Compartilhe

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

QUEM ESTÁ MENTINDO NO PT?

No transcurso de 2009 para 2010, quando o PT do Maranhão estava prestes a decidir a tática eleitoral, José Dirceu veio a São Luís para fazer um conchavo com José Sarney (PMDB). 

Ele reuniu-se secretamente com a família, acertou os detalhes com Roseana Sarney (PMDB) e depois foi ao encontro da militância petista, na Assembléia Legislativa, onde concedeu uma entrevista coletiva.

À época o fantasma da intervenção no PT maranhense já rondava a estrela. Durante a coletiva, este blogueiro perguntou a Dirceu se haveria interferência do diretório nacional nas decisões locais.

O ex-ministro respondeu em alto e bom som que a decisão do PT do Maranhão seria respeitada e falou até em autonomia e democracia interna do partido.

No encontro de tática eleitoral, o PT decidiu fazer aliança com o PCdoB, na chapa liderada por Flavio Dino. Logo depois, veio a intervenção que Dirceu negara e que ele próprio já havia acertado bem antes com Sarney.

Em 2013, José Dirceu preso na Papuda, o fantasma da intervenção volta a rondar a estrela.

Domingo passado (1/12) a Folha de São Paulo anunciou que o presidente do PMDB, Waldir Raupp, na companhia de José Sarney, reunidos com Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, acertaram o apoio do PT à candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB) ao governo do Maranhão em 2014.

Tudo com aval de Dilma.

A notícia foi republicada em vários blogues, mas durante a semana tanto Falcão quanto Lula trataram de jogar fumaça nas declarações, dizendo que não é bem assim o acerto com Sarney.

José Dirceu mentiu em 2010. Lula e Rui Falcão dizem uma coisa à Folha e desdizem logo em seguida. Uma das versões é mentirosa: haverá ou não a intervenção.

LITÍGIO NO PED

Fontes do próprio PT maranhense já admitem a possibilidade de uma intervenção para resolver o impasse do Processo de Eleição Direta (PED), que elegeria o presidente do diretório estadual. 

A eleição foi suspensa no segundo turno, após sucessivas manobras fraudulentas do grupo de Washington Oliveira (WO), ex-vice-governador e capacho de Roseana Sarney.

Ao final do primeiro turno, o candidato de WO, Raimundo Monteiro, autoproclamou-se presidente, através de uma apuração paralela que ninguém viu.

Henrique Souza levou a disputa ao segundo turno, mas a eleição foi parcialmente boicotada por WO e Monteiro.

Souza, no segundo turno, ganhou a eleição e o resultado foi homologado pela comissão eleitoral. Agora, o vencedor recorre às instâncias nacionais para obter o reconhecimento do partido.

INTERVENÇÃO

A direção nacional já tem pronta uma saída. Não vai reconhecer nem o autoproclamado presidente Monteiro nem o vencedor real Henrique.

A saída para o litígio é nomear um interventor e uma comissão provisória do diretório estadual para tomar as rédeas do partido até a eleição de 2014, ou seja, reeditar a aliança com Sarney.

Como no Maranhão até o céu mente, como dizia o padre Antonio Vieira, pode até ser que Lula esteja mentindo para Sarney e que Sarney também minta, sendo que eles já se declararam publicamente amigos e companheiros.

Se José Dirceu já mentiu uma vez, não seria estranho haver novas mentiras sobre a relação entre o PMDB e o PT no Maranhão.

Nenhum comentário: