Compartilhe

domingo, 8 de dezembro de 2013

ZÉ CARLOS DO PT É COGITADO A VICE-GOVERNADOR NA CHAPA DE LUIS FERNANDO

Em várias edições, o jornal O Estado do Maranhão vem apontando o deputado estadual Zé Carlos do PT como a nova liderança do partido, depois que o ex-vice-governador Washington Oliveira (PT) virou conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Neste domingo (8), o editorial da principal coluna política do Estado voltou a lembrar o nome do deputado Zé Carlos como candidato a vice-governador na chapa liderada por Luís Fernando Silva (PMDB), candidato da oligarquia Sarney.

Além de Zé Carlos, o jornal aponta outros petistas de nome “José” para formar a aliança (José Costa, secretário de Ciência e Tecnologia; José Inácio, superintendente do Incra; e José Antonio Heluy, secretário do Trabalho).

INDAGAÇÕES

Dos quatro nomes citados, o de Zé Carlos levanta uma polêmica necessária. Vejamos:

Em primeiro lugar, o deputado não enviou uma nota ao jornal para corrigir ou esclarecer as insinuações que o colocam na condição de cogitado a vice-governador com o candidato da oligarquia Sarney.

Em segundo lugar, o parlamentar nunca fez qualquer pronunciamento na Assembléia Legislativa negando peremptoriamente que esteja disposto a compor a chapa de Luis Fernando Silva.

Em terceiro lugar, o jornalista Henrique Souza, chefe de gabinete de Zé Carlos, foi candidato a presidente do PT pregando que o partido faça vôo solo na eleição de 2014, ou seja, que haja um nome do petismo para liderar a disputa ao governo do Maranhão.

FÁBIO GONDIM NA JOGADA

José Carlos vive uma situação delicada. É deputado de primeiro mandato, vindo de uma tradição ideológica conservadora que o alçou à condição de número 1 na Caixa Econômica Federal, onde quem manda é a oligarquia Sarney.

Na Assembléia, não integra a base fiel da governadora Roseana Sarney (PMDB), mas também não é da oposição.

Entre mortos e feridos, teve um mandato que o coloca na condição de principal candidato a deputado federal do PT em 2014.

Porém, Zé Carlos deve enfrentar um nome forte: o novo petista Fábio Gondim, secretário de Planejamento do governo Roseana Sarney.

O PT só deve alcançar votos para um federal: será o deputado ou o secretário!

Fica óbvio que a presença constante de Zé Carlos nos editoriais e notas da principal coluna política do jornal de Sarney visa instigá-lo a um acordo, qual seja: a vaga de federal fica com Gondim e o deputado será o vice de Luis Fernando.

Esse plano está nas entrelinhas do jornal porque a coluna “Estado Maior” é a síntese do pensamento político-eleitoral do Palácio dos Leões.

GUERRA PELA PRESIDÊNCIA

Ocorre que o plano do jornal não bate com a guerra interna do PT. No Processo de Eleição Direta (PED), que está em litígio na direção nacional do partido, o chefe de gabinete de Zé Carlos ganhou o segundo turno e quer o reconhecimento da vitória.

No imbróglio do PED, Henrique enfrenta o candidato da oligarquia Sarney, Raimundo Monteiro, que perdeu no voto, mas autoproclamou-se presidente e também quer ser declarado vencedor.

Henrique prega candidatura própria do PT em 2014, o que inviabiliza a chance de Zé Carlos vir a ser o vice-governador na chapa de Luís Fernando.

Porém, o gabinete de Zé Carlos nunca negou as ilações do jornal, deixando um oceano de dúvidas na conjuntura.

A direção nacional vai bater o martelo sobre a presidência do PT do Maranhão esta semana. Depois disso, confirmado ou não na presidência do partido, Henrique deve se posicionar sobre as notas do jornal de Sarney.

Chegou o momento em que não pode mais haver dúvidas sobre quem está com quem na guerra eleitoral de 2014.

Nenhum comentário: