Compartilhe

quarta-feira, 28 de maio de 2008

RÁDIO INCENDIADA NO ENCRUZO

A Rádio Comunitária JUF FM, localizada em Governador Nunes Freire (Encruzo), teve as instalações incendiadas em um suposto ato criminoso. Os equipamentos e o prédio foram destruídos na madrugada de sexta-feira 23.

A JUF FM funciona desde 2002, após cerca de 12 anos de muitas batalhas jurídicas para regularizar a emissora. Com o incêndio, o prejuízo chega a R$ 15 mil.

À frente da emissora estão o professor Fernando Pereira e Indalécio Gago, militantes históricos do PT. Gago é pré-candidato a prefeito de Encruzo.

É provável que o incêndio tenha sido provocado por motivações políticas. Há várias situações semelhantes de depredação de rádios comunitárias em todo o país.

Em 1999, no município de Pirapemas (MA), o ex-deputado federal Eliseu Moura (PTB) e seus capangas invadiram armados o estudo da Rádio Comunitária Catedral e atiraram para todos os lados, ferindo duas pessoas.

O deputado pretendia reprimir denúncias veiculadas na rádio sobre a administração da prefeita Carmina Moura, sua esposa, acusada de desvio de verbas em Pirapemas.

CAÇA
Desde meados de maio uma gigantesca operação da Polícia Federal, com mandados judiciais, foi desencadeada em todo o país para tirar de funcionamento as rádios comunitárias sem autorização.

Operações do tipo são realizadas principalmente em momentos pré-eleitorais. Na maioria das vezes as rádios lacradas são vinculadas aos movimentos populares, enquanto as emissoras mantidas por prefeitos ficam imunes à fiscalização.

No capítulo da democratização da comunicação, o governo Lula está bem pior que a Era FHC.

2 comentários:

gilvana disse...

boa tarde...wilson me chama gilvana, e estou pedindo muito a sua atenção!!! tenho uma amiga maria vera ,que a + ou - 18 anos saiu da cidade de encruzo-ma, deixando lá seus 4 filhos sendo: DEIDILEIA SANTOS CRUZ, DEIMISON, DENIZ E DEIDIVANIA, seu pai é o sr. LUIZ CRUZ, a causa do abandono segundo era muito maltratada pelo marido... então hj estou tentado um contato nesta cidade... alguem que possa me ajudar... se vc tiver algum e mail do radio deste lugar... se vc tiver alguma influencia por aí.. nos ajude ela agradece muito....meu e mail é GILVANARV@GMAIL.COM obrigada!!

Vanessa disse...

Bom dia Wilson, gostaria de saber se você já conseguiu obter alguma notícia sobre os filhos da Maria Vera (Deidileia, Deimison, Denis e Deidivânia), os quais moravam na cidade de Encruzo quando ela teve que abandoná-los devido aos maus tratos do marido Luiz Cruz. Ela me disse que você ficou de entrar em contato novamente mas isso não ocorreu, não conseguiu nenhuma informação relacionada a eles ? meu email é: vanessapereiratannous_11@hotmail.com (qualquer informação entre em contato conosco) Obrigada!