de José Dirceu no Maranhão.
Vereador Honorato Fernandes, ao centro, recepcionou os sarnopetistas
Pelos favores prestados à oligarquia Sarney, WO está sinecurado em um cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de onde continua mandando no PT, através de Raimundo Monteiro, presidente estadual do partido.

Não precisa dizer mais nada sobre esse apoio. As imagens explicam o resto.

sábado, 23 de maio de 2015

SÃO LUÍS: VÁRIAS CANDIDATURAS SEM PROJETO PARA A CIDADE

Em 2012, Edivaldo Jr (PTC) ganhou a eleição de João Castelo (PSDB), mas pouca coisa mudou...
...e em 2016 o tucano deve se aproximar de Eliziane Gama (PPS), que lidera as pesquisas.
A pesquisa Escutec acendeu a fogueira no arraial eleitoral de São Luís.

Embora seja cedo para consolidar as posições, o levantamento já provoca acomodações dos grupos e subgrupos em torno das candidaturas.

Paralelamente, devem ocorrer as fusões entre o PPS e o PSB e cogita-se a possibilidade de aglutinação entre o DEM e o PTB.

A eleição de 2016 ocorre em função do pleito de 2018.

As pré-candidaturas e os partidos se acomodam visando à tomada do poder para controlar a máquina e projetar os próximos dois anos.

Os nomes e a proteção dos seus grupos estão sempre acima de qualquer outra coisa.

Quase nenhuma pré-candidatura fala em programa de governo.

Não há esforço para montar uma equipe capaz de elaborar um arcabouço de projeto visando enfrentar os graves problemas de São Luís.

Também não existe diálogo entre as candidaturas e a população, através das suas organizações.

Geralmente, ocorre o velho sistema de curral dos vereadores, que controlam as associações de moradores e entidades assemelhadas.

E assim segue a cidade. No máximo, fala-se em operação tapa-buracos.

Pouco muda trocando Edivaldo Holanda Junior (PTC) por Eliziane Gama (PPS), se não houver a construção de uma plataforma participativa de debates e formulação de propostas para mudar a cidade.

Na linha das campanhas personalistas, mudam os nomes e os grupos no controle da máquina pública e quase nada é alterado no cotidiano da população.

Parece que tudo vai se repetir em 2016.