segunda-feira, 30 de novembro de 2015

APRUMA DISPONIBILIZARÁ CARTEIRA PARA SINDICALIZADOS

A Apruma - Seção Sindical está disponibilizando carteira de identificação a todos os sindicalizados.

Para o primeiro lote, a empresa responsável pela confecção das carteiras estará fazendo as fotografias nos dias 30/11 a 04/12/2015, na sala da Apruma, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h. 

O sindicalizado deverá levar RG, CPF, Matricula SIAPE e Título de Eleitor e preencher um formulário disponível na secretaria da Apruma.

domingo, 29 de novembro de 2015

PT UNIDO DECLARA APOIO AO GOVERNO FLÁVIO DINO

Petistas já haviam comunicado o apoio ao governador Flávio Dino e ao
secretário de Articulação Política, Marcio Jerry, durante visita ao Palácio dos Leões.
Parlamentares e dirigentes de todas as tendências do PT no Maranhão vão anunciar oficialmente nesta segunda-feira (30) a decisão oficial de apoio ao governo Flávio Dino (PCdoB).

O comunicado será feito em entrevista coletiva, 9h, na sede do partido (rua dos Acapus, no Renascença).

Segundo o PT, a decisão é fruto de um debate interno, realizado desde fevereiro/2015 e foi formalizada por meio de uma resolução política do partido, aprovada pela executiva e diretório estadual.

A decisão de apoiar o governo Flávio Dino, informa o PT, foi resultado de um consenso progressivo envolvendo o conjunto das forças políticas da legenda, inclusive as tendências que alinharam-se ao PMDB de José Sarney e integraram o governo Roseana Sarney.

Veja abaixo o texto da resolução política:

EM GREVE, SERVIDORES DO JUDICIÁRIO VÃO DISTRIBUIR O “SOPÃO DA CONCILIAÇÃO” À POPULAÇÃO CARENTE

Alimento será distribuído das 20h até 5h da manhã
A partir desta segunda-feira (30/11), quando a greve dos servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão completa 48 dias, o comando do movimento paredista anuncia que, além de fincar acampamento 24 horas por dia, realizará uma ação social todas as noites na Praça Pedro II: o “Sopão da Conciliação”.

O protesto é organizado pelo Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus). A entidade contratou carros de som e vai convidar a população carente de São Luís para participar do “Sopão da Conciliação”, que será distribuído das 20h às 5h, diariamente.

Diante do impasse criado pela intransigência do representante do Tribunal de Justiça, o  diretor geral e ex-sindicalista Herbet Pinheiro, os servidores do Judiciário, em assembleia geral extraordinária, decidiram manter a greve e deflagrar nova ações que chamem a atenção da sociedade para a real situação em que o Poder Judiciário se viu mergulhar pela administração autoritária, egocêntrica e arbitrária da presidente Cleonice Freire, que se recusa a negociar com o sindicato uma solução razoável e dentro da lei para o pagamento das perdas inflacionárias constitucionais da categoria, referentes ao período de janeiro a dezembro de 2014, no índice de 6,3%.

Leia mais no site do Sindjus

sábado, 28 de novembro de 2015

ADEUS A NAURO MACHADO: PARTIU O CABO DE GUERRA

Sua aldeia era o mundo, traduzido na existência dolorosa pertinente à inquietude criativa: a angústia da poesia.

Minhas melhores lembranças do poeta Nauro Machado ficaram nos encontros casuais, caminhando pelo Centro Histórico de São Luís.

Ele era uma aparição, uma visagem. Sempre me proporcionava a alegria do impacto, ao vê-lo sóbrio ou ébrio, errante pelos paralelepípedos da cidade.

A poética de Machado era feita de pedra, limo, escombros, ladeiras, becos, ruínas e angústias. Dessa matéria paria seu texto, pesado, indo ao fundo.

Eu via Nietzsche no olhar do poeta. Um olhar profundo, agonizante, em chamas.

Nauro Machado era a alma da cidade, mas foi também um poeta universal.

Sua aldeia era o mundo, traduzido na existência dolorosa pertinente à inquietude criativa: a angústia da poesia.

No bar do Adalberto, um dos últimos redutos da boemia da Praia Grande, Nauro convocava à celebração: “meu poeta, meu cabo de guerra!”.

Esse brado era apenas um detalhe.

De todos os seus poemas, um me marcou muito:

O PARTO
Meu corpo está completo, o homem - não o poeta. 
Mas eu quero e é necessário
que me sofra e me solidifique em poeta,
que destrua desde já o supérfluo e o ilusório
e me alucine na essência de mim e das coisas,
para depois, feliz e sofrido, mas verdadeiro,
trazer-me à tona do poema
com um grito de alarma e de alarde:
ser poeta é duro e dura
e consome toda
uma existência.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SENADOR ROBERTO ROCHA JUSTIFICA O VOTO PARA SOLTAR DELCÍDIO AMARAL E TROCA INSULTOS COM INTERNAUTA

Gerou polêmica nas redes sociais o voto do senador Roberto Rocha (PSB), que se posicionou favorável à liberação do senador Delcídio Amaral (PT), preso na operação Lava Jato.

Cobrado por internautas, Rocha disse que votou a favor da soltura de Amaral para defender o parlamento e a Constituição Federal.

Na votação sobre o relaxamento da prisão, os senadores Roberto Rocha e João Alberto (PMDB) votaram em defesa de Delcídio Amaral.

Roberto Rocha foi criticado nas redes sociais e devolveu os insultos de "vagabundo" e "safado" a um internauta que criticou o voto do senador maranhense. 

Veja as imagens da troca de insultos:

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ABRAÇO-MA ESCLARECE SOBRE EPISÓDIOS EM URBANO SANTOS

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (ABRAÇO-MA) informa que esta entidade não tem vínculos com nenhuma emissora comunitária em Urbano Santos.


A entidade esclarece também que nunca teve contatos com o suposto radialista identificado como “Franklin”, que teria incitado a população de Urbano Santos a depredar o Fórum de Justiça, onde estavam ocorrendo depoimentos relacionados à investigação do estupro e assassinato de uma garota de seis anos.

A ABRAÇO-MA não aprova ideias, ações ou atitudes que representem atentados à integridade física e não apoia iniciativas de “justiceiros” que tentam agir à revelia da Lei.

A entidade reitera que nos seus cadastros não consta nenhuma emissora de Urbano Santos e não tem contato com o referido radialista “Franklin”.

Prestamos nossa solidariedade aos familiares da garota assassinada e desejamos sucesso nas investigações da Secretaria de Segurança e da Justiça, para que o crime hediondo praticado naquela cidade seja elucidado e os responsáveis, punidos.

São Luís, 26 de novembro de 2015.

Luis Augusto da Silva Nascimento

Presidente