Compartilhe

quinta-feira, 23 de junho de 2016

SÁBADO DE INAUGURAÇÃO: GOVERNO E PREFEITURA ENTREGAM PRAÇA DA LAGOA

A Lagoa da Jansen, um dos mais belos cartões postais de São Luís e que atrai milhares turistas, agora está mais valorizada. Na área onde antes era um terreno baldio, foi construída uma praça com diversos equipamentos sociais que transformaram o espaço em um moderno complexo de diversão e convivência. A Praça da Lagoa será entregue neste sábado, a partir das 17h, pelo governador Flávio Dino.

Em lugar do lixo a céu aberto que era foco de doenças, nasce a praça para garantir o lazer, esporte, cultura e interação da comunidade do bairro e entorno. A Praça da Lagoa da Jansen está estruturada com equipamentos urbanos para crianças, jovens, adultos e idosos. A construção realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de São Luís, garantiu um espaço lúdico, educativo e cultural.  Para as obras foram empregados recursos de R$ 2,5 milhões.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, apontou como diferencial da Praça da Lagoa as condições para inclusão social e interação de todas as faixas etárias. “O parquinho é todo adaptado com brinquedos para crianças com deficiência. A proposta da praça é pioneira. É ser um espaço de convivência, socialização e integração social de crianças, jovens, adultos e idosos”, avalia.

O projeto foi pensado para atender pessoas de diferentes idades e demandas, criando um espaço de integração social. A escolha dos equipamentos priorizou o público infantil com a instalação de brinquedos interativos e culturais, que estimulam a criatividade das crianças. Em uma das entradas da praça, o público é presenteado pela natureza com um caminho, de cerca de 100 metros, ladeado de palmeiras.

O parquinho é uma atração a parte com a construção de um rio de ‘faz de conta’ modelado com piso emborrachado reciclado. E ainda, um pequeno lago com barquinho para uso nas brincadeiras das crianças com escorregadores, passarelas, pranchas, cabos, cordas. Para os jovens, um espaço versátil de convívio, com bancos e mesas para piqueniques e mesas de ping-pong para lazer e esporte. Para os adultos e idosos, duas áreas de convívio, sendo uma próxima ao espaço infantil. Possibilitando a interação das diversas faixas etárias.

O meio ambiente está plenamente contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Um total de 35 espécies já existentes no local foram aproveitadas, somando no paisagismo e urbanismo sustentável. O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao longo do trecho e onde também estão as vagas de estacionamento. A iluminação foi instalada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usuários. A praça possui ainda oito estacionamentos com mais de 50 vagas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ufaa enfim uma notícia interessante desse governo que é só decepção, ganância e atropelos... inaugurar uma praça na atual conjuntura do governo é como inaugurar uma escola de alvenaria das tantas que temos de taipa.

Anônimo disse...

Muito bom ver essa política de revitalização e criação dos espaços públicos. Muito digno!

Anônimo disse...

Estava fazendo caminhada ontem por lá e vi que a praça está ficando muito bonita mesmo, gostei de ver!