quinta-feira, 31 de maio de 2012

AGENDA BOA NO DERRADEIRO DIA DE MAIO

ENCONTRO ESTADUAL DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS

Começa hoje 31, no campus do Bacanga, o I Encontro de Rádios Comunitárias para Divulgação Científica e Direitos Humanos, com a participação de comunicadores populares de 10 microregiões do Maranhão e área metropolitana de São Luís.

O evento é uma parceria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), UFMA, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), como apoio do SESC e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep).

A abertura do encontro acontecerá dia 31 de maio (quinta-feira), às 14h, na sala B – 103, no Centro de Ciências Sociais (CCSo). O encontro é um pré-evento da 64ª Reunião da SBPC, que será realizada em julho, na UFMA, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”

No eixo dos debates está o potencial das pequenas emissoras como parceiras do ambiente acadêmico e nas políticas de cidadania. “As rádios comunitárias localizadas em bairros, nos pequenos e médios municípios podem ser aliadas importantes na divulgação científica e na difusão das diretrizes de direitos humanos”, aponta o presidente da Abraço-MA Luis Augusto Silva Nascimento.

FESTIVAL DE POESIA

É hoje 31 também o I Festival de Poesia do Papoético, a partir das 19 horas, no teatro Alcione Nazareth, Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho (Praia Grande – Centro Histórico de São Luís), com a interpretação dos 21 concorrentes classificados, de um total de 110 poemas inscritos no festival. ENTRADA FRANCA.

Veja a lista dos concorrentes e dos poemas classificados

1. Nome do autor: Kissyan Castro
Nome do poema: Poética


2. Nome da autora: Glenda Almeida Matos Moreira

Nome do poema: Arrudêia

3. Nome do autor: Darlan Rodrigo Sbrana
Nome do poema: O Lagarto e a Serpente

4. Nome do autor: Luciano Leite da Silva
Nome do poema: “Spleen (ou ossuário das Coisas Sonhadas)

5. Nome da autora: Kátia Dias
Nome do poema: Eu Comi Oswald de Andrade

6. Nome do autor: Kaique Leonnes de Sousa Oliveira
Nome do poema: O Gavião

7. Nome do autor : Danyllo Santos Araújo
Nome do poema: Sumidouros

8. Nome do autor: Plynio Thalison Alves Nava
Nome do poema: As Lesmas

9. Nome do autor: Johnny Sorato Martins Fernandes
Nome do poema: “Gota D´Água”

10. Nome do autor: Sílvio Henrique dos Santos Rayol
Nome do poema: Flor Caída

11. Nome do autor: José Rafael de Oliveira
Nome do poema: BAGAGEM

12. Nome da autora: Joana Golin Alves
Nome do poema: Copo de Chuva

13. Nome da autora: Andréia do Nascimento Cavalcante
Nome do poema: Tarde de Sábado

14. Nome da autora: Wilka Sales de Barros
Nome do poema: A Fome no Jardim das Delícias

15. Nome do autor: Antonio José de Souza
Nome do poema: Sombra e Luz

16. Nome do autor: Elias Ricardo de Souza
Nome do poema: Paisagem Vertigem

17. Nome da autora: Patricia Brito Soares
Nome do poema: Ah quem me dera!

18. Nome do autor: João Cobelo Foti
Nome do poema: Desencontro

19. Nome do Autor: César Borralho
Nome do Poema: Alfama

20. Nome do Autor: Rodrigo Pereira
Nome do Poema: Ante o Espelho

21. Nome do autor: André Rios
Nome do Poema: Uma faca só lâmina

quarta-feira, 30 de maio de 2012

MOVA SÃO LUÍS: ESTUDANTES PROMETEM SAIR DO FACEBOOK E TOMAR AS RUAS

“Não basta protestar pela internet, venha para a rua participar da luta real” é o chamamento do panfleto em preto e branco, distribuído na UFMA, por integrantes da 1ª Manifestação MOVA SÃO LUÍS.

A convocação é para esta quinta-feira, 31 de maio, na praça do Bacanga. Às 15 horas começa a oficina para confecção de cartazes e às 16 horas sai a passeata com destino à famigerada empresa de transportes Taguatur.

As principais reivindicações estão focadas no tema da mobilidade urbana, com propostas inteligentes e sintonizadas no ambiente das cidades mais desenvolvidas.

Todos estão convidados.

Veja a pauta de reivindicações do MOVA SÃO LUÍS:

. Quebra no monopólio do transporte urbano;

. Não ao aumento da passagem de ônibus;

. Passe livre para todos os estudantes;

. Modernização e aumento da frota de ônibus;

. Criação do Conselho de Mobilidade Urbana;

. Criação da empresa municipal de tranporte;

. Criação de ciclovias em locais estratégicos;

. Melhoria do trânsito de São Luís.

NADA DE NOVO NO FRONT DE JOSÉ REINALDO

No artigo Falta um adversário consistente para enfrentar Castelo e Sarney, apontávamos a fragilidade ideológica e a instabilidade partidária do quarteto montado por Flavio Dino (PCdoB) e José Reinaldo (PSB) para disputar a Prefeitura de São Luís.

Edvaldo Holanda Junior (PTC), Eliziane Gama (PPS), Roberto Rocha (PSB) e Tadeu Palácio (PP) foram escalados por Dino e Reinaldo para determinarem entre si o nome de uma das oposições ao prefeito João Castelo (PSDB) e à candidatura da oligarquia Sarney (PT/PMDB).

Mas, quando ia começar o segundo tempo do jogo, José Reinaldo mudou de time e passou a integrar a equipe do prefeito João Castelo (PSDB), na condição de secretário de governo, o equivalente a chefe da Casa Civil ou primeiro-ministro, guardadas as devidas proporções.

Não há nada de surpreendente na atitude do ex-governador José Reinaldo. Para quem passou a vida inteira servindo à oligarquia Sarney, qual o problema em aliar-se a Castelo?

Trata-se de um acerto de contas entre dois velhos caciques da política maranhense, ambos talhados na mesma base oligárquica.

É simples também o argumento de Reinaldo. Em 2014 ele pretende montar uma chapa majoritária com Castelo, proclamando-se “oposição” a Sarney.

No raciocínio reinaldista, é preciso reeleger Castelo em 2012, estimulando o prefeito a uma disputa majoritária em 2014.

Reinaldo não só desmontou o quarteto que ele próprio criou, como arrastou para a base castelista as metades do PPS e PSB, partido ao qual é filiado e tem pré-candidato a prefeito – Roberto Rocha.

Nesse gesto José Reinado vingou-se da traição de Rocha em 2010, quando Roberto foi candidato ao Senado só para atrapalhar a oposição e favorecer a eleição dos peemedebistas João Alberto e Edison Lobão.

Pregador da mudança, idealizador da Frente de Libertação do Maranhão, consultor ad hoc das mil faces da oposição, José Reinaldo repetiu o erro do ex-governador Jackson Lago, que abandonou a candidatura de Flavio Dino (PCdoB) à prefeitura de São Luís em 2008 e jogou toda a máquina do governo para eleger Castelo.

Como se vê, a opção pelo atraso vem de longe. José Reinaldo só acrescentou um novo capítulo. O livro é grosso e tem muitas páginas em branco.

terça-feira, 29 de maio de 2012

PROFESSORES DA UFMA/IMPERATRIZ REALIZAM ATIVIDADES DURANTE A GREVE

O comando de greve dos professores da UFMA vai realizar, esta semana, três atividades, todas abertas à comunidade e gratuitas.
Na quarta-feira, vai ser aberta a mostra “Brasil Melhor”,  do Cineclube Muiraquitã, com filmes nacionais premiados e clássicos. Todos os filmes serão exibidos das 16h às 18h, nas dependências da UFMA. A sessão de abertura vai trazer “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro premiado no Festival de Cannes, premiação que este mês fez 50 anos.
Na quinta, às 10h, vai ser ministrada a palestra “A redação no ENEM: como fazer”, com o professor doutor Marcos Fábio Belo Matos, do curso de Jornalismo, no auditório da UFMA. A palestra é aberta a alunos de escola pública que estão no 3º. Ano do ensino médio. As inscrições podem ser feitas na coordenação do Curso de Jornalismo.
Na quinta, será realizada a palestra: “Rotulagem de alimentos: você sabe o que está comendo?”, com a professora mestra Tatiana Lemos, do Curso de  Engenharia de Alimentos, no auditório da UFMA, às 16h. A palestra é uma promoção do CA desse curso.
De acordo com o comando de greve, essas ações têm a intenção de mostrar à população que a UFMA está em greve, mas não está parada, e ainda de prestar um serviço de utilidade pública à comunidade em geral.
Mais informações podem ser obtidas pelo fone: 8122-0975.

RÁDIOS COMUNITÁRIAS REALIZAM ENCONTRO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DIREITOS HUMANOS

Será realizado em 31 de maio e 1º de junho, no campus do Bacanga, o I Encontro de Rádios Comunitárias para Divulgação Científica e Direitos Humanos, com a participação de comunicadores populares de 10 microregiões do Maranhão e área metropolitana de São Luís.

O evento é uma parceria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA), UFMA, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc).

A abertura do encontro acontecerá dia 31 de maio (quinta-feira), às 14h, na sala B – 106, no Centro de Ciências Sociais (CCSo). O encontro é um pré-evento da 64ª Reunião da SBPC, que será realizada em julho, na UFMA, com o tema “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza”

No eixo dos debates está o potencial das pequenas emissoras como parceiras do ambiente acadêmico e nas políticas de cidadania. “As rádios comunitárias localizadas em bairros, nos pequenos e médios municípios podem ser aliadas importantes na divulgação científica e na difusão das diretrizes de direitos humanos”, aponta o presidente da Abraço-MA Luis Augusto Silva Nascimento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

31 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)

14:00 – Abertura (Central de Comunicação UFMA/SBPC, Departamento de Comunicação da UFMA, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, ABRAÇO-MA e SINDSEP)

14:30 – Palestra da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC)

16:00 – Lanche

16:15 – Palestra com representante da SBPC/UFMA (Margareth), pró-reitor de Extensão da UFMA (Luis Amaral: SBPC Cultura e SBPC Jovem), Setor de Acessibilidade da UFMA (Evandro Guimarães) e Central de Comunicação SBPC/UFMA (Zefinha Bentivi)

17:30 – Lançamento do livro “Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da Comunicação” (prof. Ed Wilson Araújo)

DIA 1º DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

08:00 – Orientações sobre a renovação das outorgas para rádios comunitárias (engenheiro Abilio Franco)

09:00 – Cenários do movimento de rádios comunitárias (ABRAÇO-MA) e prof. Cicilia Peruzzo (Universidade Metodista de São Paulo)

10:00 – Lanche

10:15 – Oficina de radiojornalismo ou locução (a definir)

12:00 – Almoço

14:00 – As rádios comunitárias e o direito à Comunicação (advogado Rodrigo Pires Ferreira Lago OAB-MA) 9128 8774

16:00 – Lanche

16:15 – Mesa redonda: ”As rádios comunitárias e o Curso de Comunicação da UFMA – uma parceria possível” (profª Rose Ferreira, prof. Francisco Gonçalves e prof. Ed Wilson Araújo)

18:00 - Encerramento

PAPOÉTICO REALIZA FESTIVAL DE POESIA

O I Festival de Poesia do Papoético acontecerá no dia 31 de maio (quinta-feira), a partir das 19 horas, no teatro Alcione Nazareth, Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho (Praia Grande – Centro Histórico de São Luís), com a interpretação dos 21 concorrentes classificados, de um total de 110 poemas inscritos no festival.

O custo do evento, incluindo pagamento da pauta do teatro, premiação e pagamento das comissões julgadoras, dentre outros gastos, foi coberto graças à realização de rifas e através de doações de amigos, artistas ou apreciadores da arte.

A organização do festival solicitou apoio do Comitê Gestor dos 400 anos de São Luís para o evento. “No entanto, nada recebemos, o que revela a lamentável situação da política(?) cultural do município. O festival acontecerá, a poesia está em festa, e continuaremos firmes”, desabafa o poeta Paulo Melo Sousa, idealizador do Papoético.

FOTOGRAFIA
No próximo dia 1º de junho haverá o lançamento do Concurso de Fotografia do Papoético.

Como prévia, no dia 7/6, o Papoético terá show de Josias Sobrinho e Chico Saldanha, com ingresso de R$ 20,00. A renda será revertida para o Concurso de Fotografia.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CONLUTAS MANTÉM A DIREÇÃO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS

A Chapa Única - Unidade, Resistência e Luta recebeu 3.006 votos e comandará o Sindicato pelos próximos três anos.
A Chapa Única – Unidade, Resistência e Luta foi eleita para dirigir o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) no triênio 2012/2015. A eleição teve participação recorde da categoria maranhense. Dos 3.108 bancários votantes, 3.006 votaram na Chapa Única, totalizando 96,72% dos votos válidos.

A Chapa eleita foi encabeçada pelo atual presidente, José Maria Nascimento, e é composta pela maioria dos integrantes da atual gestão. A renovação na diretoria chega a 36,36%. Após o término da apuração, o presidente José Maria parabenizou os bancários e agradeceu a confiança no trabalho e nas propostas da Chapa Única.

“Agradecemos o apoio e a votação massiva dos bancários maranhenses. Ressaltamos que o nosso compromisso é dar continuidade às conquistas e permanecer na trincheira de luta pela garantia dos direitos da categoria. Sempre com autonomia, independência e credibilidade, seguindo a mesma linha, de uma gestão democrática, com a participação ativa da base em todas as decisões do Sindicato. O objetivo é claro: manter a união, a resistência e a luta contra os patrões e a favor dos interesses dos trabalhadores” – afirmou.

Solenidade de Posse

O mandato da nova diretoria dura três anos. A cerimônia de posse será realizada no dia 23 de junho (sábado), na sede recreativa do Sindicato, no Turu. Uma animada festa junina está sendo organizada para comemorar a vitória!

Bancários declaram mais uma vez: FORA CUT!

A incapacidade da CUT em formar uma chapa para concorrer na eleição sucessória do Sindicato só comprova a falta de credibilidade e representatividade desta central sindical no Maranhão. No ano passado, os bancários decidiram pela desfiliação do SEEB-MA da CUT. Neste ano, a vitória esmagadora nas urnas e a ausência dos cutistas ratificaram o total entrosamento entre a direção do Sindicato e os bancários maranhenses. “A categoria votou pela continuação de um trabalho sério, democrático, transparente e firme na luta pelos verdadeiros interesses dos trabalhadores” – destacou o secretário de políticas sindicais e sociais do SEEB-MA, Eloy Natan.

Eleição

A eleição do sistema diretivo do SEEB-MA ocorreu de 22 a 24 de maio com apenas uma chapa inscrita: a Chapa Única – Unidade Resistência e Luta. Durante a eleição, foram disponibilizadas 21 urnas, sendo uma fixa, na sede do SEEB-MA em São Luís , e 20 itinerantes, que percorreram as agências e locais de trabalho de todo o Maranhão.
Fonte: Ascom SEEB-MA

domingo, 27 de maio de 2012

AUDIÊNCIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DEBATE JORNALISMO NO MARANHÃO

Nesta segunda-feira 28, às 9 horas, a Assembleia Legislativa  do Maranhão realizará audiência pública com o tema O JORNALISTA NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: REALIDADE E SOLUÇÕES.


O evento é de autoria da deputada e também jornalista Eliziane Gama (PPS). Estão convidados jornalistas, radialistas, blogueiros, assessores, as entidades de classe, organizações de defesa dos direitos humanos do Maranhão e o Governo do Estado, a partir do secretário de Comunicação Social (Sérgio Macedo) e de Direitos Humanos (Luiza Oliveira).


O debate tem por objetivos expor ao poder público os verdadeiros problemas por que passam os comunicadores do estado, externar a inquietação quanto à execução do blogueiro Décio Sá e buscar, cada vez mais, tornar o espaço da comunicação no Maranhão um lugar efetivamente mais democrático.


A partir de uma discussão séria, clara e honesta, é possível começar a diagnosticar as fontes de agressões sofridas (implícita e explicitamente) pelos profissionais de comunicação no Maranhão.


O QUE: Audiência Pública sobre a realidade do Jornalista no Maranhão
Quando: 28/05 (segunda-feira), às 9h
Onde: Auditório da Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão

sábado, 26 de maio de 2012

UM ESFORÇO PELO TURISMO EM ALCÂNTARA

Com dois ministros do Turismo do Maranhão, Pedro Novais e Gastão Vieira, a Festa do Divino não teve sequer folder em 2012.

Encerra neste domingo 27 a tradicional Festa do Divino, em Alcântara, uma das manifestações religiosas mais expressivas do Maranhão e influente no Brasil.

Desde 2009 os estudantes (foto acima) de Turismo do Instituto Federal (IFMA) vêm desenvolvendo o projeto Divina Hospitalidade. No prédio da instituição foi montado um centro de recepção aos turistas, onde acadêmicos de vários períodos atendem os visitantes.



Especificamente sobre a Festa do Divino, os estudantes de Turismo montaram vários banners (foto) sobre os bastidores do evento. Pesquisaram e expuseram o trabalho das doceiras, licozeiras, cozinheiras, decoradores e o ritual do mastro, entre outros.

Pessoas simples da sede e dos povoados de Alcântara ganharam reconhecimento pelo trabalho digno em prol da Festa do Divino.

Os estudantes destacaram ainda o trabalho do estilista Fabio Serejo, exímio costureiro, responsável por boa parte da indumentária da corte, representada pelo imperador ou imperatriz, vassalo, mordomos e caixeiras etc.

Eles produziram também um folder com o roteiro gastronômico de Alcântara, mapeando restaurantes e lanchonetes, como se faz na maioria dos destinos turísticos do Brasil.

A iniciativa dos estudantes de Turismo contrasta com a falta de políticas públicas que dotem Alcântara de infra-estrutura para receber os visitantes.

Em 2012, nem o folder oficial da Festa do Divino ficou pronto a tempo. Os hotéis e pousadas, além de algumas casas particulares, foram alugadas para os trabalhadores da base ucraniana do projeto aeroespacial.

Esse ano não houve nenhuma divulgação oficial da festa pelo Governo do Estado. O folder disponível no centro de recepção aos turistas ainda é de 2011.

Em Alcântara o sistema de telefonia é péssimo. As operadoras OI e TIM não funcionam. E, para completar, na volta para São Luís, o catamarã atraca próximo ao Iate Clube, na lama, forçando os passageiros a manobras arriscadas para descer da embarcação.

Com os pés sujos, um casal francês da terceira idade e dois jovens alemães encararam no final da tarde de sábado 26 a lama e a caminhada pela areia fofa até pegar um microônibus que leva à Praia Grande.

Esse é o Maranhão que tem até ministros do Turismo. Dois seguidos do bolso de José Sarney.

Apesar de tudo, a festa é feita pelo desprendimento e religiosidade dos moradores de Alcântara. Durante a véspera do encerramento, pela manhã, após a alvorada de foguetes, as bandinhas tomam conta da cidade, acompanhando mordomas e mordomos nos rituais de esmoleiro.


É bonito de ver a criatividade dos moradores e até o sacrifício para cumprir as obrigações religiosas. Como tanta coisa no Maranhão, o povo vai fazendo por conta própria, sem contar com ninguém do poder público, ausente na quase totalidade das vezes.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROFESSOR SEBASTIÃO SQUIRRA ABRE A XII SEMANA DE COMUNICAÇÃO

O professor Sebastião Squirra, da Universidade Metodista de São Paulo, será o conferencista de abertura da XII Semana de Comunicação, abordando o tema “Múltiplas telas: narrativas midiáticas contemporâneas”, dia 29/05 (terça-feira), às 17h, no auditório da biblioteca do CCSo (Centro de Ciências Sociais).

A XII Semana de Comunicação será realizada de 28 de maio a 1º de junho, no campus do Bacanga, oferecendo aos participantes uma série de atividades: conferências, lançamento de livros, mesas redondas, apresentação de trabalhos científicos, oficinas, mostra de filmes e outros eventos paralelos.

Segundo a professora Larissa Leda, integrante da comissão organizadora do evento, a Semana da Comunicação é um evento anual realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), sob a responsabilidade do Departamento de Comunicação Social, mas que abrange toda a comunidade acadêmica da área das Ciências Sociais Aplicadas, devido à abrangência do tema dos eventos.

As atividades iniciam dia 28 (segunda), às 14h, com a 5ª Conferência Brasileira de Comunicação e Tecnologias Digitais, no auditório da Biblioteca do CCSo (Centro de Ciências Sociais). À noite, a partir das 18h, haverá lançamento de livros dos professores do Curso de Comunicação.

O evento visa promover um espaço de trocas de informações entre professores e alunos acerca dos debates teóricos no campo da Comunicação e das novas possibilidades narrativas que emergem a partir das experiências contemporâneas que aparecem em múltiplas telas.

Dentro da XII Semana de Comunicação acontece a II Jornada de Pesquisa e Extensão, um espaço para alunos, professores e profissionais apresentarem o resultado de produtos de comunicação desenvolvidos no mercado e na academia, bem como o resultado de pesquisas de Comunicação desenvolvidas.

Segundo a organização do evento, serão apresentados 49 produções científicas II Jornada de Pesquisa e Extensão, distribuídos em 6 Grupos de Trabalho (GTs) diferentes. 

“A II Jornada de Pesquisa e Extensão tem o objeto de debater, junto à comunidade universitária, os resultados já alcançados e o andamento de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos tanto pela UFMA quanto por outras Instituições de Ensino Superior participantes do evento”, explica Larissa Leda.

Outro evento paralelo da semana é a III Semana do Audiovisual, que terá a exibição de documentários, mesas redondas e mostra de filmes produzidos por estudantes e professores. Um dos destaques da III Semana do Audiovisual é a exibição do documentário “O fim e o princípio”, de Eduardo Coutinho, seguido de comentários do documentarista Betto Matuck, dia 30 de maio (quarta-feira), às 18h30, no auditório da Biblioteca do CCSo.

OFICINAS
A XII Semana de Comunicação vai oferecer três oficinas, durante os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, das 9h30 às 11h30. As oficinas oferecidas são de Telejornalismo (Márcio Carneiro), Linguagem fotográfica (Áurea Ewerton), Roteiro técnico, filmagem e edição (Eugenio Itskovich e Carlos Benalves) e Produção hipermidiática (Patrícia Azambuja).

Mais informações no site www.semanacomunica.ufma.br

ENCONTRO COM CINEMA EXIBE "O BEIJO AMARGO"


Dia 26 de maio (sábado), às 19h

Local: Chico Discos 
Rua de São João, esquina com Afogados

Neste estilizado film noir, o espectador acompanha a acidentada vida de uma prostituta. A antológica e chocante seqüência de abertura, um dos pontos altos da filmografia de Fuller, faz parte da história do cinema: mostra uma mulher batendo no cafetão que a maltratava até ele cair no chão. 

Depois deste acerto de contas, Kelly (Constance Towers) resolve mudar de vida e vai trabalhar como enfermeira de um hospital infantil para deficientes físicos numa pequena cidade. 

Mas, em Grantville, ela vai descobrir que a perfeição e a tranqüilidade do lugar escondem pessoas mesquinhas e doentes, que podem até machucar as mais indefesas criaturas. 

Para a crítica, Samuel Fuller realizou, 20 anos antes de David Lynch, uma exposição devastadora das entranhas da sociedade americana.

Gênero: Drama
Diretor: 
Samuel Fuller
Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1964
País de Origem: EUA

Elenco
Constance Towers (Kelly)
Anthony Eisley (Capt. Griff)
Michael Dante (J.L. Grant)
Virginia Grey (Candy)
Patsy Kelly (Mac, Head Nurse)
Marie Devereux (Buff)
Karen Conrad (Dusty)
Linda Francis (Rembrandt)
Bill Sampson (Jerry)
Sheila Mintz (Receptionist)
Patricia Gayle (Nurse)
Jean-Michel Michenaud (Kip)

ENTRADA FRANCA

CARTA DO ANDES SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

À SOCIEDADE BRASILEIRA
Por que os(as) professores(as) das instituições federais estão em greve?

A defesa do ensino público, gratuito e de qualidade é parte essencial da história do Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), assim como a exigência da população brasileira, que clama por serviços públicos, com qualidade, que atendam às suas necessidades de saúde, educação, segurança, transporte, entre outros direitos sociais básicos
.
Os(as) professores(as) federais estão em greve em defesa  da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade e de uma carreira digna, que reconheça o importante papel que os docentes têm na  vida da população brasileira.

O governo vem usando seguidamente o discurso da crise financeira internacional como justificativa para cortes de verbas nas áreas sociais e para rejeitar todas as demandas feitas pelos servidores públicos federais por melhores condições de trabalho, remuneração e, consequentemente, qualidade no serviço público.

A situação provocada pela priorização de investimentos do Estado no setor empresarial e financeiro causa impacto no serviço público, afetando diretamente a população que dele se beneficia.

Os professores federais estão em greve em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade e de uma carreira digna, que reconheça  o importante papel que os docentes federais tem na vida da população brasileira.

Pela reestruturação da carreira

Há anos os(as) professores(as) vêm lutando pela reestruturação do Plano de Carreira da categoria, por acreditarem que essa reivindicação valoriza a atividade docente e, dessa forma, motiva a entrada e permanência dos profissionais nas instituições federais de ensino. 

No ano passado, o ANDES-SN assinou um acordo emergencial com o governo, que previa, como um dos principais pontos, a reestruturação da carreira até 31 de março de 2012. Já estamos na segunda quinzena de maio e nada aconteceu em relação a essa reestruturação.

Para reestruturação da carreira atual, desatualizada e desvirtuada conceitualmente pelos sucessivos governos, o   ANDES-SN propõe uma carreira com 13 níveis, variação remuneratória de 5% entre níveis, a partir do piso para regime de trabalho de 20 horas, correspondente ao salário mínimo do DIEESE (atualmente calculado em R$2.329,35).


A valorização dos diferentes regimes de trabalho e da titulação devem ser parte integrante de salários e não dispersos em forma de gratificações.

Pela melhoria das condições de trabalho nas Instituições Federais

O começo do ano de 2012 evidenciou a precariedade de várias instituições. Diversos cursos em Instituições Federais de Ensino – IFE tiveram seu início suspenso ou atrasado devido à precariedade das Instituições.

O quadro é muito diferente do que o governo noticia. Existem instituições sem professores, sem laboratórios, sem salas de aula, sem refeitórios ou restaurantes universitários, até sem bebedouros e papel higiênico, afetando diretamente a qualidade do ensino.

Ninguém deveria ser submetido a trabalhar, a ensinar ou a aprender num ambiente assim. Sofrem professores, estudantes e técnicos administrativos das Instituições Federais de Ensino. E num olhar mais amplo, sofre todo o povo brasileiro, que utilizará dos serviços de profissionais formados em situações precárias e que, se ainda não têm, pode vir a ter seus filhos estudando nessas condições.

Por isso convidamos todos a se juntarem à nossa luta. Essa batalha não é só dos(as) professores(as), mas de todos aqueles que desejam um país digno e uma educação pública, gratuita e de qualidade.

ANDES (SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR)

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ESTUDANTES DE MONTES ALTOS FAZEM PROTESTO PARA DENUNCIAR O ABANDONO DA ÚNICA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO





Revoltados, estudantes cobram do governo melhorias na educação. Paralisação deve durar todo o dia de hoje 23.

Fonte: www.dominuto.com
Cadeiras quebradas, ventiladores sem proteção, ora falta livros, ora falta de professores, ausência de merenda escolar, banheiros imundos, paredes caindo aos pedaços, telhas quebradas, fiação elétrica exposta, bebedouros mal conservados, infiltrações e tantos outros problemas que não deviam ter em um ambiente escolar, acontecem na Escola Parsondas de Carvalho, no município de Montes Altos, a 60 km de Imperatriz.
Por isso, esta quarta-feira (23) pretende ser um dia histórico na cidade, quando a partir das 7h os estudantes da escola irão às ruas realizar uma extensa manifestação que pretende durar o dia todo. Insatisfeitos com a situação precária da escola que é a única que oferece o ensino médio, eles prepararam cartazes, carros de som e uma passeata pelas ruas da cidade.
Além disso, convidaram a promotoria, o Conselho Tutelar e outros órgãos para conhecer de perto o descaso com a educação na região. A direção da escola e os professores não se “manifestaram” contra a iniciativa dos alunos, mas muitos possuem receio de falar sobre o assunto.
A manifestação de hoje embora pacífica, pretende chamar atenção principalmente do Governo do Maranhão, uma vez que a escola é de competência do estado. Ao saber da visita de Roseana Sarney pelo sul do Maranhão, os estudantes pedem que seja incluída uma visita da governadora na cidade, para que a mesma confira “in loco” a situação da escola e tome providências urgentes.
Os estudantes são as principais vítimas e testemunhas do retrocesso com que passa a escola da região.   “Não estamos tendo aulas normais, às vezes tenho apenas duas aulas. O terceiro ano, que é a minha turma, não tem professor para as disciplinas de Geografia, Matemática, Sociologia, Filosofia, Física e Artes. Algumas turmas tem aula de Matemática outras, como as turmas noturnas, nunca tiveram aula de Português”, disse Gabriela Cirqueira, aluna do 3º ano do Ensino Médio.
Dentre as várias reivindicações, está a de que a escola não dispõe de recursos para realização de provas; faltam papel e máquina de xérox, por isso em dias de avaliação, é preciso que os próprios alunos, muitos de baixo poder aquisitivo, paguem para que as provas sejam realizadas.
Os pais dos alunos também demostram insatisfação com a unidade escolar. “No momento acho que meu filho não pode ter uma educação de boa qualidade nessa escola. Com a falta de educadores os alunos vão ter dificuldade de conhecimento, principalmente os alunos do terceiro ano, que vão prestar o exame do Enem, vão ter baixo desempenho em algumas disciplinas que não foram aplicadas neste primeiro semestre. Com certeza terão uma grande deficiência no seu desempenho”, disse com preocupação Sérgio Belfort, técnico de futebol e pai de aluna.