Compartilhe

sexta-feira, 7 de maio de 2010

LIDERANÇAS DA CNB DECLARAM APOIO A FLÁVIO DINO


Um ato político realizado na manhã de hoje, 7, por lideranças petistas da tendência CNB (Construindo um Novo Brasil) reafirmou o apoio à pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) ao Governo do Maranhão.

O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Ferroviários e teve a participação de petistas da CNB, pré-candidatos a deputado estadual e federal, dirigentes do PT, profissionais liberais, sindicalistas e representantes do movimento de rádios comunitárias.

Organizada pelos militantes da CNB Marlon Henrique, Marlon Botão, Ed Wilson Araújo e Ricardo Gonçalves, a manifestação pró-Flavio Dino convidou para a unidade no PT, congregando todas as tendências em torno de uma candidatura do campo democrático-popular.

Uma parte da CNB, liderada pelo suplente de deputado federal Washington Oliveira, está engajada na candidatura de Roseana Sarney (PMDB) ao governo. Porém, não há consenso na tendência. O ato desta sexta-feira representa várias vozes discordantes da aliança com o PMDB e defensores da unidade petista-comunista.

Participaram também pela CNB Moacir Filho (Sindicato dos Comerciários e dirigente da CUT), Soismarino Ramos (PT de São José de Ribamar), Valter Cezar (diretor do Sindicato dos Servidores Federais - Sindsep), Marcos Vandaí (dirigente da CUT), Marla Silveira (Setorial de Cultura do PT) e Luis Domingos Pinheiro (Sindicato dos Comerciários).

POSIÇÃO

Compuseram a mesa de debates o presidente da CUT, Nivaldo Araújo; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaema), Chico Sales; o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Eduardo Pinto; o jornalista e professor da UFMA Ed Wilson Araújo; e o pré-candidato Flávio Dino.

Todos os oradores pregaram o respeito ao resultado do Encontro de Tática Eleitoral do PT, realizado em 26 e 27 de março, que definiu o apoio do PT à pré-candidatura do PC do B.

O encontro aprovou a aliança entre petistas e comunistas por dois votos de diferença (87 x 85), derrotando a tese da adesão ao PMDB e à candidatura de Roseana Sarney.

Eles pregaram a construção de um programa de governo participativo, voltado para a erradicação da pobreza, focado em políticas de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda e geração de empregos.

Os oradores convergiram também na crítica ao sistema oligárquico, apontando a necessidade de um governo democrático e progressista para superar o atraso econômico e político no Maranhão.

Flávio Dino discursou em defesa da unidade do PT, ressaltando a validade do encontro de tática eleitoral cuja decisão assegura a aliança com os comunistas.

“Este é um momento de resgate histórico. Temos que defender a democracia interna do PT. Nós vencemos o jogo seguindo as regras. Querem agora fazer uma prorrogação com direito a gol de mão para reverter o resultado. Isso descumpre as regras do partido. O encontro tem que valer”, ressaltou Dino.

O parlamentar agradeceu a manifestação de apoio, apontando as afinidades históricas com o projeto nacional da eleição de Dilma Roussef.

Dino encerrou assegurando a formatação de um programa democrático e popular, inspirado na participação dos movimentos sociais. Ele convidou a CNB para indicar um nome e integrar a coordenação da campanha, composta por dirigentes do PC do B, PT e PSB.

PROGRAMA

Um dos momentos do encontro teve a participação de especialistas em vários temas. Eles apresentaram dados e propostas nas áreas de agricultura, pesca e meio ambiente. O advogado Guilherme Zagallo abordou a importância do desenvolvimento sustentável na linha programática de uma candidatura do campo democrático-popular.

Em seguida, o assessor técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaema), Domingos Cantanhede, fez uma exposição sobre a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, enfatizando a valorização do crédito e da assistência técnica como instrumentos essenciais na política agrícola.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaema), Chico Sales, é preciso conciliar o desenvolvimento no campo com equilíbrio ambiental. A Fetaema congrega 300 sindicatos de trabalhadores rurais e já manifestou apoio à pré-candidatura de Flavio Dino.

O engenheiro de Pesca e professor do Instituto Federal Tito Tsuji reiterou a necessidade de incrementar a assistência técnica à pesca artesanal e beneficiar a produção. No Maranhão, pontuou o professor, existem apenas oito técnicos em pesca para atender ao litoral, quando seriam necessários 700.

TENSÃO

Dias 21 e 22 de maio haverá um novo encontro para homologar as pré-candidaturas do PT a deputado (estadual e federal) senador e suplentes, além da indicação do nome do(a) vice-governador(a) que vai integrar a chapa encabeçada por Flávio Dino.

O grupo liderado pelo deputado Washington Oliveira tenta reverter a decisão tomada em março, quando ficou oficializado o apoio ao PC do B. Oliveira quer aliançar com o PMDB.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bem Ed! Enquanto isso estamos preparando um grande ato com PT, PSB e PCdoB para receber Flávio Dino em Imperatriz.
Acredito que são essas ações que irão tornar mais sólido em todos nós, a certeza de que a vitória vai ser do povo do Maranhão.
Abraços da Terra do Frei.

Émile Cristine disse...

Pouco provável que membros da ala petista que apoiam Roseana debandem prum gosto comunista. Mais fácil acontecer o contrário.

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson,
Os vídeos do ato realizado no Sindicato dos Ferroviários, inclusive o seu pronunciamento, já estão disponíveis no blog do Almir Bruno, www.almirbruno.blogspot.com

Sóstenes Salgado

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Davison,
Bom trabalho para vocês aí na região tocantina. Estamos sintonizados.

Sóstenes,
Muito grato pelo registro. Seu trabalho é muito importante para a campanha.

Émile,
Vamos tentar até o final, dentro das regras do jogo. Isso é o importante.
Ed Wilson