Compartilhe

domingo, 26 de abril de 2009

VELEJADOR RELATA EXPERIÊNCIA DE VOLTA AO MUNDO


por Letícia Cardoso

"Do mundo ao Maranhão" é o título da palestra que será ministrada pelo velejador português Genuíno Madruga, o primeiro a dar a segunda volta ao mundo sozinho em um veleiro.

A palestra, promovida pela Casa dos Açores do Maranhão e pelo Departamento de Turismo, da UFMA, é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e interessados na temática açoriana e acontece no dia 29 (quarta), às 9h, no auditório do Bloco E, do Centro de Ciências Sociais, na UFMA, Campus do Bacanga.

Natural da ilha do Pico, nos Açores (Portugal), Genuíno Madruga tem como propósitos conhecer e pesquisar as culturas dos locais por onde passa, trocando conhecimentos e levando o nome dos Açores ao mundo.

Em cada porto, realiza palestras, visita locais de interesse histórico-cultural, e, constantemente, transmite as suas experiências para o seu país, através de um programa de rádio transmitido todos os sábados desde que saiu de Portugal, em agosto de 2007, e de sua página na Internet (
http://www.genuinomadruga.com/).

Finalizando a sua jornada em São Luís, visa conhecer a cultura local e trocar experiências com a nossa gente, buscando também as marcas açorianas em nosso estado, já que esta região recebeu colonizadores açorianos no ciclo de povoamento do Brasil do início do século XVII.

"A maior prova de que os açorianos estiveram por aqui é a presença da Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão. A manifestação é o principal expoente cultural de todas as ilhas dos Açores", analisa Genuíno Madruga.

Nenhum comentário: