Compartilhe

quarta-feira, 16 de abril de 2014

LULA DANÇA COM LOBOS E EMPURRA FLAVIO DINO PARA OS TUCANOS

Lula com a família Lobão: PMDB e PT novamente juntos no Maranhão.
Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula
A foto e o apoio de Lula à candidatura de Edinho Lobão (PT) ao governo do Maranhão viraram o jogo eleitoral e levaram Flavio Dino (PCdoB) à coligação com o PSDB.

Neste novo desenho da disputa, os tucanos podem ter a vaga de vice-governador na chapa liderada por Dino, excluindo o PDT da cadeira número dois no Palácio dos Leões.

O posto de vice-governador, quase prometido aos pedetistas, deve ser do deputado federal tucano Carlos Brandão.

Perseverança e pragmatismo
Tucanos e comunistas selam casamento. O PSDB ganha a vice na chapa de Flavio Dino
Flavio Dino tentou à exaustão obter o apoio de Lula e Dilma contra José Sarney (PMDB), mas o casamento não foi possível.

No encontro com Lobão Filho (PMDB) e o ministro Edison Lobão, Lula bateu o martelo: o PT estará novamente com Sarney no Maranhão.

Para Flavio Dino não restou outra opção de palanque. Os comunistas vão com Aécio Neves (PSBD). Esta opção pode ser uma declaração de guerra ao PT nacional, que sempre teve o PCdoB como aliado inconteste.

As opções de Lula e Dino são fruto da simples pragmática eleitoral. Para ganhar, Dilma está refém do PMDB e Dino precisa do PSDB na sua coligação.

Tensão no cenário nacional

A direção nacional do PT tem dúvidas sobre a reeleição de Dilma Roussef no primeiro turno. O cenário no momento é favorável à vitória, mas a incerteza sobre protestos na Copa do Mundo leva o petismo a radicalizar a aliança com o PMDB.

Lula, o presidente de honra do PT, sabe do risco de um segundo turno, principalmente se Dilma cair nas pesquisas após os protestos, a exemplo do que ocorreu em 2013.

Na estratégia da reeleição, o PMDB é tudo! Por isso precisa amarrar os palanques nos estados, onde for possível casar os dois partidos.

Além disso, Lula não tem qualquer problema em declarar apoio a Edinho Lobão, depois de ter abraçado e elogiado Paulo Maluf e José Sarney várias vezes.

Resistência Petista

Flavio Dino ficou sem o apoio oficial do PT, mas terá a militância da Resistência Petista, grupo dissidente da aliança com Sarney no Maranhão, que terá agora de engolir o palanque comunista com Aécio Neves e a vice-governadoria entregue aos tucanos.

Sócios majoritários do PT, Lula e José Sarney jogaram as cartas e não faz qualquer sentido o PT maranhense realizar encontro de tática eleitoral, se a decisão de apoiar Edinho Lobão já foi tomada.

Agora, como diz a música, é cada qual no seu quadrado.

Nenhum comentário: