A equipe maranhense foi premiada na categoria Solução Inovadora |
Estudantes do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, da rede
pública estadual, conquistaram o segundo lugar no Torneio Nacional de Robótica
First Lego League, na categoria ‘Solução Inovadora’. A equipe X-G foi formada
pelos estudantes Vitor Mateus Sousa Silva, Beatriz Rosário, Stephane Beatriz
Almeida, Isabella Assunção Costa dos Santos e Carlos Alberto Gonçalves do
Nascimento Junior. Eles participaram da competição, que ocorreu no último fim
de semana, em Brasília.
Com o projeto Game Ludovich - que propõe, através de um jogo
eletrônico, a interação com fatos e personagens da história do Maranhão, em
diferentes épocas -, a equipe maranhense ficou em 11º lugar no ranking das 60
melhores equipes de escolas públicas e particulares que venceram as seletivas regionais,
disputando com 350 equipes de todo o país.
“Essa conquista prova que somos capazes de vencer desafios,
de competir de igual para igual, apesar das dificuldades. Foi muito
gratificante”, destacou a estudante Stepfane Beatriz.
Para que os alunos pudessem representar o Maranhão no
Torneio, todas as despesas da equipe foram custeadas pelo Governo do Estado,
por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Foi a primeira vez que o
Maranhão participou do Torneio Nacional.
“O governador Flávio Dino determinou total apoio do governo
aos estudantes porque acredita no potencial da escola pública como espaço para
o fomento de iniciação científica e pesquisa. Esse é um aspecto que
incentivaremos dentro das escolas”, destacou a secretária estadual de Educação,
Áurea Prazeres.
Na competição as equipes foram avaliadas em quatro
critérios: design de robô; projeto de pesquisa; desafio do robô; e ‘Core
values’ – valores desenvolvidos pelos alunos na competição. Com o segundo lugar
no torneio, a equipe maranhense conseguiu a terceira suplência para a
competição internacional - World Festival, que ocorrerá, simultaneamente, nos
Estados Unidos, na Austrália e África do Sul.
“Isso orgulha a nossa escola. O troféu é importante, mas
nada supera a evolução deles enquanto pessoas, enquanto indivíduos”, ressaltou
o gestor do Centro de Ensino Marcelino Champagnat, Flávio Mendes.
O professor de Robótica Educacional do Marcelino Champagnat,
José de Ribamar Amaral, destacou que o objetivo é fazer com que os alunos tragam
para a vida deles a experiência com a ciência e a tecnologia. “Nosso objetivo é
que eles possam agregar valores para a vivência na sociedade”, disse.
Agência Secom
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