Compartilhe

quinta-feira, 12 de junho de 2008

SAIBA MAIS SOBRE AS SACOLAS PLÁSTICAS

O cientista da Computação Christian Diniz envia texto esclarecedor sobre embalagens. Em Brasília, aperfeiçoando os estudos, Diniz visita o blogue para acrescentar com qualidade.

"O saco de pano chegou para substituir a sacola de plástico. De acordo com a Fundação Verde, há movimentos para o fim do saco plástico principalmente na Inglaterra.


Na Europa, em muitos países é cobrado um valor para uma sacola, que também é plástica, mas feita de um material melhor.


Para o presidente do Instituto Brasil Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Haroldo Mattos de Lemos, a principal questão sobre a sacola plástica, mais do que a substituição, é reutilizá-la.

No Rio, um projeto de lei busca minimizar o uso de sacolas plásticas no comércio. De acordo com o projeto, os estabelecimentos comerciais que oferecem sacolas plásticas a seus clientes terão de seis meses a três anos, a partir da data em que a lei entrar em vigor, para passar a disponibilizar uma sacola de material resistente e, portanto, reutilizável.
Já na Irlanda a prática de cobrar pela sacola está em prática desde 2002. O consumidor que prefere levar as compras em sacolas de plástico paga US$ 0,15 por embalagem.
Se alguém acha que é baratinho, fique sabendo que o resultado foi uma queda de 90% no uso dos sacos plásticos naquele país.
As alternativas são muitas, pois há sacolas de todos os tipos e para todos os gostos e bolsos: dobráveis, de palha e lona.
À primeira vista todas elas parecem antiquadas, mas a verdade é que podem receber um banho de modernidade, com visuais coloridos e detalhes personalizados. Mas significam, principalmente, apoiar causas importantes como a ambiental e a social."
Fontes: www.g1.com.br, revistaepoca.globo.com, blog.ecoinformacao.com

Nenhum comentário: