Compartilhe

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Chapa petista defende apoio a Flavio Dino

Uma das chapas de delegados ao Encontro Municipal do PT, vinculada ao gabinete da deputada estadual Helena Barros Heluy, apresentou a defesa de uma aliança com o PC do B na sucessão municipal.

O encontro vai debater a tática eleitoral do partido e decidir se os petistas vão coligar ou disputar a eleição com candidatura própria.

Intitulada “Esquerda unida muda São Luís”, a chapa é representada por Ana de Lourdes Marinho Bezerra, José Antônio Barros Heluy e Vânia Maria de França Rego. A deputada Helena Heluy integra a lista de 40 delegados da composição.

Em manifesto apresentado no ato de inscrição, os defensores da aliança com Flavio Dino classificam a tese da candidatura própria de “simplista e equivocada”. Criticam também os setores do PT que defendem aliança com o PDT.

“Em jogo, de um lado, estão interesses individualistas; de outro, uma simplista e equivocada avaliação de que uma candidatura do PT será suficiente para arrastar a militância, as camadas populares, os setores médios e outros partidos; e, ainda, há os que supõem que estaremos construindo o partido disponibilizando o nosso patrimônio ético e o tempo de rádio e televisão que temos com a máquina que, provavelmente, será utilizada, mais uma vez, nas próximas eleições”, enfatiza o texto.

A aliança com Flavio Dino ganha corpo também na tendência Articulação/Construindo uma nova São Luís, vitoriosa na eleição para o Diretório Municipal de São Luís.

Diversos integrantes da Articulação avaliam que a tese da candidatura própria vai colocar o PT no isolamento, sem condições de eleger sequer um vereador em São Luís. O caminho é a construção de um bloco de esquerda com o PC do B.
Já os arautos da candidatura própria costuram paralelamente o “plano B”: uma aliança, preferencialmente com o PDT do prefeito Tadeu Palácio. E há quem entenda que o “plano B” sempre foi o “A”.

2 comentários:

Chicocvenancio disse...

Acredito que a aliança com o PC do B em São Luís seria muito vantajosa para a esquerda ludivicense, e ajudaria a mudar a política da cidade.
Torço que o PT participe desta batalha do lado de Flávio Dino e da esquerda em São Luís.

Por falar nisso. Qual a sua opinião, Ed Wilson, sobre essa aliança?

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Chico,
Pessoalmente defendo a aliança com o PC do B, porque acho que podemos, a partir de 2008, formar um bloco progressista ~em São Luís e acumular forças para 2010.
Defendo a aliança com o PC do B também porque creio que temos viabilidade eleitoral em 2008. O eleitorado de São Luís está cansado das velhas e das novas oligarquias.
Ed Wilson