Adotando a temática “O Corpo e seu Universo”, o projeto visa criar um espaço de ações e diálogos sobre a arte contemporânea no qual o corpo será o objeto central, promovendo interação das diversas linguagens artísticas: musicais, teatrais, graffiti, artes visuais, moda, pintura, entre outras, fazendo um link também, com os demais campos da ciência, que reunirá alunos e professores dos diversos cursos do campus.
O Festival visa abordar a arte contemporânea nos seus diversos aspectos e tem caráter inovador na UFMA, buscando estimular as criações artísticas no contexto da arte contemporânea através de debates, apresentações, oficinas, performances, instalações, mesas redondas e mostras. “Uma das nossas prioridades é firmar parcerias com instituições que venham somar com as nossas propostas de apoio e promoção às manifestações artísticas, de tal forma que iremos sempre disponibilizar o espaço da galeria para eventos de qualidade e que visem fortalecer a excelência da produção de nossos artistas”, declara o diretor da Galeria Trapiche, o escritor e jornalista Paulo Melo Sousa.
Palestras, oficinas, exposições, rodas de conversas, apresentações, desfiles, performances, workshops irão ocorrer nas dependências do Campus São Luís, no Centro de Ciências Humanas, auditório da Biblioteca Setorial. Além do Campus, outros espaços da cidade serão ocupados, dentre eles o da Galeria Trapiche, que apóia o Festival através da Fundação Municipal de Cultura – FUNC (Prefeitura de São Luís). “Estamos abrindo o espaço da galeria para a arte, de forma ampla, e o festival será bem acolhido”, diz o presidente da FUNC, Francisco Gonçalves.
A coordenação Geral do evento cabe à Prof.ª e Mestre em Comunicação e Cultura Luísa Fonseca, que informa que “este evento será apenas o início de um projeto de expansão da arte no Maranhão, que abrirá espaço para a criação de um Museu da Arte Contemporânea”. Os públicos acadêmicos das diferentes áreas do conhecimento bem como o público em geral estão convidados a participar do Festival. A exposição na Galeria Trapiche será inaugurada no próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 19 horas. Entrada franca.
Serviço:
O quê: I Festival de Arte Contemporânea da UFMA
Quando: Dia 26 de fevereiro a 01 de março 2013.
Exposição na Galeria Trapiche: de 28 de fevereiro a 06 de março.
Inscrições: http://coletivodasartes.wix.com/blog
Grupo Coletivo de Artes e alunos do curso de Licenciatura Educação Artística da UFMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário