segunda-feira, 31 de agosto de 2015

COLUNA DO PH EXECRA WALDIR MARANHÃO

O caderno de domingo do colunista social Pergentino Holanda (PH), do jornal O Estado do Maranhão, execrou o deputado federal Waldir Maranhão (PP), vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Quando era aliado da oligarquia Sarney, o deputado recebia outro tipo de tratamento, afável.
Waldir Maranhão e a prefeita foragida Lidiane Rocha
Agora ele é apresentado como "acusado de realizar diversas maracutaias" e advertido de que é mal visto na suposta tentativa de assumir o posto de Eduardo Cunha (PDMB).

Em tempo: o deputado Waldir Maranhão é correligionário da "prefeita ostentação" Lidiane Rocha, de Bom Jardim, foragida e caçada pela Polícia Federal.

Maranhão & Rocha aparecem em várias fotos juntos.

O PT E A GLOBO: NOVA DIREÇÃO

O dia 7 de agosto foi uma data fundamental para entender o posicionamento da Globo em relação ao PT e ao governo Dilma Roussef.

Nesta data, o editorial do jornal o Globo refutou a tese do impeachment, corroborando o pensamento de FHC e Serra, a síntese do pensamento tucano.

À noite, o Jornal Nacional deu ampla cobertura aos atos de Dilma, em Roraima, durante uma solenidade para a entrega de casas populares.

No cenário de crise, a família Marinho não aposta no caos total, a ponto de prejudicar os seus empreendimentos no âmbito do capitalismo. A economia precisa funcionar bem para assegurar os lucros das elites, incluindo os negócios midiáticos.

Não interessa também à Globo que o país seja totalmente entregue ao PMDB, que poderia gerar uma crise incontrolável. Também não é recomendável que a bomba da economia caia no colo do PSDB, o preferido da família Marinho.

DEIXA SANGRAR

Navegando na conjuntura, nesse momento a ordem é alimentar o noticiário negativo da operação Lava-Jato e deixar o PT sangrando, até o momento do bote final – a eleição de 2018.

O casamento entre a Globo e o PT, iniciado em 2003 com a posse de Lula e a entrevista no Jornal Nacional, vai chegar ao fim com litígio.

Esse processo é fruto das opções feitas por Lula, contrariando as questões programáticas do PT e a pauta dos movimentos sociais que reivindicavam ações dos governos petistas visando democratizar a Comunicação no Brasil.

Lula teve todas as chances de inibir o poder da Globo, quando estava no auge da popularidade, tinha maioria no Congresso Nacional, ampla base social e confiança da grande massa da população.

DORMINDO COM O INIMIGO

Nesse período, Lula poderia sim ter dado uma guinada na política de distribuição das verbas publicitárias, esvaziando o balão da Globo, mas não o fez. Preferiu manter 54% de todo o bolo publicitário para entupir ainda mais os cofres da família Marinho, durante os anos de 2003 até 2012, apenas se considerarmos os dados divulgados pelo governo federal nesse período.

Em síntese, Lula foi cúmplice e patrocinador do monopólio da Globo, juntamente com o PT.
Na Argentina, Cristina Kirchner enfrentou o monopólio do grupo Clarín (equivalente à Globo), flexibilizando a legislação que favorecia o monopólio.

O que fez Lula diante disso? Preferiu manter os privilégios da Globo e não moveu uma palha para quebrar o império midiático que agora o petismo chama de "golpista".

Temos milhões de motivos para defender o governo Dilma e a democracia, mas não podemos cegar e ignorar os erros da política de comunicação do PT, que ficou em segundo plano diante do pragmatismo do seu presidente de honra.

domingo, 30 de agosto de 2015

VAIADO NO ENCONTRO DO PSB, ROBERTO ROCHA ANUNCIA CANDIDATURA A PREFEITO DE SÃO LUÍS

Coronel do socialismo maranhense, Roberto Rocha foi vaiado no encontro do PSB
O Encontro Regional do PSB, realizado este fim de semana, foi repleto de lances inusitados.

Enquanto a maioria da militância clamava pela candidatura de Bira do Pindaré (PSB) para prefeito de São Luís, o senador Roberto Rocha atropelou o coro socialista e lançou-se candidato,

Deputado licenciado e secretário de Ciência e Tecnologia do governo Flávio Dino (PCdoB), o ex-petista Bira do Pindaré teve o apoio da ampla militância.

Quando o senador Roberto Rocha (PSB) lançou-se candidato, recebeu uma estrondosa vaia do plenário lotado.

Rocha tem o controle da corporação partidária. É uma espécie de proprietário do PSB e já havia dito que qualquer decisão sobre a legenda teria de passar pelo aval dele.

E assim foi. Com vaia e tudo.

sábado, 29 de agosto de 2015

NESTE SÁBADO: PAPAGAIOS VÃO COLORIR O CÉU DE SÃO LUÍS

Movimento “Vem Brincar São Luís” promove pipaço no bairro Ponta D’Areia neste sábado


Os fortes ventos que ultimamente embalam nossos dias anunciam o fim do inverno e a chegada da primavera. São também um convite as brincadeiras ao ar livre. Correr, fazer bolinhas de sabão, cata ventos, deixar o cabelo embaraçar, ouvir o farfalhar das folhas e claro, soltar pipas!

É com este espírito lúdico que o Movimento “Vem Brincar São Luís”, com apoio do jardim Guará Mirim está organizando o evento “Pipaço na Ponta D’Areia” (pracinha da Lagoa da Jansen em frente à praia), neste sábado, dia 29, das 16h às 19h.

A proposta é celebrar a época dos ventos, iniciada no mês de agosto e ocupar os espaços públicos da nossa cidade com brincadeiras, envolvendo as crianças e seus familiares, com o objetivo de valorizar a importância do brincar.

O convite é para todos os pais, mães, tios, avôs, avós, padrinhos, amigos, crianças grande e pequenas, adultos que tem uma criança inquieta em seu interior e que desejam resgatar este momento de entrega ao simples prazer de brincar e ver as pipas colorindo o céu de nossa cidade.

Os interessados devem levar suas pipas ou papagaios, muita água para espantar o calor e se hidratar, um lanche e claro, muita vontade de brincar.

Contatos: 
Isabell Mendonça - 98162 7833
Maria Tereza - 98148 9017
Márcio Boas -  98822 0950

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

HOJE TEM FORRÓ PÉ DE SERRA: TRIO NORDESTINO FAZ SHOW NO CHAMA MARÉ

Os fãs de um forro pé-de-serra podem conferir o show do grupo Trio Nordestino nesta sexta-feira, 28, a partir das 20 horas, no Chama Maré.

O Trio Nordestino faz parte da história da música brasileira. Criado em 1958, em Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró pé-de-serra: sanfona, zabumba e triângulo. A primeira formação contava com Lindú, voz e sanfona; Coroné (zabumba) e Cobrinha, no triângulo.

O Trio Nordestino é formado hoje por Luiz Mário, filho de Lindú; Beto Sousa, afilhado de Lindú; e Coroneto, neto de Coroné.

Com 57 anos de carreira, o Trio Nordestino é o grupo de forró mais antigo em atividade e traz a formação clássica do pé-de-serra: sanfona, zabumba e triângulo. No repertório, grandes clássicos do gênero, além de sua música mais famosa, "Procurando Tu".

Data: 28 de agosto de 2015

Local: Chama Maré, na Ponta D'areia

Horário: 20:00h

Informações: (98) 983231212.

Ingressos: Bilheteria digital do Rio Poty Hotel, Shopping da ilha e no site.

IMAGENS CONTESTAM "INVASÃO" DA SEDE DO SAMPAIO CORRÊA

A maioria dos jornais, blogs e programas de rádio vêm divulgando sistematicamente a versão de que a sede do Sampaio Corrêa foi invadida, no tumultuado processo de ocupação de terras que resultou na morte do jovem Fagner Barros dos Santos, assassinado durante a ação de reintegração de posse determinada pela Justiça, dia 13/ago.

Segundo imagens enviadas ao blogue, a área ocupada é um terreno ao lado da sede do Sampaio Corrêa, no Turu. A sede e o campo de treinamento, de acordo com as fotos, estão intactos.

O presidente do Sampaio Corrêa é o vereador e empresário Sergio Frota (PSDB). Ele tem sido o porta-voz da versão de que o time estaria impedido de treinar.

Porém, de acordo com as fotos obtidas pelo blogue, o terreno ocupado é lateral ao Sampaio e não afetaria o treinamento do time, ao contrário da alegação de Frota.

A versão do presidente boliviano também é contestada pelo noticiário esportivo. No Jornal Pequeno de 25/ago, uma reportagem na página 11 anuncia a regularização de mais dois atletas e a volta de titulares ao time.

O texto é repleto de citações do técnico Léo Condé, com destaque para uma frase: “Enquanto eu estiver treinando o Sampaio, ele vai entrar jogando”.

Com um ótimo desempenho na série B do campeonato brasileiro, o Sampaio entrou no G-4.

Se a sede está ocupada e o time impedido de treinar, como se justifica o sucesso da bolívia dentro de campo?

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE FECHAM AS PORTAS DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO


Centenas de Servidores Federais de diversas categorias fecham, desde a madrugada desta quinta-feira (27), todas as entradas do prédio do Ministério do Planejamento, no bloco C da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Eles protestam contra a falta de resposta do governo federal à pauta unificada protocolada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e exigem negociação efetiva. 
(Andes: Sindicato Nacional)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

NESTA QUINTA, NO AMSTERDAM: SHOW JAZZENCONTROS E AUGUSTO PELLEGRINI

O jazz em São Luís tem cara nova. A oportunidade para você ver a evolução da cena jazzística na ilha será o show Jazzencontros e Augusto Pellegrini, que a Satchmo Produções leva ao palco do Amsterdam Music Pub, na quinta-feira, 27 de agosto, às 22 horas.

A banda teve início em 2013 com apresentações em projetos musicais, universidades e festas privadas. Surgiu da vontade de juntar o jazz cantado com a paixão pelo jazz instrumental. A Jazzencontros é uma banda antenada com o jazz contemporâneo, mas não deixa de beber na fonte de ícones que tornaram o jazz uma música com a força de comunicação planetária.

São referências sonoras da trupe os atualíssimos Tamuz Nissim, Cécile McLorin Salvant, Melody Gardot, Esperanza Spalding, e também artistas consagrados da classe de Ella Fitzgerald, Rosa Passos e da pianista maranhense radicada em Paris, Tania Maria. Augusto Pellegrini, um ícone para os apreciadores do gênero, é o grande entusiasta do jazz no Maranhão cantando nos palcos de teatros, festivais de jazz ou em casas de shows, numa carreira de quase 20 anos de dedicação ao gênero musical que ama.

O show mescla o ímpeto do novo e a consagração da experiência numa troca musical instigante. Uma noite do encontro do jazz de pegada leve e descontraída da banda Jazzencontros, aliada à experiência e o carisma do mestre Augusto Pellegrini. Juntos no palco do Amsterdam executarão um repertório inspiradíssimo que prima pela reconstrução musical a partir de arranjos criados pela própria banda ou pela manutenção da beleza de arranjos consagrados na história do jazz. “Come a way with me” é uma composição com qual Tania Maria ganhou o Grammy ainda nos anos 80.

“The way you look tonight”, conhecida na voz de Frank Sinatra, ganha uma versão bem bebop, pra cima e rápida na execução da Jazzencontros; em Air Mail Special faz uma revisitação a Ella, misturando a versão original com a pegada dada pela prodigiosa canadense Nikki Yannofski. Só um pouquinho de como foi construída a concepção musical do show que promete agradar os amantes do jazz.

Os integrantes da Jazzencontros têm uma performance musical muito boa, mas não há como não chamar atenção especial para a cantora Gabriela Marques, que mais parece ter nascido com o jazz dentro dela. Como canta bem essa moça, uma feliz conjunção de técnica e sentimento. Faz lembrar os timbres vocais da talvez maior cantora do jazz atual, Stacey Kent.

É uma pena para nós que esta seja a última apresentação da moça em palcos de São Luís. Em outubro, Gabriela irá morar na Europa. Torcemos para que ela possa alçar voos musicais altos por lá. Mas ainda há tempo de conhecer esse verdadeiro talento.

O show da Jazzencontros e Augusto Pellegrini é quinta, dia 27. Pellegrini , em uma noite lindíssima! A Jazzencontros é formada por: Gabriela Marques - Voz James Pierre - Voz Paulo Pontes - Contrabaixo Marcones Pinto - Guitarra Glicia Moreira - Violão Thaís Sena - piano Francelio Cantanhede - Bateria

Reservas: 981640488
Satchmo Produções

OSTENTAÇÃO: R$ 15 MILHÕES NA NOVA SEDE DA CÂMARA DOS VEREADORES DE SÃO LUÍS

Atual sede da Câmara dos Vereadores será trocada por uma nova de R$ 15 milhões
Em tempos de crise econômica, a nova sede da Câmara dos Vereadores de São Luís vai custar R$ 15 milhões, apenas com a reforma do conjunto de galpões, localizados na Madre Deus.

O anúncio foi feito hoje pela manhã, durante um painel sobre turismo, na Câmara dos Vereadores, apresentado pela diretora do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Kátia Bogea.

Os R$ 15 milhões serão gastos apenas na obra da reforma. Mais dinheiro será utilizado com a mobília, equipamentos e acessórios para os vereadores. A licitação será em outubro e a obra deve iniciar em janeiro.

Enquanto o governo federal promete extinguir 10 ministérios para cortar gastos, a Câmara dos Vereadores de São Luís ganhará casa nova.

Trata-se de uma ostentação diante do cenário de abandono da cidade: buraqueira, sujeira e serviços públicos precários.

O novo prédio da Câmara dos Vereadores integra o imenso conjunto de obras anunciado por Kátia Bogea para o Centro Histórico, capaz de revolucionar a paisagem urbanística atualmente degradada em São Luís.

As obras anunciadas pela diretora do Iphan são fundamentais para incrementar o turismo em São Luís. Trata-se de uma iniciativa louvável, mas é despropositada uma nova sede para a Câmara dos Vereadores.

Quanto às outras obras, torcemos para que sejam executadas e não caiam no esquecimento, a exemplo das famosas maquetes do ex-prefeito Jackson Lago (PDT), seguidas pelo seu sucessor também pedetista Tadeu Palácio.

As maquetes acabaram abandonadas nos porões do antigo Instituto de Planejamento (Iplan), sucedido pelo Instituto da Cidade (Incid), ambos da Prefeitura de São Luís.

Candidato à reeleição, Palácio fez um circo midiático para festejar uma infinidade de maquetes com obras mirabolantes para revitalizar o Centro Histórico de São Luís.

Quase nada saiu das maquetes e Tadeu desapareceu do cenário político.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

EXPOSIÇÃO: TAMBOR DE CRIOULA NA BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE

O tambor de Crioula é considerado um Patrimônio Cultural Brasileiro. Como forma de valorizá-lo, a Biblioteca Pública Benedito Leite, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Cultura (Secma), está realizando a exposição Folclore e Literatura, com o tema “Crioula, simples como deve ser!” A exposição faz parte da programação de agosto na biblioteca, pois este é considerado o mês do folclore.

A ideia da exposição foi do Tambor de Crioula Maracrioula, do bairro da Liberdade, em São Luís, que se dispôs em separar alguns elementos característicos na dança para ser posto em exposição. Quem for à Biblioteca Pública Benedito Leite, até sábado (27), vai poder ver de perto a vestimenta utilizada pelos brincantes, além dos instrumentos musicais.

“Queremos que a população esteja mais próxima de nós. Essas exposições que acontecem aqui são fundamentais para acabar com aquele conceito que em biblioteca só tem livro, mas mostrar que temos também cultura”, destaca a diretora da Biblioteca, Aline Nascimento.

A programação deste mês também contempla uma exposição sobre o folclore nacional, enfatizando as expressões maranhenses, no Salão do Acervo Geral. Vários livros sobre a história do folclore estão à disposição de todos que tiverem interesse. Os livros fazem parte do rico acervo da biblioteca e é um meio de valorizar o artista maranhense, Pedro Júnior, que está expondo “Artes, lendas e magias maranhenses”.

Tambor de Crioula

É uma dança afro-brasileira que contém movimentos circulares, tambores e muita cantoria. Os escravos de várias partes da África trouxeram a dança para o Brasil no século XVII, mas hoje em dia, além de ser uma expressão cultural, é um meio em que os fiéis pagam promessas a santos do catolicismo tradicional como São Bendito ou a entidades de terreiros.

As dançarinas são chamadas de “coreiras”; as batucadas e a música com o ritmo frenético ficam por conta dos tocadores e cantadores. As coreiras praticam a umbigada, que é o gesto de tocar no ventre uma da outra como sinal de saudar ou convidar para a dança. Essa prática existe tanto no Brasil quanto na África e somente no Maranhão é conhecida como Tambor de Crioula.
São tocados três tambores (meião, tambor grande e crivador) que compõem o conjunto instrumental e, geralmente, são feitos de madeira, afunilado cobertos com couro e amarrados com corda de couro. A música é construída sobre um sotaque próprio e repleto de regionalismo e palavras antigas, em que, quem é de fora, muitas vezes não compreende.

Hoje os grupos de Tambor de Crioula devem possuir um registro jurídico e, principalmente, uma sede para que funcione normalmente na casa do “mestre” do tambor. São Luís já conta com mais de 80 grupos cadastrados e no dia 21 de junho foi intitulado com o dia do Tambor de Crioula.

O primeiro registro da dança foi feito por Mário de Andrade, em uma de suas expedições pelo Brasil. Foram notadas regras como só mulheres poderiam dançar no centro da roda e somente os homens tocariam os tambores. Esse estilo de dança possui uma forte ligação com a fertilidade e feminilidade.

Agência Secom / Foto: Lidya Lima

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MÍDIA EM DEBATE NA JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Participo nesta terça-feira (25) de Mesa Temática Coordenada na VII Jornada Internacional de Políticas Públicas.

Dia: 25/08/2015 (terça-feira)

Horário: 18:00 às 20:00

Local: Centro Pedagógico Paulo Freire, sala 109 1º Andar / Asa Norte Espaço Margarita Nery

Título da Mesa

A mídia em três dimensões: direitos humanos, audiência participativa e o dualismo público/privado.

Participantes:

• Ed Wilson Ferreira Araújo

• Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto

• Flavia de Almeida Moura

DESPOLUIÇÃO DE PRAIAS E DA LAGOA DA JANSEN TERÃO INVESTIMENTO SUPERIOR A R$ 14 MILHÕES

Governador Flávio Dino e o diretor da Caema, David Telles, assinam ordens de serviço
“Estas obras nos dão alegria. Prosseguimos trabalhando pela recuperação dos espaços públicos da cidade e com a demanda permanente pela limpeza das praias, tarefa que foi negligenciada por muitos anos”, afirmou o governador Flávio Dino, neste domingo (23), durante o lançamento de nova etapa do ‘Mais Saneamento’.  

O programa do Governo do Estado vai eliminar 12 dos 27 pontos de esgotos existentes na Lagoa da Jansen nos próximos 60 dias; e todos os 27 até 2016. O ‘Mais Saneamento’ inicia também a despoluição dos rios Pimenta e Claro, o que vai garantir a balneabilidade das praias de São Luís. A conclusão desta obra está prevista para 12 meses.

Serão investidos mais de R$ 14 milhões nas obras de saneamento nesta etapa do ‘Mais Saneamento’. Ao priorizar a meta de elevar o nível de tratamento de esgoto de São Luís, de 4% para 70% até o final de 2018, o Governo do Estado garante qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e incentivo ao turismo no Maranhão.

O lançamento desta etapa do Mais Saneamento foi marcado por apresentações culturais, passeio ciclístico, feira de artesanato e programações musicais marcaram a manhã de domingo na Lagoa da Jansen e Litorânea. O governador Flávio Dino participou do passeio ciclístico e teve recepção calorosa entre skatistas na Lagoa da Jansen. Os atletas campeões dos Jogos Escolares Maranhenses na modalidade handebol, alunos do Barbosa de Godois, também participaram do evento, ao lado de vereadores, secretários estaduais e municipais.

Plano de saneamento

A construção de mais de 40 elevatórios, de duas grandes estações de tratamento de esgoto, a ampliação das estações já existentes e perfuração de vias públicas para implantar redes coletoras, são algumas das ações viabilizadas pelo Governo do Estado para os próximos anos no Maranhão. “Cuidar do saneamento é garantir que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e a certeza de que o Meio Ambiente estará protegido. Isso tudo atrai turistas e são obras que geram emprego e renda”, disse o diretor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles.

Somente o projeto de despoluição dos rios Pimenta e Claro prevê a instalação de um novo sistema de tubulação com 4.135 metros de extensão nas margens, além da construção de uma estação elevatória e redes coletoras de mais de 30 mil metros na região.

Estão em andamento obras no valor de R$ 306 milhões destinadas a quatro grandes sistemas de esgoto na cidade. A previsão é de que até o final de 2016 sejam eliminados todos os 27 pontos de esgotos existentes na extensão da Lagoa da Jansen e recuperados todos os índices de balneabilidade das praias de São Luís.

Agência Secom

CISNE NEGRO: CINEMA E PSICANÁLISE EM DIÁLOGO

Após a exibição, haverá roda de conversa com o psicanalista Alberto Saúl
O premiado Cisne Negro será exibido nesta terça-feira, 25, durante o Cine Insight promovido pela Delegação Geral - Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (DG-MA / EBP). A sessão ocorrerá às 19h, na Universidade Dom Bosco (UNDB), no Renascença II, com entrada franca. Nesta edição, os comentários serão do professor argentino Alberto Saúl, que está em São Luís participando de diversas atividades relacionadas à psicanálise. Logo em seguida será realizado um bate-papo com os participantes.

Cisne Negro, que deu o Oscar de melhor atriz Natalie Portman, conta a história de Nina, uma bailarina que ganha o papel principal na peça “O Lago dos Cisnes”. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo Cisne Negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O Cisne Branco comete suicida diante do fato. É a morte do amor idealizado.

Nina nasceu para fazer o Cisne Branco. Completamente castrada, vive com a mãe, que lhe controla toda a vida. Mora em um quarto cor de rosa, cheio de bichos de pelúcia e demonstra uma pureza completa. Sua ligação com o sexo é infantil e imatura. No longa-metragem, o diretor mostra que é nesta relação mãe/filha que mora o segredo do filme.

O diretor busca em todos os momentos mostrar essa dualidade. O branco e o preto aparecem em todos os momentos do filme, em roupas e cenários. A utilização de espelhos nos remete facilmente à teoria lacaniana. Nina sempre tem um espelho à sua frente e é ali que ela se confronta com a figura do outro.

O Cine-Insigth foi iniciado em 2007, ficando conhecido como Cinema e Psicanálise. Em 2011, passou a ter a atual denominação e grande aceitação do público. Atualmente é coordenado por Tereza Braúna e Anícia Ewerton, participantes da Delegação Geral - Maranhão. Entre os filmes já exibidos estão Má-educação, Zona do Crime, Método Perigoso, Frida, A onda, A Primeira Sessão, Gattaca e Contracorrente.

Serviço

O quê?
Cine Insight, com exibição de Cisne Negro e comentário de Alberto Saúl

Quando?
Terça-feira, 25, às 19h

Onde?
UNDB (Renascença II)

Entrada franca

domingo, 23 de agosto de 2015

PRESÍDIO DE PEDRINHAS É O LUGAR IDEAL PARA OS PREFEITOS CORRUPTOS DO MARANHÃO

Foragida, a prefeita  Lidiane Rocha ficou famosa pelos deboches nas redes sociais
O Maranhão inteiro está na torcida pela prisão da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PP), foragida e caçada pela Polícia Federal (PF).

Há uma torcida especial para que ela, se for condenada, tenha uma pena à altura dos crimes supostamente praticados contra o patrimônio público.

A prefeita é denunciada por desvio de recursos da merenda escolar, em um município pobre, traço comum na maioria das cidades do Maranhão.
Lidiane Rocha recebeu o apelido de "prefeita ostentação", devido aos gastos excessivos
Tirar o alimento das crianças carentes e deixá-las sem escola é um ato vil e cruel, porque mata as esperanças de pessoas indefesas.

Esse não é um crime qualquer. É um atentado contra a dignidade dos seres humanos mais frágeis, as crianças, que não podem se defender dos seus algozes.

O gestor público que desvia o dinheiro da merenda escolar comete um ato desumano, porque prejudica o crescimento físico, atrofia o desenvolvimento intelectual e inviabiliza o futuro de centenas de famílias.

Tirar o alimento das crianças é uma infâmia.
Deputado federal Waldir Maranhão, dono do PP, é aliado da prefeita Lidiane Rocha
O mesmo vale para os prefeitos que desviam dinheiro da Saúde, deixando sem atendimento milhares de pessoas, muitas indo a óbito.

Se a Justiça condenar a prefeita, ela deve pagar pelas suas crueldades. Quem mata as esperanças das crianças merece uma pena tão cruel quanto seus crimes.

O presídio de Pedrinhas deve ser a morada dessa gente.

SALTOS ORNAMENTAIS NA UFMA: TRAMPOLIM NO CONTINENTE COM MERGULHO NO BACANGA

Marizélia Ribeiro
Professora do Departamento de Medicina III UFMA
Concursos sob suspeita na Universidade Federal do Maranhão geram questionamentos
Nos últimos dois anos, docentes recém-contratados, com a arbitragem da Administração Superior da UFMA, deram a impressão de estar participando de competições olímpicas de saltos ornamentais.

Em vez de assumirem nos locais objetos de concursos, professores que fizeram seletivos para cursos em campi do continente foram nomeados para Departamentos do campus do Bacanga, em São Luís. Trampolim no continente com mergulho no Bacanga!

Subiram ao podium ocupando o 1º lugar até três competidores, embora não tenha havido empate em concursos cujas vagas foram abertas para unidades do interior maranhense. Digo assim porque, em um dos casos, foram contratados três aprovados quando havia 1 vaga disponível, segundo o edital. 

Chegou ao ponto de o ingresso docente ser diretamente em Departamentos do CCBS, CCSo e CCH, sem trabalho na unidade do continente para a qual foi aberta a vaga. E me pergunto: houve prévia aprovação dos Departamentos envolvidos em reuniões das Assembleias Departamentais?

Chegou ao ponto de o salto ter como destino uma Unidade Suplementar recém-construída que não funciona a contento, apesar dos milhões de reais investidos. A maior premiação para o ingresso: estágio doutoral no exterior, sem um dia de experiência docente na Universidade e sem cumprimento do estágio probatório.

Parece que esqueceram algumas condições estabelecidas em artigo que é comum nos editais: “A habilitação do candidato não lhe assegura a nomeação automática, mas lhe garante a expectativa de direito à nomeação, respeitada a ordem de classificação, o número de vagas deste Edital e o prazo de validade do certame, ficando a concretização do ato de nomeação condicionada à observância de legislação pertinente e à conveniência da Instituição.” Ah! A conveniência...

No CCBS, o podium de um 1º lugar de um concurso teve 5 premiados. No CCSo, se fez concurso para uma área e se foi contratado para outra.

As vagas não são mais definidas pelas necessidades departamentais? É de se atentar que, nesses saltos, alguns cursos continuarão sem ofertar disciplinas por causa dessa situação esdrúxula, que parece indicar a priorização de interesses e acordos pessoais em detrimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Universidade pública de qualidade não se faz com saltos desse tipo.

A CABEÇA DO DINOSSAURO DE ALCÂNTARA E ARAKÉM, O PREFEITO DE ARAQUE

Editorial do suplemento JP Turismo
(21 agosto 2015), do Jornal Pequeno
População protestou após a morte de uma jovem grávida, aos 19 anos de idade
O significado da palavra Alcântara, de origem árabe, é “A Ponte” (Al = A e Kantara = Ponte). Fazendo justiça ao nome, Alcântara já foi ponte ou trampolim para muita gente pilantra, desde os primeiros colonizadores. Após a expulsão dos franceses do Maranhão, o território foi doado a Jerônimo de Albuquerque, e a colonização da área se deu a ferro e fogo, com extermínio de dez mil índios desde Matias de Albuquerque.

Depois vieram os jesuítas, que exploraram o local, aumentando seus lucros, em seguida ocorreu o domínio da aristocracia rural, cujo apogeu, à custa do suor dos negros escravizados, resplende no imponente patrimônio arquitetônico exibido ainda hoje pela sede, patrimônio histórico nacional em 1948.

Na década de 80 do século passado, foi instalado o Centro de Lançamento de Alcântara, que tanto prejuízo trouxe para os moradores quilombolas rurais, que amargaram a perda de suas terras. Hoje, muitos filhos desses quilombolas se tornaram marginais, traficantes, e infernizam a cidade. Somado a isso, os prefeitos que se sucedem não resolvem os problemas da cidade, e muitos deles conseguem piorar o que já era ruim.

A ex-prefeita Heloísa Leitão foi presa por desviar 5 milhões de reais da merenda escolar e, agora, o atual prefeito, Domingos Arakém (“O Prefeito de Araque”, como está sendo chamado), que prometeu maravilhas que nunca cumpriu, e seu vice, o Pastor Pedro (sim, um pastor evangélico, valha-nos Deus) estaria envolvido com o mesmo problema. Os vereadores e a população denunciam que vários processos contra o prefeito nunca foram julgados, enquanto que o juiz local diz que não existem processos. Nesse jogo de conversa fiada, a população é que sofre.

O hospital de Alcântara é uma calamidade pública. Uma moça de 19 anos faleceu ali, no último dia 30 de julho, por negligência médica. Em trabalho de parto desde as sete da manhã, só foi atendida às cinco da tarde. Tarde demais! Morreu e, com ela, a criança. Foi a gota d’água para que a população, revoltada, ganhasse as ruas no último dia 6 de agosto, transformando a praça da Matriz de Alcântara em verdadeira praça de guerra.

Tentaram invadir a prefeitura, adentraram o Fórum, fizeram um Judas simbolizando o prefeito, amarraram o mesmo no Pelourinho, e depois atearam fogo ao boneco. Teve bala de borracha, gás lacrimogênio, helicóptero do GTA, viaturas da ROTAM, uma senhora foi agredida por policiais, o inferno. O tempo passa e a cidade não melhora, os prefeitos se sucedem e se aproveitam da boa fé da população de Alcântara, que é ordeira, mas que já se cansou, há muito tempo, de falsas promessas.

É comum se dizer que, quando em determinado lugar as coisas não vão para a frente, existe ali uma caveira de burro enterrada. Em Alcântara, a caveira enterrada na cidade é de dinossauro. Vade retro, prefeito de araque, arrume a mala aê e se mande, e leve junto o estrupício do seu vice que entrou mudo e vai sair calado...

LAGOA DA JANSEN E PRAIAS TERÃO OBRAS DE DESPOLUIÇÃO

Lançamento do pacote de obras será neste domingo, com atividades culturais e esportivas
Obras podem eliminar 12 pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen
Com o objetivo de melhorar a balneabilidade das praias, eliminando os pontos de lançamento de esgoto, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), assina no próximo domingo (23) ordens de serviços para início das obras de eliminação dos pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen e de despoluição completa dos rios Pimenta e Claro, que desembocam na orla.

Lagoa: Para eliminar 12 dos 27 pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen, com obras sendo executadas no prazo de 60 dias, o governo está investindo recursos da ordem de R$ 243 mil. Os outros 15 pontos de lançamento de esgoto na lagoa deverão ser eliminados no decorrer de 2016.

Praias: O projeto de despoluição dos rios Pimenta e Claro prevê a instalação de um novo sistema de tubulação com 4.135 metros de extensão nas margens, além da construção de uma estação elevatória e redes coletoras de 30.347 metros na região. O prazo de execução é de 12 meses, com investimento de R$ 14.688.113,98. As ordens de serviço para início das obras serão assinadas pelo governador Flávio Dino e pelo diretor-presidente da Caema, Davi Telles.

As obras fazem parte do programa ‘Mais Saneamento’, que tem por objetivo melhorar a coleta e tratamento de esgoto no Estado da capital. Quando todos os novos sistemas de esgotamento sanitário estiverem em operação, o tratamento de efluentes sairá dos atuais 4% para 70%.

Logo após a assinatura da ordem de serviço das obras de eliminação de pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen, será realizado um passeio ciclístico até o prolongamento da Avenida Litorânea, na foz do Rio Pimenta, com percurso de aproximadamente 10Km. Lá será lançada a segunda obra do dia, do Rio Pimenta e Rio Claro, fundamental para a melhoria das condições de balneabilidade das praias.

O quê: Assinatura de ordens de serviços para início das obras de eliminação de pontos de lançamento de esgoto na Lagoa da Jansen e de despoluição dos rios Pimenta e Claro.

Quando: Domingo (23), às 8h45 (Lagoa da Jansen) e às 11h30 (Prolongamento da Litorânea, com foz do Rio Pimenta).

Onde: Lagoa da Jansen (entre a pista de skate e a quadra de tênis) e Avenida Litorânea (prolongamento) na foz do Rio Pimenta.

Programação do Evento

Lagoa

08:00 Concentração: Maratuque Upaon Açu/Circo Tá na Rua/Feira de artesanato/presença de skatistas/presença de atletas de Stand Up/distribuição de brindes

09:15 Assinatura da Ordem de Serviço pelo Governador e Presidente da CAEMA

09:45 Saída passeio ciclístico

Litorânea

08:00 DJ Pedro Sobrinho / passagem de som

09:30 as 10:00 Aulão de Zumba

10:00  Circo tá na rua / DJ / Capoeira

10:30 Chegada Passeio Ciclístico

10:45 Entrega troféu da Copa Mais Saneamento de futebol aos atletas da CAEMA/Slide-vídeo explicativo das obras/Assinatura da Ordem de Serviço pelo Governador e Presidente da CAEMA

11:30 Banda de Reggae Crioulo Difé

13:00 Encerra

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE COMUNICAÇÃO

A Assembleia Legislativa realiza hoje (21), às 14 horas, no auditório Fernando Falcão, uma audiência pública sobre a importância dos profissionais de comunicação para a sociedade, os direitos trabalhistas dos radialistas e profissionais de TV, entre eles o piso salarial, a oficialização do registro dos profissionais, o melhoramento da estrutura sindical, a organização da classe patronal, determinação do uso da voz em propagandas publicitárias ou de rádio, entre outros assuntos.

A iniciativa da audiência é do deputado estadual Wellington do Curso.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PGR DENUNCIA CUNHA E COLLOR POR ENVOLVIMENTO NO ESQUEMA DA LAVA JATO

Wilson Lima


Eles são acusados de lavagem de dinheiro, corrupção e de integrar organização criminosa

A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou, no início da tarde desta quinta-feira (20), denúncias no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, (PMDB-RJ), e o senador Fernando Collor (PTB-AL) por envolvimento no esquema de desvios na Petrobras desarticulado pela Operação Lava-Jato.

De acordo com a petição, ambos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e por integrar organização criminosa. Apesar do pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha e Collor só serão considerados réus se os ministros do STF aceitarem a denúncia.

A PGR não pediu o afastamento preventivo de Cunha. Janot sugeriu que o peemedebista seja condenado a ressarcir os cofres públicos em US$ 80 milhões por danos causados à Petrobras e à administração pública.

Segundo a denúncia, o presidente da Câmara recebeu vantagens indevidas para facilitar e viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção dos navios-sondas Petrobras 10000 e Vitoria 10000, sem licitação, por meio de contratos firmados em 2006 e 2007. A intermediação foi feita por Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB ligado à Diretoria Internacional da Petrobras. A propina foi oferecida, prometida e paga por Júlio Camargo, de acordo com a PGR.

O procurador-geral explica que, para dar aparência lícita à movimentação das propinas acertadas, foram celebrados dois contratos de “comissionamento” entre a Samsung e a empresa Piemonte, de Júlio Camargo. A propina foi paga a partir destas comissões, pelas informações da PGR.

Por causa dos contratos, a Samsung transferiu, em cinco parcelas pagas no exterior, a quantia total de US$ 40,355 milhões para Júlio Camargo, que, em seguida repassou, a partir da conta mantida em nome da off shore Piemonte, no Uruguai, parte destes valores para outras contas no exterior. Estas contas foram indicadas por Fernando Soares. De acordo com a denúncia, Cunha recebeu sua parte a partir dessas contas no exterior, controladas por Fernando Baiano.

Cunha passou a ser investigado após o doleiro Alberto Youssef revelar, no curso das investigações da Lava Jato, que o parlamentar recebeu pagamentos do lobista Júlio Camargo, ex-consultor da Toyo Setal, para manutenção de contratos de aluguel de navios-sonda com a Petrobras.

Em julho deste ano, Júlio Camargo afirmou, em sua delação premiada, que Cunha lhe pediu US$ 5 milhões para a manutenção destes contratos, corroborando o depoimento de Youssef. Ainda durante as investigações, a procuradoria apurou uma possível participação do peemedebista na apresentação de requerimentos na Câmara contra as empresas Samsung e Mitsui, representadas no Brasil por Camargo. As petições contra as empresas foram assinadas em 2011 pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), aliada de Cunha.

Durante as investigações, os procuradores descobriram que a ex-deputada “tinha ciência de que os requerimentos seriam formulados com desvio de finalidade e abuso da prerrogativa de fiscalização inerente ao mandato popular, para obtenção de vantagem indevida”. Para Janot, “não há dúvidas de que o verdadeiro autor dos requerimentos, material e intelectual, foi Eduardo Cunha”.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FLÁVIO DINO LANÇA LINHA EXPRESSA PARA PASSAGEIROS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR E SÃO LUÍS

Novos ônibus têm ar condicionado e acessibilidade para cadeirantes
A partir desta quarta-feira (19), os passageiros de transporte coletivo de São Luís e São José de Ribamar têm uma nova alternativa para se deslocar entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana. Através de ação do Governo do Estado, os passageiros terão a Linha Expressa Metropolitana, composta por uma nova frota de ônibus semiurbanos climatizados. A passagem custa R$ 2,80.

A nova frota de ônibus foi apresentada pela equipe do Governo do Estado na manhã desta quarta (19) e integra o conjunto de intervenções do Executivo Estadual para melhoria dos transportes intermunicipais das regiões metropolitanas do Maranhão, trabalho que vem sendo coordenado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).

“O nosso Governo tem ação focada na melhoria dos serviços públicos para aqueles que efetivamente precisam dele: os usuários de transporte público. Com a linha especial de ônibus, estamos garantindo mais comodidade e preços acessíveis por um serviço de qualidade para os milhares de maranhenses que utilizam diariamente nesse percurso” disse o governador durante a solenidade de entrega dos ônibus, que contou com a presença de deputados, vereadores e representantes das prefeituras de São Luís e São José de Ribamar.

Outras ações de melhoria da mobilidade urbana têm sido implementadas pelo Governo do Estado e foram frisadas durante o evento. Flávio Dino informou que obras de asfaltamento acontecem em mais de 70 municípios com o programa ‘Mais Asfalto’ e realçou as melhorias no transporte por ferryboat, ligando São Luís à Baixada Maranhense, que passará por processo de licitação para garantir embarcações mais modernas, ágeis e bilhetagem eletrônica para por fim às filas de compra de passagem.
 
Governador Flávio Dino e motorista testam novo equipamento. Passagem custa R$ 2,80
Saiba mais sobre a Linha Expressa São Luís - Ribamar

A linha Expressa Metropolitana possui 10 ônibus semiurbanos climatizados, com assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes. Para garantir agilidade, a rota dessa linha trabalhará com 20 pontos de parada fixos.

Segundo o presidente da MOB, Artur Cabral, com a utilização do sistema de paradas pré-determinadas e do GPS, a Linha Expressa diminuirá o tempo de deslocamento entre os dois municípios em até 30% em relação às linhas intermunicipais atuais.

Os ônibus terão monitoramento remoto por GPS, tecnologia que permitirá ao usuário saber em qual horário o ônibus passará por determinado ponto de parada e atenderão 70 passageiros por viagem. A rota de São José de Ribamar ao Centro de São Luís está estimada num tempo total de uma hora e meia, pelo valor fixo de R$ 2,80.

Fotos: Karlos Geromy

NO OLHO DA RUA: ACADEMIA DE LETRAS FECHA AS PORTAS DE CENTRO EDUCACIONAL EM SÃO LUÍS

Omni Fadaká
Coordenador do Lagoa Amarela.

Sessenta mil pessoas em todo o Maranhão, vinculadas às ações do “Centro Especializado Para o Desenvolvimento Educacional das Populações Negras Tradicionais do Maranhão Lagoa Amarela” estão sendo prejudicadas em razão do fechamento do prédio que abrigava o referido Centro, localizado à Rua da Palma, 475. 
Parte frontal do Centro Educacional Lagoa Amarela
A medida foi tomada no dia 14 de julho do corrente ano pela Academia Maranhense de Letras - AML, considerando o processo de doação do referido imóvel feito a esta instituição pela antiga Fundação José Sarney ao final do último governo de Roseana Sarney, que desativou os serviços essenciais de vigilância e de conservação do prédio.
Estudantes beneficiados pelo Centro Educacional ficaram sem espaço
Tal procedimento foi concretizado à revelia de qualquer comunicação, planejamento ou diálogo que promovesse medidas de resolução concernente ao paradeiro das ações desenvolvidas. O fechamento do Centro Educacional Lagoa Amarela coincidentemente obedeceu a mesma lógica do governo que findou sua gestão em 2014. Esta atitude se pautou numa ação irresponsável, desrespeitosa, truculenta e autoritária por parte da AML, pois como o processo de instalação do Centro Educacional se deu em 2003, no governo José Reinaldo Tavares, e este rompeu com o grupo que dominou a política do Maranhão nos últimos 50 anos, durante as últimas gestões o Centro Lagoa Amarela experimentou toda a sorte de constrangimentos, perseguição política e racismo institucional, num constante clima de tortura psicológica, insegurança e ameaça de expulsão.
Sala de aula do Centro Educacional Lagoa Amarela
Durante treze anos o Centro Lagoa Amarela tornou-se espaço estratégico e relevante para o desenvolvimento de sete ações programáticas essenciais para o atendimento das comunidades tradicionais organizadas em sessenta associações oriundas de comunidades quilombolas, comunidades negras tradicionais de matriz africana, grupos de capoeira e área territorial quilombola do meio urbano, vinculadas a doze municípios do Maranhão, a saber: São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Guimarães, Cajapió, Mirinzal, Codó, Central do Maranhão, Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Cururupu e Serrano do Maranhão.

Dentre essas ações destaca-se o Projeto Ahamban, que trabalha com a Ação de Distribuição de Alimentos para mil famílias que estão em desvantagem nutricional de Comunidades Negras Tradicionais de Matriz Africana do Maranhão; o Pré-Vestibular Comunitário Agadá, que atende 120 jovens e adultos com foco no acesso à universidade, selecionados num universo de 600 a 700 inscrições anuais. 
Parte interna do Centro Educacional Lagoa Amarela
Esta ação, que se desenvolve plenamente em caráter voluntário, mobiliza trinta e oito profissionais, oriundos das diversas áreas do conhecimento, e conseguiu fazer chegar, durante esses treze anos, trezentos e sessenta e cinco pessoas ao sistema de ensino universitário e estas se constituem a primeira experiência de suas famílias relativa ao acesso de qualquer membro de seu núcleo familiar concernente ao Ensino Superior.

Após mais de uma década, esse trabalho começa a se consolidar com a finalização do processo de graduação da primeira geração que conseguiu adentrar a Universidade em 2004 e que agora está adentrando a pós-graduação, na esfera da especialização e do mestrado com intercâmbio, inclusive internacional, com o México, Alemanha e Canadá. 

O fechamento do Centro Educacional Lagoa Amarela, sem nenhuma proposição de resolução acerca do paradeiro de suas atividades, brutalmente interrompidas, deixa as populações negras tradicionais do Maranhão no vácuo.

Considerando o fato de não se ter poucas políticas de desenvolvimento sócio econômicas para essa parcela significativa do povo maranhense, é notório o entendimento de que iniciativas como estas deveriam o apoio do governo, da iniciativa privada e da sociedade, visto que o esforço de manter essas atividades em plena dinamização corresponde à ausência secular do Estado, concernente a essa população, dinâmica que ainda hoje perdura e que atravessou os quatrocentos e três anos de História do Maranhão, principalmente nos últimos cento e vinte e sete anos que nos separam do fim do sistema escravocrata, quando foi abolida a instituição da escravidão, sem nenhum ressarcimento feito aos descendentes de africanos por quase trezentos anos de trabalho forçado, quando ergueram o estado do Maranhão no calor da chibata.

O mais emblemático no campo da falta de investimento sócio econômico do Maranhão, são os dados apresentados na página “Globo Educação”, datado no dia 21 de novembro de 2011, quando se afirma que o Sistema Penitenciário da esfera estadual gasta anualmente R$ 21.300,00 para manter um presidiário e somente R$ 2.300,00 para manter um estudante do ensino médio. 

Qual o investimento de prioridades para que o Maranhão possa emergir da condição em que se encontra? Será que o fechamento de iniciativas sociais que atendem ao povo ainda não priorizado pelo estado contribuirá para que cheguemos ao patamar de uma melhor sociedade e um melhor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH?