Compartilhe

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ASA BRANCA: LUIZ GONZAGA EM QUADRINHOS

A conceituada agência Dupla Criação, uma das melhores do Maranhão, coloca no circuito a mais nova produção: o álbum "Asa Branca - traços de canções", fruto de projeto contemplado pelo Prêmio Funarte - Centenário de Luiz Gonzaga 2012.

O livro de histórias em quadrinhos inspiradas em músicas de Luiz Gonzaga será lançado no dia 20 de dezembro (quinta-feira), na galeria do SESC/MA (praça Deodoro), às 19h, com distribuição gratuita do álbum.

A homenagem a Luiz Gonzaga tem o objetivo de visitar algumas das músicas da vasta obra poético-musical do Rei do Baião.

Veja o texto de apresentação da Dupla Criação sobre o projeto:

O projeto "Asa Branca - traços de canções" é nosso tributo, nossa forma de demonstrar o orgulho de ter vivido na mesma época que um dos grandes mestres da música brasileira, uma das personalidades responsáveis por inserir o Nordeste no mapa cultural do Brasil.

Luiz Gonzaga está na raiz de um movimento que tomou conta desta região tão rica e diversa, que elevou a autoestima e o sentido de pertencimento a essa cultura multifacetada e com um potencial de criação constantemente renovado.

Luiz Gonzaga tornou-se sinônimo e expressão cultural do Nordeste. Um artista, um criador que após tornar-se conhecido no Brasil ampliou sua influência musical extrapolando as fronteiras do País. Sua imagem figura como um dos ícones definidores da identidade que é traduzida pela expressão nordestinidade, cunhada como forma de demonstrar todo um sentimento.

A importância de Luiz Gonzaga é reconhecida por personalidades das áreas cultural, política, musical, empresarial e acadêmica como um dos grandes nomes do panteão cultural do Brasil.

Com Asa Branca – traços de canções, nós visitamos algumas das músicas da vasta obra poético-musical de Luiz Gonzaga com o objetivo de instigar nos leitores a curiosidade por essa tão fascinante personalidade da cultura brasileira.

Músicas como Dezessete e setecentos, A rede veia, Xote ecológico, Numa sala de reboco e A morte do vaqueiro, que figuram como algumas das mais bonitas composições da música brasileira, compostas e interpretadas por Luiz Gonzaga, são fonte de inspiração para a criação de histórias em quadrinhos voltadas a todos os públicos como forma de mostrar interpretações sobre a riqueza musical do mestre

pernambucano.

Os diversos autores envolvidos no projeto, Iramir Araujo, Beto Nicácio, Marcos Caldas, Rom Freire e Joseph Bruno, trabalharam com a proposta de não apenas traduzir uma canção sob a forma de quadrinhos, mas buscar novas e possíveis leituras inspiradas nas músicas selecionadas.

Esperamos que ler nossas interpretações das músicas do mestre nordestino seja prazeroso para você, assim como para nós foi instigante produzi-las.

FICHA TÉCNICA

Produção executiva: Nádia Nicácio

Roteiro: Iramir Araújo

Desenhos: Beto Nicácio, Rômulo Freire, Marcos Caldas, Joseph Bruno

Diagramação e Arte: Dupla Criação

Asa Branca - traços de canções é um livro com 56 páginas, capa colorida e miolo em preto e branco.

O interessados podem acompanhar o desenvolvimento do projeto desde a concepção do roteiro até a execução dos desenhos no blog oficial: http://pjluizgonzaga.blogspot.com.br/

LANÇAMENTO:

20 de dezembro, na galeria do Sesc (praça Deodoro), a partir das 19h.

No lançamento vai ocorrer:

A distribuição GRATUITA do álbum em quadrinhos Asa Branca.

Sessão de autógrafos

Exposição dos desenhos originais (que estão na história em quadrinhos).

Contatos da Dupla Criação:  98-3227 7688    teclandocomadupla@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado Ed. É uma honra tê-lo como amigo. Feliz 2013, se o mundo não acabar.

Anônimo disse...

Como podemos adquirir um exemplar deste livro?
Kydelmir Dantas
autor do "LG e o RN"
Mossoró-RN