Compartilhe

sexta-feira, 3 de julho de 2009

TSE DEFINE DATAS DA ELEIÇÃO DE 2010; NO MARANHÃO, COMEÇAM AS ARTICULAÇÕES


O primeiro e segundo turno da eleição de 2010 serão, respectivamente, nos dias 3 e 31 de outubro. As convenções serão realizadas entre 10 e 30 de junho. As datas foram anunciadas pelo TSE e já começam a movimentar os partidos em todo o Brasil.

No Maranhão as prévias da campanha giram em torno da formação dos blocos partidários. No grupo Sarney a aliança caminha em torno do PMDB, com as prováveis candidaturas majoritárias da governadora Roseana Sarney e do ministro Edison Lobão. O PV, o DEM e o PTB, além de várias legendas menores, devem completar a coligação.

No grupo do ex-governador Jackson Lago (PDT) a coalizão dos partidos que formaram a Frente de Libertação em 2006 deve ser fatiada em duas frentinhas. A primeira composta pelo PSDB e PDT, com uma eventual candidatura do próprio Jackson Lago, terá como presidenciável o governador tucano José Serra.

A outra fatia será liderada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares, do PSB, que pretende costurar uma aliança com o PT e o PC do B, tendo como candidato a governador o deputado federal comunista Flavio Dino. Nessa formatação, José Reinaldo e Bira do Pindaré (PT) seriam candidatos ao Senado.

O problema nesse cenário é a afinidade de José Reinaldo com os tucanos, o que dificultaria a consolidação de um palanque maranhense para a presidenciável Dilma Roussef (PT), preferida de Lula.

Um outro caminho seria uma aliança menor, a partir do núcleo PC do B/PT que disputou a Prefeitura em 2008 com a chapa Flavio Dino – Rodrigo Comerciário. Seria um palanque livre das interferências do PSDB.

Por enquanto, são apenas especulações. A foto, capturada no portal imirante, aponta uma aproximação de Flavio Dino com o grupo de José Reinaldo. Dino fez uma visita ao governador interino Marcelo Tavares, presidente da Assembléia Legislativa e sobrinho do ex-governador.

Quando as matracas e pandeirões começarem a tocar, em junho de 2010, período das convenções, muita toada vai soar no Maranhão.

Nenhum comentário: