Compartilhe

sexta-feira, 29 de abril de 2016

JOVENS DO MARACANÃ FAZEM MOBILIZAÇÃO CONTRA MOSQUITO AEDES AEGYPTI


O mosquito Aedes Aegypti continua fazendo estragos. Para combatê-lo, é preciso que a população faça a sua parte. Pensando assim é que, no sábado, dia 30, a partir das 8h00, o projeto “Adolescentes da PCU no Controle Social” realiza “O Mutirão da Informação - O Lixo Pode Causar Doenças”, na Vila Esperança, bairro da área Maracanã. A ação tem como objetivo principal conscientizar e informar as pessoas do território sobre o real risco que o mosquito oferece e quais as formas de prevenção.

Os jovens e a comunidade vão sair da frente Associação de Moradores da Vila Esperança (Avenida Principal, ao lado do Posto de Saúde) em uma passeata que distribuirá panfletos, visitará os moradores, falará com as pessoas nas ruas e terá o acompanhamento de um carro de som.

A atividade envolverá as UEBs Haydêe Chaves – Vila Esperança, Mário Pereira – Vila Sarney, Major Augusto Mochel – Maracanã, além do Cras Maracanã e toda a comunidade, que foi convocada através de panfletos, carro de som e divulgação eletrônica.

A ideia dos adolescentes do projeto é estimular conhecimento e reflexão de que o lixo pode ser um problema fácil de ser solucionado, mas isso só é possível se todos fizerem a sua parte.

A realização do projeto é da Agência Matraca em parceria com o Unicef, através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

PCU - A Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) é uma contribuição do Unicef, em parceria com prefeituras e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) das cidades participantes, visando à redução das desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes.

Adolescentes da PCU no Controle Social - Partindo da mesma premissa que norteia a Plataforma dos Centros Urbanos, o projeto “Adolescentes da PCU no Controle Social” foca na participação de cerca de 20 jovens como protagonistas em seus territórios, estimulando sua articulação como partícipes das mudanças que levarão à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes. Esses jovens pertencem aos mesmos sete territórios trabalhados pela PCU, a partir de indicadores desfavoráveis: Cidade Olímpica, Coroadinho, Tirical, Mauro Fecury, Maracanã, Tibiri e Vila Embratel.

Numa primeira etapa, eles passaram por uma grande oficina de “Formação Cidadã para o Controle Social”, com noções sobre ética, direitos humanos, direito à informação, controle social, participação em espaços políticos de articulação, orçamento público, e também de ferramentas práticas e lúdicas para o exercício do controle social, como fotografia, vídeo e produção de rádio.

Após o Maracanã, as próximas mobilizações serão: Tibiri, que discutirá “Segurança e cidadania: o que eu penso sobre isso?” (dia 07/05, mesmo horário); e Vila Embratel, que debaterá o “Enfrentamento à Violência Sexual” (dia 14/07, mesmo horário).

2 comentários:

Anônimo disse...

E a Agência de Notícias da Infância Matraca não faz parte desse projeto?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Pelo visto vc não leu o texto.
veja o 4º parágrafo.