Os investimentos em publicidade somaram R$ 132
bilhões no Brasil, no ano passado, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media,
que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do país. O montante
é 9% superior ao volume registrado em 2014; porém, se considerada a inflação do
período, observou-se uma leve retração de 0,9% no total investido em 2015.
Entre os meios, a TV (aberta+paga) tem a maior
participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos.
Na sequência aparecem o jornal (R$ 16,9 bilhões) e display, que alcançou R$ 8,7
bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar IBOPE Media
ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia
de coleta desta publicidade online. A participação do meio rádio no bolo
diminuiu, porém, houve aumento de investimento em valores reais.
Além disso, com o início da mensuração de links
patrocinados nos principais sites de busca do país, foi possível mensurar o
investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$
1,6 bilhão. A participação conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo
publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora
representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado
(1,2% do total).
“Devido à desaceleração econômica do país, era
esperado que o mercado publicitário sofresse algum impacto em 2015, que foi
confirmado pela leve retração que identificamos no patamar de investimentos. A
indústria, por sua vez, voltou seus esforços para enfrentar os desafios e
identificar oportunidades. Ainda assim, por mais que os anunciantes estejam
mais cautelosos, observamos um movimento de reação em alguns segmentos”, afirma
Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar IBOPE Media.
O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2015 – que traz
informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos,
mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado no fim
da segunda quinzena de março, pela Kantar IBOPE Media.
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