Compartilhe

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FILME “RAÇA” TEM LANÇAMENTO HOJE, NO TEATRO DA CIDADE (ANTIGO CINE ROXY)

No ano em que o Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber-PEADS completa 25 anos de história, realizará como primeira atividade em comemoração ao aniversário, o lançamento do filme “Raça” no Maranhão. A obra é a mais recente produção do cineasta Joel Zito Araújo e a exibição integra um projeto nacional chamado “Sessão Baobá de Cinema”.

O Lançamento do Filme “Raça” será dia 31/01/14, às 19h, no Teatro da Cidade de São Luis (antigo Roxy). A exibição do filme é uma articulação do Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (PEADS), em parceria com Casa de Criação Cinema, a Fundação Ford e o Fundo Baobá para Equidade Racial.

O filme de longa-metragem em documentário narra a história de três pessoas na linha de frente da batalha contemporânea pela igualdade em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial. As personagens: um famoso cantor negro lança uma emissora de TV, o único senador negro luta pelo Estatuto da Igualdade Racial e uma neta de africanos escravizados que defende os direitos de sua terra ancestral.  O filme tem na direção, além do cineasta Joel Zito Araújo, a diretora norte-americana Megan Mylan, ganhadora do Oscar em 2009.

Sobre os diretores do Filme Raça

Joel Zito Araújo – Premiado cineasta brasileiro, há vinte anos produz documentários e filmes de ficção sobre temas sociais relevantes para o país, especialmente aqueles ligados à população afro-brasileira. Seu primeiro longa-metragem “A Negação do Brasil”, sobre a história do negro nas telenovelas brasileiras, ganhou o prêmio de melhor documentário no festival É Tudo Verdade, além de ter sido também premiado no Festival de Recife em 2001. O longa-metragem de ficção “Filhas do Vento” reuniu o maior elenco negro da história do cinema brasileiro e ganhou oito kikitos no Festival de Gramado, além de ter sido o filme vencedor do Festival de Tiradentes, em 2006. O longa-metragem de documentário “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado”, sobre o turismo sexual no país, foi exibido no Brasil e no exterior. Joel, que tem dois livros publicados, escreve extensamente sobre a mídia e a questão racial no país. Joel é PhD em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professor-visitante na Universidade do Texas, em Austin (EUA), onde fez seu pós-doutorado.

Megan Mylan – Documentarista norte-americana baseada em Nova York (EUA), Megan já recebeu prêmios como o Academy Award, Independent Spirit e o Guggenheim. Produziu e dirigiu o filme “Smile Pinki” ganhador do Oscar de 2008.  Seu filme premiado “Lost Boys of Sudan” foi exibido em cinemas em 70 cidades americanas e selecionado com o melhor da crítica do New York Times. Seus filmes têm sido exibidos mundialmente na televisão, incluindo nos canais HBO, PBS, BBC, Arte, NHK e HBO Latin America. A cineasta é inovadora pelo impacto social dos seus filmes.  Seus documentários têm girado milhões de dólares e mobilizado milhares de voluntários para causas sociais. Antes de trabalhar com cinema, Megan trabalhou no Brasil e nos Estados Unidos com a Ashoka, uma organização filantrópica internacional.
Sobre o Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (PEADS)

O PEADS foi fundado em 19 de setembro de 1989, por onde já passaram milhares de crianças, jovens e adultos que vivenciando a metodologia educativa, perceberam-se sujeitos de direitos e descobriram talentos que estavam inatos, os desenvolveram e hoje vivem profissionalmente a partir das descobertas iniciadas na instituição.

O método educativo do PEADS baseia-se na pedagogia de Paulo Freire, (Patrono pedagógico da entidade), onde a criança e o adolescente aprendem a construir o conhecimento a partir da prática cotidiana. Nos últimos anos, o PEADS tem enfrentado muitas dificuldades para manter-se funcionando, haja vista a escassez de recursos financeiros e, consequentemente, humanos, o que tem comprometido a execução dos círculos de cultura.

O objetivo do Fundo Baobá, Fundação Ford e Casa de Criação Cinema, além de garantir a exibição do filme no Maranhão, é auxiliar nessa reapresentação cultural do PEADS levando em consideração que historicamente a instituição tem trabalhado com atividades artístico culturais, como a Escola de Samba Infanto-juvenil Descobrindo o Saber que desfilou por 10 anos, a Companhia de Dança Afro e o espetáculo de dança em homenagem ao precursor da arte moderna no Maranhão, Reynaldo Faray, que ocorreu por 3 anos seguidos no Teatro Arthur Azevêdo.

Frutos do PEADS

Muitos dos ex-educandos do PEADS transformaram-se em atores, bailarinos/as, professoras/es, pedagogas/os, cineastas, produtores culturais, militantes dos direitos humanos, ritmistas, cantores, puxadores de samba e tantos outras funções que os permitiram colocar seus talentos a serviço da comunidade, fazendo deles uma alternativa de trabalho e renda.

Os maranhenses Paola Botelho e Milton Martins, atualmente, residem em Porto Alegre e em 2013 conquistaram o 1º lugar na seleção do edital “Curta-Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual”. Os jovens iniciaram suas atividades com produção audiovisual no PEADS e são os responsáveis pela articulação que visa reapresentar o PEADS à sociedade em seus 25 anos de história.
“Auxiliar o PEADS a trazer o lançamento do Raça para o Maranhão nos permite, não só reapresentar a instituição à sociedade, mas principalmente debater sobre a situação do negro no Brasil e Maranhão. Hoje moramos em Porto Alegre, mas foi aqui que iniciamos nossos trabalhos e foi aqui, também, que fomos surpreendidos por um juíz  que embargou o edital que ganhamos, alegando que um edital somente para negros era racismo. Com essa Sessão Baobá de Cinema, queremos dizer que,sim, somos maranhenses, negros e produtores culturais”, afirma a produtora Paola Botelho

Já Milton entende que se hoje pode sonhar com uma carreira dentro do mercado audiovisual brasileiro, deve agradecer a luta de cineastas negros como Joel Zito Araújo, Jeferson De, Zózimo Bulbul e outros. “Essa oportunidade que o Joel Zito Araújo está nos proporcionando vai garantir que possamos, não só exibir o filme, mas debater sobre ele e a respeito da atual situação que o produtor audiovisual afrodescedente vive. Sem falar, da possibilidade de ajudar o PEADS que é o nosso grande parceiro no Maranhão, essa instituição de 25 anos não pode morrer. Temos muita gratidão por tudo que ela nos proporcionou. Se hoje podemos sonhar um pouco mais alto, tivemos que ser apoiados incialmente  por alguém. Foi no PEADS que me descobri diretor”, afirma o cineasta.

Pelo PEADS passaram educandos como Daniel Scatena, a Lilica Tripa da Linda Quase Mulher, lá Daniel encenou seus primeiros espetáculos e ao visitar a sala de aula onde tudo começou, disse: “Sou muito grato por tudo que aprendi aqui,  jamais esquecerei de dar a devida importância aos ensinamentos  que tive aqui e ao trabalho que aprendi fazer. Ver essa sala vazia hoje dá um aperto no coração, não acredito que isso tudo pode acabar. As principais lembranças da minha infância têm o PEADS como palco”, afirma Daniel.

Outro depoimento forte é o de Thamyres Nazareth, “o PEADS tem grande influencia no meu caráter e na pessoa que me formei, tenho grandes valores que junto aos educadores do PEADS  pude aprender e fico muito feliz em saber que o PEADS vai voltar com tudo, pois muitos jovens estão se perdendo porque não tem a mesma oportunidade que eu e meu irmão tivemos. PEADS, muito obrigada! Fomos muito felizes ai e espero que o sonho realmente não pare”.

Sessão Baobá de Cinema: Lançamento do Filme Raça

Data: 31 de janeiro

Horário: 19: 00hs

Local: Teatro da Cidade de São Luis (Antigo Roxy)

Assessoria de Imprensa:

Veronica Ramos: 8197-2674


Carlos Costa: 8184-3107

Nenhum comentário: