Compartilhe

sábado, 25 de abril de 2009

SUSPENSÃO DE JOSÉ ANTONIO ABRE NOVO DEBATE NO PT

O blogue já manifestou, em duas postagens, posição contrária à participação do PT no governo Roseana Sarney. Defendemos uma terceira força política nucleada pelo PT e PC do B, com candidaturas a governador e senador em 2010.

Esse é um bom momento para exercitar o debate interno sobre o melhor caminho para o PT. Nesse cenário, o fato novo é a nomeação de José Antonio, filho da deputada Helena Barros Heluy (PT), como titular da Secretaria do Trabalho no governo Roseana Sarney.

José Heluy já havia sido criticado na campanha de 2006, quando declarou apoio à então candidata Roseana Sarney, no programa eleitoral. Ao ser nomeado para a equipe de Roseana, José Antonio teve sua filiação suspensa e vai enfrentar um processo de expulsão.

O pedido de expulsão é patrocinado pelas tendências petistas que fizeram parte do governo Jackson Lago (PDT), cujo protagonista foi o PSDB, ocupando cargos estratégicos na administração e na articulação política.

José Heluy seguiu orientação do presidente Lula, que mandou apoiar Roseana em 2006. Portanto, está alinhado à base nacional do PT e não descumpriu o programa do partido.

Se José Antonio for expulso do PT, o partido precisa analisar também o posicionamento das tendências petistas alinhadas ao PSDB no Maranhão.

Além de comandar o governo Jackson Lago, os tucanos tiveram apoio do governador nas eleições vitoriosas aos dois principais colégios eleitorais do Maranhão: São Luís e Imperatriz.

E mais: quase toda a banda tucana do PT manteve-se distante na campanha da chapa Unidade Popular à Prefeitura de São Luís, em 2008, formada por Flavio Dino (PC do B) e Rodrigo Comerciário (PT).

Venceu a eleição o tucano João Castelo, candidato do governador Lago. Esse é o campo político antagônico aos interesses do projeto nacional liderado por Lula, do qual fazem parte aqueles que pretendem expulsar José Antonio Heluy.

A ala lulista do PT maranhense ainda não se movimentou para pedir a expulsão dos petistas tucanos e atucanados. Caso o faça, vai haver fila nas sedes dos diretórios de todo o Maranhão, onde o PT vendeu a alma até ao DEMOcratas.

Um comentário:

Marcos Franco Couto disse...

Caro Ed, acho muito sensata sua argumentação. Não vejo porque expulsar o Zé Antônio. A suspensão talvez bastasse.
Mas como suspender um filiado enquanto outros fizeram coisas piores, por exemplo, como apoiar Castelo?
Nosso partido vem há muito passando por problemas. De identidade também. Mas de falta de coerência de muitos dos nossos.
O que ainda podemos apresentar ao mundo?