Compartilhe

sexta-feira, 11 de julho de 2014

A UFMA E AS ELEIÇÕES 2014: HORA DO DEBATE

Depois de abrir as portas para as convenções do PT e do PMDB, partidos da base de José Sarney, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) precisa estender a oportunidade de utilização do campus a todos os candidatos ao governo.

A UFMA tem todas as condições de realizar o maior e mais participativo debate, com iguais condições a todas as candidaturas, amplamente divulgado e transmitido pela rádio Universidade FM.

Passadas as convenções, chegou o momento de conhecer as propostas dos candidatos. A UFMA pode cumprir um papel fundamental no processo de diálogo sobre os programas de governo dos partidos e coligações que disputam o governo do Maranhão.

O debate será uma ótima oportunidade para mobilizar a comunidade universitária em um momento de fundamental importância para a cidadania - a eleição.

Sugerimos a realização do debate em dois momentos.

Primeiro, sabatina individual dos candidatos, feita por uma comissão constituída de pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes da UFMA, além de representantes dos movimentos sociais que atuam na formulação de políticas públicas.

Segundo, o debate face a face, confrontando os candidatos e seus programas de governo, suas propostas, ações imediatas, de médio e longo prazo para enfrentar os principais problemas do Maranhão.

Os programas de governo, registrados no TRE, devem ser amplamente divulgados para que toda a comunidade universitária e a população possa ler e acompanhar a sabatina e o debate.

A UFMA desenvolve pesquisas em diversas áreas, mas há pouco diálogo entre o conhecimento científico e os projetos de desenvolvimento do Maranhão.

Geralmente, nos processos eleitorais, a Universidade passa ao largo das questões centrais e decisivas que pautam o Maranhão, estado marcado por graves indicadores sociais e profundos níveis de desigualdade econômica.

Nas eleições, os programas de governo costumam ficar em segundo ou terceiro plano. A maioria dos partidos prioriza a costura dos acordos e coligações. Terminada a votação, o eleito divide os cargos entre os financiadores e apoiadores. E o Maranhão segue igual. Ou pior. Tem sido assim desde antes de Vitorino Freire, quando nem havia Universidade.

É chegado o momento de a UFMA levantar a bandeira do debate entre as candidaturas ao governo.

As agências de fomento, os pesquisadores, a iniciativa privada, os movimentos sociais e o governo precisam fazer um pacto para a elaboração de um plano diretor para o desenvolvimento do Maranhão.

Debater os planos de governo é o primeiro passo de uma caminhada que coloque a ciência e a tecnologia a serviço do desenvolvimento do nosso estado.

É inadmissível que o Maranhão ainda enfrente problemas como a oferta de água encanada e excesso de esgoto a céu aberto, cenários da barbárie.

A UFMA precisa pautar a eleição de governador, dando oportunidade a todos os candidatos ao governo do Maranhão, debatendo propostas e projetos, com ampla divulgação e participação popular.

2 comentários:

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
Só dizer que passei por aqui.
E envio saudações de PORTUGAL.

Manuel

Unknown disse...

Excelente proposta do Prof. Ed Wilson.
Não se pode perder essa oportunidade de debater propostas, num contexto em que se tem a mudança como insígnia de candidatos
que pretendem realizar novos projetos de desenvolvimento para o Maranhão.
Oxalá esse debate ocorra de forma democrática, com a participação de todos os candidatos, sem discriminação de nenhum partido.
Maaria de Fatima Felix Rosar