Compartilhe

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PROBLEMAS & SOLUÇÕES

Boa sacada teve a professora Licia da Hora. Outro dia, em conversa numa roda de amigos sobre o conturbado trânsito de São Luís, a buraqueira e outras coisas mais, ela saiu-se com essa, naquela entonação típica da maranhense: “Éh! E a gente ainda procura a pior solução – comprar um carro.”

Dias depois, efusivas, duas amigas anunciaram a estréia dos seus rodantes nas ruas da cidade. É assim que dois e dois são cinco. A cada carro mais congestionamento, poluição, transtorno etc. Tudo em nome do conforto e da mobilidade.

É um contraditório danado a gente adquirir um veículo para ganhar tempo e ficar preso no engarrafamento.

Outra amiga, que no ano passado estava maravilhada porque comprara uma casa no Turu, maior e mais confortável, agora estava arrependida porque o trânsito infernizou a vida dela na avenida São Luís Rei de França.

Tiro certeiro deu um poeta de longas caminhadas. Enquanto a maioria dos colegas compra carro e muda para os condomínios da Cohama, ele foi morar no centro, perto do trabalho.

“A cada dia tento simplificar as coisas. Trabalhando perto de casa, faço uma caminhada natural, tenho boa alimentação e nem sei o que é engarrafamento. Às vezes dá até para cochilar depois do almoço”, resumiu.

Meu sonho de cidade é com transporte público eficiente, ônibus limpos e paradas decentes. Ah! Quem me dera um metrô de superfície saindo do Tirirical e um bondinho aos domingos na praça João Lisboa.

E um parque ambiental para caminhar, tomar água de coco, conversar e ler embaixo de uma sombra. Praias limpas e sem carros de som tocando forró nas alturas.

Um dia chegamos lá? Já é madrugada. Vou dormir e sonhar com uma cidade bela e aconchegante.

Nenhum comentário: