Compartilhe

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

VENEZUELA NO MERCOSUL

O ingresso da Venezuela no Mercosul deve ser decidido ainda este ano, em votação no Senado, onde as resistências vêm sendo atenuadas.

Até o relator do protocolo de adesão, Tasso Jereissati (PSDB-CE), já admite mudar de idéia sobre o ingresso bolivariano. Antes Jereissati era contra.

Quem quebra lanças contra Hugo Chávez é o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que já foi à tribuna proferir surrados discursos anti-Chávez.

A Venezuela detém grandes reservas de petróleo. Somadas às descobertas do pré-sal no Brasil, vão dar ao Mercosul um papel estratégico na política energética internacional.

Chávez é pintado como ditador pela mídia colonialista, patrocinadora do golpe que o retirou do poder temporariamente em 2000. Está tudo registrado no documentário “A revolução não será televisionada”.

De lá para cá, a burguesia venezuelana, associada ao capital internacional, não lhe dá trégua. Ou Chávez reage com firmeza, chegando a tomar medidas antipáticas, ou lhe apeiam do governo na marra.

Por muito menos Miguel Zelaia foi deposto num golpe em Honduras. A direita quer retomar a moda dos anos 60 e 70 nas américas Central e do Sul. Parece que não vai colar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Ed.

Queria lhe passar parecer que fundamentará o voto do senador Ignácio Arruda (PCdoB- CE)pela entrada da Venezuela no Mercosul.

O parecer é baseado nas falhas do parecer do relator.

Se lhe interessar mande e-mail.

Saudações.

Cristiano Capovilla