Compartilhe

sábado, 25 de fevereiro de 2012

METROPOLIZAÇÃO: AGENDA URGENTE PARA 2012

A campanha para prefeito de São Luís e dos outros municípios da ilha pode tomar um bom rumo se o tema da metropolização vier à tona de forma concreta e propositiva.

Trata-se, sobretudo, de compartilhar serviços e somar forças entre as quatro cidades, estendendo-se até Alcântara.

Parte dos problemas cruciais da ilha, como o trânsito conturbado, pode ser amenizado se houver uma ação colaborativa entre as prefeituras para fazer intervenções na malha viária, interligando vias estratégicas para o escoamento dos veículos e ciclistas.

Os bairros com grande concentração humana, a exemplo do eixo Cidade Operária / Cidade Olímpica, terão benefícios com a abertura de fluxos de transporte conectando as grandes avenidas com vias secundárias.

A ilha de São Luis tem caminhos, mas não tem estradas estruturadas nem linhas de ônibus suficientes.

O trabalho colaborativo das prefeituras, no âmbito da metropolização, pode ser uma saída interessante para resolver ou atenuar os problemas urbanos.

Além do transporte, temos a necessidade de integrar os destinos turísticos dos quatro municípios.

O turista que vem a São Luís geralmente visita o Centro Histórico e vai para os Lençóis Maranhenses, desprezando outros potenciais nos municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

A inclusão de Alcântara na região metropolitana é fundamental, criando naquela cidade os festivais de literatura, música, teatro e artesanato, por exemplo.

Alcântara não pode nem deve ser destino turístico unicamente pelo aspecto histórico ou da Festa do Divino. A cidade precisa ter um calendário anual de eventos culturais, estimulando o fluxo de turistas.

O pólo turístico da Raposa precisa urgente de estruturação. Questões simples de resolver, como o asfaltamento do terminal dos barcos e a construção de um píer de madeira, para facilitar o acesso de crianças e idosos aos barcos, pode ser um bom início.

Temos de colocar a nossa criatividade e disposição de trabalho a serviço do desenvolvimento sustentável, gerando melhor qualidade de vida e impulso econômico na região metropolitana.

Tudo isso depende de termos candidatos competitivos, com visão de desenvolvimento, sensibilidade e capacidade de construir projetos coletivos.

No PT, o candidato com melhor perfil para tocar esse projeto é o deputado estadual Bira do Pindaré. O outro candidato a candidato do PT foi inventado, é artificial, com pouca noção de desenvolvimento sustentável e falta de sintonia com a urbanidade contemporânea.

A oposição a João Castelo (PSDB) tem de ser construída com candidatos competitivos e inovadores. Bira já bateu Castelo na eleição para o Senado em 2006 na capital. Tem todas as condições de bater de novo.

O outro candidato do PT já vem com o carimbo de Sarney. É presa fácil para Castelo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas me diz uma coisa. Você sempre apoio o outro candidato esqueceu? Bira é um presonalista, que pensa mais nele do que no PT.

Reinaldo Lima disse...

Boa noite Wilson, eu moro na cidade de Rosário e, ano passado li no JP, falavam da inclusão da cidade de Rosário na áre metropolitana, eu ainda não me posicionei em razão de nesse assunto está desafinado. Por outro lado, percebi que o assunto da metropolização foi utilizado para pedir voto para o deputado Bira. Nada contra, é que eu não sou mais membro partidário do PT, fosse eleitor de São Luís votaria no Bira. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima