Compartilhe

domingo, 4 de novembro de 2012

"BIN FASHION" PREGA A PAZ NO CÍRIO DE NAZARÉ


Em uma das esquinas mais famosas de Belém do Pará, nas proximidades da praça do Santuário, em frente à basílica, sob uma frondosa mangueira, protestava silenciosamente Carlos Alberto Melo Oliveira, no domingo 14 de outubro de 2012.

“# Foda-se o sistema do poder”, diz o bordão de "Bin Fashion", um cearense de 47 anos, artesão e artista de rua, revoltado contra o que ele chama de “sistema”.

Intitulado profeta, Bin Fashion veste a indumentária que parece ter saído de um brechó de Natal, como se fosse um dos reis magos.

As feições, com a barba longa e grisalha, deram ao artesão uma cara semelhante ao midiático terrorista Bin Laden. Foi o suficiente para a criatividade de Carlos Oliveira entrar em ação e bolar a personagem Bin Fashion.

Apesar de adotar as características de um ícone do terrorismo internacional, Bin Fashion não prega a violência para destruir o sistema de poder.

Ele quer mesmo é ser deputado estadual por Goiás, defendendo a bandeira dos artistas de rua.

Durante a entrevista, não se consegue identificar que tipo de underground é Bin Fashion. Ao final da conversa, a cópia do homem da guerra mandou todos seguir em paz.

As imagens são de Francisco Araujo.

Nenhum comentário: