Compartilhe

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O PAGADOR DE PROMESSAS NO CINE FILOSÓFICO

O Cine Filosófico apresenta hoje (sexta), às 18h30min, "O pagador de promessas". A exibição é na sala de multimidia do IFMA, no campus Monte Castelo. Após o filme, rola um bate papo sob a mediação do professor de Filosofia Jorge Leão, organizador do projeto.

Com direção e roteiro de Anselmo Duarte, "O pagador de promessas" foi vencedor da Palma de Ouro como melhor longa metragem no Festival de Cannes em 1962.

Veja a sinopse: Zé do Burro e sua mulher Rosa, vivem em uma pequena propriedade e 42 km de Salvador (Bahia). Um dia, o burro de estimação do Zé, o Nicolau, foi atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara, para salvar o seu animal.

Com o reestabelecimento de Nicolau, por quem Zé nutre um apreço como a um amigo íntimo, Zé do Burro, como ficou conhecido em seu vilarejo, põe-se a cumprir a promessa, doa metade de seu sítio para depois começar sua caminhada rumo à igreja de Santa Bárbara, em Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira.

Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão "Bonitão" e ao encontrar resistência ferrenha do padre Olavo, vigário da igreja, que nega-lhe a entrada, pela razão de Zé ter feito sua promessa em um terreiro de candomblé.

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Adoro o pagador de promessas. Tenho em casa em DVD. Vim te ler.Te visitar e lhe convidar a seguirmos nos blogs juntos.
Abraços e
Sigamos aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com