Compartilhe

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

POETAS CONTEMPORÂNEOS DE SÃO LUÍS LANÇAM LIVROS PELA EDITORA 7 LETRAS

Noite de autógrafos será realizada no bar
Chico Discos, nesta quinta-feira (22), às 20 horas.

Dois representantes da poesia contemporânea do Maranhão, Josoaldo Lima Rêgo, 33, e Luís Inácio Oliveira, 43, lançam, no dia 22 de novembro (quinta-feira), às 20h, no Chico Discos (Rua de São João – 389 C - Centro) os seus respectivos livros “Variações do Mar” e “Forasteiro Rastro”, lançados pela 7 Letras, a mais importante editora de poesia do Brasil na atualidade.

Os trabalhos vêm movimentar a cena da poesia local e inserir mais valores na tradição poética da cidade. Ambos autores são professores universitários. Josoaldo Lima Rêgo é formado em Geografia e leciona na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Estudou em São Luís, São Paulo e Coimbra (Portugal). Também professor da Ufma, Luís Inácio Oliveira é formado em Direito e cursa doutorado em Filosofia na Universidade de Campinas (Unicamp).

Pela 7 Letras, Josoaldo Rêgo já tinha lançado “Paisagens Possíveis” em 2010, resultado de um prêmio concedido pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade de São Paulo (USP). Este primeiro trabalho teve o aval do respeitado poeta e tradutor paulista Cláudio Willer. Segundo Josoaldo, “Variações do Mar” pode ser percebido como uma continuação do anterior, porque nele aparecem muitos temas presentes no primeiro. “É marcado por deslocamentos (viagens), deambulações, mar, rios e cidades”, completa.

Sobre o conceito de mar presente no título, ele explica: “Pensei no mar como algo que representasse ‘intimidade’. Algo que vai de maneira sinuosa perpassando personagens, cidades e acontecimentos diversos. Tem um poema no começo do livro, chamado ‘A Intimidade do Mar’, que tem um único verso: salitre nos ossos. Sendo de São Luís, penso que o salitre é o nosso DNA”.

Tendo se destacado na geração da poesia maranhense dos anos 90, quando lançou o seu primeiro livro, Luís Inácio Oliveira reaparece renovado e com a poética ampliada. Ele conta que os poemas de “Forasteiro Rastro” foram escritos desde o final dos anos 90 até 2010. Sendo assim, o livro é um projeto poético que foi se formando ao longo desse tempo. “É um trabalho que tem a ver com a experiência da viagem e do deslocamento espacial e temporal, com o olhar de estrangeiro, muitas vezes dirigido à minha própria cidade e com os rastros e as marcas deixados por essas experiências”, ressalta.

Em “Forasteiro Rastro”, Luís Inácio enveredou pela primeira vez por poemas em prosa, que possuem logicamente um teor narrativo. “São tentativas de captar imagens reveladoras, como numa espécie de fotografia poética de rua. Por isso, são textos ligados também à experiência de perambular pela cidade (São Luís e outras por onde andei) com esse olhar meio forasteiro e se deixar afetar por coisas pequenas, mas surpreendentes”, conclui.

AGRESTE

Talvez rasgar as costas
na praia.
Ser pedra sem viagens
fora do lume.

Caminhar como um killer
qualquer.
Agreste entre agrestes,
nada. Só uma fresta aberta
com a palavra.

Josoaldo Lima Rêgo


ARREBOL

o que não mata a sede do aguardente
o que afoga dentro da voz da cantora
o violão de 7 cordas
o que naufraga a tempo de virar gesto
e degringola cacos
de vidro assim chamados madrigais
noturnos
o que te espera na próxima esquina
e nem te lembras com alarde
o que se deve à cicatriz de uma palavra
e é alado e ilegível

Luís Inácio Oliveira

SERVIÇO
Lançamento dos livros de poemas “Variações do Mar”, de Josoaldo Lima Rêgo, e “Forasteiro Rastro”, de Luís Inácio Oliveira
Quando: Dia 22 (quinta-feira), às 20h
Local: Chico Discos
Preço de cada livro: R$ 20
Aberto ao público

Contatos:
Josoaldo Lima Rêgo – (98) 81338210
josoaldorego@yahoo.com.br

Luis Inácio Oliveira - (11) 970279728   
luisinacioc@uol.com.br

Jornalista responsável:
Eduardo Júlio – 88218601 (Oi) e 81754624 (TIM)

Nenhum comentário: