Compartilhe

sexta-feira, 30 de maio de 2008

CONFERÊNCIA DEBATE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o meio rural vinculado à agricultura familiar e militantes da reforma agrária realizam nos dias 30 e 31 de maio, no auditório do Incra, em São Luís, a etapa estadual preparatória à I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (I CNDRSS), a ser realizada em Olinda (PE).


Para chegar à etapa estadual foram realizadas sete conferências territoriais no Vale do Itapecuru, Baixada, Cocais, Lençóis-Munim, Campos e Lagos, Baixo Parnaíba e Médio Mearim.


Dessas conferências foram escolhidos 350 representantes (50 de cada território), entre agricultores familiares, assentados da reforma agrária, professores, quilombolas, representantes de empreendimentos de economia solidária, de organizações não governamentais, extrativistas, mulheres quebradeiras de coco, assessores técnicos de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Estes delegados que participam da etapa estadual vão eleger os representantes do Maranhão para a conferência nacional.

Os delegados vão apresentar propostas que ajudarão a formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Meio Rural, durante os debates na conferência nacional, que deve reunir cerca de 1,8 mil pessoas de todo o Brasil.

O delegado federal do MDA no Maranhão, Inácio Rodrigues, explica que a etapa estadual tem a participação do poder público e da sociedade civil na elaboração do plano nacional de desenvolvimento rural sustentável, orientando a implantação de políticas públicas no meio rural.

Nenhum comentário: