Compartilhe

terça-feira, 24 de junho de 2008

CONFERÊNCIA NACIONAL DEBATE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

por Lanna Costa, da Ascom do MDA
Um Brasil rural que contemple as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, assentados, indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas e ribeirinhos entrará em amplo debate entre quarta-feira (25) e sábado (28), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.


Duas mil pessoas estarão até o final desta semana reunidas na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).


Entre elas, haverá 1.581 representantes dos 26 estados, do Distrito Federal e de diversos segmentos da população – eles são chamados de delegados na CNDRSS. Entre os delegados, estão 82 representantes do Maranhão que serão responsáveis pela discussão do tema Por um Brasil Rural com Gente: Sustentabilidade, Inclusão, Diversidade, Igualdade e Solidariedade.


O delegado federal do MDA no Maranhão, José Inácio Rodrigues, avalia que a Conferência Nacional marcará um período de grande mobilização para a discussão e definição de um modelo de desenvolvimento e que isso contribuirá para mudar a realidade rural maranhense.


“A expectativa é de que as propostas advindas dessa diversidade de público e de debates contribuam para a formulação de uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Meio Rural. A CNDRSS deve gerar um documento final com essas diretrizes, que devem englobar as peculiaridades regionais”, explica.
Etapas da CNDRSS no MA
Para garantir ampla participação, a I CNDRSS foi estruturada em três etapas: preparatória, estadual e nacional. As etapas preparatórias (conferências territoriais, municipais, intermunicipais, eventos temáticos e setoriais) foram realizadas em todo o País entre 1º de novembro de 2007 e 30 de janeiro de 2008.


O Maranhão realizou sete conferências preparatórias nos territórios: Vale do Itapecuru, Baixada, Cocais, Lençóis/Munin, Campos e Lagos, Baixo Parnaíba e Médio Mearim, quando foram escolhidos 350 delegados, sendo 50 de cada Território.


A etapa estadual, realizada nos dias 30 e 31 de maio no auditório do Instituto de Colonização e Reforma Agrária – Incra, reuniu mais os 350 delegados eleitos nas conferências territoriais, destes 82 forma eleitos para participarem da conferência nacional, sendo 27 delegados do poder público e 55 da sociedade civil.


De acordo com informações do MDA/MA, foram mobilizados nesses eventos algo em torno de mil pessoas para discussão do tema “Por um Maranhão Rural com Gente”. “A Conferência Estadual é de extrema relevância para o país, pois busca a melhoria da qualidade de vida, pensando no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”, ressaltou José Inácio Rodrigues.


Sobre o Condraf
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do MDA.


Sua finalidade é propor diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas ativas, constituindo-se num espaço de articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil.


O foco é o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária e a agricultura familiar. O Condraf é formado por um conselho paritário com 38 integrantes: 19 conselheiros(as) de órgãos governamentais e 19 conselheiros(as) de organizações ou entidades da sociedade civil.

Nenhum comentário: