Compartilhe

quarta-feira, 25 de maio de 2016

39º FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA É OFICIALMENTE LANÇADO EM SÃO LUÍS

O evento homenageará o cineasta Neville DAlmeida e acontece entre os dias 6 e 11 de junho, no Centro Histórico

O 39° Festival Guarnicê de Cinema acontecerá entre os dias 6 e 11 de junho, no Centro Histórico de São Luís. Na solenidade de lançamento estiveram presentes a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela; a pró-reitora de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene  de Aquino; a diretora do departamento de Assuntos Culturais e coordenadora geral do Festival Guarnicê, Fernanda Pinheiro; o secretário-adjunto de Economia Criativa e diretor do teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão e o diretor executivo da Cemar, Luiz Carlos Cardoso.

Para esta edição, o Festival de Cinema tem como tema “Novos olhares, novas experiências” com o objetivo de atender um público variado. Neste ano, além das mostras competitivas, o público poderá participar da Mostra Guarnicezinho, voltada para as crianças; Mostra Jovem e Mostra Cinema não tem idade, voltada para o público da terceira idade.

Como já é tradição do evento, a mostra competitiva de filmes sempre é bastante concorrida. A coordenadora geral do Guarnicê, Fernanda Pinheiro, mencionou que a seleção de escolha dos filmes foi bem difícil, pois o número de inscritos superou a expectativa da organização e qualidade dos filmes tornou a escolha mais desafiadora ainda.

“Nesse ano, tivemos 250 filmes inscritos e todas as produções com uma qualidade impressionante. Logo, nosso trabalho de seleção foi bem difícil, mas selecionamos 20 filmes, sendo 16 deles de curta- metragem e 4 de longa-metragem que irão disputar as premiações em dinheiro”, pontuou Fernanda Pinheiro.

A reitora Nair Portela demonstrou a sua satisfação de participar, pela primeira vez, do Guarnicê, estando à frente da Universidade Federal do Maranhão. “Sabemos da importância que o Festival de Cinema tem para área cultural do Maranhão. Esse é o momento que a Universidade, nos seus 50 anos de existência, fortalece suas políticas de apoio aos projetos de extensão; serve de estímulo para que os alunos da UFMA possam se aproximar da sétima arte, além de ser uma oportunidade para cineastas locais e nacionais divulgarem suas produções cinematográficas”, declarou a reitora.

O Festival Guarnicê de Cinema é o quarto festival mais antigo de cinema do Brasil e nesses trinta e nove anos de existência se tornou o principal evento de cinema do Maranhão, o que segundo a pró- reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, Dorlene de Aquino, já representa um ganho cultural para a população maranhense. “O Guarnicê é uma realidade, pois além de estimular as produções cinematográficas locais e nacionais, funciona como um formador de plateia para o cinema, já que pessoas que não tem acesso ao cinema podem, gratuitamente, contemplar a sétima arte”, enfatizou a pró-reitora.

A trigésima nona edição do Guarnicê contará com a presença dos atores Chico Dias e Letícia Sabatella e irá homenagear o cineasta Neville D’ Almeida, um dos fundadores do movimento do cinema marginal, que trabalha com produções de estilo arrojado e contestador e é dono da terceira maior bilheteria do país com o filme “Dama da lotação”, de 1978. A programação do festival conta com algumas novidades, além das oficinas que serão disponibilizadas ao público, a organização criou mais duas mostras fílmicas, uma direcionadas para produções nacionais, chamada de Mostra Cenário Brasil e outra voltadas para filmes maranhenses, intitulada Mostra Cenário Maranhão; além da realização da ação “Cinema em Todo Lugar”, onde será exibido um filme em uma escola pública do estado.

Mais informações acesse o site do evento www.cultura.ufma.br/39guarnice/

Nenhum comentário: