terça-feira, 31 de agosto de 2010

NESTA QUARTA: PLENÁRIA 65 NA UFMA

Estudantes, servidores adiminstrativos e professores da UFMA realizam plenária da campanha de Flávio Dino, nesta quarta-feira 1, às 14 horas, no auditório "B" do Centro de Ciências Humanas (CCH).

A mobilização do 65 cresce a cada dia. Vamos ao segundo turno e à vitória.

VOTO NA LEGENDA DO PT É RISCO

Os simpatizantes e eleitores fixos do PT precisam tomar cuidado com o tradicional voto de legenda (13) nas eleições proporcionais à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal no Maranhão.

Para deputado estadual, por exemplo, o PT não está coligado a nenhum partido. O ideal seria estimular a votação no 13 para dar volume na chapa e ajudar todos os candidatos.

Porém, nos levantamentos de bastidores, avalia-se que os neopetistas Mauro Jorge e Francisca Primo, dois extraterrestres no partido, podem estar na dianteira.

Nesse caso, o voto de legenda ajudaria a eles, em detrimento de nomes como Bira do Pindaré e Valdinar Barros, candidatos do PT original.

O melhor posicionamento dos petistas e simpatizantes em 2010 é escolher os candidatos e votar individualmente. O voto na legenda é uma faca de dois gumes. Ajuda a chapa, mas pode colocar na frente os extraterrestres petistas.

Para deputado federal o PT está coligado em um chapão com PMDB, PV, PTB, PR e PP etc. Nesse caso o voto de legenda no 13 também é perigoso, porque soma na contagem da chapa.

Como os candidatos do núcleo dominante têm mais poderio econômico, o voto no 13 para deputado federal tende a ajudar a bancada de Roseana Sarney: Waldir Maranhão, Sarney Filho e companhia.

O PT tem nomes representativos para deputado federal, descolados do sarneísmo, como o professor universitário Francisco Araújo, Terezinha Fernandes e Domingos Dutra.

A antiga e boa tradição petista de votar na legenda não é recomendável nesta eleição. O melhor é escolher o candidato e votar direto, sob pena de fazermos volume na campanha dos alheios.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FLÁVIO DINO NESTA TERÇA, EM IMPERATRIZ

MANHÃ

Caminhada no Bacuri

Caminhada Vila Lobão

TARDE

Caminhada na Vila Nova

Caminhada no Santa Rita

NOITE

Lançamento do site do candidato ao Senado Adonilson Lima (PC do B)

Reunião com médicos

BLOGUEIROS E TWITTEIROS: ENCONTRO TEM PROGRAMAÇÃO DEFINIDA

Estão abertas no email noderede@gmail.com as inscrições para o Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, dia 2 de setembro (quinta-feira), das 13 às 20 horas, no antigo Hotel Vila Rica (ao lado da Igreja da Sé).

Convocado por blogues como Acorda Alice, CISocial, ComContinuação, Ecos das Lutas, (blogue do) Ed Wilson, Entreatos, (blogue do) Eri, (blogue do) Itevaldo, Lat but not least, Rico Choro, Sustentabile, O Juízo Final e (blogue do) Zema Ribeiro, o evento é decorrente dos encaminhamentos do Encontro de Blogueiros Progressistas do Brasil, realizado em São Paulo.

No Maranhão, a iniciativa dos blogues conta com o apoio da Cáritas, Agência Matraca, Sociedade Maranhende de Direitos Humanos (SMDH), NEEC-UFMA e Instituto Barão de Itararé, conformando o projeto "Nó de Rede", que objetiva constituir uma conexão de blogueiros comprometidos com a defesa dos direitos humanos, democratização da comunicação e a mudança social, política e econômica no Maranhão.

O encontro pretende ainda articular ações comunicativas, interativas e colaborativas entre os blogueiros e twitteiros interessados na produção compartilhada de conhecimento. No decorrer da programação, haverá espaço para o pronunciamento dos candidatos ao governo do Maranhão.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

13:00 – Início das inscrições. Coordenação: Sóstenes Salgado (Blog CISocial)

14:30 – Abertura. Saudações à plenária, apresentação dos objetivos e programa do evento e informes do 1° Encontro de Blogueiros Progressistas do Brasil, com:

Ricarte Almeida Santos (Blog Rico Choro, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão)

Luís Antônio Câmara Pedrosa (Blog do Pedrosa, assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos–SMDH)

Jornalista Itevaldo Júnior (Blog do Itevaldo)

Coordenação: Elen Mateus (Blog Last But Not Least, assessora de Comunicação do Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes Pe. Marcos Passerini)

15:00 – Conferência de abertura: “Internet, democracia e mudança social”, com Rogério Tomaz Jr. (Blog Conexão Brasília-Maranhão)

Coordenação: Zema Ribeiro (Blog do Zema, assessor de comunicação da Cáritas-MA)

16:00 – Mesa Redonda I – “Ameaças à democracia e à Internet versus ações interativas e compartilhadas na rede”, com:

Francisco Gonçalves (coordenador do NEEC-UFMA)

Advogado Guilherme Zagallo (OAB-MA)

Coordenação: Franklin Douglas (Blog Ecos das Lutas)

17:00 – Mesa Redonda II – “Produção de conteúdo, sustentabilidade de blog e twitter e inovação tecnológica”

Ed Wilson Araújo (Blog do Ed Wilson), jornalista e professor da UFMA

Márcio Carneiro (Professor da UFMA)

Coordenação: Marcos Franco (Blog Entreatos e presidente da AMI)

18:00 – Intervalo para articulações, troca de links e bate-papo

18:30 - Plenária Final com aprovação da Carta dos Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Estado do Maranhão.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS E TWITTEIROS PROGRESSISTAS

Estão abertas no email noderede@gmail.com as inscrições para o Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, dia 2 de setembro (quinta-feira), das 13 às 20 horas, no antigo Hotel Vila Rica (ao lado da Igreja da Sé).

HOJE À TARDE MATÉRIA COMPLETA.

GOVERNO DO PARÁ: TUCANOS LIDERAM NO IBOPE COM 10 PONTOS À FRENTE

O candidato Simão Jatene (PSDB) lidera a corrida pelo Governo do Estado, segundo a primeira pesquisa Ibope de intenção de voto no Pará.

Na avaliação estimulada, o tucano aparece com 43% das intenções de voto, contra 33% da adversária Ana Júlia Carepa (PT), atual governadora candidata à reeleição.

Em terceiro lugar está Domingos Juvenil (PMDB), com 6%. Os candidatos Fernando Carneiro (PSOL) e Cleber Rabelo (PSTU) aparecem empatados na quarta colocação, com 2% da preferência do eleitorado paraense. Os votos brancos, nulos ou indecisos somam 14%.

A margem de erro máxima estimada da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. Isso indica que Jatene pode ter entre 40% e 46% e Ana Júlia, entre 30% e 36%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal. O Ibope ouviu 812 eleitores com mais de 16 anos entre os dias 24 e 26 de agosto nas regiões Nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, Sudoeste, Metropolitana e Sudeste do Pará.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº 14954/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o número 26140/2010.

REJEIÇÃO - A pesquisa feita pelo Ibope mostra ainda o índice de rejeição dos candidatos. Um total de 41% dos pesquisados apontou que não votaria em Ana Júlia de jeito nenhum. No caso de Simão Jatene, 21% reprovam o candidato.

Já Domingos Juvenil possui uma rejeição de 14%, seguida de 11% para Cleber Rabelo e 10% para Fernando Carneiro. Segundo o Ibope, a maior rejeição de Ana Júlia foi registrada em Belém (47%).

Da mesma forma, ocorre com o cadidato tucano, que é menos cotado entre os eleitores da capital paraense, com 26% de rejeição.

FONTE: O LIBERAL

domingo, 29 de agosto de 2010

JACKSON LAGO NA RÁDIO COMUNITÁRIA CULTURA

O candidato a governador Jackson Lago (PDT) é o entrevistado desta segunda-feira 30, na rádio comunitária Cultura FM, do Maiobão.

A entrevista vai ao ar das 10h às 12h, sob o comando de Stenio Kavazak e as participações de Genival Pereira e Antonio Luis. Você pode participar pelo telefone 3214 0606 ou acessar o saite da emissora:

www.fmcultura.com

Está confirmada também a participação do candidato da coligação "Muda Maranhão", Flávio Dino (PC do B), dia 4 de setembro (sábado), no mesmo horário.

As entrevistas com todos os candidatos a governador são uma ótima iniciativa da rádio comunitária Cultura FM.

ROSEANA INSISTE EM IMPERATRIZ

A governadora Roseana Sarney (PMDB) fez campanha recente na região tocantina, em mais uma tentativa de reverter a enorme rejeição em Imperatriz e nas cidades do sul e sudoeste maranhense.

Imperatriz e região têm preferência por Jackson Lago (PDT), cuja votação em 2006 chegou a quase 80%. O lastro eleitoral de Lago decorre, entre outros fatores, da vinculação com o sul na formação da chapa majoritária.

Todos os candidatos a vice de Jackson saíram de Imperatriz e região, como Jomar Fernandes, Deoclides Macedo e o pastor Luiz Carlos Porto em 2006 e 2010.

Lago construiu uma vinculação regional, associada à injeção de recursos para obras importantes como a reconstrução do estádio Frei Epifânio da Abadia, a nova rodoviária e outras bloqueadas quando Roseana assumiu o governo pelas mãos do TSE.

Com fácil trânsito, Flávio Dino (PC do B) também disputa votos na região tocantina, onde tem feito campanha intensiva. Segunda (30) e terça-feira (31) Dino terá uma intensa agenda de atividades nos bairros de Imperatriz, além de reuniões com lideranças políticas, empresariais e religiosas.

Roseana Sarney corre por fora. Em qualquer conversa informal sobre política em Imperatriz o sobrenome Sarney é sempre rechaçado. Há uma rejeição natural da população, beirando o ódio.

Como não pode ir diretamente ao encontro do povo de Imperatriz, o grupo Sarney fez uma mega-operação de captura daqueles considerados representantes do povo: os vereadores.

Até o presidente da Câmara, Hamilton Miranda, o tucano-mor do legislativo imperatrizense e braço forte do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), foi cooptado.

Dos 12 edis, somente Edmilson Sanches (PSDB), candidato a deputado federal; Alberto Souza (PP) e Luis Gonçalves (PSB) não acompanharam a revoada dos colegas.

Porém, o apoio dos parlamentares municipais não reflete a posição do eleitorado. Vai ficar difícil a situação de qualquer vereador de Imperatriz que sair às ruas da cidade pedindo votos para Roseana Sarney.

Em 2012, os edis que tentarem a reeleição podem ser lembrados pelo erro de 2010. Vamos ver o que pode acontecer.

sábado, 28 de agosto de 2010

MAIS UMA FARSA DO IBOPE

Qualquer pessoa com um razoável conhecimento dos fatos políticos do Maranhão sabe que a pesquisa Ibope para governador do Maranhão, divulgada ontem, é mais um engodo eleitoral.

Não passa de uma peça publicitária sem qualquer fundamento na disputa real das candidaturas. Os números apontam Roseana Sarney (PMDB) com 47%, Jackson Lago (PDT) com 25% e Flávio Dino (PC do B) com apenas 13%.

Na tentativa desesperada de inflar a candidatura de Roseana e criar um clima de “já ganhou no primeiro turno”, o Ibope é desmascarado pelas pesquisas anteriores.

Tanto em 2006 quanto em 2008 o Ibope errou. Em 2006 fazia alarde com uma suposta vitória de Roseana em primeiro turno. Quando abriram as urnas, fomos ao segundo tempo e Jackson ganhou.

Em 2008 o mesmo Ibope apontava Flávio Dino com 24% e Castelo com 46% no primeiro turno. As urnas abriram e Dino apareceu com 34%. Foi ao segundo turno e por pouco não vence a eleição.

É insustentável que agora em 2010 Flávio Dino apareça com 13%. A campanha cresce a cada dia, envolvendo milhares de pessoas, lideranças políticas, juventude, homens e mulheres com vontade de mudar o Maranhão.

Essa é a pesquisa real que levará Flávio Dino ao segundo turno e à vitória.

O MARANHÃO NÃO PODE PARAR?

Francisco Araújo *

Maranhão não pode parar? Pode, sim! O Maranhão pode parar com o atraso, com o triste status de estado mais pobre da federação e o que reúne os piores índices no tocante às condições de vida digna.

Porém, antes de tudo, temos que parar com o continuísmo político. A repetição desse quadro de representantes políticos precisa parar. Se eles tivessem feito algo de significativo pelo povo do Maranhão, os índices de miséria e de analfabetismo não seriam tão altos.

Nós não teríamos tantos homens, mulheres, jovens e crianças sem assistência médico/hospitalar e nem 25% da nossa população não viveriam em extrema pobreza.

O que não pode parar é nossa capacidade de construir nossa própria história, nosso poder de mudar a nossa realidade e poder dizer não ao atraso. Nossa liberdade não pode parar!

O Maranhão não pode parar? Pode, sim! Se permanecer no poder esses que aí estão usando os aparelhos do Estado em benefício próprio, que fazem da coisa pública seus negócios particulares e pilham o erário público.

É preciso manter a esperança e confiar nas novas gerações! Não pode parar o nosso poder de mudar!

* Francisco Araujo é candidato a Deputado Federal pelo PT, professor da UEMA e do Uniceuma, cientista político e sociólogo.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AS MÚLTIPLAS FACES DE CHAGÃO, VEREADOR DE IMPERATRIZ

por Marcos Franco

O vereador Chagão já mudou de nome várias vezes. Já foi Chagão do Açougue, Chagão do Santa Rita, Chagão do Bonsucesso e até Chagão do PT, partido que o elegeu em 2008.

Agora o nome que mais lhe cabe é Chagão da Roseana, ou Chagão da Traição, ou Chagão do Antonio Pereira, ou Chagão do Weverton Rocha.

Na foto, o vereador é o de camisa listrada.

NOVA DATA DO ENCONTRO DE BLOGUEIROS E TWITTEIROS

Será dia 2 de setembro (quinta-feira) o Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, das 14h às 20h, no Quality Grand São Luís Hotel (antigo Vila Rica), na praça Pedro II, ao lado da Igreja da Sé.

As inscrições podem ser feitas no local do evento. O encontro vai reunir ativistas da Internet afinados com as questões de direitos humanos, democracia na comunicação e mudanças políticas, econômicas e sociais.

O encontro estava previsto inicialmente para 3 de setembro, mas foi antecipado para o dia 2.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GRANDE PLENÁRIA DE FLÁVIO DINO

Nesta sexta-feira, às 18 horas, no comitê da Beira-Mar, os candidatos da coligação Muda Maranhão (Flávio Dino governador), a militância e os apoiadores farão uma grande plenária para a vitória.

Vamos lá.

BIRA EM SÃO LUÍS

O candidato a deputado estadual Bira do Pindaré (PT) concentra esforços em São Luís neste final de semana. Veja a agenda:

Quinta, 26 de agosto

7 horas: panfletagem na Praça Deodoro

18 horas: panfletagem na FAMA

Sexta, 27 de agosto

17:30 horas: panfletagem CEUMA I

Sábado, 28 de agosto

07:30 horas: panfletagem na feira da Cidade Operária

CANAL.COM: CULTURA EM REVISTA POR ESTUDANTES DA UFMA


O lançamento da revista Canal.com, ontem à noite, reuniu estudantes e professores da UFMA em um produtivo debate nas instalações do jornal "O Imparcial".

A revista é uma produção de alunos do quinto ao sétimo período, sob orientação da professora Vera Sales, objetivando o exercício jornalístico da pauta à edição.

No quarto número, a revista abordou a produção cultural nos circuitos alternativos de São Luís, em matérias sobre rock, literatura, teatro, dança, arte japonesa, cinema, grafite, música e cartum.

A cerimônia de lançamento foi aberta pelo chefe do departamento de Comunicação Francisco Gonçalves e pela professora Vera Sales. Ambos destacaram o entusiasmo a satisfação pela qualidade editorial da revista, enfatizando o diálogo entre teoria e prática no aprendizado jornalístico.

DEBATE – Na seqüência, uma mesa de debate sobre “Produção cultural independente” reuniu a editora de Cultura de O Imparcial Andréa Gonçalves; o jornalista Zema Ribeiro; a produtora cultural Elizandra Rocha; e o escritor Bruno Azevedo, sob a mediação do músico e estudante de Jornalismo Pedro Venâncio.

O debate focou os mecanismos de financiamento na cadeia produtiva da cultura. Segundo Elizandra Rocha, as leis de incentivo favorecem os bancos privados que se utilizam de recursos públicos – através de deduções fiscais – para apoiar ações culturais.

“Os recursos não saem da iniciativa privada e sim da dedução fiscal, um recurso público”, observou, esclarecendo que as deduções ocorrem nas instâncias federal (Imposto de Renda), estadual (ICMS) e municipal (ISS e IPTU).

De acordo com Rocha, no governo Lula as formas de financiamento passaram por algumas alterações, na gestão do ministro Gilberto Gil, estimulando os fundos de fomento. “Os fundos quebram a mendicância dos produtores culturais junto à iniciativa privada”, esclareceu.

Ela destacou ainda o projeto de lei para criar o Programa de Financiamento da Cultura (Profic), estabelecendo os fundos de fomento que modificam a forma de participação do setor privado. Em vez de deduções fiscais, os empresários colocam recursos diretamente nos mecanismos de financiamento.

O jornalista Zema Ribeiro salientou a abordagem plural da revista e a fuga do padrão acadêmico na redação. Ribeiro lançou um desafio aos estudantes e professores, ao sugerir a divulgação da revista nos bairros da cidade, em lançamentos acompanhados de recitais e discotecagem. “Acho que esse trabalho não se encerra na UFMA ou no auditório de O Imparcial”, provocou Ribeiro.

A editora de Cultura Andrea Gonçalves expôs a política editorial de O Imparcial. “O caderno Impar tem o compromisso de resgatar, descobrir e investigar histórias e memórias culturais”, observou. Para Gonçalves, o principal desafio dos jornalistas da área cultural é ampliar a cobertura.

Ela enumerou ainda outras ações culturais do jornal, como o Cine Impar e o Espaço Impar, ambientes que proporcionam cinema e teatro gratuitos ou a preços populares.

O escritor Bruno Azevedo retomou o debate sobre o financiamento na cadeia produtiva da cultura, discorrendo sobre o conceito de independente como algo artesanal, em que o conteúdo ou a forma dos bens culturais ocorrem fora dos meios hegemônicos.

A antítese dependente cultural “pressupõe uma comercialização e nesse circuito o valor de troca é maior que o valor de uso”, afirmou. Ao criticar as formas de financiamento, Azevedo apontou que as regras de fomento à produção cultural criaram profissionais das leis de incentivo.

Operador do circuito independente, Bruno não refuta o mercado e criticou a exclusividade do Estado nas políticas de financiamento, observando o risco de um aparelhamento ideológico da produção cultural.

“O mercado avaliza o produto. A retirada do setor privado da economia da cultura pode levar a produção cultural a ficar refém do Estado”, mencionou o autor da novela policial “Breganejo Blues”.

Elizandra Rocha treplicou, ao salientar que o financiamento da cultura não pode ser exclusividade do mercado.

O debate ainda renderia muito, mas o adiantado da hora não permitiu. Já passava das 21 badaladas, quando a platéia esperava ansiosamente o coquetel de acompanhamento da revista.

As especulações filosóficas sobre Estado, mercado e cultura devem ficar para o próximo número da Canal.com.

FOTO: A professora Vera Sales com os redatores da revista.

FLÁVIO DINO REIVINDICA DEBATE ENTRE CANDIDATOS

Está em curso a entrevista do candidato ao governo Flávio Dino (PC do B) na rádio Mirante AM. Neste momento Dino reclamou da falta de debate no processo eleitoral.

O candidato sugeriu que os blogueiros do Sistema Mirante fizessem um pool para viabilizar um debate na internet entre os candidatos ao governo do Maranhão. A entrevista vai até as 10 horas.

CINE FILOSÓFICO NO IFMA

O filme “A janela”, do diretor argentino Carlos Sorín, é o escolhido no Cine Filosófico de sexta-feira, 27, às 18h30, na sala de multimídia do IFMA, no Monte Castelo.

A idéia de juntar cinema e Filosofia partiu do professor Jorge Leão. Na última sexta-feira de cada mês um filme é exibido e na sequência acontece um bate-papo sobre a película.

Veja a sinopse de “A janela”: O último dia na vida de Antonio um escritor de 80 anos que aguarda o visita do filho em sua fazenda no norte da Patagônia. Impossibilitado de ajudar nos preparativos, ele pode apenas observar o mundo através da janela: no horizonte, o sol domina o cenário, enquanto a nostalgia eas memórias do passado parecem invadir seu quarto.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

FLÁVIO DINO NA MIRANTE AM

Nesta quinta-feira, às 8h30, o candidato a governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) concede entrevista na rádio Mirante AM.

Não perca.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS E TWITTEIROS PROGRESSISTAS DO MARANHÃO

"Internet, democracia, mudança social" é o tema de abertura do Encontro de Blogueiros e Twitteiros Progressistas do Maranhão, dia 3 de setembro, das 14h às 21h. O local ainda será definido.

A iniciativa é de um grupo de profissionais e professores de Comunicação, com o objetivo de montar um circuito de produção compartilhada e colaborativa na internet, compondo a rede Ê MARANHÃO.

A rede será formada por blogueiros e twitteiros afinados com as temáticas dos direitos humanos, democratização da comunicação e mudanças políticas, econômicas e sociais em nosso estado.

Ê MARANHÃO vai produzir um boletim diário, editado pelo jornalista Franklin Douglas, com os destaques dos principais blogues progressistas, além de artigos, reportagens, entrevistas, análises de indicadores sociais e agenda cultural.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

LANÇAMENTO DA REVISTA CANAL.COM

Com a mesa redonda sobre cultura independente no Maranhão, acontece nesta quarta 25 o lançamento do quarto número da revista Canal.com, às 19 horas, no auditório d’O Imparcial.

Na programação consta ainda a exibição do vídeo “Na costa da minha mão”, de Andréa Ribeiro, sobre o sotaque de bumba-meu-boi típico da região de Cururupu.

Da mesa redonda participam a editora de Cultura d’O Imparcial Andrea Gonçalves; o escritor Bruno Azevedo, a gestora Elizandra Rocha; e o jornalista Zema Ribeiro.

A revista Canal.com é produzida por estudantes de Jornalismo, sob a supervisão da professora do Departamento de Comunicação da UFMA Vera Sales.

AGENDA DE FLÁVIO DINO

A campanha de Flávio Dino (PC do B) ao governo do Maranhão segue firme e crescendo. Nesta terça, às 15 horas, acontece a plenária do movimento de mulheres, no comitê da Beira-Mar (próximo à cabeceira da ponte Sã0 Francisco).

Às 16 horas a militância, os candidados proporcionais e majoritários da coligação "Muda Marahão" fazem caminhada no Monte Castelo.

Após a caminhada, às 18 horas, será inaugurado o comitê do candidato a deputado Celso Beckman, na rua das Paparaúbas, no Renascença.

Amanhã 25 (quarta), Dino inicia com uma carreata no Coroadinho, às 7h30. A concentração é na avenida dos Africanos, próximo à barreira eletrônica.

Às 18 horas faz carreata na Cohab-Cohatrac, partindo do supermercado Mateus.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O MARANHÃO COM TODO GÁS: PARA QUEM?

O documentário “Maranhão 66”, produzido pelo cineasta Glauber Rocha na posse do então governador José Sarney, é uma importante peça histórica para a análise do cenário presente.

No seu discurso inaugural, Sarney apresentava-se como a catapulta do progresso, prometendo tirar o povo do atraso e da miséria marcantes na era vitorinista.

Empossado governador, Sarney criou a Lei de Terras, favorecendo o latifúndio e a violência no campo, ao desagregar centenas de trabalhadores rurais e expulsá-los de suas terras pelos novos proprietários

e grileiros do Maranhão.

Nos anos 1980 começou a implantação dos projetos mínero-metalúrgicos. Vieram a Alumar e a Vale (ex-Rio Doce), junto com muita propaganda e promessas de milhares de empregos para desenvolver o estado. Iniciou-se o ciclo dos enclaves econômicos com fortes impactos no meio ambiente.


Agora, anuncia-se descoberta de uma gigantesca reserva de gás natural em Capinzal do Norte. “É meia Bolívia”, proclamou o milionário Eike Batista, ao anunciar o novo milagre maranhense. Vez por outra criam-se mirabolantes pirotecnias em promessa de grandes investimentos aqui.


Nos primeiros mandatos de Roseana Sarney (PFL) no governo, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) veio ao Maranhão inaugurar o famigerado Pólo de Confecções de Rosário, que deixou um rastro de destruição na vida de centenas de pequenos trabalhadores na região do Munim.

Ora é uma fábrica de roupas, ora um projeto de irrigação, ora uma refinaria de petróleo e agora “meia Bolívia” de gás natural.


Dos anos 1980 para cá, o Maranhão sempre ocupou as manchetes nacionais com os piores indicadores econômicos e sociais do Brasil. As promessas de desenvolvimento do nosso estado descarrilaram nos trilhos da Vale ou derreteram nas caldeiras da Alumar.


Passados 40 e tantos anos, a cena maranhense não muda. Viajando por qualquer trecho desta terra fantasiosa observa-se o retrato de uma existência ainda primitiva das casas de palha e taipa na beira da estrada, espremidas entre as cercas dos latifúndios e o asfalto.


O Maranhão que produz alumínio e exporta minério de ferro, o Maranhão que tem um dos melhores portos do mundo (o Itaqui), o Maranhão que tem um centro de lançamento de foguetes em Alcântara, o Maranhão que está prestes a refinar petróleo, o Maranhão que tem “meia Bolívia” de gás natural ainda não conseguiu sequer acabar com as casas de palha e taipa.


Nem o barro abundante nas nossas terras foi transformado em tijolos e telhas, uma tecnologia simplória se comparada ao refino de petróleo, transporte de minério e produção de gás.


Grande parte dos maranhenses não domina a tecnologia básica da sobrevivência – manejar um talher ou uma colher. Imagine um mause de computador.

Vive-se aqui um atraso tecnológico primário, fruto de um retrocesso político e econômico programado para dar certo para uns poucos e tudo errado para a maioria.

Ninguém imagina Eike Batista, um capitalista visceral, vindo ao desconhecido Capinzal do Norte gerar desenvolvimento e distribuição de renda aos maranhenses.

O gás vai turbinar a riqueza de meia dúzia de empreiteiros e negociantes acostumados às mamatas do Palácio dos Leões. Nada mais a esperar.

domingo, 22 de agosto de 2010

ENCARCERADAS DE IMPERATRIZ DENUNCIAM CONDIÇÕES DA CCPJ

Organizações de direitos humanos e feministas cobram resposta a uma carta aberta enviada à governadora Roseana Sarney e aos deputados maranhenses, em 26 de julho, abordando a situação de mulheres presas na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz.

Segundo a carta, as encarceradas estariam enfrentando “condições desumanas” no sistema prisional. Os signatários do texto pedem a construção de um Centro de Ressocialização Feminino em Imperatriz, mais verbas para a CCPJ e melhoria na qualidade da alimentação servida às detentas, entre outros quesitos.

Ainda segundo os signatários da carta, a formalização das denúncias gerou retaliações no sistema prisional. As denúncias são sustentadas por diversas entidades, fóruns e redes de direitos humanos.

Veja mais no blogue do Josué Moura:
http://josuemoura.blogspot.com/2010/08/carta-aberta-governadora-roseana-sarney.html

sábado, 21 de agosto de 2010

PLENÁRIA DE FLÁVIO DINO NA REGIÃO TOCANTINA

Representantes dos movimentos sociais, juventude, mulheres, candidatos da coligação "Muda Maranhão" e lideranças políticas da região tocantina fizeram hoje pela manhã uma plenária de mobilização da campanha de Flávio Dino (PC do B) ao governo do Maranhão.

Os apoiadores e militantes do comunista reuniram-se na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz, na rua João Lisboa, para traçar novas ações de campanha, com distribuição do material de propaganda e ativação dos comitês nas cidades do entorno de Imperatriz.

Após a plenária os candidatos da coligação deslocaram-se aos municípios de Presidente Dutra, São Domingos e Colinas.

A
manhã, domingo, a caravana de apoiadores vai percorrer os municípios de Sítio Novo, Porto Franco e Estreito, onde haverá caminhadas e atos públicos.

Segunda-feira a campanha vai cobrir as cidades de Riachão, Carolina e Balsas, finalizando com uma plenária popular e sindical.

Para o candidato a senador Adonilson Lima, Flávio Dino é o candidato que mais cresce na região tocantina e tem rejeição baixíssima. "A campanha de 2006 apontou o sentido da mudança e esse ano não será diferente. A população do sul vai engajar-se nesse projeto de Flávio Dino governador", disse Lima.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

REGIÃO SUL MOBILIZA-SE PARA O CONGRESSO ESTADUAL DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS

O I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão, realizado ontem, no campus da UFMA de Imperatriz, avançou no processo de organização das emissoras na região tocantina.

Realizado em parceria com o curso de Jornalismo e a Prefeitura de Imperatriz, o encontro teve debates sobre o papel das rádios comunitárias no processo de democratização da comunicação e no desenvolvimento local.

Cerca de 60 pessoas participaram das plenárias e oficinas de locução, gêneros radiofônicos, comunicação comunitária, gestão e captação de recursos.

A coordenadora do curso de Jornalismo da UFMA, Roseane Arcanjo, destacou a importância da participação dos acadêmicos da área de Comunicação, enfatizando a necessidade de motivar a pesquisa e a extensão junto às rádios comunitárias.


Durante os debates, estudantes questionaram a postura de muitas emissoras denominadas comunitárias que desviam suas funções e praticam proselitismo político, religioso e executam programas tipicamente comerciais, sem qualquer vinculação ao conceito de rádio informativo, educativo e de prestação de serviços.

Esta tendência é forte em muitas emissoras espalhadas no Maranhão, mas pode ser revertida com um amplo trabalho de formação e sensibilização dos comunicadores populares, mostrando a importância do jornalismo e dos programas educativos no meio radiofônico.

O encontro serviu também para eleger os representantes da região tocantina ao congresso estadual de radiodifusão comunitária, previsto para o final de setembro, quando será eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA).

Da região tocantina vão participar 21 delegados das rádios Sumaúma FM, de Ribamar Fiquene; Brejão FM, de São Francisco do Brejão; Arca FM, de Açailândia; Liberdade FM, de Bom Jesus das Selvas; Cidade FM, de Fortaleza dos Nogueiras; Diamantina FM, de Governador Edison Lobão; e Rio Neves FM, de São Raimundo das Mangabeiras.

Além dos delegados das emissoras citadas, que terão direito a voz e voto no congresso, a região tocantina será representada também por 10 estudantes de Jornalismo, na condição de observadores.

O I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão é o quarto evento regional realizado desde março de 2010 para retomar a organização da ABRAÇO-MA.

Os três primeiros contemplaram as regiões metropolitana de São Luís, Lençóis-Munim e Cocais, que também indicaram delegados ao congresso estadual previsto para o final de setembro.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FLÁVIO NO MEARIM

O candidato a governador Flávio Dino (PC do B) retorna ao interior neste sábado 21, percorrendo os municípios de Pedreiras, Lima Campos, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco e Lago da Pedra.

Em todas estas cidades a caravana 65 vai fazer caminhadas, reuniões e plenárias com lideranças políticas. A campanha cresce a cada dia, com grandes chances de chegar ao segundo turno e mudar o Maranhão.

NOVOS PETISTAS

Uma disputa acirrada entre petistas marca a nova e decadente era do partido no Maranhão. Na eleição de deputado estadual, militantes históricos do movimento sindical como Valdinar Barros e Bira do Pindaré enfrentam novos PTs da estirpe de Francisca Primo e Mauro Jorge, oriundos de tradicionais redutos coronelistas do interior.

Francisca é esposa do prefeito de Buriticupu, o Primo, bem sucedido empreendedor do ramo madeireiro. Mauro é de Lago da Pedra, onde a família dele tem antigos redutos eleitorais.

Bira do Pindaré, ex-candidato a senador, também tenta uma vaga na Assembléia Legislativa. Oriundo dos movimentos estudantil e sindical, Pindaré tem condições de bem representar o partido.

Nos bastidores fala-se na eleição de dois deputados estaduais do PT. Tomara que sejam Bira e Valdinar, porque com um Primo e um Jorge desses o Maranhão vai morrer de sede em Lago da Pedra.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA EM IMPERATRIZ

Tudo pronto para o I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão, amanhã 19, no campus da UFMA em Imperatriz.

A programação inicia com um painel sobre a situação das emissoras comunitárias, às 8 horas, seguida de debate com os participantes. À tarde haverá oficinas de gestão, gêneros radiofônicos, locução e prática de comunicação comunitária.

O encontro tem a parceria do curso de Comunicação/Jornalismo da UFMA e da Prefeitura de Impeatriz.

Ao final haverá plenária com a eleição dos representantes de cada emissora para o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, previsto para setembro, quando será eleita a nova diretoria da seção estadual da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (ABRAÇO).

IMPERATRIZ MELHOR

São visíveis as obras de infra-estrutura, principalmente asfalto, nas principais ruas de Imperatriz. Nem lembra a cidade caótica do ex-prefeito Ildon Marques (PMDB). A gestão atual de Sebastião Madeira (PSDB) vai bem na boca do povo.

Madeira aceita a parceria com a governadora Roseana Sarney (PMDB), mas já declarou voto e campanha para Jackson Lago (PDT), muito bem aceito em todo o sul do Maranhão.

O candidato Flávio Dino (PC do B) também deve ser bem votado na região, calçado na boa atuação da militância comunista e no sentimento anti-sarneísta acalentado até pelas crianças sulistas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

MÚSICA PARA OUVIDOS PENSANTES

O que fazem um penico branco esmaltado e uma frigideira velha em um show-tributo ao compositor Ernesto Nazareth?

A resposta você vai encontrar no espetáculo Nazareth Brasileirinho, com Marcelo Bratke (piano) e a Camerata Vale Música, nesta quarta-feira 18, no teatro Arthur Azevedo.

Em turnê nacional, a Camerata é composta por talentosos músicos do Espírito Santo, ainda bem jovens, através do programa de inclusão social da Fundação Vale.

Sob a liderança de Marcelo Bratke, renomado músico de repercussão internacional, o grupo vai do erudito ao popular com elegância sonora.

Durante a apresentação, os músicos parecem treinados para uma cirurgia musical, manipulando com precisão e nos mínimos detalhes os instrumentos de sopro e percussão.

Todo esse arcabouço sonoro viaja nas valsas, tango brasileiro e polka do compositor Ernesto Nazareth, que, ao lado de Chiquinha Gonzaga, pariram a música brazuka ao mundo.

Isso foi há 100 anos, na primeira década do século XX. Gonzaga e Nazareth, duas vidas trágicas e brilhantes simultaneamente, produziram muito do que há de melhor no nosso panorama musical.

Agora revisitados, dão o que falar; ou melhor, o que tocar.

O penico e a peça de fritar ovos talvez justifiquem a interpretação de Jackson do Pandeiro em “Chiclete com Banana”:

Quero ver o Tio Sam de frigideira / Numa batucada brasileira

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ENCONTRO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM IMPERATRIZ

Será realizado dia 19 de agosto (quinta-feira), no campus da UFMA de Imperatriz, o I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão. O evento integra o roteiro de atividades realizadas em várias regiões do estado com o objetivo de reorganizar o movimento de rádios comunitárias, desativado desde 2002.

Em parceria com o curso de Jornalismo da UFMA, o encontro visa integrar as emissoras e os comunicadores populares, fazer capacitação e trocar experiências sobre os cenários da mídia regional. Haverá também oficinas de capacitação em comunicação comunitária, gêneros radiofônicos, gestão e locução.

Todas as etapas regionais são preparatórias ao Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, previsto para setembro de 2010, quando será eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA).

Em cada evento regional são eleitos dois representantes de cada rádio para participar do Congresso Estadual, com direito a voz e voto.

Os estudantes e professores da UFMA e de outras instituições podem participar do encontro, bem como qualquer pessoa interessada no debate sobre a democratização da Comunicação.

A reorganização do movimento de rádios comunitárias no Maranhão é um dos frutos da mobilização de diversos atores da sociedade civil engajados no processo de construção da Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009, em Brasília.

Imperatriz sediou a I Conferência de Comunicação da Região Tocantina, participando em seguida nas etapas estadual e nacional. Foram momentos importantes de diálogo sobre a elaboração de políticas públicas de Comunicação, com efetiva colaboração dos estudantes e professores da área.

A comunicação comunitária foi destaque em todas as conferências no Brasil e agora retorna à pauta nos estados. No Maranhão, já foram realizados encontros nas regiões metropolitana de São Luís, Lençóis-Munim e Cocais.

Estão previstos, além do sul do Maranhão, eventos regionais no vale do Pindaré, Baixada, vale do Itapecuru e Baixo Parnaíba. Após os encontros regionais haverá o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias, com a eleição da nova diretoria da Abraço no Maranhão. Veja a programação do encontro de Imperatriz.

PROGRAMAÇÃO

8h – Mesa de abertura

10h – Debate com o plenário sobre a situação das rádios comunitárias no Maranhão

12h – Almoço

14h – Oficinas (simultâneas)

Oficina 1 – Comunicação Comunitária (Vanusia Gonçalves)

Oficina 2 – Formatos de programas radiofônicos (Roseana Arcanjo)

Oficina 3 – Gestão e captação de recursos (Antonio Silva)

Oficina 4 – Locução (Josafá Ramalho)

16h – Plenária para a eleição de delegados o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias no Maranhão

18h – Encerramento

domingo, 15 de agosto de 2010

ASSISTA AO VÍDEO DOS "HONORÁVEIS" EM IMPERATRIZ

O blogue do historiador Carlos Leen postou um vídeo com algumas cenas do lançamento do livro "Honoráveis Bandidos" em Imperatriz, quando um grupo de mercenários tumultuou o evento. Assista em: http://carlosleen.blogspot.com/2010/08/video-da-pancadaria-promovida-por-grupo.html

sábado, 14 de agosto de 2010

ANIMAÇÃO NO CÉU


A chuva de meteoros Perseidas encantou observadores de várias partes do mundo na madrugada de sexta-feira 13. O fenômeno foi observado no monumento de Stonehenge, ao sul da Inglaterra.

Foto: Reuters

LEIA MAIS EM:
www.yahoo.com.br

CARREATA 65

A campanha de Flávio Dino (PC do B) ao governo do Maranhão terá uma carreata neste domingo, na área Itaqui-Bacanga.

Concentração às 9 horas, no Ceprama. Muda Maranhão.

MARCOS SILVA HOJE NA RÁDIO CULTURA

Começa às 10 horas deste sábado a série de entrevistas com os candidatos a governador do Maranhão, na rádio comunitária Cultura FM, do Maiobão.

O entrevistado de hoje é Marcos Silva, do PSTU. Acompanhe na frequência 106,3 Mhz ou no site
www.fmcultura.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DILMA NA FRENTE NO DATAFOLHA

Boa notícia nesta sexta-feira 13.

A pesquisa Datafolha apresenta Dilma Roussef (PT) com 41% e José Serra (PSDB) com 33%.

Tenham todos uma boa noite.

JOSUÉ MOURA TRAZ DETALHES DO LANÇAMENTO DO LIVRO "HONORÁVEIS BANDIDOS"

O blogue do jornalista Josué Moura tem fotos e relatos detalhados sobre o tumulto no lançamento do livro "Honoráveis Bandidos", ontem à noite, em Imperatriz. Leia em: http://josuemoura.blogspot.com

NOVO TUMULTO NO LANÇAMENTO DO LIVRO "HONORÁVEIS BANDIDOS"

Um grupo de militantes supostamente ligados ao vereador Assis Filho (PP), do município de Pio XII, tumultuou o lançamento do livro "Honoráveis Bandidos" realizado ontem à noite, no campus da UEMA, em Imperatriz.

O livro de autoria do jornalista Palmério Dória faz uma devassa na vida política e empresarial da família Sarney. Veja mais no blogue de Raimundo Garrone:
www.jornalpequeno.com.br/blog/raimundogarrone

E também nos blogues de Imperatriz: Carlos Hermes, Isnand Barros e Josué Moura.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CAMPANHA DE FLÁVIO DINO FAZ PLENÁRIAS REGIONAIS

Cresce a mobilização para fortalecer a campanha de Flávio Dino (PC do B) ao governo do Maranhão. Nesta sexta tem plenária em Bacabal e sábado em Caxias, envolvendo a militância do PC do B, PSB, PPS e PT, apoiadores dos movimentos sociais, juventude, parlamentares e lideranças políticas.

Dia 19 haverá uma nova plenária setorial de Cultura, em São Luís. Estão agendadas também atividades em Pinheiro (20/08), Imperatriz (21/08), Balsas (22/08), Chapadinha (25/08), São Luís (27/08) e Presidente Dutra (28/08).

É a campanha crescendo e ganhando força a cada dia, com caminhadas, atos públicos e mobilização em todo o estado de homens e mulheres para mudar o Maranhão.

RÁDIO CULTURA ENTREVISTA CANDIDATOS AO GOVERNO DO MARANHÃO

Mais uma boa iniciativa para o esclarecimento da população no processo eleitoral. A rádio comunitária Cultura FM, do Maiobão, inicia em 14 de agosto (sábado) uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Maranhão.

O primeiro entrevistado será o candidato do PSTU, Marcos Silva. Dia 21 é a vez de Roseana Sarney. Em 28 de agosto, Jackson Lago. Flávio Dino vai ao ar dia 4 de setembro. A ordem das entrevistas foi definida em sorteio com as assessorias dos candidatos.

Todos os programas vão ao ar aos sábados, das 10h às 12h, com apresentação de Stênio Kawasaki e participação de Antonio Luis e Genival Pereira. Você pode ouvir as entrevistas no site
www.fmcultura.com ou na freqüência 106,3 Mhz.

Parabéns à equipe da rádio Cultura pela iniciativa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FLÁVIO DINO VAI INCENTIVAR MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

O incentivo aos pequenos e médios empresários é mais um compromisso assumido por Flávio Dino, candidato ao governo do Maranhão, durante duas caminhadas realizadas nesta quarta-feira, dia 11.

Pela manhã Flávio visitou o bairro do João Paulo e à tarde caminhou pelas ruas do bairro do São Francisco onde inaugurou mais um comitê de campanha. Durante a caminhada no bairro do João Paulo, Flávio ouviu muitas reclamações dos comerciantes da região.

Embora, o setor empregue, somente naquele bairro, mais de cinco mil pessoas, não há, segundo os empresários, por parte do poder público, incentivo fiscal de que precisam para aquecer a atividade. Eles se queixam de que a atual administração prioriza os grandes empresários em detrimento dos pequenos comerciantes.

Flávio garantiu que seu governo dará total incentivo ao comércio como forma de gerar mais emprego e renda para os maranhenses, rompendo, segundo ele, com a lógica de apoio apenas aos grandes projetos como instrumentos capazes de alavancar a economia maranhense.

Lembrou que o comércio, por exemplo, compõe parte importante do PIB maranhense razão pela qual precisa de incentivo. “Essa é a grande diferença do nosso plano de governo”, pontuou, acrescentando que o apoio aos micro e pequenos empresários será uma das prioridades do seu governo.

Durante a caminhada, Flávio ouviu muita reclamação dos comerciantes. “Vivemos uma perseguição fiscal. Tudo do governo vai para os grandes atacadistas e nós – pequenos e médios comerciantes não recebemos qualquer incentivo do poder público”, disse o comerciante Souza, que lamentou, ainda, o fato de ter sido obrigado a fechar uma de suas lojas no bairro do João Paulo por causa da falta de apoio. Souza disse a Flávio Dino que muitos outros comerciantes do local ainda não fecharam as portas porque são persistentes.

A exemplo do que tem feito nas suas visitas a cidades maranhenses e bairros da capital, Flávio Dino faz questão de conversar com as pessoas. “Esse contato é muito importante. Temos muito que ouvir das pessoas”, disse.

Flávio fez questão de ressaltar que, seu programa de governo construído de forma participativa, inclusive com sugestões de internautas, tem entre os eixos prioritários o incentivo ao trabalho e renda no Maranhão e apoio ao micro e pequeno empresário. “O comércio é uma atividade importante para a geração de emprego e renda em nosso estado”, afirmou.

Flávio disse, ainda, que para que haja desenvolvimento com justiça é necessário dar oportunidade para todos. “Queremos um Maranhão para todos nós”, acrescentou numa referência ao slogan de seu jingle.

APOIO

Durante a caminhada, Flávio Dino recebeu muitas demonstrações de apoio. Foi o caso do balconista Júlio César. Ele disse que o bairro do João Paulo – onde trabalha – enfrenta muitos problemas como a falta d´água e de saneamento. Sobre a eleição de Flávio Dino, o balconista disse estar confiante de que o candidato da Coligação Muda Maranhão fará um grande governo. “Eu acredito que ele vá solucionar os nossos problemas”, disse.

O comerciante Inaldo Gomes da Silva disse que a hora no Maranhão é de uma mudança de verdade. “Flávio Dino é o único candidato que representa a mudança, a renovação da política no nosso estado”, afirmou.

A professora aposentada Maria da Glória Pereira também fez questão de demonstrar o seu apoio à candidatura de Flávio Dino. “Ele merece o nosso voto de confiança porque demonstrou que tem palavra. Eu e minha família votamos nele em 2008 e vamos votar agora”, garantiu.

FONTE: Assessoria de Comunicação de Flavio Dino

"HONORÁVEIS BANDIDOS" EM IMPERATRIZ

O livro "Honoráveis bandidos", sobre a trajetória da oligarquia Sarney, será lançado nesta quinta-feira 12, às 20 horas, no campus da Uema de Imperatriz.

De autoria do jornalista Palmério Dória, o livro faz uma devassa nas tramas políticas e nos negócios organizados por Sarney & companhia no Maranhão.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ESCOMBROS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS


São Luís vai completar 400 anos em 2012. Para infelicidade geral dos ludovicenses e dos turistas, a data será um passamento, uma cerimônia fúnebre comandada pelo prefeito João Castelo (PSDB), seguida do enterro dos restos mortais da cidade nos buracos espalhados por todas as ruas e avenidas.

Para ajudá-lo na tarefa, Castelo vai convidar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado para entulhar os buracos com os escombros dos prédios históricos do centro da cidade.

O Iphan e a Defesa Civil, sempre tão zelosos quando alguém muda uma simples janela em um imóvel tombado, ou não paga as taxas de incêndio, estão fazendo vista grossa para vários prédios que estão desabando na área histórica de São Luís.

Os casos mais gritantes são uma construção próxima ao Bar da Faustina e um casarão onde funcionou o Liceu, na rua do Giz.

Neste imóvel, situado bem perto da Superintendência do Iphan, uma árvore cresceu em uma das sacadas coloniais (fotos). Em conversa com comerciantes da Praia Grande, a piada é que os arquitetos do Iphan e técnicos do órgão estão achando a árvore linda e pensam até mesmo em tombá-la.

O centro histórico de São Luís, notadamente a Praia Grande, está totalmente abandonado, cheio de ratos e baratas, lixo, buracos da Prefeitura, buracos da Caema, sem iluminação da Cemar e com forte odor de urina.

Outro problema é que não há qualquer serviço de assistência social para resolver a situação da mendicância. A decadência não está somente nos prédios abandonados e nos buracos municipais e estaduais. É visível na degradação dos pedintes espalhados nos quatro cantos da cidade velha.

Nas calçadas e escadarias da Praia Grande comenta-se que vários prédios abandonados são de instituições de peso ou de famílias poderosas de São Luís, à espera de um novo projeto de revitalização do centro histórico. A ordem é deixar cair, enquanto as verbas não chegam.


Fotos: Zebat

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

UM ANO SEM BIBLIOTECA

O Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) e a Associação dos Profissionais Bibliotecários do Maranhão (APBEM) realizam amanhã (terça), às 8 horas, um ato de repúdio sobre o fechamento da biblioteca pública Benedito Leite, na praça Deodoro.

Um dos poucos espaços de estudo e pesquisa em São Luís, a biblioteca vive um estado lastimável, com as laterais transformadas em mictórios públicos.

Toda a área que circunda o prédio está tomada por ambulantes de todos os tipos de mercadorias. A praça Deodoro é a imagem perfeita do abandono da cidade.


domingo, 8 de agosto de 2010

LEI DO LIXO

Depois de 20 anos tramitando no Congresso Nacional, finalmente foi sancionada em 2 de agosto a lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O tema passou quase despercebido na agenda midiática nacional. Foi encoberto pelo desfecho das impugnações de candidaturas ao pleito eleitoral de 2010.

Em tese, a nova legislação responsabiliza a sociedade pelo desfecho do lixo. Poder público, empresas privadas e os cidadãos passam a “gerenciar” os resíduos a partir da nova legislação.

Um dos impactos será a extinção dos lixões, principalmente nas capitais e cidades médias, substituindo-os por aterros sanitários, num prazo de dois anos.

Sem os lixões, a meta é acabar com a figura bisonha do catador de lixo e transformá-lo em trabalhador de materiais recicláveis.

As novas denominações chegam à ponta da cadeia do lixo. Resíduo é tudo aquilo que pode ser reciclado ou reaproveitado. E rejeito é a escória imprestável.

A lei obriga empresas de agrotóxicos a criar mecanismos de recolhimento das embalagens vazias, cujo efeito danoso ao meio ambiente prolonga-se mesmo após a utilização dos produtos.

Pelo exposto, percebe-se uma legislação de primeiro mundo para o Brasil, onde a prática mais comum (do pobre à classe média) é jogar lixo pelas janelas dos carros e dos ônibus em qualquer rua.

Em São Luís, a coleta de lixo é um luxuoso objeto de desejo nas negociações entre as empresas coletoras e a Prefeitura.

O esquema com a Limpel/Limpfort montado na gestão de Tadeu Palácio tem cheiro de chorume.

ENQUANTO ISSO, NO REINO DA DINAMARCA....

Lixo vira energia limpa na Dinamarca

No bairro de Horsholm: uma grande usina energética que queima milhares de toneladas de lixo doméstico e industrial 24 horas por dia.

Bem mais limpo que os incineradores convencionais, esse novo tipo de usina transforma o lixo local em calor e eletricidade. Dezenas de filtros retêm poluentes, do mercúrio à dioxina, que há uma década sairiam pela chaminé.

Desde então, essas usinas se tornaram cruciais no tratamento do lixo e como fonte de combustível em toda a Dinamarca.

Seu uso não só reduziu o gasto energético do país e sua dependência em relação ao gás e ao petróleo, como também beneficiou o meio ambiente, minimizando o uso de aterros sanitários e diminuindo as emissões de dióxido de carbono.

O país, de 5,5 milhões de habitantes, tem 29 usinas dessas, atendendo 98 municípios, e outras dez estão em fase de planejamento ou construção. O gasto menor com aquecimento agrada aos moradores.

A queima do lixo gera 80% da calefação e 20% da eletricidade em Horsholm. Em Horsholm de todo o lixo da cidade, 61% é reciclado, e 34% queima em usinas energéticas.

(Folha de São Paulo - 03.04.2010)

sábado, 7 de agosto de 2010

SEXTA 13 COM NEGO KAAPOR

A banda Nego Kaapor, liderada por Beto Ehonge, solta o som dia 13 de agosto, sexta-feira, às 22 horas, no Odeon Sabor & Arte, na Praia Grande.
O ingresso custa R$ 10,00 com meia para estudantes. Além do show, vai rolar discotecagem com vinil.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

FLÁVIO DINO EM RIBAMAR

Neste sábado 7, o candidato a governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B) faz uma caminhada na cidade de São José de Ribamar, às 16 horas.

A caravana 65 volta à ilha neste final de semana após uma série de atividades na região tocantina, culminando com a inauguração do comitê de campanha em Imperatriz.

QUESTÃO DE "MAIS"

Há algo em comum entre o slogan do presidenciável José Serra (PSDB) e os primeiros panfletos da campanha de Dilma Roussef (PT).

Serra traz o bordão "O Brasil pode mais". Dilma apresenta uma plataforma com 13 itens, todos titulados assim: "mais saúde", "mais educação", "mais segurança" e assim sucessivamente.

Diferenças à parte, ambos igualam-se no palavreado.

Há quem proponha até um contra-slogan para Serra. Seria "O Brasil pode mais: DILMAis!"

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

FLÁVIO DINO INAUGURA COMITÊ EM IMPERATRIZ

O candidato a governador Flávio Dino (PC do B) retorna à região tocantina amanhã (sexta), percorrendo as cidades de São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Açailândia e Imperatriz, onde inaugura o comitê de campanha, às 19 horas.

Sábado pela manhã a caravana 65 tem atividade em João Lisboa, às 9 horas. Em seguida Flávio Dino retorna à capital e faz caminhada na cidade de São José de Ribamar, às 16 horas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PARA MAGNO CRUZ

Robison Pereira *

Há dias, que no amangaio – no momento do crepúsculo vespertino - o sol demora a se por; e a lua ligeiramente atrasada surge meio chorosa.

É como o mundo querendo anunciar a perda de um bamba: qual seja, a subida para um outro patamar, de uma das maiores lideranças do novimento negro no Maranhão.

Subiu! Magno José Cruz, para (des)construir as idéias conservadoras, edificar e conquistar mentes e corações dos orixás. Assim como fez ao longo da vida terrena com pretos (as), negros (as) brancos (as), nos Caroçudos, na Sociedade Maranhense de Direitos Humansos, no Sindicato dos Urbanitários, nas Rádios Comunitárias, no Centro de Cultura Negra etc.

A nós!? Azuela – isto é, ordens para bater palmas e animar a festa nos terreiros de origem banto – para o exemplo; para o guião.

* Professor Robison Pereira é sociólogo, especialista em História do Maranhão e mestre em Ciências Sociais.

HIDRELÉTRICA DE ESTREITO SOB PROTESTOS

O blog do Josué Moura destaca o movimento organizado por ambientalistas, profissionais liberais, artistas e jornalistas de várias cidades do sul do Maranhão para alertar sobre os impactos da construção da Hidrelétrica de Estreito.

Lideranças populares, o promotor Jadilson Cirqueira e o bispo de Carolina dom José do Egito participaram de um passeio náutico, fizeram imagens e protestos sobre a degradação sócio-econômica e ambiental gerada pelo empreendimento.

Eles temem ainda a redução dos roteiros turísticos na região, especialmente em Carolina, cidade-destaque na Chapada das Mesas pela grande quantidade de cachoeiras.

Outros atrativos estão ameaçados, como a ilha dos Botes, onde é realizado o Festival Fora do Tempo, grande evento musical-místico internacional.

VEJA MAIS COM JOSUÉ MOURA:
http://josuemoura.blogspot.com/2010/08/sos-rio-tocantins-defensores-do-meio.html

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ADEUS A MAGNO CRUZ

O enterro de Magno Cruz será amanhã (quarta-feira), às 10 horas, no cemitério do Vinhais (parque da Saudade).

Magno estava acometido de câncer no pâncreas e passou por uma cirurgia sábado, mas faleceu esta madrugada.

Perdemos um companheiro de muitas lutas: no sindicalismo urbanitário, no Centro de Cultura Negra (CCN), na Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e no Movimento de Rádios Comunitárias.

Magno Cruz era um dirigente destacado na rádio comunitária Conquista, no Coroado, uma das mais interessantes emissoras de São Luís.

Uma perda grande para todos nós.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O MARANHÃO NÃO PODE PARAR...

...de novo nas mãos daqueles que promovem o atraso, humilham nosso povo, enriquecem às custas da miséria da população e apropriam-se indevidamente das nossas bandeiras.

domingo, 1 de agosto de 2010

BITA DO BARÃO: “TENHO MUITA FÉ EM DEUS”


O mais famoso umbandista maranhense, Bita do Barão, ultima os preparativos para a tradicional “Festa e Obrigação aos Santos e Orixás da Casa”, evento marcante no período de 14 a 21 de agosto, na cidade de Codó.

Bem humorado e com ar jovial, Bita do Barão falou ao blogue sobre o início da carreira, destaca a fé, a credibilidade dos seus feitos e antecipa alguns lances da festa. Em 2010 ele tem um convidado de honra: um argentino chamado Diego.

P – O que motivou o senhor a iniciar os trabalhos espirituais?

Bita – Eu iniciei ainda muito criança. Com cinco anos de idade eu comecei a trabalhar, fiz as primeiras filhas de santo, quando eu não conhecia nada sobre umbanda e não sabia o que era terecô. Não sabia nada. Apareceu isso em mim, no meio da minha casa, e meu pessoal era todo católico, filhos de Maria. Foi meio difícil eles aceitarem eu seguir esses trabalhos espíritas. Adoeci, fiquei um menino diferente dos outros. Tinha dia que estava bem, tinha dia que estava mal, dias com dor de cabeça. Foi preciso minha mãe, contra a vontade do meu pai, me levar a um pai de santo e eu comecei. O pai de santo doutrinou minha mãe, falou muitas palavras bonitas, disse que eu tinha muita força e ia mostrar muita coisa para o nosso Brasil. Na realidade eu estou muito conhecido. Eu iniciei aos cinco anos, mas só fui ver direitinho com 18 anos.
.
P – Qual o motivo do sucesso atribuído ao senhor?

Bita – É porque eu recebo as entidades e foram elas que fizeram eu crescer dessa maneira, com trabalhos positivos, coisas que eu dizia e que espantavam o povo, espantavam a minha mãe, adivinhava uma porção de coisas. Então foram esses tipos de trabalho que fizeram eu ter credibilidade na minha nação de santo.

P - Quais são as principais entidades que o senhor recebe?

Bita – Recebo o guia mestre Barão de Guaré, que eu não sei falar da vida dele como é. Tem outros como Légua Bogi Buá, Tóia Verequete e alguns encantados de Codó.

P – Como estão os preparativos para a festa de 2010?

Bita – Estão ótimos. Tudo muito difícil. Com você sabe - a crise que estamos atravessando - mas está tudo preparado. O mais trabalhoso é preparar a comida, não é nem comprar os alimentos, mas está tudo direitinho e pronto. As filhas de santo estão todas arrumadinhas. São 500 mulheres.

P – Tem algo especial no preparo da comida?

Bita – Tem. Antes. Com a mercadoria toda tem um trabalho, que é segredo. E não me lembro (sorri).

P – Qual o tema da festa de 2010?

Bita – Vamos homenagear o Oxalá Supremo. É tudo branco. Cada ano nós homenageamos um santo e esse ano é Oxalá (Jesus Cristo). Vai ser uma festa muito bonita, se Deus quiser, com muita paz. Que dê certo, meu Deus!

P – Quantas pessoas estão sendo esperadas para a festa?

Bita – Umas 200, de outros estados e outros países (Argentina e Holanda). Tem um convidado de honra, o argentino Diego. Já falei hoje com ele e está se preparando para vir.

P – É o Maradona?

Bita – Não.


P – Comenta-se que o senhor recebe muitos políticos, autoridades e pessoas influentes. Por quê procuram seus trabalhos?

Bita – Porque eu sou meio forte espiritualmente (sorri), graças a Deus. Não posso falar os nomes dos políticos, porque seria fora da ética. Eu trabalho e dá positivo. Se não tivesse uma coisa certa, com êxito, eu não chegava onde estou. Tem muita gente que tem fé. Tem gente que levanta de manhã e liga para o Bita do Barão para saber o que vai comer. Isso é fé. É muita fé. Eu trabalho também com muito respeito, à umbanda, ao candomblé, qualquer nação de santo eu respeito muito bem.

P – O senhor faz previsões eleitorais? Quem vai ganhar a eleição de 2010 para o governo do Maranhão?

Bita – Eu não faço não.

P - Como é a sua relação com Deus?

Bita – Sou filho de Deus. Todo dia eu levanto quatro horas da manhã para rezar um terço para os santos, para Jesus. A fé que eu tenho é tão bonita. Eu tenho tanta fé... Eu sou filho de São Francisco de Assis. Eu não me levanto sem rezar para São Francisco. Já fui na Itália, em Assis, três vezes para ver os restos mortais do santo. Isso é fé. Eu tenho muita fé em Deus. Sinceramente, pelo que eu vejo na minha casa, a felicidade e a alegria que eu tenho com a minha filha e com meu povo é muito importante. Só pode ser mesmo as dádivas de Deus, o dedo Dele. Outra coisa não pode fazer isso que faz comigo.