Compartilhe

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SANTO DAIME EM DOCUMENTÁRIO

Será exibido, nesta quarta-feira, 7, às 19h, no auditório do Museu Histórico Artístico e Cultural do Maranhão (MHAM), o documentário “O Senhor da Floresta”, do jornalista Mivan Gedeon.

O vídeo conta a história do maranhense Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime, que nasceu em São Vicente Férrer, interior do Maranhão.

O documentário inaugura o Projeto Cinema no Museu, organizado pelo Cineclube Casarão 337 em parceria com o MHAM, que exibirá vídeos e filmes, toda primeira quarta do mês, com entrada franca.

Atraído pelas promessas de enriquecimento do ciclo da borracha, Irineu aventurou-se para a Amazônia em 1912. Em terras ainda em conflito com a Bolívia e com milhões de nordestinos chegando todos os anos para trabalhar nos seringais para alimentar o mercado da borracha, Mestre Irineu, como hoje é conhecido, acabou tornando-se um líder religioso.

Após a apresentação, será realizada uma palestra com o maranhense Daniel Arcelino Serra, sobrinho de Irineu, um dos entrevistados do documentário que hoje fundou uma Igreja do Santo Daime em Paço do Lumiar. Daniel falará sobre seu tio e sobre a doutrina fundada por ele.

O Santo Daime é uma doutrina cristã cujo eixo doutrinário é fundamentado no espiritismo e em diversas expressões sincretizadas como o xamanismo e a umbanda. Hoje, a religião que surgiu no meio da Floresta Amazônica, conta com mais de 10 mil adeptos espalhados por vários continentes, como Europa, América do Norte, do Sul, Ásia, e até África.

Realizado com recursos próprios, o documentário foi iniciado em 2003, com as primeiras filmagens em São Vicente Férrer, tendo continuidade somente em 2005, com a ida do jornalista até Rio Branco, no Acre.

O trabalho finalizou em 2007, mesmo ano em que levou o troféu de Melhor Vídeo Maranhense Pelo Júri Técnico do 30° Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo. Participou também este ano do I Festival Etnográfico de Recife, na categoria exibição - da mostra “Religiões, Rituais e Tradições”.

Por uma semelhança com o personagem principal, o lutador de luta livre, Rei Zulu, foi convidado pelo autor a interpretar o personagem principal do vídeo. Ele interpreta o momento em que Irineu recebe a visão de Nossa da Conceição e a missão de fundar a religião da floresta. Para a sua estréia como ator, Zulú contou com as técnicas teatrais do diretor teatral Urias de Oliveira.

Nenhum comentário: