Compartilhe

quinta-feira, 8 de maio de 2014

DECADÊNCIA: ALIANÇA COM SARNEY DESTRUIU O PT NO MARANHÃO

WO e Monteiro ladeando Roseana em 2010: o desfecho de 2014 pode ser diferente
A denúncia do suposto envolvimento dos ex-superintendentes do Incra, Raimundo Monteiro e Inácio Rodrigues, em esquemas de corrupção é mais um capítulo da degradação do PT.

O órgão máximo da reforma agrária, tão importante para o desenvolvimento do Maranhão, seria um balcão de negócios a serviço dos interesses privados dos gestores petistas.

A transcrição de gravações telefônicas, reveladas pelo Jornal Pequeno, descreve a cena grotesca do presidente do PT, Raimundo Monteiro, fugindo da polícia para não ser preso, escondido na casa de Joãozinho.

A legenda não merecia esse roteiro de filme de pistolagem.

MÁS COMPANHIAS

Desde que aliou-se a José Sarney (PMDB), o partido vem colecionando uma série de derrotas eleitorais e éticas.

Por meio de uma intervenção, transformado em vice-governador, Washington Oliveira (WO) operacionalizou todo o processo de sarneização da petismo, introduzindo os métodos e práticas oligárquicas na legenda.

O PT passou a ser gerenciado por um feitor, Raimundo Monteiro, e o próprio WO nomeou-se capitão-do-mato. Ambos, a serviço da grilagem partidária, sob o comando de José Sarney, fizeram do partido o palco da tragédia.

Orgulhosos de um tal profissionalismo na política, Monteiro e WO comandaram as operações de intervenção, contravenção das regras e estatuto, atropelamento das instâncias e expulsão de filiados.

PERDAS E GANHOS

No saldo, o PT perdeu: as bandeiras de luta, o respeito das pessoas, os princípios, dezenas de filiados decepcionados, os cargos federais e dois parlamentares: Bira do Pindaré e Domingos Dutra.

O sonho de governar o Maranhão por uns meses acabou em mais uma derrota, tirando o vice WO da linha sucessória com o “prêmio” de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Porém, não podemos negar. O PT também ganhou: as páginas policiais, o estigma da oligarquia, o desprezo da opinião pública, a indiferença do eleitor, a humilhação pública de Roseana Sarney. Só faltou ganhar imagem de algemas na televisão.

Alguns petistas ficaram ricos e WO foi recompensado com um cargo vitalício, onde passará os últimos dias da sua vida apreciando o diploma de traidor em uma parede empoeirada.

Na atualidade, o partido está assim: o feitor é vigiado pela polícia, o capitão-do-mato escondeu-se no TCE e o dono da fazenda grilada está preocupado com a ocupação das suas terras.

Em outubro haverá cenas dos próximos capítulos dessa novela de quinta categoria.

Um comentário:

Jacinto Pereira Sousa Júnior disse...

Caro Ed Wilson, com todo respeito que tenho pelo companheiro "Raimundinho do PT", (liderança do SINDSEP), co-fundador do PT em Codó, juntamente comigo; devo concordar com essa opinião deveras coerente e altamente crítica ao petismo pós-moderno. Devo considerar duas questões básicas em rrelação ao seu artigo contundente: 1. do ponto de vista tático, o PT confundiu apropriação do poder pelo poder por alternância de poder (uma coisa oposta frontalmente à outra); 2. Instituiu uma espécie de iniquisição semelhante ao que a Igreja Católica manipulou na Idade Média para controlar qualquer pessoa que discordasse de seu ponto de vista aos filiados que ousassem contrariar sua tática política de conquista do poder político regional. É lamentável testemunharmos o desmantelamento, o esfacelamento de uma agremiação partidária que se tornou uma referencia para todos nós. E, agora, tornou-se mero apendice para o grande "Califa das Arabias do MA". Finalmente, reforço que a desideologização do projeto original do PT, constituiu-se na sua marca na perspectiva decadente e imoral.