Compartilhe

segunda-feira, 9 de maio de 2016

MANIFESTO DE APOIO DOS PROFESSORES DA UFMA E DA UEMA À CANDIDATURA DO PROF. ADROALDO ALMEIDA NO IFMA



Foi iniciado o período preparatório para realização das eleições para Reitor e Diretores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMA). O processo recente de expansão do IFMA no Maranhão ganhou destaque por se constituir fortemente como uma política de interiorização do ensino médio e do ensino superior. Os efeitos desta expansão são contraditórios e, por esta razão, tem sido objeto de pesquisa, estudos e debates dentro e fora do Instituto. Tem se destacado especialmente um grupo de professores e técnicos administrativos nos Campus de São Luís e dos 22 Campi localizados em diferentes munícipios do estado[1]. Esse grupo tem desempenhado papel fundamental nesse processo, para garantir que a expansão alcance também um patamar de qualidade social, sem a qual a dimensão quantitativa tende a prevalecer, comprometendo a finalidade última do Instituto que é a democratização da educação e da produção científica de interesse social.

A partir dessa perspectiva, está sendo articulado um movimento organizado entre os docentes, técnico administrativos e estudantes, com o propósito de contribuir decisivamente para a qualidade do processo eleitoral, transformando-o numa prática política e pedagógica, de caráter inovador, de modo a superar os limites impostos pela burocracia institucional, que, comumente, produz o desvirtuamento das Campanhas eleitorais e compromete a trajetória das instituições educativas.
                       
Diante desse cenário de materialização de uma dinâmica de trabalho coletivo, que tem uma finalidade muito estratégica no sentido de renovação da ambiência científica e cultural do IFMA, no Maranhão, um conjunto de docentes da UFMA e UEMA, interessados em fortalecer esse movimento, dada a sua finalidade social e pedagógica de disseminação de uma nova cultura política, decidiu manifestar, publicamente, o seu apoio solidário a esse movimento e a Candidatura do Prof. Dr. Adroaldo José Silva Almeida.

Evidencia-se no movimento de docentes, técnico administrativos e estudantes que se apresenta no IFMA, na atualidade, a expressão de um forte desejo de realizar uma ação política que, verdadeiramente, fomente a compreensão teórico-prática de que as instituições de ensino públicas, em todos os níveis e, principalmente, no nível superior, precisam se constituir, urgentemente, em espaços institucionais mais saudáveis, do ponto de vista da saúde coletiva, e, principalmente, mais democráticos pelo exercício sistemático de implementação de políticas debatidas e construídas coletivamente, a partir de critérios sociais e éticos.

Desse ponto de vista, as políticas de ensino, pesquisa e extensão serão cada vez mais pertinentes e legítimas, se tiverem como objetivo produzir resultados consistentes em benefício da comunidade escolar e, por consequência também, em benefício da sociedade, particularmente, dos segmentos sociais que apresentam elevados graus de carência, no que se refere ao acesso a bens materiais e simbólicos fundamentais e indispensáveis ao desenvolvimento humano e ao desenvolvimento de qualquer sociedade.

Compreendendo que apoiar movimentos dessa natureza é um imperativo na atual conjuntura do país, esgarçado em suas entranhas, pela ação deletéria praticada pela anti-política instituída nos três poderes, desejamos aplaudir essa iniciativa, colocando-nos lado a lado dos companheiros que se empenham em realizar essa tarefa histórica, em meio às adversidades que atingem as organizações e movimentos que, por não serem “oficiais”, precisam lutar com muita coragem e determinação, em busca da realização de objetivos tão relevantes para a História das lutas pela educação pública no Maranhão.

São Luís, 06 de maio de 2016.


[1] Campus: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís-Centro Histórico, São Luís-Maracanã, São Luís-Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana, Zé Doca. Campus Avançado: Carolina, Porto Franco, Rosário. Categoria: 3) Núcleo Avançado: Bacabeira (vinculado ao Campus São Luís- Monte Castelo), Santa Rita (vinculado ao Campus São Luís- Monte Castelo) Itaqui Bacanga (vinculado ao Campus São Luís- Centro Histórico). Em fase de implantação: Campus Araioses, Campus Itapecuru-Mirim, Campus Presidente Dutra e Centro Vocacional Tecnológico de Josias.

Nenhum comentário: