Compartilhe

quarta-feira, 17 de junho de 2009

STF JULGA RECURSO SOBRE DIPLOMA EM JORNALISMO

ESTUDANTES PROMOVEM DEBATE NA UFMA

O Supremo Tribunal Federal (STF) colocou na pauta de hoje 17 o julgamento do recurso extraordinário que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo para o exercício profissional.

Sindicatos filiados à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), associações e diretórios acadêmicos realizam várias atividades para mobilizar estudantes e profissionais na defesa do diploma.

O Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação Social da UFMA promove um debate hoje 17, às 18h15, no auditório do Centro de Ciências Sociais. Participam da mesa a Associação Maranhense de Imprensa (AMI), o Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, os professores Francisco Gonçalves, Silvio Rogério, Joanita Mota e Vera Salles.

Em Brasília, a FENAJ vai realizar um ato público na porta do STF durante a sessão de hoje. A federação e os diretórios acadêmicos estão buscando também o apoio de parlamentares à exigência do diploma para o exercício profissional.

O senador João Pedro (PT/AM) fez pronunciamento ontem 16 na tribuna do Senado em apoio à Campanha em Defesa do Diploma.

A disputa judicial sobre a exigência do diploma arrasta-se desde 2001, quando a juíza Carla Abrantkoski Rister, da 16ª Vara Federal em São Paulo, concedeu uma liminar em Ação Civil Pública do Ministério Público, a pedido do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de São Paulo, suspendendo a exigência do diploma de graduação em comunicação social para a concessão do registro profissional.

À liminar da juíza Rister seguiu-se uma disputa nos tribunais entre a Fenaj e as empresas de comunicação. A Folha de São Paulo é um dos principais entusiastas da tese empresarial.

Nenhum comentário: