Compartilhe

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NADA DE OFICIAL SOBRE AUMENTO NO PREÇO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM SÃO LUÍS

O presidente do PCdoB em São Luís, Marcio Jerry, concedeu entrevista hoje pela manhã à Rádio Capital AM, abordando notícias veiculadas no Sistema Mirante acerca de um eventual reajuste no preço das passagens de ônibus na gestão do prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior (PTC).

As especulações sobre o reajuste surgiram nas declarações do vice-prefeito eleito Roberto Rocha (PSB) ao jornal O Estado do Maranhão e repercutidas nos blogues do imirante (veja Marco d’Eça e Gilberto Léda).

Na matéria do jornal e nos comentários dos blogues, Roberto Rocha dá a entender que o valor da tarifa de R$ 2,10 praticada em São Luís não atrai empresas de transporte para uma nova licitação.

Dedução imediata: para fazer nova licitação tem de haver aumento da passagem.

Rocha não disse exatamente isso, mas deixou em aberto, colocou a dúvida na solução de um dos maiores problemas de São Luís – o contraste entre a péssima qualidade do transporte coletivo e o preço elevado da passagem.

Segundo a interpretação de Marcio Jerry, Roberto Rocha fez uma “avaliação” sobre o cenário do transporte coletivo e não tomou decisão.

Nem poderia. O mandato do vice e do prefeito eleitos só começa em 1° de janeiro de 2013.

Para Jerry, o vice Roberto Rocha fez uma avaliação legítima, mas não foi anunciada como uma decisão do prefeito eleito. “Se acontecerá ou não (aumento das passagens) a decisão caberá ao prefeito e sua equipe”, arrematou o comunista.

Ainda segundo Marcio Jerry está havendo uma “construção em série” elaborada pelos opositores do prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior na tentativa de intrigar os partidos e lideranças da coligação vitoriosa na eleição de São Luís.

“O modo como foi editada a matéria (do jornal O Estado do Maranhão) tenta criar uma indisposição entre mim e o vice-prefeito Roberto Rocha que não existe. Não há desconforto”, declarou Jerry, antecipando que outras situações virão à baila para tentar intrigar a equipe do prefeito eleito.

Oficialmente, portanto, não há decisão política ou administrativa do prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior sobre aumento de tarifas.

Mas a entrevista de Roberto Rocha gerou dúvidas sobre como a nova gestão vai resolver o problema. Se a tarifa de R$ 2,10 não atrai empresas para uma nova licitação, segundo avaliou Roberto Rocha, a saída é aumentar o preço para despertar interesse no negócio?

É de amplo conhecimento o poder do Sindicato das Empresas de Transporte (SET) na vida política de São Luís, influenciando nas decisões da Câmara de Vereadores e na Prefeitura.

O SET tem poder político e econômico, explora a população com péssimo serviço e lucra muito.

Edivaldo Holanda vai enfrentar o SET? Ou vai abrir nova licitação para empresas de fora com preços maiores que os atuais?

Perguntas que só serão respondidas a partir de janeiro de 2013, quando o prefeito eleito tomar posse. Por enquanto, é tudo especulação.

Nenhum comentário: