Compartilhe

sexta-feira, 22 de março de 2013

BUMBA-MEU-BOI É TEMA DE PESQUISA NO DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO



Pesquisadora da cultura popular, a professora Letícia Cardoso investiga a repercussão da convergência na produção/circulação/consumo do bumba-meu-boi no Maranhão.

O bumba-boi já era objeto de curiosidade acadêmica desde o mestrado em Ciências Sociais (UFMA), quando Cardoso desenvolveu a dissertação “O teatro do poder: cultura e política no MA”, que será publicada pela EDUFMA em 2013.

No doutorado em Comunicação pela PUCRS, Letícia dialoga com as formulações teóricas de Henry Jenkins sobre convergência e com os estudos culturais latino-americanos.

Veja o perfil da pesquisadora e a entrevista:

Nome completo:
Letícia Conceição Martins Cardoso
Graduada em Letras e Jornalismo, Mestre em Ciências Sociais (UFMA), professora do Departamento de Comunicação Social - Jornalismo.

Projeto de tese:
Estratégias de comunicação do bumba-meu-boi do Maranhão em tempos de convergência.

P – Qual a sua trajetória acadêmica até a chegada ao doutorado?

Letícia Cardoso - Por influências familiares, sempre tive contato com a cultura popular regional, o que me levou a estudar na graduação os processos de esteticização nos bumba-meu-bois  em São Luís, formando-me em 2004. No mesmo ano, na especialização em Jornalismo Cultural, dei continuidade à pesquisa identificando a forte atuação da esfera política (estatal) na cultura popular, o que chamei de “indústria política da cultura”. De 2006 a 2008, no mestrado em Ciências Sociais, realizei um estudo antropológico das relações de poder estabelecidas entre campo cultural e político no MA, nos governos de Roseana Sarney (1999-2002). O trabalho, que se chama “O teatro do poder: cultura e política no MA”, será publicado pela EDUFMA este ano. Ingressei na docência no campus de Imperatriz em 2008, onde desenvolvi o projeto de extensão Comcultura e o de pesquisa “Identidades e mediações: interfaces entre mídia e cultura em Imperatriz”. Em 2011, vim para o campus de São Luís, onde continuo desenvolvendo pesquisas na área.  

P – Como surgiu a ideia de desenvolver este tema?

Letícia Cardoso - A partir da percepção de que a convergência cultural vem se inserindo em todos os campos da sociabilidade e da cognição humana, nossos modos de pensar, de se comunicar, de se relacionar com o mundo estão cada vez mais em convergência e se utilizando de algum tipo de tecnologia digital. Fiquei instigada a pensar sobre a repercussão da convergência na produção/circulação/consumo do bumba-meu-boi, uma manifestação considerada tradicional, ligada à promessa religiosa e símbolo de identidade maranhense. Algumas questões são: como ele se atualiza neste cenário? Que estratégias vem desenvolvendo para se comunicar nesta sociedade hipermediada? As novas tecnologias podem contribuir para maior autonomia dos grupos de bumba-boi, na lógica da cultura participativa?

P –Qual a delimitação do seu objeto de pesquisa?

Letícia Cardoso - Compreender o bumba-meu-boi no Maranhão como fenômenos comunicacionais, ou seja, enquanto processos de comunicação fundados sobre a produção /circulação /consumo de sentido na cultura da convergência.  Assim, são objeto de estudo as estratégias de comunicação e ressignificações do bumba-meu-boi, o que implica processos de mediação e hipermediação, no contexto contemporâneo ambientado pelas tecnologias informacionais de comunicação. Nesse contexto, interessam como objetos empíricos as toadas, os agenciadores no Boi, a inserção das brincadeiras nas mídias sociais, a apropriação de formas alternativas de visibilidade midiática...

P – Com quais autores e teorias você pretende abordar o tema escolhido?

Letícia Cardoso - Sintonizo minha problematização com os estudos culturais latino-americanos, tomando como referência a perspectiva da cultura enquanto produção simbólica e comunicação como mediação, tais como Nestor Garcia Canclini, Jesus Martin-Barbero, Ana Carolina Escostesguy e Nilda Jacks. Também complementam a discussão teórica os estudos brasileiros de Folkcomunicação de Oswaldo Trigueiro, Cristina Schmidt e Antonio Hohlfeldt. Para dialogar com a cultura da convergência, tomarei os estudos de Jenkins.
E a investigação empírica será realizada por meio da abordagem etnográfica.

P – Quais os objetivos da sua pesquisa?

Letícia Cardoso - Compreender as estratégias comunicacionais dos grupos de bumba-meu-boi no contexto da cultura da convergência no Maranhão contemporâneo;
- Investigar espaços de produção e instâncias midiáticas advindas dos grupos e/ou redes de bumba-meu-boi;
- Entender o bumba-meu-boi, a partir do convívio com outras cadeias comunicacionais (fluxos globais, mídia convencional, redes digitais, mídias colaborativas, política, mercado).

P – Qual a relevância da sua pesquisa para o contexto social?

Letícia Cardoso - O Maranhão possui 25,7% dos seus 6,5 milhões de habitantes abaixo da linha da miséria, o pior índice entre todos os estados brasileiros e a distribuição da internet nesta região do país é insatisfatória. Aliado a isso, a organização da cultura popular é confundida com a gestão estatal ou municipal, não há ainda políticas públicas efetivas. A meu ver, esses fatores deixam as culturas populares muito dependentes do campo político. Assim, penso que ao estudar as relações do bumba-boi estabelecidas a partir das novas tecnologias, posso identificar e até incentivar possíveis formas de articulação política, visibilidade e emancipação para esses grupos que, geralmente, estão à margem dos processos comunicativos hegemônicos.

Nenhum comentário: